Pesquisar este blog

ORION1

30/01/2009

CAVITAÇÃO


  • A cavitação é um fenômeno físico que ocorre no interior das bombas de deslocamento hidrodinâmico de fluidos. Consiste na formação de bolhas de ar ou vapor do fluido bombeado.
  • Estas bolhas chocam-se contra as paredes da carcaça da bomba (voluta ou difusor) e dos rotores (principalmente os fechados), causando desgastes profundos na estrutura dos mesmos como trincas e rachaduras, na maioria das vezes irreversíveis.
  • Este fenômeno pode ser causado por falhas no projeto das linhas de transferência, na variação da temperatura do fluido ou falhas na operação da bomba. Estas falhas ou variações causam desníveis de pressão (entre a pressão do fluido bombeado e a pressão atmosférica) na tubulação permitindo a formação da cavitação.
  • A cavitação causa vibração nas bombas e na tubulação, esta vibração agride as peças rotativas como os mancais de rolamento aumentando o atrito entre os corpos rolantes, consequentemente aumentando a temperatura.
  • Os acionadores (motores elétricos ou de combustão) também são atingidos pelos efeitos da cavitação, causando desgastes e perdas de energia em todo o conjunto mecânico. Com a cavitação há um aumento considerável no ruído durante a operação, chegando em alguns processos a níveis insuportáveis.

29/01/2009

INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS

  • É BASTANTE IMPORTANTE PARA O SUCESSO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA E DO PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA QUE OCORRAM INSPEÇÕES DIÁRIAS NOS EQUIPAMENTOS DE UMA PLANTA INDUSTRIAL . UM DOS PONTOS MAIS IMPORTANTES DE UMA MANUTENÇÃO PREDITIVA É O MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DE UMA MÁQUINA.
  • OS ELEMENTOS DE MÁQUINAS DEVEM SER CATALOGADOS PARA UMA OBSERVAÇÃO DETALHADA PARA QUE SE POSSA DESCREVER SUA DEPRECIAÇÃO E COMO ESTAS ALTERAÇÕES PODEM ATINGIR O EQUIPAMENTO. MANCAIS DE ROLAMENTO, PONTOS DE LUBRIFICAÇÃO, ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO DE ROTORES E EIXOS, REPRESENTAM PONTOS DE OBSERVAÇÃO.
  • A CONSTATAÇÃO DE UMA FALHA EM UM MANCAL DE ROLAMENTO, DE UM AUMENTO NA VIBRAÇÃO OU NA TEMPERATURA DA MÁQUINA AINDA EM SEU ESTÁGIO INICIAL, PERMITE PLANEJAR A SUSTITUIÇÃO OU CORREÇÃO DO PROBLEMA NOS COMPONENTES DAS MÁQUINAS, DE MODO QUE NÃO INTERFIRA NA PRODUTIVIDADE, EVITANDO UMA PARADA MAIS EXTENSA DEVIDO À QUEBRA DE UM DOS SEUS COMPONENTES.
  • MANCAIS DE ROLAMENTO QUE FUNCIONAM EM AMBIENTES CRÍTICOS (COM POSSIBILIDADE DE VARIAÇÃO DE TEMPERATURA) DEVEM SER MONITORADOS PARA CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO DO LUBRIFICANTE. OS TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO DEVEM FICAR ATENTOS AOS SINAIS APRESENTADOS PELOS MANCAIS DE ROLAMENTOS E COMPONENTES ROTATIVOS.
  • VIBRAÇÃO, RUÍDO E AUMENTO DE TEMPERATURA SÃO TÓPICOS DE OBSERVAÇÃO NUMA INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS. CORREIAS, CORRENTES, ELEMENTOS DE VEDAÇÃO COMO GAXETAS E SELOS MECÂNICOS DEVEM SER INCLUÍDOS NA FOLHA DE VERIFICAÇÃO PARA CONTROLE DIÁRIO DA CONDIÇÃO DO EQUIPAMENTO.

Leia também...

ATIVIDADES DE ESTUDO 1 – MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS [RESOLVIDA]

QUESTÃO 1 Considere que você seja o responsável técnico em uma empresa que projeta estrutura metálicas, e precise avaliar um ponto específic...