06/01/2009

CURSO GRÁTIS

É cada vez maior a aplicação da Climatização Automotiva. Atualmente a maioria dos veículos saem da fábrica dotados de ar condicionado como é conhecido este item, antes opcional, hoje praticamente obrigatório. Por este motivo, vamos apresentar alguns conhecimentos básicos nesta área, para que todo motorista tenha informações sobre o funcionamento e sobre os componentes de um sistema de climatização. Este é um blog de tecnologia e ciências, portanto vejo uma certa obrigação em mostrar para os leitores do blog algumas coisinhas que a tecnologia faz para a melhoria do bem estar das pessoas. Ora, acionar o botão de controle do ar condicionado do carro e depois de alguns minutos perceber o conforto térmico é muito bom, principalmente no verão, onde os níveis de temperatura atingem marcas consideráveis. Mesmo os nossos leitores que ficam do lado de lá da linha do Equador, onde deveríamos ter temperaturas mais amenas, hoje enfrentam graus elevados pelo efeito estufa. Mas só isto não basta, costumo dizer nas aulas que o lado mais belo da vida é entender o princípio das coisas. Sei que alguns devem estar pensando: "eu não entendo nada de mecânica, como vou entender de ar condicionado de carro?" Pois bem, vamos detalhar todo o processo e tenho certeza que da próxima vez que acionar aquele botão, irá certamente pensar em todo o processo que envolve o ar condicionado do seu carro. Vai também poder compreender que aquele sistema não tem nada de diferente do sistema da sua geladeira de casa. Este mini-curso vai chamar-se "Ar Condicionado Automotivo", onde iremos avançar de acordo com o que vocês solicitarem nos comentários no final de cada aula. Com direto a Tira-Dúvidas e Vocabulário Técnico. Aguardem! A primeira aula já está sendo preparada e logo postarei aqui! Participem!

04/01/2009

MULHERES CIENTISTAS


Com a publicação da série "Os Cientistas" tive a ideia de criar uma enquete para que os visitantes do blog escolhessem os próximos cientistas a serem abordados. Com isto, quis listar na enquete dois homens e duas mulheres de destaque na área científica. Minha surpresa foi que na internet é muito difícil encontrar informações sobre mulheres cientistas. Não consegui listar mais do que duas. Fiquei impressionado! A falta de divulgação de estudos científicos e inventos que envolvem nomes de mulheres é absurdo. Da atualidade ainda encontrei referências, com projetos de biotecnologia e projetos envolvendo DNA e Genoma. Também na área de Engenharia Química, mas do passado é extremamente difícil listar com uma pesquisa simples nos buscadores da internet. Esta distância criada pela falta de divulgação causa na cabeça das pessoas um padrão de que só os cientistas (homens) conseguiram desenvolver teorias e fórmulas que influíram diretamente no desenvolvimento da Ciência.
Fui pesquisando palavra por palavra até juntar estes fatos que comprovam a influência feminina no meio científico. Alguns nomes aqui citados serão pesquisados mais a fundo para que possamos conhecê-las. Diante destes fatos já está certo que falarei sobre Marie Curie - que nos anos 20 ganhou dois prêmios Nobel - já no próximo sábado! Mas vou citar outros nomes para que possamos inserir este tema como elemento de discussão e pesquisa. Posteriormente peço-lhes que coloquem suas impressões nos comentários no final da aula.
Maria la Hebrea, a judia como era conhecida, desenvolveu o processo químico de aquecimento de uma substância sem que esta esteja diretamente em contato com a fonte de calor. Este processo é popularmente conhecido pela expressão "banho-maria", que muitos imaginam ser utilizado apenas na cozinha. No século 4 em Alexandria, uma mulher chamada Hipatia (foto) desenvolveu-se em Matemática, Astronomia e Filosofia, infelizmente teve fim trágico, quando fanáticos religiosos a assassinaram por conta de sua forte influência na cultura da Grécia.
No século 6, a médica Trótula escreveu os Tratados Ginecológicos e começou a partir deste momento a salvar vidas de mulheres com o desenvolvimento das técnicas de tratamentos. Encontrei vagas referências também com as invenções que envolvem as mulheres, algumas inventoras tiveram que patentear suas idéias em nome de seus pais e irmãos, devido ao fato de terem este direito negado.
A grandiosa Melitta, produtora de filtros de papel para café, teve seu início pelas mãos de Melitta Bentz, na Alemanha. Ela inventou estes filtros e já idealizava uma forma de serem utilizados em uma cafeteira elétrica. Apesar destes poucos registros a participação das mulheres no desenvolvimento científico e tecnológico mundial é muito grande, mas o reconhecimento está distante desta participação.
O próprio Prêmio Nobel é excludente quando trata das mulheres. A grande maioria dos contemplados é do sexo masculino! Durante a série aqui no Blog estarei dando destaque a estas MULHERES CIENTISTAS em suas respectivas áreas. Aguardem!

03/01/2009

LEONARDO DA VINCI




Durante estas férias resolvi dedicar-me aos autores das Teorias Científicas e invenções que utilizo como exemplo nos estudos das muitas aulas já publicadas aqui no Blog, criando a Série "Os Cientistas". Poderia ter começado esta série - por razões óbvias - por Nicolas Carnot, pai da Termodinâmica e de influência fundamental na Refrigeração, área em que atuo com maior frequência. Mas existe um cientista, que na minha opinião representa o principal nome na contribuição ao mundo científico.
Leonardo da Vinci! Sim o pintor italiano Leonardo, considerado um dos principais nomes da era Renascentista. Além de pintor ele era cientista, inventor, físico, matemático, músico, arquiteto, urbanista, engenheiro civil e militar. Para a mecânica, além de tantos inventos, contribuiu para a invenção do mancal de rolamentos, quando esboçou o que seria a transmissão de movimento de rodas com um mínimo de atrito. Então, a partir deste sábado vou publicar aqui no blog informações sobre a vida e obra de vários homens e mulheres que mudaram o mundo com seus conceitos e invenções. Participem das enquetes colocando suas opiniões a respeito dos cientistas que querem ver aqui na série. Se tiver algum nome em especial coloque seu comentário no final da postagem para que eu possa pesquisar e publicar aqui.


Leonardo da Vinci nasceu na Itália em 1452, onde enfrentou problemas bem parecidos com o que vemos hoje. Seus pais eram separados, era considerado filho ilegítimo! Morou durante alguns anos com seu avô, onde levava uma vida relativamente normal para a época,tinha até denúncias de maus costumes, certamente alguma travessura de um jovem sem muita pretensão na vida, que naquele tempo era considerada falta grave para os padrões da igreja. Aos 16 anos começou a mostrar-se para o mundo, através de desenhos e pinturas. Por ser muito bonito e apresentável fisicamente, Leonardo serviu de modelo para escultores e pintores. Mas, foram sua extrema inteligência e talento que o colocaram entre os famosos. Apesar de estar entre os melhores não aproveitou totalmente a oportunidade por estar envolvido em projetos arquitetônicos e inventos mecânicos. Todavia a história prova que a ele não seria acrescentado técnicas de pintura, pois era notadamente superior na aplicação dos contrastes de cores de forma impressionante.
A genialidade de da Vinci é extraordinária, suas obras, mesmo as inacabadas encanta os críticos de arte, pelo fato de poderem avaliar uma obra no instante da concepção. Em Milão no ano de 1499, sua alma arquitetônica transcende do artista, quando ele deixa uma reforma em uma igreja para projetar e construir uma rede de canais e um grande sistema de abastecimento de água e irrigação. Urbanizou completamente a cidade, proporcionando ruas e calçados no formato que até hoje adotamos com as calçadas mais altas para permitir aos pedestres transitar com maior segurança. Certamente já tomava cuidado com pedestres devido aos projetos de um automóvel que dispensava cavalos. Antecipou-se em trezentos anos na indústria automobilística!
Em 1500 publicou estudos de Anatomia e Proporções de Perspectiva e Óptica. Em Veneza, quando esta estava ameaçada pelos Turcos , da Vinci projetou catapultas. Como já estudava proteção aérea, na Engenharia Militar ele descreveu movimentos de pouso e decolagem baseando-se nos pássaros. Criou um pára-quedas e projetou um engenho voador mecânico que girava em torno do próprio eixo, chamado por ele de parafuso aéreo. Estes projetos de aviação antecederam a construção do helicóptero.

Baseado na Hidrostática, na Hidrodinâmica e nos princípios de Arquimedes Leonardo inventou a bomba hidráulica para elevar água. Este princípio de deslocamento de fluidos representa hoje o equipamento fundamental para todos os processos industriais. O que hoje conhecemos como transmissão automática (câmbio), foi idealizado por da Vinci para melhorar o deslocamento de carros de guerra movido por homens, o sistema de transmissão por diferencial também foi utilizado em seus carros de guerra. Estudou aerodinâmica de navios e barcos melhorando seus projetos e construções. Inventou o bote salva-vidas e o submarino.

Dissecou corpos humanos para estudar Anatomia e a Mecânica dos Corpos. Da Vinci esboçou retratos de embriões com suas formas e comportamentos durante a gestação. Até hoje estes princípios servem de rota para a Medicina. Medidas Humanas foram conhecidas com a exposição dos escritos que abordavam o Homem Vetruviano, figura largamente utilizada nas áreas de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas. Com estes conhecimentos ele desenvolveu a Geometria, a Hidráulica e a Geometria dos Sólidos. Aprofundou-se em conhecimentos de Matemática, Arquitetura e Engenheria.

Um fato impressionante prova a genialidade de Leonardo da Vinci! No fim da vida ele confessou ter dissecado cerca de 30 corpos humanos comprados ou algumas vezes roubados. A surpresa porém é que todas as anotações destas dissecações eram indecifráveis por dois motivos: para preservar a autoria, visando méritos científicos e para proteger-se da Igreja pois este ato era considerado heresia, falta gravíssima naqueles tempos. Por isso ele escrevia suas anotações para serem lidas apenas diante de um espelho, uma maneira surpreendentemente inteligente de criar anagramas em suas escritas.

No dia 02 de maio de 1519 morreu o inventor e artista conhecido como Mestre Leonardo, autor da obra Mona Lisa del Giocondo (entre outras) e de invenções fantásticas capazes de medir a distância entre o Sol e a Terra e também o tamanho da Lua. Além disso, inventou a calculadora mecânica, a bicicleta e a primeira máquina a vapor com água aquecida pelo Sol através de lentes côncavas.
"A MORTE DO SER FÍSICO, TALVEZ TÃO INDECIFRÁVEL QUANTO SEUS CÓDIGOS E ANAGRAMAS, NÃO CONSEGUE APAGAR A GENIALIDADE E A VERSATILIDADE DE UM HOMEM QUE CONCENTROU-SE EM TANTAS ÁREAS BUSCANDO SUPERIORIDADE E EXCELÊNCIA EM TODAS AS SUAS OBRAS, O QUE FAZ DO SEU SUCESSO ALGO ETERNO!"

02/01/2009

BLOG DO PROFESSOR CARLÃO

A semana de festas e comemorações pelo novo ano está chegando ao fim. Na segunda-feira deveremos estar com a maioria dos hábitos retomados, com exceção apenas das escolas que ainda terão suas férias prolongadas. Assim, espero que os estudantes estejam passando pelo blog para atualizar seus conhecimentos e revisar as aulas para apresentar as suas dúvidas e acrescentar os debates. Para quem já é visitante mais antigo deve ter percebido as Alterações no Blog do Professor Carlão, proporcionadas para dar maior visibilidade ao blog, tornando-o mais profissional, visando proporcionar aos visitantes aulas de qualidade e serviços que tornam o blog mais agradável e mais útil, como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Para deixar as informações mais acessíveis instalei uma Busca Rápida que através de Marcadores localiza rapidamente as Aulas. Como todos podem perceber o blog tornou-se internacional, com visitantes de vários países. Para este público tomei duas medidas: a primeira foi instalar um Tradutor de Textos para que os visitantes possam visualizar as aulas no seu próprio idioma; e a segunda foi o Identificador com as respectivas Bandeiras dos países de origem para dar destaques às suas participações por aqui. Espero que os visitantes leitores participem das aulas deixando suas dúvidas, impressões e comentários no final das postagens. A partir deste sábado estaremos apresentando a Série "Os Cientistas" com um resumo divertido da contribuição destes homens e mulheres que mudaram o mundo com suas idéias e invenções. Para começar vou reapresentar Leonardo Da Vinci, pela sua versatilidade e quantidade de invenções. Aproveitem para estudar e divertir-se muito aqui no Blog do Professor Carlão.

31/12/2008

SISTEMAS TERMODINÂMICOS

Recebi por e-mail uma solicitação de uma explicação de um determinado tema que veio do outro lado do Atlântico, mais precisamente de Portugal. O estudante Marco Santos pediu para explicar-lhe como adequar os Sistemas Termodinâmicos (aberto, fechado e isolado) a um sistema frigorífico. Complemento de um trabalho escolar realizado por ele (solicitação de sua "formadora"). Antes de prosseguir vou confessar-lhes que escrevo emocionado, pois o BLOG DO PROFESSOR CARLÃO, foi concebido para atender aos estudantes dos cursos em que leciono na área técnica aqui mesmo na minha cidade. Jamais havia imaginado a possibilidade de chegar tão longe! Hoje, quando acesso o blog e vejo as Bandeiras de tantos países em que pessoas acessam para ler meus textos me surpreendo com o alcance da Educação. Costumo dizer que me divirto com o meu trabalho. Agora neste instante além de diversão, experimento algo ainda melhor: a felicidade!
Desta forma vou explicar tudo bem detalhado: Os Sistemas Termodinâmicos classificam-se em abertos, fechados e isolados. Um sistema isolado não permite trocas de energia (calor), nem trocas de matéria. Não existem registros científicos comprovando um sistema com estas características. Um exemplo de oportunidade científica de observação de um sistema em que aproximam-se estas impressões é a garrafa térmica. No seu interior existe um vácuo formado pelas duas paredes, causando uma isolação térmica que impede as trocas de calor (convecção e condução). As paredes internas são espelhadas para causar um retorno da irradiação espectral do calor gerado pela substância que está na garrafa. Porém toda esta "ciência" não é capaz de cessar as perdas do sistema mantendo-o totalmente isolado.
Num sistema aberto existem trocas de calor com o meio externo. Consequentemente também haverá trocas de energia e matéria, pois a influência do meio externo contribuirá para a fuga desta matéria. Num motor de combustão interna, os quatro tempos representam um sistema termodinâmico onde existe aproveitamento da energia gerada na combustão - quando esta se transforma de térmica para mecânica. Porém o sistema é forçado periodicamente a ser reabastecido com combustível para poder funcionar.
Um sistema fechado é aquele em que ocorrem transformações que podem ser reversíveis (Carnot) e que apesar de permitir trocas de calor (energia) com o meio externo, a reversibilidade não permite perda de matéria. Podemos observar este comportamento num sistema de refrigeração (frigorífico), quando o fluido refrigerante é comprimido e esta ação (Terceira Lei de Newton) gera uma reação endotérmica que absorve o calor do meio interno e o transfere para o meio externo no condensador, onde outra reação ocorre (exotérmica) quando o fluido perde temperatura e altera seu estado de composição de gasoso para liquefeito. Este sistema é chamado na refrigeração de Unidade Selada, pelo fato do fluido refrigerante não exigir reposição durante seu funcionamento, salvo se houver vazamentos no sistema. No blog temos mais algumas aulas que tratam de Termodinâmica e Refrigeração.
Esta foi minha última aula de 2008, uma aula especialmente internacional! Em um ano de intensas realizações, onde pude ver estudantes concluindo seus cursos e garantindo suas vagas no mercado de trabalho. Se fosse enumerar alguns fatos levaríamos um bom tempo. Tenho muito que agradecer a todos os estudantes que conviveram comigo este ano inteiro sobretudo a maneira acolhedora que fui recebido em todas as salas de aula. Agradecer também aos que acessaram o BLOG DO PROFESSOR CARLÃO, este "filho" que alimento e dedico boa parte do meu tempo todos os dias. Algumas pessoas me perguntam se não fico exausto, mas a diversão é tão grande que nem percebo o tempo passar, aliás aproveito cada minuto. Neste momento me recordo o nome de quase todos os estudantes que tive contato, e não foram poucos, quando lembro da responsabilidade que temos como educadores. São vidas e expectativas que devem ser cuidadas e não contabilizadas! Mas, tenho tido algumas respostas que me colocam a certeza de estar no caminho certo. Estudar mais para melhorar as aulas e desta forma aprender ainda mais! Para finalizar vou citar o nome de Hilma, uma estudante do curso de Mecânica Industrial que recentemente me avisou - recebi o meu primeiro salário como profissional numa oficina onde só tem eu de mulher!- Esta foi a melhor notícia do ano! Uma referência para as mulheres. Para os homens deixo um conselho: escutem Super homem - a canção, de Gilberto Gil! Em 2009, não percam entre outras coisas a série "Os Cientistas" todo sábado no blog e as publicações das aulas sempre com responsabilidade técnica e satisfação. Grato! 
 
"RESERVEM DUAS HORAS DO SEU DIA PARA LER E ESTUDAR"

29/12/2008

TERRÁRIO PARA OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA

Costumo dizer em minha aulas que tudo em minha vida é motivo de observação científica! Ora, quando se é "cientista", temos que aproveitar as oportunidades de explorar as experiências para extrair conhecimento. Observo os estudantes quando lhes recomendo investigar suas geladeiras em casa como laboratórios, nas aulas em que estudamos Termodinâmica, Refrigeração e Transformações gasosas. A reação de alguns é de perplexidade: como "enxergar" ciência dentro da geladeira? Mas, é ainda mais gratificante quando outros me trazem impressões dos seus estudos. A comprovação de que realmente assimilaram os conhecimentos e agora são agentes multiplicadores de conhecimento. Agora tenho uma nova oportunidade científica. Esse termo ficou muito bem empregado. Para este novo ano que está chegando, vamos aproveitar as "oportunidades científicas"! Estou me referindo ao presente que a estudante Rosane Pontes me prometeu - quanta ansiedade - um Terrário! Sim, temos os já tradicionais aquários onde se criam peixes ornamentais. E também os terrários onde criamos ambientes onde podemos observar as interações da natureza buscando a preservação da vida, onde plantas e micro-organismos de um sistema se agregam em completa harmonia para tentar reproduzir a realidade de uma sobrevivência normal. Quanto maior for o grau de interação entre estas espécies maior será a vida útil do terrário. E mais, o proprietário pode produzir um desarranjo ambiental tão grande no ecossistema do terrário que o levará à destruição. Mais ou menos o que estamos fazendo com nosso planeta, só que em escala reduzida! Uma excelente experiência, como se cada um fosse "dono" do seu pedaço de mundo! Bem, o meu vou esperar com ansiedade, mas para quem quiser se dedicar aos estudos científicos desde agora fui pesquisar e descobri um roteiro para a montagem de um terrário passo-a-passo, lá na revista Nova Escola. Num terrário podemos observar entre outras coisas o ciclo da água no processo de evaporação, condensação e precipitação. Tudo muito propício a uma oportunidade científica. Experimentem e coletem suas impressões. Vou reproduzir a reportagem da revista em detalhes com direito a fotos:

O terrário é um recipiente de vidro com pedras, carvão, terra e plantas que permite observar o funcionamento do mundo natural. Mas essa não é a única versão. Existem outras e cada uma delas possibilita um estudo específico. Por exemplo, a bióloga Vanessa de Aquino Cardoso, da Sangari, empresa que produz material didático, o utiliza para demonstrar acontecimentos biológicos. "É possível acompanhar a germinação de diferentes sementes e ver como se comportam pequenos animais, como as joaninhas e os grilos, nesse espaço", explica Vanessa. Outra forma é reproduzir o meio ambiente vegetal para observar o ciclo completo da água. Como? Quando a temperatura sobe, a água utilizada na rega, que ainda está na terra, evapora e se junta à da transpiração das plantas, formando uma concentração de vapor d'água. Como o recipiente está fechado, esse vapor se condensa e forma pequenas gotas que ficam nas paredes e no lacre. É aí que ela retorna para irrigar o solo novamente. Também é uma boa oportunidade para explicar como funciona a camada de ozônio. Nesse caso, quem exerce essa tarefa é a tampa do recipiente. "Sem ela, o vapor vai embora para o espaço e não há a oportunidade de molhar a terra para que o ciclo recomece", justifica o ludo-educador em Meio Ambiente Walter Dohme. Essa é uma atividade de Ciências indicada para professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. De acordo com Walter, a vida útil do terrário pode chegar a um ano ou mais, se tomados os devidos cuidados. "Ele só deve ser aberto a cada uma ou duas semanas para que as plantas recebam um pouco de brisa", orienta. "Se elas crescerem muito no período, podem ser aparadas".

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • 1 vidro de boca larga
  • 1 xícara de pedrinhas para aquário
  • 1 xícara de carvão vegetal
  • 3 a 4 xícaras de terra adubada organicamente
  • 2 ou 3 mudas de plantas diferentes
  • Pá e rastelo
  • Plástico grosso maior que o tamanho da boca do vidro
  • Elástico
  • 1 xícara de água filtrada

ROTEIRO:

1. Monte as camadas:

Essas três camadas representam de maneira simplificada as condições ideais do solo. A de terra serve para nutrir o vegetal e as de pedregulho e de carvão têm a função de drenar a água. Abra buracos na última camada e plante as mudas. 2. Regue e tampe: Molhe cuidadosamente a terra, cubra o vidro com o plástico e vede bem com o elástico. O terrário tem de receber luz, porém não deve ficar exposto diretamente ao sol. 3. Acompanhe o fenômeno: Uma vez lacrado, instala-se o ciclo: a água penetra na planta pela raiz e é liberada por meio das folhas pela evaporação. Esse ambiente não dá conta de absorver o vapor que fica nas paredes e no teto do vidro. Quando a umidade chega ao ponto de saturação, ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo. 4. Versão reciclada: O terrário também pode ser feito em outros tipos de vidro, como os aquários ou os reutilizáveis. Uma outra opção é usar garrafas PET. Pegue duas de água, porque são transparentes, corte uma em cerca de 3/4 de seu corpo e a outra, em 1/4. Utilize a maior para fazer a montagem. Tampe com a menor de modo que ela fique por dentro da que serve como base. Vede com fita crepe.

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