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04/08/2009

CONCURSO FAFEN PETROBRAS - AULA 2

Esta aula aborda o funcionamento do CLP: O Controlador Lógico Programável é tema da área de Eletrônica, Instrumentação e Automação. Portanto é importante para os que vão concorrer aos cargos da área técnica e operacional. Como por exemplo: Técnico de Operação, Técnico de Instrumentação e Técnico de Manutenção Elétrica. Acompanhe...

03/08/2009

CONCURSO FAFEN PETROBRAS - AULA 1

Aula de Eletrônica: Acompanhe aqui esta aula de Eletrônica (Conhecimentos Específicos), que está no Edital Oficial do Concurso Fafen Petrobras para os Cargos de Técnico em Instrumentação, Técnico de Manutenção Elétrica e Técnico em Operação. Compre sua Apostila Completa em CD-ROM.

31/07/2009

INJEÇÃO ELETRÔNICA DIRETA

Injeção Eletrônica Direta: Observe detalhadamente os quatro tempos do motor de combustão Ciclo Otto. O combustível pulverizado (já em forma gasosa) está representado pela cor verde. Ao misturar-se com o ar aspirado na admissão e ser comprimido, resulta na combustão. Ou seja, energia térmica transformada em energia mecânica. Comente!

30/07/2009

APOSTILA CONCURSO FAFEN ENERGIA PETROBRAS


APOSTILA CONCURSO FAFEN ENERGIA PETROBRAS EM CD-ROM COM OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

  • CONHECIMENTOS GERAIS (PARA TODOS OS CARGOS)
  • LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão e interpretação de textos. 2 - Significação literal e contextual de vocábulos. 3 - Ortografia oficial. 4 - Acentuação gráfica. 5 - Emprego das classes das palavras. 6 - Emprego do sinal indicativo de crase. 7 - Sintaxe da oração e do período. 8 - Pontuação. 9 - Concordância nominal e verbal. 10 - Regência nominal e verbal. 11 - Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 12 - Emprego de tempos e modos verbais. 13 - Linguagem formal e informal.
  • LÍNGUA INGLESA: 1 - Compreensão e interpretação de texto escrito em Língua Inglesa. 2 - Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.
  • RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 - Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições, implicações e equivalências, afirmações e negações, silogismos. 2 - Estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, objetos e eventos. 3 - Dedução de novas informações a partir de outras apresentadas. 4 - Lógica da argumentação. 5 - Diagramas lógicos. 6 - Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas e gráficos.
  • CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO ABAIXO:
  • TÉCNICO(A) DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JÚNIOR:
  • COMPRE AQUI DE R$ 25,00 POR R$ 20,00

  • TÉCNICO(A) DE MANUTENÇÃO JÚNIOR (ELÉTRICA)
  • COMPRE AQUI DE R$ 25,00 POR R$ 20,00
  • TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR
  • COMPRE AQUI DE R$ 25,00 POR R$ 20,00
  • TÉCNICO(A) DE CONTABILIDADE JÚNIOR:
  • COMPRE AQUI DE R$ 25,00 POR R$ 20,00
  • TÉCNICO(A) DE INSTRUMENTAÇÃO JÚNIOR:
  • COMPRE AQUI DE R$ 25,00 POR R$ 20,00
  • TÉCNICO(A) DE SEGURANÇA JÚNIOR
  • COMPRE AQUI DE R$ 25,00 POR R$ 20,00


28/07/2009

TIPOS DE COMPRESSORES - AULA 1

Para diferenciar os diversos tipos de compressores disponíveis no mercado, os fabricantes costumam utilizar dois tipos de classificação: Para diferenciar os diversos tipos de compressores disponíveis no mercado, os fabricantes costumam utilizar dois tipos de classificação: de acordo com a concepção construtiva e acionamento do motor (aberto, semi-hermético e hermético), e com o modo de deslocamento volumétrico, ou seja, a forma de bombeamento do fluido refrigerante ou como este é comprimido, através de pistões (recíproco alternativo) ou rotativos (centrífugos, parafusos e scroll). A partir daí, cada sistema de compressão pode ter uma, duas ou até três concepções construtivas, como é o caso dos compressores recíprocos alternativos que apresentam as três formas: abertos, semi-herméticos e herméticos.

27/07/2009

MOTOR DE COMBUSTÃO - BREVE HISTÓRICO

O princípio de funcionamento das máquinas motoras de combustão interna é conhecido a mais de 300 anos:

  • Huygens, Hautefeuille e Papin → Segunda metade do século XVII foram os primeiros a concretizar a idéia de utilização do poder expansivo dos gases provenientes da combustão de pólvora a fim de executar algum trabalho;
  • 1860 → Lenoir construía o primeiro motor de combustão interna utilizando gás como combustível;
  • 1862 → Beaus de Rochas imaginou e patenteou o processo pelo qual deveria funcionar o motor de combustão interna de êmbolos de quatro tempos;
  • 1878 → Nikolaus A. Otto baseado nas proposições de Beaus de Rocha construiu o primeiro motor de combustão interna de quatro tempos segundo os princípios que até hoje regem o funcionamento dos motores de quatro tempo a gasolina;
  • 1893 → Rudolf Diesel descrevia um novo tipo de motor de combustão interna diferente do motor de Otto, utilizando como combustível o óleo diesel.

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ATIVIDADES DE ESTUDO 1 – MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS [RESOLVIDA]

QUESTÃO 1 Considere que você seja o responsável técnico em uma empresa que projeta estrutura metálicas, e precise avaliar um ponto específic...