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ORION1

03/02/2010

Novos Lubrificantes Automotivos

A Radiex Produtos Automotivos apresentou novos produtos na linha de lubrificantes e entre os destaques está o Óleo para Engrenagem nas opções GL-4 e GL-5. O GL-4 é um lubrificante automotivo para engrenagens que exijam um desempenho API – GL-4, e viscosidade SAE 90. Possui base de óleo mineral, antidesgaste, antiespumante, antioxidante e anticorrosivo.

De acordo com a empresa, uma das vantagens do produto é a fácil aplicação, indicada para caixas de mudanças de veículos a diesel e caixas de mudança de carros de passeio e utilitários. Além disso, oferece proteção contra o desgaste das engrenagens, evitando a oxidação e corrosão da caixa de mudanças e seus componentes.

Já o Lubiex GL-5 é um óleo lubrificante direcionado para transmissões, câmbios e diferenciais, que possuem engrenagens que trabalhem em um regime rígido e alto torque. A aplicação é para caixas de mudanças de marcha e diferenciais de veículos a diesel, assim como para veículos utilitários. Sua fórmula foi desenvolvida para resistir às extremas pressões exercidas, principalmente nos dentes das engrenagens dos diferenciais. O GL-4 e o GL-5 estarão disponíveis em três opções de embalagem para o consumidor: 1 L, 20 L e 200 L.

01/02/2010

Du Pont promove curso sobre Fluidos Refrigerantes

A divisão de Fluidos Refrigerantes da DuPont promove nos dias 15 e 16 de março, um curso sobre Fluidos Refrigerantes Halogenados, também conhecidos como HCFCs e HFCs. A palestra vai mostrar peculiaridades e fundamentos técnicos que envolvem estes produtos, além de ensinar o correto manuseio do componente.

O evento será realizado no SENAI Ipiranga (Rua 1822, 76 - Ipiranga - São Paulo - SP), das 8h30 às 17h30. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através do telefone (11) 4166-8649, ou pelo e-mail nilsa.p.melo@bra.dupont.com.

O curso é destinado para funcionários responsáveis pelo departamento de manutenção das empresas e também aos prestadores de serviços dos segmentos de climatização e refrigeração.

30/01/2010

Refrigeração Magnética

  • As geladeiras mais modernas não fazem tanto barulho quanto os modelos mais antigos, mas continuam funcionando com base no ciclo de refrigeração.
  • Agora, graças a um trabalho feito nos Estados Unidos por pesquisadores chineses, a tecnologia de refrigeração poderá finalmente dar um salto tecnológico, tornando-se absolutamente silenciosa e gastando muito menos energia, pois não usaria mais compressores. É a chamada refrigeração magnética.
  • Refrigeração magnética
  • A refrigeração magnética utiliza materiais, chamados magnetocalóricos, que se aquecem quando expostos a um campo magnético. Depois que eles irradiam esse calor, resfriando-se, o campo magnético é removido e sua temperatura cai novamente, só que, desta vez, dramaticamente.
  • Este efeito pode ser usado em um ciclo de refrigeração clássico e os cientistas já conseguiram alcançar temperaturas próximas do zero absoluto utilizando esta tecnologia.
  • Liga magnetocalórica
  • Contudo, dois fatores têm mantido a refrigeração magnética fora das geladeiras e dos aparelhos de ar condicionado domésticos: a maioria dos materiais magnetocalóricos que funcionam à temperatura ambiente usa gadolínio, um metal raro e incrivelmente caro, e o arsênico, uma substância tóxica.
  • A nova liga magnetocalórica agora descoberta pela equipe chinesa é composta por manganês, ferro, fósforo e germânio. Ela não só é o primeiro magnetocalórico que funciona à temperatura ambiente como também tem propriedades tão fortes que um sistema construído com ela pode competir em eficiência com os compressores tradicionais utilizados hoje na refrigeração.
  • Alteração na estrutura cristalina
  • Segundo os pesquisadores da Universidade Tecnológica de Pequim e do instituto norte-americano NIST, o desempenho incomparável da nova liga deve-se a uma alteração radical em sua estrutura cristalina, que acontece sob a ação do campo magnético.
  • "Quando descobrirmos como fazer uma sintonia-fina desta modificação cristalina poderemos tornar a eficiência da liga ainda maior", diz o cristalógrafo Qing Huang. "Ainda estamos mexendo na composição e, se pudermos fazer com que ela se magnetize de maneira uniforme, seremos capazes de aumentar mais ainda a eficiência".
  • Novas tecnologias na refrigeração
  • Alguns anos atrás era difícil imaginar equipamentos de refrigeração sem o uso de compressores ou sem serem baseados em absorção. Hoje novas tecnologias estão surgindo, ou estão sendo mais desenvolvidas, como a refrigeração eletrônica e a refrigeração magnética.
  • O fato é que o crescente custo da energia, com os danos ambientais acarretados para sua geração, aumenta a pressão para o desenvolvimento de equipamentos cada vez mais eficientes. A refrigeração magnética, é possivelmente a resposta para isso visto que ela não consome energia.

28/01/2010

MEC divulga resultados do Enem

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta quinta-feira (28) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada pela secretária de Educação Superior do órgão, Maria Paula Dallari. A partir de sexta (29), os estudantes já poderão escolher o curso que querem fazer em uma das 51 instituições participantes do Sistema Unificado de Seleção (SiSU). São 47,9 mil vagas disponíveis.

Sistema

A seleção será dividida em três etapas. Na primeira, que vai do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o aluno pode escolher o curso que quer fazer. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado. As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer –um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável. A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele pode escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas deste sexta-feira. Este processo termina no dia 3 de fevereiro. Somente a partir daí o sistema gera a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer sua seleção. No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.

Fonte: G1 Vestibular e Educação

26/01/2010

Biolubrificante de óleo de Girassol

Lubrificantes industriais
  • Pesquisadores da Universidade de Huelva, na Espanha demonstraram em testes de laboratório a eficiência do óleo de girassol para fabricar lubrificantes industriais.
  • Em comparação com os lubrificantes tradicionais, fabricados com derivados de petróleo, o biolubrificante de girassol é mais ambientalmente correto, apresentando níveis similares de desempenho.
Desempenho
  • O trabalho demonstra que os componentes encontrados nos óleos vegetais são uma alternativa viável para o desenvolvimento de uma nova classe de lubrificantes, graças principalmente à sua baixa volatilidade e alta biodegradabilidade.
  • O óleo de girassol, misturado com componentes como o copolímero etileno vinil-acetato, pode apresentar um desempenho similar ao dos lubrificantes minerais disponíveis comercialmente.
  • "Nós realizamos um estudo que nos permitiu, para diferentes concentrações de polímeros no componente oleico, obter óleos com características completamente diferentes", afirmou Críspulo Gallegos, coordenador da pesquisa.
Biolubrificante ecológico
  • "Nós podemos usar os óleos resultantes nas mais diversas aplicações: motores de dois e quatro tempos, engrenagens, rolamentos, etc, dependendo da viscosidade dos lubrificantes e da proporção do componente oleico", disse ele.
  • Agora, os pesquisadores estão tentando otimizar a proporção de polímeros usados (o máximo permitido é de 5%) no óleo de girassol para que o produto final possa ser considerado um biolubrificante ecológico.
  • Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/01/2010

23/01/2010

Nasa busca salvar robô em Marte

Robô atolado

O esforço da Nasa é para recuperar o movimento do robô explorador Spirit, atolado devido à perda de duas de suas seis rodas independentes.

Em meados deste mês, os engenheiros transmitiram ordens ao Spirit para conseguir um lento movimento de uma das rodas e os resultados foram insignificantes, informou o JPL, que controla suas operações.

Haverá outras tentativas, mas a possibilidade de manobras para recuperar seu movimento é cada vez mais curta devido à proximidade do inverno no hemisfério sul de Marte, quando os dias ficam mais curtos e se reduz a luz solar.

O Spirit chegou a Marte junto ao seu gêmeo Opportunity em janeiro de 2004, e deveria deixar de funcionar três meses depois, quando os painéis solares que lhe proporcionam energia ficassem cobertos pelo pó marciano, segundo previam os engenheiros do JPL.

Longevidade

No entanto, Spirit e Opportunity prolongaram amplamente seu prazo de vida e, cinco anos depois, continuavam transmitindo fotografias e dados sobre a estrutura geológica e a atmosfera do planeta vermelho.

Mas, desta vez, os inconvenientes parecem ser insuperáveis, admitiram os engenheiros do JPL.

"Existe a possibilidade muito real de que não possa sair do local" onde se encontra, admitiu no mês passado John Calas, diretor do projeto para Spirit e Opportunity.

O veículo ficou atolado em um lugar chamado Tróia, na Cratera Gusev. Além disso, uma tempestade de pó cobriu os painéis e reduziu a energia a ponto de deixar os sistemas trabalhando em um nível mínimo, disse o JPL.

Desde 2004, quando chegaram a extremos opostos do planeta, os dois veículos percorreram 21 quilômetros do agreste terreno marciano, superando as temperaturas extremas do planeta, que vão de 20 ºC a -100 ºC.

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