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ORION1

05/08/2023

Questionários de Fenômenos de Transporte [RESOLVIDOS]

Questionário 01

Pergunta 1 A área de Fenômenos de Transporte é uma das mais importantes da Engenharia. Nela são tratados da solução de problemas e avanços tecnológicos diversos. A disciplina trata de três tipos de transportes. Verifique a alternativa correta que contém os tipos de transporte abordados na disciplina.


  Transporte de Massa; Transporte de Energia; Transporte de Movimento.
  Transporte de Energia elétrica; Transporte de Massa; Transporte de Calor.
  Transporte de Momento ou Quantidade de Movimento; Transporte de Massa; Transporte de Energia.
  Transporte de Temperatura; Transporte de Energia Cinética; Transporte de Volume.
  Transporte de Momento Linear; Transporte de Energia; Transporte de Momento angular.
 
Pergunta 2 O novo padrão de massa, a partir de 2019, é a constante de Planck. Esta constante possui um valor de 6,62x10-34 J s. No sistema MKS, ou seja, metro, quilograma, e segundo, como seria possível expressar a unidade da constante de Planck? Assinale a alternativa correta.

  m²kg/s
  cm kg/s
  m kg s
  m kg/s
  cm/g s
 
Pergunta 3 Em um aparato industrial é realizada a mistura de duas substâncias. Costuma-se aquecê-las e depois misturá-las. Tais substâncias ficam em compartimentos separados para que depois sejam mescladas. São utilizados revestimentos para realizar o isolamento térmico, de maneira que a uma boa aproximação, pode-se considerar que tal sistema é fechado e isolado. O sistema a ser estudado encontra-se na figura a seguir:

Qual a alternativa a seguir melhor descreve a separação entre sistema, meio e as interações possíveis:

  Sistema é A+B. Interações não são possíveis entre sistema e meio.
  Sistema é A, meio é B. Interações não são possíveis entre sistema e meio.
  Sistema é B, meio é A. Interações são possíveis entre sistema e meio.
  Sistema é B, meio é A. Interações não são possíveis entre sistema e meio.
  Sistema é A, meio é B. Interações são possíveis entre sistema e meio.
 
Pergunta 4 Considere um fluido em um recipiente. Há uma tensão que atua nesse fluido. Esta tensão pode ser representada na forma matricial conforme abaixo: 1 0 0 0 1 0 0 0 1

Que tipo de tensão está atuando no fluido?


  cisalhante por que os índices iguais são nulos
  cisalhante e normal.
  cisalhante por que os índices diferentes são nulos
  normal por que os índices iguais são nulos
  normal por que os índices diferentes são nulos

Questionário 02

Pergunta 1 Como exercício, um professor da disciplina de Fenômenos de Transporte solicita a seus alunos que estimem a quantidade de massa de ar que há na sala de aula. Os alunos então descobrem as dimensões da sala, que são 5, 4 e 3 metros. Na literatura, os alunos utilizam um valor estipulado de 1,2 kg/m3 para a massa específica do ar. Quantos quilos de ar há nesta sala de aula?

6000
7200
60
72
600
 
Pergunta 2 Duas placas planas paralelas encontram-se à distância de 4mm. A placa superior move-se com velocidade de 2 m/s, e a inferior não se move. Entre elas há um óleo com viscosidade cinemática de 0,1cm2/s e massa específica de ρ=830kg/m3. Calcule a tensão de cisalhamento atuante na placa móvel.

4,15 N/m
50,0 N/m²
0,5N/m²
4,15 N/m²
5,0 N/m²
 
Pergunta 3 A Pressão é uma grandeza de extrema importância para a estática de fluidos e dinâmica de fluidos. Está presente na Lei de Pascal, no teorema de Stevin, no Empuxo, na equação de Bernoulli etc. Não são características dessa grandeza o fato de:

Ser escalar.
Ser vetorial.
Não depender do formato do fluido.
Depender apenas da profundidade acima do ponto a ser considerado.
Ser a mesma em todas as direções em um mesmo ponto.
 
Pergunta 4 Para levantar um veículo de aproximadamente 1 tonelada, um homem de massa 100kg utiliza o peso de seu corpo para a troca de pneus com um macaco hidráulico. Qual a relação entre os raios dos cilindros do macaco hidráulico que levantam o carro e da área manipulada por quem troca os pneus? Considere g= 10m/s2.


100
9
10
3
RAIZ de 10

Questionário 03

Pergunta 1 Considere um escoamento que ocorre no plano Oxy, em que o campo de velocidades é conhecido e determinado por vx=2xt e vy=y2t. Qual é a aceleração no ponto P (1, 1) no instante de 1 segundo, em centímetros?

  36,2 cm/s
  12,4 cm/s²
  58,6 cm/s²
  74,4 cm/s²
  7,2 cm/s²
 
Pergunta 2 Um fluido de viscosidade de 3 10-3 N.s/m2 está escoando a uma vazão mássica (Qm= v A) de 0,6 kg/s em uma tubulação de 50,0 mm de diâmetro. Assinale a alternativa com o correto número de Reynolds e o tipo de escoamento (laminar ou turbulento).

  5010; laminar
  5010; turbulento
  4010; turbulento
  4010; laminar
  6030, laminar
 
Pergunta 3 Um reservatório aberto e de grandes dimensões descarrega água por uma tubulação a uma profundidade de 20 metros, com saída também a ambiente aberto. Considerando o fluido que passa pelo encanamento como ideal, qual a vazão descarregada pela tubulação, sendo a área da seção do tubo de 0,001m2?

  0,2 m³/s
  0,002 m³/s
  0,2 m³/s
  0,02 m³/s
  2 m³/s
 
Pergunta 4 A equação de Bernoulli é uma das mais importantes na mecânica de Fluidos. A partir dela é possível calcular pressão, alturas em que estão posicionadas tubulações, velocidades do fluido, etc. Sobre esta equação, é possível afirmar que:

  Leva em consideração a perda de carga durante o escoamento
 considera casos reais, portanto para aplicá-la não é preciso levar em conta nenhum tipo de restrição;
  Não pode ser considerada um tipo de equação de conservação
  leva em consideração a energia cinética, a energia potencial e a energia dissipada na tubulação;
  há uma série de exigências limitadoras para o uso da equação de Bernoulli, que a restringe a casos ideais;

Questionário 04

Pergunta 1 Qual o raio hidráulico e qual o diâmetro hidráulico para o caso de um conduto aberto de lados a e b?
 
Pergunta 2 Qual é a relação entre a variação da velocidade do fluido e a distância vertical da placa plana horizontal fixa?
  A velocidade é constante em todos os pontos verticais próximos à placa, e aumenta à medida que se afasta verticalmente
  A velocidade é constante em pontos próximos acima da placa, diminuindo à medida que se afasta verticalmente
  A velocidade é nula em todos os pontos próximos à placa, aumentando à medida que se afasta verticalmente até chegar em um valor constante
  A velocidade é nula em todos os pontos acima da placa, diminuindo à medida que se afasta verticalmente
  A velocidade é constante em todos os pontos acima da placa.
 
Pergunta 3 As perdas de carga singulares são produzidas a partir de bruscas perturbações que ocorrem no escoamento do fluido. A perda de carga nestas singularidades é considerável. Observe as alternativas a seguir e assinale aquela que não apresenta um exemplo de singularidade: 

  Tês e cotovelos
  Registros
  Entradas e saídas
  Manômetro
  Estreitamentos
 
Pergunta 4 Assinale a alternativa que corresponde às expressões que são as mais utilizadas para calcular o fator de atrito para escoamento turbulento.

  Colebrook, Reynolds e Bernoulli
 Colebrook, Haaland e Blasius
  Blasius, Colebrook e Pascal
  Pascal, Reynolds e Bernoulli
  Haaland, Pascal e Reynolds

Questionário 05

Pergunta 1 A Lei de Fourier diz respeito ao transporte de energia, no caso, calor por condução em sólidos. Sua expressão é dada pela equação. Sobre essa lei, observe as afirmativas abaixo.

I – A lei de Fourier é fenomenológica, ou seja, foi desenvolvida a partir de observações experimentais.
II – O sinal negativo da equação indica que a direção do fluxo de calor é no sentido em que ocorre o aumento da temperatura.
III – O fluxo térmico é uma grandeza vetorial.

A partir das afirmações anteriores, assinale a alternativa que apresenta afirmativas as corretas:

  I e II
 Apenas I
  Apenas III
  I e III
  I, II e III
 
Pergunta 2 Considere um vidro retangular plano de área 1500 cm2 e de condutividade térmica de 0,0018 cal/s cm °C possui espessura de 4 mm. 3000 calorias por segundo fluem pelo vidro por conta do fluxo de calor por condução. Qual a diferença de temperatura nas diferentes faces do vidro?

  555° C
 333 °C
  111 °C
  222 °C
  444 °C
 
Pergunta 3 No transporte de energia por convecção, dois movimentos são os responsáveis por manter o movimento do fluido na camada limite. Um deles possui relação com o movimento global do fluido e o outro com o movimento aleatório das moléculas, mais próximo à região de contato entre o fluido e a superfície aquecida. Estes dois tipos de movimentos da convecção são chamados de:

  Advecção e difusão
 Condução e irradiação
 Forçada e livre
  Laminar e turbulento
  Ebulição e condensação
 
Pergunta 4 Uma película de óleo com 2 cm de espessura, a uma temperatura de 25° C escoa a uma velocidade de 0,4 m/s por uma superfície de 8 m2 a uma temperatura de 200°C. Considerando que o coeficiente de transferência de calor nestas condições é de 140 W/m2K, qual o calor extraído por convecção nessa superfície?

  158000 W
 140000 W
  200000 W
  160000 W
  196000 W

Questionário 06

Pergunta 1 Identifique na ordem quais os processos de calor envolvidos nas situações apresentadas a seguir.

I. O planeta mercúrio não tem atmosfera e tem altas e baixas temperaturas porque não há...
II. A luz solar chega até o nosso planeta por meio da....
III. Uma garrafa térmica mantém vácuo entre duas paredes de vidro para que não haja troca de calor por:  

  radiação, convecção e condução
  convecção, condução e radiação
  condução, convecção e radiação
  condução, radiação e convecção
  convecção, radiação e condução
 
Pergunta 2 Um corpo negro em uma situação inicial, emite uma certa quantidade de radiação. Se sua temperatura triplica, quantas vezes mais radiação é emitida depois em relação à situação inicial?
  9 vezes
 18 vezes
  81 vezes
  27 vezes
  3 vezes
 
Pergunta 3 A respeito das leis da termodinâmica, analise as afirmações a seguir:

I. A lei zero da termodinâmica trata do equilíbrio térmico, recebeu esse nome, mesmo que tenha sido enunciado posteriormente às demais leis, por abordar um conceito tão fundamental.
II. A primeira lei relaciona a energia interna de um sistema, o calor e o trabalho.
III. A segunda lei possui diversos enunciados, que se referem à entropia e ao rendimento de máquinas térmicas.
IV. Não há terceira lei da Termodinâmica.

São verdadeiras as alternativas:
  Apenas a alternativa I.
  Alternativas II, III e IV.
  Alternativas, I, II e III.
  Alternativas I e II.
  Alternativas II e III
 
Pergunta 4 Sobre os conceitos de sistema, equilíbrio, propriedade, estado e processo, é verdadeira a alternativa:
  O estado termodinâmico de um sistema não pode ser determinado por suas propriedades
 Um processo termodinâmico é uma mudança de estado termodinâmico que ocorre quando uma propriedade do sistema sofre uma alteração
  Na termodinâmica, equilíbrio implica apenas em uma condição de estabilidade mantida por uma igualdade de forças que se contrapõem.
  Sistemas isolados e fechados são sinônimos.
  Calor e trabalho são propriedades dos corpos.

Questionário 07

Pergunta 1 A respeito da primeira lei da Termodinâmica, assinale a alternativa incorreta:

A primeira lei da Termodinâmica é uma lei de conservação de energia para sistemas termodinâmicos.
A primeira lei da Termodinâmica trata das relações entre energia interna, trabalho e calor.
Em uma transformação isovolumétrica não há realização de trabalho.
O trabalho, por convenção, possui sinal positivo quando é realizado sobre o sistema pelo meio.
Nessa lei, a soma do trabalho realizado com a variação de energia interna de um gás é igual ao calor fornecido.
 
Pergunta 2 Considere um conjunto cilindro-pistão cujo produto entre a pressão e o volume é constante. A massa de gás presente no conjunto é de 1 kg, em um volume inicial de 0,2 m3 e volume final de 0,3 m3. Calcule o calor recebido pelo gás nesse processo sendo a pressão inicial de 3 bar, e a variação de energia interna igual a -50 kJ/Kg. Obs: desconsidere a energia cinética e potencial.

52,9 kJ
25,6 kJ
4,3 kJ
- 52,9 kJ
- 25,6 kJ
 
Pergunta 3 Um refrigerador remove da fonte fria uma quantidade de calor de 900 kJ, e cede para a fonte quente 1200 kJ. Calcule o coeficiente de desempenho para este ciclo de refrigeração.

4
1
3
5
2
 
Pergunta 4 Por convenção, o sinal atribuído ao trabalho é positivo quando é realizado pelo sistema sobre o meio, e negativa quando é realizado pelo meio sobre o sistema. Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao calor.

Por convenção, é positivo quando a transferência de calor ocorre do sistema
Não há convenção.
É sempre negativo.
Por convenção, é negativo quando a transferência de calor ocorre do sistema
Por convenção, é negativo quando a transferência de calor ocorre para o sistema

Questionário 08

Pergunta 1 A respeito do modelo teórico de gás ideal, não é possível afirmar que:
  o modelo de gás ideal assume que a energia cinética das partículas é proporcional à usa temperatura absoluta.
  as interações entre as partículas devem ser levadas consideração.
  é composto por partículas que não interagem entre si
  a pressão e o volume do gás são inversamente proporcionais.
  as partículas que o compõe estão em constante movimento aleatório em todas as direções.
 
Pergunta 2 Sobre os conceitos de entalpia calor específico a pressão e volumes constantes, é possível afirmar:

I. Entalpia é a soma da energia interna de um sistema termodinâmico com o produto entre a pressão e a temperatura desse sistema.
II. O calor específico a volume constante diz respeito a uma taxa de variação da energia interna com relação à temperatura, e a pressão constante, trata-se de uma taxa de variação da entalpia com relação à temperatura.
III. Quando o calor específico a volume constante é igual ao calor específico a pressão constante, trata-se de um fluido incompressível.

São verdadeiras as afirmações:
  I e II.
  I, apenas.
  III, apenas.
  II, apenas.
  II e III.

 

 

 

 

 



 

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$45,00
     
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28/07/2023

Questionários de Probabilidade e Estatística [RESOLVIDOS]

 Questionário 01

Pergunta 1 Num questionário sobre o senso de determinada cidade havia a pergunta: “Cor do Cabelo”. Classifique essa variável como qualitativas: nominal (N) ou ordinal (O) e quantitativas discreta (D) ou contínua (C).

O
C
D
N
 
Pergunta 2 Num questionário sobre o senso de determinada cidade havia a pergunta: “Número de filhos”. Classifique essa variável como qualitativas: nominal (N) ou ordinal (O) e quantitativas discreta (D) ou contínua (C).

N
O
C
D
 
Pergunta 3 Um engenheiro deve aumentar em 20% a área de uma sala para um consultório médico. Se a área atual da sala do consultório é de 60m², qual deve ser a nova área e a área aumentada, respectivamente?

66m² e 6m²
72m² e 12m²
65m² e 5m²
80m² e 20m²
78m² e 8m²
 

Pergunta 4 Os professores de um colégio vão separar os alunos em equipes para um torneio escolar. As categorias de equipe são: futebol e vôlei. Todos os alunos irão participar do torneio e cada aluno poderá participar de apenas uma equipe, ou vôlei ou futebol. Sabe-se que:

    60% dos meninos entrevistados preferem participar da equipe de futebol
    70% das meninas entrevistadas preferem participar da equipe de vôlei
    300 meninos responderam à pesquisa
    40% dos entrevistados são meninos.

Quantas meninas preferem participar da equipe de vôlei?

315
750
135
180
450

  Questionário 02

  Pergunta 1 Observe o gráfico divulgado pela Internet World Stats (Estatísticas mundiais da internet) em 2008.

De acordo com o gráfico, quantos por cento dos entrevistados falam inglês?a.png

75,21%
23,45%
14,96%
43,08%
29,43%
 
Pergunta 2 Uma pesquisa foi feita pelo site Aos Fatos para analisar o perfil das pessoas entrevistadas em relação ao consumo de notícias na internet. O gráfico abaixo apresenta as respostas dos usuários à pergunta: Como você se informa online? Confira as repostas:


10% dos entrevistados utilizam links que levam para sites de notícias
A maioria dos entrevistados se informam das notícias em redes sociais
Google e Yahoo não contém as notícias desejadas
A minoria dos usuários utilizam mecanismos de busca
A maioria dos usuários utilizam redes sociais e mecanismos de busca
 
Pergunta 3 O gráfico a seguir relaciona a porcentagem de candidatos que acertaram cada quantidade de questões de certa fase de um vestibular em que haviam 20000 inscritos.

Com base nos dados apresentados, a quantidade de candidatos que acertou duas questões é:

15000 candidatos
5000 candidatos
10000 candidatos
8000 candidatos
2500 candidatos
 
Pergunta 4 Roberto construiu um gráfico de setores no qual verificou que o ângulo correspondente à reposta ‘Não’ mede 108°. Com isso ele consegue concluir que:
Grupo de escolhas da pergunta
36% responderam ‘Não’
70% responderam ‘Sim’
30% responderam ‘Sim’
27 pessoas responderam ‘Não’
40% responderam ‘Sim’

Questionário 03

Pergunta 1 Em uma corretora foram selecionadas 7 carteiras que possuem um baixo crescimento, elas foram apresentadas na tabela abaixo. Calcule a média aritmética do retorno dessas carteiras:

23,61
25,61
19,61
20,61
165,30
 
Pergunta 2 Um estudante fez algumas provas em seu curso. As notas obtidas podem variar de 0 a 100. Ele obteve 14 notas: 13, 34, 45, 26, 19, 27, x, 63, 81, 76, 52, 86, 92 e 98, e sua média foi 54. Qual nota está faltando?

54
24
34
14
44
 
Pergunta 3 Dado o conjunto de dados 3,4,7,9,11,12 e 26, verifique as afirmações

I - O menor desvio médio é -1,28
II - A média do conjunto de dados é aproximadamente 10,28
III - O primeiro quartil é 4
IV - O terceiro quartil é 6
V - A mediana é 9

Assinale a alternativa que contém todas as respostas corretas:

III, IV e V
I e V
I, II e III
II, III e V
II e IV
 
Pergunta 4 Uma pesquisa foi feita para saber o salário de 3 estudantes de Geografia. Os resultados foram: R$970,00; R$1024,00 e R$490,00.

É correto afirmar que:

O salário mediano é R$1024,00
O salário médio é R$1024,00
O primeiro quartil é R$970,00
O terceiro quartil é R$490,00
O salário mais próximo da média é R$970,00

 Questionário 04

 

 Questionário 05

 Questionário 06

 Questionário 07

 Questionário 08

 
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QUESTIONÁRIOS DE ALGORÍTIMOS [RESOLVIDOS]

Questionário 01

Pergunta 1 Lógica de Programação é o modo como se escrevem programas de computador através de uma sequência de passos para executar uma ou várias funções, esta sequência também é conhecida como algoritmo.

 Considerando essa afirmação e o conteúdo abordado, analise as afirmativas e assinale aquela que está relacionada com a lógica de programação.
  A lógica de programação não é fundamental para a construção de algoritmos.
  A lógica de programação está relacionada somente à matemática.
  A lógica de programação não é considerada uma técnica para desenvolver instruções.
  Normalmente, a lógica de programação está relacionada com a coerência e com a racionalidade.
  A lógica de programação está relacionada com logaritmos.
 
Pergunta 2 De acordo com Forbellone (2005), é muito comum associarmos a palavra lógica apenas à matemática, mas esse termo normalmente está relacionado à coerência e à racionalidade. A lógica pode ser relacionada com a expressão “correção do pensamento”, pois uma de suas responsabilidades é determinar quais operações são válidas e quais não são. Considerando essas afirmações e o conteúdo abordado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):

(  ) I. A lógica de programação utiliza-se do uso correto das leis do pensamento e dos processos de raciocínio na programação de computadores, com o objetivo de racionalizar e desenvolver técnicas que auxiliem na produção de soluções logicamente válidas e coerentes e, que resolvam com eficiência os problemas que se deseja programar.
( ) II. O principal objetivo do estudo da Lógica de Programação é a construção de algoritmos válidos e compreensivos.
(  ) III. A lógica também pode ser interpretada como a “ciência das formas do pensamento”, uma vez que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio e, portanto, a lógica estuda a correção do raciocínio.

A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  F, V, F.
  V, V, F.
  F, V, V.
  V, F, V.
  V, V, V.
 
Pergunta 3 De acordo com Guedes (2014, p. 14), “Para que o computador possa executar tarefas, é necessário efetuar uma programação com uma sequência bem definida de instruções, e essa elaboração de sequência bem definida é conhecida como algoritmo”.

GUEDES, S. Lógica de programação algorítmica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 14.

O computador não tem nenhuma iniciativa e precisa receber instruções claras e detalhadas de como e em quais ocasiões ele deve realizar o processamento dos dados. Considerando essas afirmações e o conteúdo abordado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):

(  ) I. Um algoritmo é classificado como uma sequência de etapas que devem ser realizadas para alcançar um determinado objetivo.
( ) II. Um algoritmo é a descrição de uma sequência de passos que deve ser seguida para efetuar uma tarefa.
(  ) III. Cada tarefa que realizamos no nosso dia a dia é um algoritmo, que atua como uma receita, obedecendo as etapas necessárias para chegar no resultado final.
(  ) IV. Existe apenas um algoritmo para solucionar um mesmo problema.

A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  V, V, V, F.
  V, F, V, F.
  V, V, F, V.
  F, V, F, V.

 Pergunta 4 Sobre algoritmos, assinale a afirmativa correta:
  Os algoritmos não podem ser executados de maneiras diferentes.
  Um algoritmo não necessariamente exige uma sequência completa de passos que devem ser executados para atingir o resultado final com sucesso.
  Pode existir apenas um algoritmo para solucionar o mesmo problema.
  Os algoritmos podem ser executados de maneiras diferentes, assim como os problemas podem ter diversas soluções, mas sempre alcançando resultados diferentes.
  Os algoritmos podem ser executados de maneiras diferentes, assim como os problemas podem ter diversas soluções, mas sempre alcançando o mesmo resultado.


Questionário 02

Pergunta 1 Assinale a afirmativa correta em relação à construção de algoritmos.

Uma das importâncias da construção de algoritmos é que uma vez compreendida uma solução algorítmica para um determinado problema, esta pode ser traduzida para qualquer linguagem de programação.
Testar o algoritmo através de simulações é uma das importantes etapas ao construir algoritmos.
Um algoritmo tem por finalidade fazer a representação mais fiel do raciocínio envolvido na Lógica de Programação, e desse modo, nos permite absorver uma sequência de detalhes computacionais.
Todas as alternativas estão corretas.
Um programa de computador não tem conhecimento prévio e não adquire experiência própria na solução de problemas, o que ocasiona que devemos determinar em detalhes todas as ações que ele deve executar, prevendo as dificuldades e as maneiras de superá-las para que se consiga a solução do problema.
 
Pergunta 2 Assinale a alternativa correta que não define um dos passos para a construção de algoritmos.

Definir os dados de entrada.
Compreender parcialmente o problema a ser resolvido.
Testar o algoritmo através de simulações.
Definir os dados de saída.
Destacar os pontos mais importantes e os objetos que o compõem.
 
Pergunta 3 Esse tipo de algoritmo consiste em interpretar o enunciado do problema e escrever os passos a serem seguidos para a sua resolução através de regras predefinidas. Assinale a alternativa que mais se adequa com as características desse tipo de algoritmo.

Fluxograma.
Linguagem natural.
Linguagem de programação.
Lógica de Programação.
Pseudocódigo.
 
Pergunta 4 O principal objetivo do estudo da Lógica de Programação é a construção de algoritmos válidos e compreensivos e os três tipos de algoritmos mais utilizados são: linguagem natural, fluxograma e pseudocódigo.

Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as técnicas   a seguir e associe-as com suas respectivas características.

    Lógica de Programação.
    Algoritmo.
    Pseudocódigo.
    Fluxograma.
    Linguagem natural

(  ) Tem por finalidade fazer a representação mais fiel do raciocínio envolvido na Lógica de Programação, e desse modo, nos permite absorver uma sequência de detalhes computacionais.
(  ) Consiste em interpretar o enunciado do problema e escrever os passos a serem seguidos para a solução do problema utilizando símbolos gráficos predefinidos.
(  ) Consiste em analisar o problema e escrever, utilizando uma descrição narrativa, por exemplo a língua portuguesa, os passos para a sua resolução.
(  ) Consiste em interpretar o enunciado do problema e escrever os passos a serem seguidos para a sua resolução através de regras predefinidas.
(  ) Utiliza-se do uso correto das leis do pensamento e dos processos de raciocínio na programação de computadores.

A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que representa a sequência correta:

II, III, V, IV, II.
I, IV, V, III, II.
II, IV, V, III, I.
I, II, III, IV, V.
I, III, IV, V, II.

Questionário 03

Pergunta 1 De acordo com Forbellone (2005, p. 26), “Os algoritmos necessitam ser abastecidos com dados provenientes do meio externo para que consigam realizar as operações e os cálculos que são fundamentais para almejar o resultado necessário. Sendo assim, são utilizados os comandos de entrada e saída.”

Na explicação de Forbellone, os algoritmos precisam das informações do mundo real para que consigam interpretar o problema e devolver a solução desse problema, mas para que as informações do mundo real possam ser inseridas no algoritmo e a solução do problema ser mostrada, são necessários a utilização dos comandos de entrada e saída.

Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

1. O comando de entrada em algoritmos é utilizado para receber os dados digitados pelo usuário e que serão armazenados em variáveis.

Porque:

2. A finalidade desse comando é atribuir o dado a ser fornecido para uma variável identificada.

A seguir, assinale a alternativa correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
Pergunta 2 “Os operadores aritméticos são utilizados para a realização de cálculos matemáticos e são compostos por um conjunto de símbolos utilizados nas operações básicas da matemática. Alguns operadores aritméticos utilizados na realização de cálculos podem ser também representados por funções matemáticas, como a potenciação, a radiciação, o resto da divisão e o quociente da divisão.”

GUEDES, S. Lógica de programação algorítmica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 18-19.

Os operadores aritméticos são fundamentais na construção dos algoritmos, realizando cálculos, operações e funções matemáticas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):

(     ) I. Para a resolução das expressões aritméticas, as operações devem obedecer a uma hierarquia entre elas.
(     ) II.  No caso de operadores de mesma prioridade, se deve resolver da direita para a esquerda.
(     ) III.  O operador mod tem a função de retornar o quociente da divisão entre dois valores.
(     ) IV.  O operador div tem a função de retornar o resto da divisão entre dois valores.

A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

F, V, V, V.
V, F, V, V.
V, F, F, F.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
 
Pergunta 3 Alguns operadores aritméticos utilizados na realização de cálculos podem ser também representados por funções matemáticas, como a potenciação, a radiciação, o resto da divisão e o quociente da divisão. Assinale a afirmativa correta em relação ao para a operação que retorna o resto de uma divisão.

9 mod 4.
rad(4).
9 / 4.
9 div 4.
pot(9,4).
 
Pergunta 4 De acordo com Forbellone (2005, p. 23), “A tabela-verdade é o conjunto de todas as possibilidades combinatórias entre os valores de diversas variáveis ou expressões lógicas em função do operador lógico utilizado que se encontram em duas possíveis situações, verdadeiro ou falso sendo uma ferramenta muito utilizada para facilitar a análise da combinação de expressões e variáveis.”

Considere a tabela-verdade a seguir e assinale a sequência correta que corresponde a tabela com os valores verdade de x, y, z e t. Considere que V é utilizado para proposição verdadeira e F para proposição falsa.
   
V, F, F, F.
F, V, F, F.
F, V, V, V.
V, F, V, V.
F, V, V, F.

Questionário 04

  Pergunta 1 Uma estrutura sequencial de um algoritmo está relacionada com o fato de que o conjunto de ações primitivas será executado em uma sequência linear.

Sendo esta sequência:

  Do meio para baixo e da esquerda para a direita.

  De baixo para cima e da esquerda para a direita.

  De cima para baixo e da esquerda para a direita.

  Do meio para baixo e do meio para a direita.

  De cima para baixo e da direita para a esquerda.

Pergunta 2 As ações de um algoritmo, são seguidas de um ponto-e-vírgula (;).

Qual a finalidade deste ponto-e-vírgula?

  Fazer com que o programa pule uma linha.

  Unir as ações e auxiliar na organização sequencial das ações.

  Finalizar o algoritmo.

  Separar uma ação de outra e auxiliar na organização sequencial das ações.

  Limpar a memória.

Pergunta 3 A estrutura de seleção permite a escolha de um grupo de ações ou bloco a ser executado quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas ou relacionais, são ou não satisfeitas.

A seleção simples é utilizada quando é preciso testar uma certa condição antes de executar uma ação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):

(  ) I. A seleção simples é utilizada para testar certa condição antes de executar determinada ação.

(  ) II. Quando a condição é aceita, o bloco de instruções é executado.

(  ) III. Quando a condição não é aceita, o fluxo de execução do algoritmo irá seguir após o fim do bloco de decisão.

(  ) IV. A estrutura de seleção simples é utilizada em casos que duas alternativas dependem das mesmas condições.

A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  V, V, V, F.

  F, V, V, F.

  F, F, F, V.

  V, F, F, V.

  V, F, F, F.

Pergunta 4 Os operadores lógicos são utilizados para associar expressões que estabelecem uma comparação entre valores (GUEDES, 2014) para a formação de novas proposições lógicas compostas a partir de outras proposições lógicas mais simples. Assinale a alternativa que que o operador lógico assume somente a função de disjunção.

  Se não chover ou não relampejar eu não fico em casa.

  Se chover ou relampejar eu fico em casa.

  Se chover e relampejar eu fico em casa.

  Se não chover e não relampejar eu fico em casa.

  Se não chover e não relampejar eu não fico em casa.


Questionário 05

Pergunta 1 No desenvolvimento de algoritmos são utilizados os conceitos de bloco lógico, entrada e saída de dados, variáveis, constantes, atribuições, expressões lógicas, relacionais e aritméticas e também comandos que realizam a tradução de todos esses conceitos de maneira que representem um conjunto de ações.
De acordo com o texto, esse conjunto de ações somente é possível devido a dois tipos de estruturas no desenvolvimento do algoritmo. Quais são essas duas estruturas?
  Pseudocódigo e Seleção.
  Sequencial e de Seleção.
  Homogênea e Heterogênea.
  Sequencial e Fluxograma.
  Fluxograma e Pseudocódigo.
 
Pergunta 2 Em um programa de computador os comandos são executados um após o outro e na sequência em que estiverem escritos, e que todos os programas de computador podem ser escritos em três tipos de estruturas de controle.
A partir do texto e do conteúdo estudado em relação aos tipos de estruturas de controle, assinale a alternativa correta:
  Os três tipos de estruturas de controle são: sequencial, eliminação e condição.
  Os três tipos de estruturas de controle são: sequencial, seleção e repetição.
  Os três tipos de estruturas de controle são: sequencial, seleção e condição.
  Os três tipos de estruturas de controle são: sequencial, eliminação e repetição.
  Os três tipos de estruturas de controle são: sequencial, seleção e atribuição.
 
Pergunta 3 As estruturas de decisão são utilizadas para verificar um comando e efetuar a decisão do mesmo. Como estruturas de decisão temos as estruturas de decisão simples, composta e homogênea, heterogênea e múltipla escolha.
Com relação às estruturas de decisão de múltipla escolha é correto afirmar: 
Assinale somente a alternativa correta.
  O comando “escolha caso” avalia o valor de uma variável para decidir qual caso será executado.
  O valor da variável de entrada não deve coincidir com o valor da variável “caso”.
  A estrutura “caso” não está relacionada a um possível valor da variável.
  O comando somente será executado se a condição for verdadeira, e essa condição é uma comparação que possui dois valores possíveis: verdadeiro ou falso.
  Os comandos somente serão executados se a condição for verdadeira.
 
Pergunta 4 Assinale a alternativa correta sobre a estrutura de seleção na qual um conjunto de valores discretos precisam ser testados e ações distintas estão relacionadas a esses valores.
  Seleção.
  Múltipla escolha.
  Repetição.
  Sequencial.
  Encadeada.

Questionário 06

Pergunta 1 A estrutura de repetição é muito utilizada quando um algoritmo inteiro ou somente um trecho dele precisa ser repetido, e esse número de repetições pode ser fixo ou estar vinculado a uma condição.
Com relação a estrutura de repetição com teste no início é correto afirmar:
Assinale apenas a alternativa correta.
  A repetição com teste no início é caracterizada por uma estrutura de controle de fluxo de execução que permite repetir apenas uma única vez um mesmo trecho de algoritmo.
  Para que aconteça a repetição com teste no início é utilizado a estrutura “repita”.
  Não pode ser utilizada quando se conhece a quantidade de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido.
  A estrutura de repetição é indicada quando não se sabe a quantidade de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido.
  Para que aconteça a repetição com teste no início é utilizado a estrutura “enquanto”, que possibilita que um bloco seja repetido enquanto uma determinada condição for falsa.
Pergunta 2 São estruturas que possibilitam que um mesmo trecho de código seja executado mais de uma vez. Essas estruturas são muito utilizadas quando um algoritmo inteiro ou somente um trecho dele precisa ser repetido, e esse número de repetições pode ser fixo ou estar vinculado a uma condição, que pode ser indeterminado, mas necessariamente finito.
De acordo com o texto, de qual estrutura se trata?
  Seleção.
  Encadeada.
  Múltipla escolha.
  Repetição.
  Sequencial.
Pergunta 3 Considerando os dados a seguir: A = 15 e B = 38.
Após a execução do código abaixo:
var A, B, aux: inteiro;
inicio
leia (A,B);
aux ← A;
A ← B;
B ← aux;
escreva (A,B);
fim
Qual será o resultado?
  A = 38 e B = 15.
  A = 38 e B = 38.
  A = 23 e B = 38.
  A = 15 e B = 15.
  A = 38 e B = 23.
Pergunta 4 Considerando os dados a seguir: A = 22, B = 2 e C = 45.
Após a execução do código abaixo:
var A, B, C, aux: inteiro;
inicio
leia (A,B,C);
aux ← A;
A ← B + C;
B ← aux - A;
escreva (C,A,B);
fim
Qual será o resultado?
  C = 22, A = 7 e B = 40.
  C = 45, A = 47 e B = -25.
  C = 44, B = 0 e B = 25.
  A = 45, B = 45 e C = 22.
  C = 45, A = 45 e B = 22.


Questionário 07

 

Pergunta 1 Considere o algoritmo abaixo:

var a: inteiro;
início
escreva("Digite um valor: ");
leia(a);
se (a = 2) então
início
escreva("Condição Verdadeira.");
fim
fim

Após análise, é possível dizer que o código acima:

  Retorna "Condição Verdadeira" caso o número digitado seja '2'.
  Retorna "Condição Verdadeira" caso o ... seja maior que '2'.
  Retorna "Condição Verdadeira" duas vezes.
  Retorna "Condição Verdadeira" e altera a variável 'a' para '2'.
  Retorna "Condição Falsa" caso o número digitado seja '2'.
 
Pergunta 2 Considere o algoritmo abaixo:

var a, b: inteiro;
início
escreva("Digite um valor: ");
leia(a);
escreva("Digite outro valor: ");
leia(b);
se (a = 4 ou b = 6) então
início
escreva("Condição Verdadeira.");
fim
fim

Após análise, é possível dizer que as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:

  Retorna "Condição Verdadeira" caso A seja ‘4’.
  Retorna "Condição Falsa" caso A e B sejam iguais.
  Retorna "Condição Verdadeira" caso A seja ‘4’ e B seja ‘6’.
  Retorna "Condição Falsa" caso A seja ‘4’ ou B seja ‘6’.
  Retorna "Condição Verdadeira" caso B seja ‘6’.
 
Pergunta 3 Considere o algoritmo abaixo:

var a: inteiro;
início
a = 20;
se (a = 10) então
início
escreva(“Condição 1 : A = 10”);
fim_se
senão
início
escreva(“Condição 2 : A = 20”);
fim_senão
fim

Após análise, é possível dizer que o código acima retornará:

  Condição 2 : A = 20.
  Condição 2.
  A = 20.
  Condição 1 : A = 10.
  Condição Verdadeira.
 
Pergunta 4 Considere o algoritmo abaixo:

var a: inteiro;
início
a = 10;
se (a = 10) então
início
escreva(“OK.”);
a = 20;
fim_se
senão
início
escreva(“ a = 20”);
fim_senão
fim

Após análise, é possível dizer que o código acima retornará:
  a = 20
  a = 20 OK.
  OK. a = 20
  OK.
 Não trará um retorno à tela.

Questionário 08

 

Pergunta 1 Considere o algoritmo abaixo:

var a: inteiro;
início
escreva (“digite um valor de 1 à 5“);
leia(a);
se (a = 1) então
início
escreva(“5”);
senão se (a = 2)
início
escreva(“5”);
senão se (a = 3)
início
escreva(“2”);
senão se (a = 4)
início
escreva(“1”);
senão se (a = 5)
início
escreva(“3”);
fim_se
fim

Após análise do algoritmo acima, é possível dizer que se o usuário digitar o número 4, o algoritmo retorna como resposta:
  O número 4.
  O número 1.
  Os 5 números em ordem crescente.
  Os 5 números em ordem decrescente.
  Não retorna nada.
 
Pergunta 2 Considere o algoritmo abaixo:

var a: inteiro;
início
escreva (“digite um valor de 1 à 5“);
leia(a);
se (a = 1) então
início
escreva(“4”);
senão se (a = 2)
início
escreva(“1”);
senão se (a = 3)
início
escreva(“3”);
senão se (a = 4)
início
escreva(“5”);
senão se (a = 5)
início
escreva(“2”);
fim_se
fim

Após análise do algoritmo acima, é possível dizer que se o usuário digitar o número 2, o algoritmo retorna como resposta:
  5.
  4.
  3.
  1.
  2.


 

 

 

 



 
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Questionários de Química Geral [RESOLVIDOS]

 Questionário 01

Pergunta 1 Dalton foi o cientista que apresentou a Teoria atômica conhecida como Teoria Bola de Bilhar.
Esta teoria, baseada em evidências, fazia algumas afirmações sobre a matéria e o átomo. Qual alternativa abaixo NÃO faz parte da Teoria de Dalton:

  reações químicas não fazem com que átomos apareçam ou desapareçam
  o átomo possui núcleo que contém cargas eletricamente positivas e é envolvido por uma nuvem de partículas negativas
  a matéria é formada sim, por pequenas partículas indivisíveis
  reações químicas resultam apenas em rearranjo, separação ou combinação de átomos
  os átomos de um mesmo elemento são idênticos e possuem as mesmas propriedades químicas, massa e tamanho
 
Pergunta 2 Como visto em aula, os átomos não são indivisíveis como pensava Dalton, eles possuem partículas subatômicas chamadas de elétrons, prótons e neutros. Os íons também possuem essas partículas, no entanto, qual a diferença entre átomos e íons de um mesmo elemento?

  O íon apenas possui menos elétron que o átomo desse elemento.
  Não há diferença em número de elétrons, nêutrons e prótons entre íons e átomos de um mesmo elemento.
  O íon possui menos prótons que os átomos desse elemento.
  O íon pode possuir menos ou mais elétrons que o átomo desse elemento.
  O íon e o átomo desse elemento possuem diferentes números de nêutron.
 
Pergunta 3 Um átomo neutro tem configuração eletrônica igual a

1 s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s²

Qual o número atômico deste átomo?

  8
  14
  20
  10
  18
 
Pergunta 4 Abaixo estão descritas as definições dos números quânticos que especificam a posição do elétron na eletrosfera. Correlacione a definição com seu específico número quântico.

A. Número quântico principal (n)
B. Número quântico secundário (l)
C. Número quântico magnético (m)

D. Spin

(   ) representa a direção da rotação do elétron no orbital
(   ) indica o número de orbitais em cada subcamada
(   ) representa a camada eletrônica ou os níveis de energia
(   ) representam as subcamadas ou subníveis de energia

  C, D, A, B
  B, D, A, C
  A, B, D, C
  A, B, C, D
  D, C, A, B 

 Questionário 02

Pergunta 1 Correlacione as duas colunas abaixo de acordo com as relações atômicas:

1. Isótopos
2. Isóbaros
3. Isótonos

(   ) Diferentes elementos com mesmo número de nêutrons
(   ) Diferentes elementos com mesmo número de massa
(   ) Mesmo elemento com diferente número de massa e de nêutrons

Marque a alternativa com a correta sequência numérica:

  2, 3, 1
  1, 3, 2
  3, 1, 2
  3, 2, 1
  1, 2, 3
 
Pergunta 2 De acordo com as propriedades periódicas, entre os elementos

Flúor, Bário, Berílio e Cálcio

Indique qual possui: a maior raio atômico, a maior eletronegatividade e a maior energia de ionização:

  Bário, Flúor e Berílio
  Flúor, Flúor e Cálcio
  Cálcio, Berílio e Flúor
  Bário, Bário e Cálcio
  Bário, flúor e Flúor
 
Pergunta 3 A seguir substâncias representadas por suas moléculas:

No estado líquido, qual(is) dessas substâncias apresentam força intermolecular do tipo Ligação de Hidrogênio?

  2
  2 e 3
  1 e 4
  1 e 3
  1, 3 e 4
 
Pergunta 4 De acordo com as forças de interação entre moléculas, relacione as forças intermoleculares (primeira coluna) que ocorrem entre as moléculas das substâncias listadas na segunda coluna.

I- Ligação de hidrogênio;
II- Interação dipolo-dipolo;
III- Interação dipolo induzido-dipolo induzido.

(  ) Amônia (NH3).
(   ) Água (H2O).
(   ) Acetaldeído (CH3CHO).
(   ) Bromo (Br2).
(   ) Cianeto de hidrogênio (HCN).

Masque a alternativa que apresente a sequência numérica correta:

  I, II, II, III e II
  II, I, II, III e II
  I, I, II, III e II
  III, I, II, III e II
  I, I, II, II e III

 Questionário 03

 Questionário 04

 Questionário 05

 Questionário 06

 Questionário 07

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