28/07/2023

QUESTIONÁRIOS DE ALGORÍTIMOS [RESOLVIDOS]

Questionário 01

Pergunta 1 Lógica de Programação é o modo como se escrevem programas de computador através de uma sequência de passos para executar uma ou várias funções, esta sequência também é conhecida como algoritmo.

 Considerando essa afirmação e o conteúdo abordado, analise as afirmativas e assinale aquela que está relacionada com a lógica de programação.
  A lógica de programação não é fundamental para a construção de algoritmos.
  A lógica de programação está relacionada somente à matemática.
  A lógica de programação não é considerada uma técnica para desenvolver instruções.
  Normalmente, a lógica de programação está relacionada com a coerência e com a racionalidade.
  A lógica de programação está relacionada com logaritmos.
 
Pergunta 2 De acordo com Forbellone (2005), é muito comum associarmos a palavra lógica apenas à matemática, mas esse termo normalmente está relacionado à coerência e à racionalidade. A lógica pode ser relacionada com a expressão “correção do pensamento”, pois uma de suas responsabilidades é determinar quais operações são válidas e quais não são. Considerando essas afirmações e o conteúdo abordado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):

(  ) I. A lógica de programação utiliza-se do uso correto das leis do pensamento e dos processos de raciocínio na programação de computadores, com o objetivo de racionalizar e desenvolver técnicas que auxiliem na produção de soluções logicamente válidas e coerentes e, que resolvam com eficiência os problemas que se deseja programar.
( ) II. O principal objetivo do estudo da Lógica de Programação é a construção de algoritmos válidos e compreensivos.
(  ) III. A lógica também pode ser interpretada como a “ciência das formas do pensamento”, uma vez que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio e, portanto, a lógica estuda a correção do raciocínio.

A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  F, V, F.
  V, V, F.
  F, V, V.
  V, F, V.
  V, V, V.
 
Pergunta 3 De acordo com Guedes (2014, p. 14), “Para que o computador possa executar tarefas, é necessário efetuar uma programação com uma sequência bem definida de instruções, e essa elaboração de sequência bem definida é conhecida como algoritmo”.

GUEDES, S. Lógica de programação algorítmica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 14.

O computador não tem nenhuma iniciativa e precisa receber instruções claras e detalhadas de como e em quais ocasiões ele deve realizar o processamento dos dados. Considerando essas afirmações e o conteúdo abordado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):

(  ) I. Um algoritmo é classificado como uma sequência de etapas que devem ser realizadas para alcançar um determinado objetivo.
( ) II. Um algoritmo é a descrição de uma sequência de passos que deve ser seguida para efetuar uma tarefa.
(  ) III. Cada tarefa que realizamos no nosso dia a dia é um algoritmo, que atua como uma receita, obedecendo as etapas necessárias para chegar no resultado final.
(  ) IV. Existe apenas um algoritmo para solucionar um mesmo problema.

A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  V, V, V, F.
  V, F, V, F.
  V, V, F, V.
  F, V, F, V.

 Pergunta 4 Sobre algoritmos, assinale a afirmativa correta:
  Os algoritmos não podem ser executados de maneiras diferentes.
  Um algoritmo não necessariamente exige uma sequência completa de passos que devem ser executados para atingir o resultado final com sucesso.
  Pode existir apenas um algoritmo para solucionar o mesmo problema.
  Os algoritmos podem ser executados de maneiras diferentes, assim como os problemas podem ter diversas soluções, mas sempre alcançando resultados diferentes.
  Os algoritmos podem ser executados de maneiras diferentes, assim como os problemas podem ter diversas soluções, mas sempre alcançando o mesmo resultado.


Questionário 02

Pergunta 1 Assinale a afirmativa correta em relação à construção de algoritmos.

Uma das importâncias da construção de algoritmos é que uma vez compreendida uma solução algorítmica para um determinado problema, esta pode ser traduzida para qualquer linguagem de programação.
Testar o algoritmo através de simulações é uma das importantes etapas ao construir algoritmos.
Um algoritmo tem por finalidade fazer a representação mais fiel do raciocínio envolvido na Lógica de Programação, e desse modo, nos permite absorver uma sequência de detalhes computacionais.
Todas as alternativas estão corretas.
Um programa de computador não tem conhecimento prévio e não adquire experiência própria na solução de problemas, o que ocasiona que devemos determinar em detalhes todas as ações que ele deve executar, prevendo as dificuldades e as maneiras de superá-las para que se consiga a solução do problema.
 
Pergunta 2 Assinale a alternativa correta que não define um dos passos para a construção de algoritmos.

Definir os dados de entrada.
Compreender parcialmente o problema a ser resolvido.
Testar o algoritmo através de simulações.
Definir os dados de saída.
Destacar os pontos mais importantes e os objetos que o compõem.
 
Pergunta 3 Esse tipo de algoritmo consiste em interpretar o enunciado do problema e escrever os passos a serem seguidos para a sua resolução através de regras predefinidas. Assinale a alternativa que mais se adequa com as características desse tipo de algoritmo.

Fluxograma.
Linguagem natural.
Linguagem de programação.
Lógica de Programação.
Pseudocódigo.
 
Pergunta 4 O principal objetivo do estudo da Lógica de Programação é a construção de algoritmos válidos e compreensivos e os três tipos de algoritmos mais utilizados são: linguagem natural, fluxograma e pseudocódigo.

Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as técnicas   a seguir e associe-as com suas respectivas características.

    Lógica de Programação.
    Algoritmo.
    Pseudocódigo.
    Fluxograma.
    Linguagem natural

(  ) Tem por finalidade fazer a representação mais fiel do raciocínio envolvido na Lógica de Programação, e desse modo, nos permite absorver uma sequência de detalhes computacionais.
(  ) Consiste em interpretar o enunciado do problema e escrever os passos a serem seguidos para a solução do problema utilizando símbolos gráficos predefinidos.
(  ) Consiste em analisar o problema e escrever, utilizando uma descrição narrativa, por exemplo a língua portuguesa, os passos para a sua resolução.
(  ) Consiste em interpretar o enunciado do problema e escrever os passos a serem seguidos para a sua resolução através de regras predefinidas.
(  ) Utiliza-se do uso correto das leis do pensamento e dos processos de raciocínio na programação de computadores.

A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que representa a sequência correta:

II, III, V, IV, II.
I, IV, V, III, II.
II, IV, V, III, I.
I, II, III, IV, V.
I, III, IV, V, II.

Questionário 03

Pergunta 1 De acordo com Forbellone (2005, p. 26), “Os algoritmos necessitam ser abastecidos com dados provenientes do meio externo para que consigam realizar as operações e os cálculos que são fundamentais para almejar o resultado necessário. Sendo assim, são utilizados os comandos de entrada e saída.”

Na explicação de Forbellone, os algoritmos precisam das informações do mundo real para que consigam interpretar o problema e devolver a solução desse problema, mas para que as informações do mundo real possam ser inseridas no algoritmo e a solução do problema ser mostrada, são necessários a utilização dos comandos de entrada e saída.

Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

1. O comando de entrada em algoritmos é utilizado para receber os dados digitados pelo usuário e que serão armazenados em variáveis.

Porque:

2. A finalidade desse comando é atribuir o dado a ser fornecido para uma variável identificada.

A seguir, assinale a alternativa correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
Pergunta 2 “Os operadores aritméticos são utilizados para a realização de cálculos matemáticos e são compostos por um conjunto de símbolos utilizados nas operações básicas da matemática. Alguns operadores aritméticos utilizados na realização de cálculos podem ser também representados por funções matemáticas, como a potenciação, a radiciação, o resto da divisão e o quociente da divisão.”

GUEDES, S. Lógica de programação algorítmica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 18-19.

Os operadores aritméticos são fundamentais na construção dos algoritmos, realizando cálculos, operações e funções matemáticas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):

(     ) I. Para a resolução das expressões aritméticas, as operações devem obedecer a uma hierarquia entre elas.
(     ) II.  No caso de operadores de mesma prioridade, se deve resolver da direita para a esquerda.
(     ) III.  O operador mod tem a função de retornar o quociente da divisão entre dois valores.
(     ) IV.  O operador div tem a função de retornar o resto da divisão entre dois valores.

A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

F, V, V, V.
V, F, V, V.
V, F, F, F.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
 
Pergunta 3 Alguns operadores aritméticos utilizados na realização de cálculos podem ser também representados por funções matemáticas, como a potenciação, a radiciação, o resto da divisão e o quociente da divisão. Assinale a afirmativa correta em relação ao para a operação que retorna o resto de uma divisão.

9 mod 4.
rad(4).
9 / 4.
9 div 4.
pot(9,4).
 
Pergunta 4 De acordo com Forbellone (2005, p. 23), “A tabela-verdade é o conjunto de todas as possibilidades combinatórias entre os valores de diversas variáveis ou expressões lógicas em função do operador lógico utilizado que se encontram em duas possíveis situações, verdadeiro ou falso sendo uma ferramenta muito utilizada para facilitar a análise da combinação de expressões e variáveis.”

Considere a tabela-verdade a seguir e assinale a sequência correta que corresponde a tabela com os valores verdade de x, y, z e t. Considere que V é utilizado para proposição verdadeira e F para proposição falsa.
   
V, F, F, F.
F, V, F, F.
F, V, V, V.
V, F, V, V.
F, V, V, F.

Questionário 04

  Pergunta 1 Uma estrutura sequencial de um algoritmo está relacionada com o fato de que o conjunto de ações primitivas será executado em uma sequência linear.

Sendo esta sequência:

  Do meio para baixo e da esquerda para a direita.

  De baixo para cima e da esquerda para a direita.

  De cima para baixo e da esquerda para a direita.

  Do meio para baixo e do meio para a direita.

  De cima para baixo e da direita para a esquerda.

Pergunta 2 As ações de um algoritmo, são seguidas de um ponto-e-vírgula (;).

Qual a finalidade deste ponto-e-vírgula?

  Fazer com que o programa pule uma linha.

  Unir as ações e auxiliar na organização sequencial das ações.

  Finalizar o algoritmo.

  Separar uma ação de outra e auxiliar na organização sequencial das ações.

  Limpar a memória.

Pergunta 3 A estrutura de seleção permite a escolha de um grupo de ações ou bloco a ser executado quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas ou relacionais, são ou não satisfeitas.

A seleção simples é utilizada quando é preciso testar uma certa condição antes de executar uma ação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):

(  ) I. A seleção simples é utilizada para testar certa condição antes de executar determinada ação.

(  ) II. Quando a condição é aceita, o bloco de instruções é executado.

(  ) III. Quando a condição não é aceita, o fluxo de execução do algoritmo irá seguir após o fim do bloco de decisão.

(  ) IV. A estrutura de seleção simples é utilizada em casos que duas alternativas dependem das mesmas condições.

A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  V, V, V, F.

  F, V, V, F.

  F, F, F, V.

  V, F, F, V.

  V, F, F, F.

Pergunta 4 Os operadores lógicos são utilizados para associar expressões que estabelecem uma comparação entre valores (GUEDES, 2014) para a formação de novas proposições lógicas compostas a partir de outras proposições lógicas mais simples. Assinale a alternativa que que o operador lógico assume somente a função de disjunção.

  Se não chover ou não relampejar eu não fico em casa.

  Se chover ou relampejar eu fico em casa.

  Se chover e relampejar eu fico em casa.

  Se não chover e não relampejar eu fico em casa.

  Se não chover e não relampejar eu não fico em casa.


Questionário 05

Pergunta 1 No desenvolvimento de algoritmos são utilizados os conceitos de bloco lógico, entrada e saída de dados, variáveis, constantes, atribuições, expressões lógicas, relacionais e aritméticas e também comandos que realizam a tradução de todos esses conceitos de maneira que representem um conjunto de ações.
De acordo com o texto, esse conjunto de ações somente é possível devido a dois tipos de estruturas no desenvolvimento do algoritmo. Quais são essas duas estruturas?
  Pseudocódigo e Seleção.
  Sequencial e de Seleção.
  Homogênea e Heterogênea.
  Sequencial e Fluxograma.
  Fluxograma e Pseudocódigo.
 
Pergunta 2 Em um programa de computador os comandos são executados um após o outro e na sequência em que estiverem escritos, e que todos os programas de computador podem ser escritos em três tipos de estruturas de controle.
A partir do texto e do conteúdo estudado em relação aos tipos de estruturas de controle, assinale a alternativa correta:
  Os três tipos de estruturas de controle são: sequencial, eliminação e condição.
  Os três tipos de estruturas de controle são: sequencial, seleção e repetição.
  Os três tipos de estruturas de controle são: sequencial, seleção e condição.
  Os três tipos de estruturas de controle são: sequencial, eliminação e repetição.
  Os três tipos de estruturas de controle são: sequencial, seleção e atribuição.
 
Pergunta 3 As estruturas de decisão são utilizadas para verificar um comando e efetuar a decisão do mesmo. Como estruturas de decisão temos as estruturas de decisão simples, composta e homogênea, heterogênea e múltipla escolha.
Com relação às estruturas de decisão de múltipla escolha é correto afirmar: 
Assinale somente a alternativa correta.
  O comando “escolha caso” avalia o valor de uma variável para decidir qual caso será executado.
  O valor da variável de entrada não deve coincidir com o valor da variável “caso”.
  A estrutura “caso” não está relacionada a um possível valor da variável.
  O comando somente será executado se a condição for verdadeira, e essa condição é uma comparação que possui dois valores possíveis: verdadeiro ou falso.
  Os comandos somente serão executados se a condição for verdadeira.
 
Pergunta 4 Assinale a alternativa correta sobre a estrutura de seleção na qual um conjunto de valores discretos precisam ser testados e ações distintas estão relacionadas a esses valores.
  Seleção.
  Múltipla escolha.
  Repetição.
  Sequencial.
  Encadeada.

Questionário 06

Pergunta 1 A estrutura de repetição é muito utilizada quando um algoritmo inteiro ou somente um trecho dele precisa ser repetido, e esse número de repetições pode ser fixo ou estar vinculado a uma condição.
Com relação a estrutura de repetição com teste no início é correto afirmar:
Assinale apenas a alternativa correta.
  A repetição com teste no início é caracterizada por uma estrutura de controle de fluxo de execução que permite repetir apenas uma única vez um mesmo trecho de algoritmo.
  Para que aconteça a repetição com teste no início é utilizado a estrutura “repita”.
  Não pode ser utilizada quando se conhece a quantidade de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido.
  A estrutura de repetição é indicada quando não se sabe a quantidade de vezes que um trecho do algoritmo deve ser repetido.
  Para que aconteça a repetição com teste no início é utilizado a estrutura “enquanto”, que possibilita que um bloco seja repetido enquanto uma determinada condição for falsa.
Pergunta 2 São estruturas que possibilitam que um mesmo trecho de código seja executado mais de uma vez. Essas estruturas são muito utilizadas quando um algoritmo inteiro ou somente um trecho dele precisa ser repetido, e esse número de repetições pode ser fixo ou estar vinculado a uma condição, que pode ser indeterminado, mas necessariamente finito.
De acordo com o texto, de qual estrutura se trata?
  Seleção.
  Encadeada.
  Múltipla escolha.
  Repetição.
  Sequencial.
Pergunta 3 Considerando os dados a seguir: A = 15 e B = 38.
Após a execução do código abaixo:
var A, B, aux: inteiro;
inicio
leia (A,B);
aux ← A;
A ← B;
B ← aux;
escreva (A,B);
fim
Qual será o resultado?
  A = 38 e B = 15.
  A = 38 e B = 38.
  A = 23 e B = 38.
  A = 15 e B = 15.
  A = 38 e B = 23.
Pergunta 4 Considerando os dados a seguir: A = 22, B = 2 e C = 45.
Após a execução do código abaixo:
var A, B, C, aux: inteiro;
inicio
leia (A,B,C);
aux ← A;
A ← B + C;
B ← aux - A;
escreva (C,A,B);
fim
Qual será o resultado?
  C = 22, A = 7 e B = 40.
  C = 45, A = 47 e B = -25.
  C = 44, B = 0 e B = 25.
  A = 45, B = 45 e C = 22.
  C = 45, A = 45 e B = 22.


Questionário 07

 

Pergunta 1 Considere o algoritmo abaixo:

var a: inteiro;
início
escreva("Digite um valor: ");
leia(a);
se (a = 2) então
início
escreva("Condição Verdadeira.");
fim
fim

Após análise, é possível dizer que o código acima:

  Retorna "Condição Verdadeira" caso o número digitado seja '2'.
  Retorna "Condição Verdadeira" caso o ... seja maior que '2'.
  Retorna "Condição Verdadeira" duas vezes.
  Retorna "Condição Verdadeira" e altera a variável 'a' para '2'.
  Retorna "Condição Falsa" caso o número digitado seja '2'.
 
Pergunta 2 Considere o algoritmo abaixo:

var a, b: inteiro;
início
escreva("Digite um valor: ");
leia(a);
escreva("Digite outro valor: ");
leia(b);
se (a = 4 ou b = 6) então
início
escreva("Condição Verdadeira.");
fim
fim

Após análise, é possível dizer que as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:

  Retorna "Condição Verdadeira" caso A seja ‘4’.
  Retorna "Condição Falsa" caso A e B sejam iguais.
  Retorna "Condição Verdadeira" caso A seja ‘4’ e B seja ‘6’.
  Retorna "Condição Falsa" caso A seja ‘4’ ou B seja ‘6’.
  Retorna "Condição Verdadeira" caso B seja ‘6’.
 
Pergunta 3 Considere o algoritmo abaixo:

var a: inteiro;
início
a = 20;
se (a = 10) então
início
escreva(“Condição 1 : A = 10”);
fim_se
senão
início
escreva(“Condição 2 : A = 20”);
fim_senão
fim

Após análise, é possível dizer que o código acima retornará:

  Condição 2 : A = 20.
  Condição 2.
  A = 20.
  Condição 1 : A = 10.
  Condição Verdadeira.
 
Pergunta 4 Considere o algoritmo abaixo:

var a: inteiro;
início
a = 10;
se (a = 10) então
início
escreva(“OK.”);
a = 20;
fim_se
senão
início
escreva(“ a = 20”);
fim_senão
fim

Após análise, é possível dizer que o código acima retornará:
  a = 20
  a = 20 OK.
  OK. a = 20
  OK.
 Não trará um retorno à tela.

Questionário 08

 

Pergunta 1 Considere o algoritmo abaixo:

var a: inteiro;
início
escreva (“digite um valor de 1 à 5“);
leia(a);
se (a = 1) então
início
escreva(“5”);
senão se (a = 2)
início
escreva(“5”);
senão se (a = 3)
início
escreva(“2”);
senão se (a = 4)
início
escreva(“1”);
senão se (a = 5)
início
escreva(“3”);
fim_se
fim

Após análise do algoritmo acima, é possível dizer que se o usuário digitar o número 4, o algoritmo retorna como resposta:
  O número 4.
  O número 1.
  Os 5 números em ordem crescente.
  Os 5 números em ordem decrescente.
  Não retorna nada.
 
Pergunta 2 Considere o algoritmo abaixo:

var a: inteiro;
início
escreva (“digite um valor de 1 à 5“);
leia(a);
se (a = 1) então
início
escreva(“4”);
senão se (a = 2)
início
escreva(“1”);
senão se (a = 3)
início
escreva(“3”);
senão se (a = 4)
início
escreva(“5”);
senão se (a = 5)
início
escreva(“2”);
fim_se
fim

Após análise do algoritmo acima, é possível dizer que se o usuário digitar o número 2, o algoritmo retorna como resposta:
  5.
  4.
  3.
  1.
  2.


 

 

 

 



 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$45,00
     
    CHAVE PIX [NÚMERO DE TELEFONE]
     
    75992709085

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...