No dia a dia do profissional de engenharia, é imprescindível tomar diversas medidas precisas, como comprimento, pressão, força e vazão, dentre outras. A obtenção dessas medidas requer o uso de instrumentos específicos e, dependendo da natureza da grandeza, diferentes métodos podem ser empregados. Para a medição de comprimentos, por exemplo, contamos com uma variedade de instrumentos, como réguas graduadas, trenas, fitas métricas, trenas a laser, paquímetros, micrômetros, dentre outros.
A capacidade de realizar medições com acurácia é fundamental para diversas áreas da engenharia, desde o projeto e fabricação de componentes até o controle de qualidade em diversos setores industriais. Por meio da correta leitura dos instrumentos de medição, o engenheiro pode garantir que as especificações e tolerâncias sejam cumpridas, evitando erros e falhas que possam acarretar prejuízos ou riscos para o projeto ou produto final.
Além disso, ao dominar a leitura de instrumentos de medição linear, o profissional estará apto a tomar decisões embasadas em dados precisos, contribuindo para a eficiência dos processos produtivos, economia de recursos e redução de desperdícios. A confiabilidade das medições realizadas também é essencial para o desenvolvimento de pesquisas científicas e estudos técnicos.
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ORION1
18/08/2023
Atividade 1 - Desenho Mecânico e Metrologia [RESOLVIDA]
ATIVIDADE 1 - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO [RESOLVIDA]
"Na vida em sociedade, desde os eletrodomésticos mais comuns aos equipamentos médicos de ponta, passando por carros, semáforos e comunicação, tudo mudou com o advento da informática, e, claro, isso muda nosso modo de viver, gerando sempre novas necessidades, sejam elas reais ou induzidas."
Fonte: adaptado de: SUHR, I. R. F. Produção de Conhecimento Científico, Tecnológico e Disruptivo. Maringá: UniCesumar, 2023.
Considerando a passagem de texto apresentada, explique como o advento da informática mudou nosso modo de viver e gerou novas necessidades.
ATIVIDADE 1 – Manutenção Industrial [RESOLVIDA]
Questão 1 Com o objetivo de organizar as demandas de manutenção corretiva, você seleciona uma amostra de solicitações de serviço recebidas pela manutenção e decide fazer uma análise para decidir qual ferramenta poderá ser utilizada. A primeira coisa que faz é organizar as informações em uma tabela. Ao observar os dados preenchidos na tabela, com uma análise prévia, você acredita que a ferramenta conhecida como matriz GUT, que analisa a Gravidade, a Urgência e a Tendência de cada solicitação recebida pelo departamento de manutenção, possa ser adequada, e uma boa opção para o departamento de manutenção utilizar no dia a dia. Utilize os critérios a seguir e preencha a nova tabela com a sua análise, explicando qual seria a ordem de atendimentos às demandas recebidas pela manutenção, iniciando pelos serviços com a maior nota GUT.
Ordem de atendimento às demandas:
1. Centrífuga CT-05 (GUT = 50)
2. Trocador de calor TC-02 (GUT = 40)
3. Válvula VAL-250 (GUT = 24)
4. Compressor CA-01 (GUT = 8)
5. Bomba BOM-305 (GUT = 4)
6. Centrífuga CT-03 (GUT = 2)
A ordem de atendimento às demandas deve seguir a classificação GUT, ou seja, primeiro atender à solicitação com maior valor de GUT (maior prioridade) e assim sucessivamente. Isso permitirá que as demandas mais urgentes e com maior impacto na gravidade sejam atendidas prontamente, minimizando os riscos e garantindo a eficiência e segurança do processo de manutenção corretiva.
ATIVIDADE 1– Processos de Fabricação Mecânica e Metrologia [RESOLVIDA]
Os polímeros são compostos químicos de longas cadeias moleculares, formadas por unidades repetitivas chamadas monômeros. Eles desempenham um papel essencial em nossa vida diária, pois estão presentes em uma ampla variedade de objetos e materiais que usamos regularmente.
A utilização de polímeros em diversos produtos tem uma influência significativa em nosso cotidiano de várias maneiras. Podemos encontrar compostos poliméricos em embalagens, elementos têxteis, eletroeletrônicos, automóveis, dispositivos médicos, entre outros. Entretanto, para cada item a ser produzido, pode-se ser utilizado um processo específico para a sua fabricação. No nosso livro temos como exemplo o processo de injeção, mas existem diversos outros. Disserte sobre outros três processos de fabricação que produzem peças usando como matéria-prima o polímero.
Atividade 1 - Elementos de Máquinas [RESOLVIDA]
QUESTÃO 1 Uma barra cilíndrica possui 30mm de diâmetro e é tracionada por uma força de tração de 15kN. Qual é a tensão que esta barra está submetida?
QUESTÃO 2 Um motor elétrico possui uma rotação de 800rpm, qual é a velocidade angular deste motor em rad/s?
QUESTÃO 3 Uma viga de madeira que possui base com dimensão de 40 cm e altura de 15 cm será usada como componente estrutural de um telhado, qual é o momento de inércia desta viga? Se ela for utilizada de forma que a base seja 10 cm e a altura de 30 cm, haverá diferença no momento de inércia? Se sim qual será o novo momento de inércia?
QUESTÃO 4 Uma peça de aço possui um módulo de elasticidade de 210 GPa. Inicialmente, ela possui 500 mm de comprimento e é tracionada por uma tensão de 300 MPa. Se a deformação é inteiramente elástica, qual será o comprimento final da peça?
16/08/2023
ATIVIDADE 1 - GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR [RESOLVIDA]
Suponha que você começou a estagiar em uma empresa produtora de vários
componentes elétricos e mecânicos, sendo uma importante fornecedora para outras empresas brasileiras. Suas primeiras atividades como estagiária(o) foram relacionadas a análises de demandas de produção da empresa, juntamente com a Assessoria Industrial. Determinado dia, trabalhando com dados em planilhas, você computou os rendimentos de quatro grandes vendas:
A primeira de R$ 1.298.400,00, a segunda de R$ 1.250.210,00, a terceira de R$1.131.000,00 e a última de R$ 2.596.800,00, sendo que em cada venda, apenas os produtos A, B e C estariam presentes. As quantidades de cada produto em cada venda foram:
- Primeira: Produto A = 7.500, Produto B = 9.000 e Produto C = 16.000;
- Segunda: Produto A = 11.200, Produto B = 13.000 e Produto C = 11.800;
- Terceira: Produto A = 15.000, Produto B = 14.000 e Produto C = 8.000;
- Quarta: Produto A = 15.000, Produto B = 18.000 e Produto C = 32.000.
Infelizmente, você não conseguiu encontrar os preços unitários de cada produto e, estando sozinho e no final do seu expediente, precisava terminar os preenchimentos de outras planilhas que precisavam dessas quantidades.
Como você pode perceber, esse problema pode ser solucionado por meio do uso dos conceitos de Sistemas de Equações Lineares. Dessa forma, responda:
Como você pode perceber, esse problema pode ser solucionado por meio do uso dos conceitos de Sistemas de Equações Lineares. Dessa forma, responda:
a) Qual o conjunto de equações lineares formado?
b) Qual a matriz dos coeficientes?
c) Calcule e apresente os cálculos do determinante da matriz dos coeficientes?
d) Resolva o sistema de equações lineares utilizando o Método de Cramer, calculando os determinantes das matrizes pelo Método de Sarrus, e indicando os preços unitários!
e) Se a quantidade vendida em determinado pedido fosse de 8.000 produtos de cada tipo (A, B e C), qual seria o valor da venda?
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