[Blog do Professor Carlão]

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ORION1

02/06/2024

ATIVIDADE 1 – MÁQUINAS TÉRMICAS – UNICESUMAR 52 2024

Você foi contratado por uma empresa que realiza serviços de manutenção em sistemas de refrigeração industrial e foi chamado para avaliar o desempenho de uma torre de resfriamento.
Sabemos que todo sistema de refrigeração precisa eventualmente rejeitar o calor de processos industriais para algum outro meio. Quando for possível, esse calor deve ser rejeitado diretamente para o ar atmosférico, porém existem situações que o condensador pode se encontrar em ambientes fechados (como subsolo por exemplo), precisando então rejeitar o calor para um meio “intermediário”, como a água por exemplo.

Ao chegar no local, você constatou a seguinte torre apresentada a seguir:

 


Após avaliar a situação, DESCREVA tecnicamente como é o funcionamento dessa torre de resfriamento, citando o que acontece com a água (pontos 1 e 2) e com o ar atmosférico (pontos 3 e 4). Qual a função da água de reposição (ponto 5) apresentada no fluxograma?

 
 
 
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ATIVIDADE 1 – HIDRÁULICA – UNICESUMAR 52 2024

Você, estudante do curso de Engenharia Civil, deverá realizar o experimento virtual daAlgetec: PERDA DE CARGA LOCALIZADA.

Para a medição, você deverá encontrar o valor da perda de carga localizada na conexãojoelho (cotovelo) 90° da tubulação de PVC soldável da bancada experimental.

Utilize a vazão experimental de 2500 litros/hora.Considere a tubulação 9 como PVC soldável de diâmetros: DE = 25mm / DI = 21,6mm.Considere aceleração da gravidade = 9,81 m²/s.

Para a conversão: 1 cmca = 0,01 mca.

Obs.: tire um print de sua medição e anexe ao seu exercício.Responda às seguintes questões sobre o experimento:

1. Encontre o valor da perda de carga da conexão joelho (cotovelo) 90°.

2. Determine o valor K da conexão e compare com os valores de referência.

 
 
 
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29/05/2024

AP2 Cálculo Numérico [RESOLVIDA]

Pergunta 1 Analise o sistema abaixo e utilize a regra de Cramer

 


 

 

 

 

 

Os valores de x, y e z são:

  Aproximadamente x = 2,14, y = 2,98 e z = 5,16
  Aproximadamente x = 1,04, y = 1,98 e z = 3,16
  Aproximadamente x = 1,98, y = 3,16 e z = 3,16
  Aproximadamente x = 3,16, y = 1,04 e z = 1,98
  Aproximadamente x = 1,64, y = 3,98 e z = 4,16

 

Pergunta 2 Leia o trecho abaixo e responda:

Toda matriz quadrada possui um número real associado a ela. Este número é chamado de determinante. O determinante possui diversas aplicações tanto no campo da matemática quanto na física. Em matemática utilizamos o determinante no cálculo de área de triângulos, verificar a colinearidade de três pontos, resolução de sistemas lineares, já na física, o determinante auxilia no estudo de campos elétricos. 

Calcule o Determinante das matrizes a seguir:

 


 

 


 


 
 
 
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26/05/2024

PORTFÓLIO DE AULA PRÁTICA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

NOME DA DISCIPLINA: Ressonância Magnética

OBJETIVOS

Definição dos objetivos da aula prática:

A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos:

✓ Conhecer as aplicações clínicas das ponderações de imagens: conceitos, física da formação da imagem e ponderações da imagem;

✓ Adquirir noções de como realizar as programações dos exames;

✓ Conhecer a importância da segurança dentro do setor de ressonância magnética.

INFRAESTRUTURA

Instalações:

Computador com acesso à internet...CONTINUA...

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25/05/2024

PORTFÓLIO DE AULA PRÁTICA ERGONOMIA [RESOLVIDO]

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA ERGONOMIA

Unidade: VISÃO DA ERGONOMIA
Seção: Ergonomia Cognitiva
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
Avaliação do nível de iluminamento (iluminância média) em ambientes internos.
INFRAESTRUTURA
Instalações – Materiais de consumo – Equipamentos:
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Equipamentos:
• Desktop Lab Informatica – Positivo C6300
~ 1 por grupo de alunos
SOLUÇÃO DIGITAL
• LUXÍMETRO – APP (Aplicativo)
Luxímetro – App: Um aplicativo que mede a intensidade da luz em um ambiente, útil para avaliar
a luminosidade de um local ou para ajustar as configurações de uma câmera fotográfica. Avaliar o nível de iluminamento (iluminância média) em ambientes internos.
Procedimentos para a realização da atividade:
Antes de iniciar a prática, é necessário ressaltar aos alunos a importância da aplicação dos
conceitos de ergonomia na elaboração de projetos de iluminação a fim de:
– Garantir em todos os locais de trabalho a iluminação adequada, natural ou artifical, apropriada
à natureza da atividade:
1. Identificação dos locais e das condições de trabalho
– Identificar as atividades realizadas e as respectivas áreas de trabalho, a fim de mapear e
definir os pontos de avaliação.
2. Descrição do ambiente de trabalho
– Verificar o sistema de iluminação utilizado, tipos de luminárias, lâmpadas e suas
características.
3. Procedimento de medição
– A medição deve ocorrer com o sistema de iluminação dentro das suas características tipicas
de trabalho;
– Posicionar o luxímetro a 0,75m do piso;
– A cada medição, aguardar o tempo de estabilização do medidor;
– Tomar as medidas de luminosidade na região onde a tarefa visual é realizada.
3.1 Ambiente de Trabalho de área retangular com luminária central
– Efetuar medições nos pontos p1 a p4, conforme Figura 1
– A iluminância média é dada pela média aritmética desses quatro pontos (P)...CONTINUA

 

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AP2 DE FUNDAÇÕES [RESOLVIDA]

Pergunta 1 O conhecimento do subsolo se faz por meio das investigações geológico-geotécnicas, que fornecem informações primordiais para a elaboração de um projeto adequado. As técnicas de investigação existentes podem ser indiretas e diretas. A sondagem de simples reconhecimento (SPT), uma técnica direta, fornece informações importantes do terreno, a exemplo do índice de resistência à penetração do amostrador padrão, também conhecido como número de golpes do SPT (NSPT), obtido a cada metro de sondagem. Além disso, essa técnica coleta uma amostra de solo para cada metro investigado para a caracterização tátil-visual.

A tabela 1 apresenta os valores dos números de golpes para três segmentos de 15 cm cravados do amostrador a cada metro de profundidade, obtidos em uma sondagem de terreno realizada. A tabela 2 apresenta estados de compacidade e de consistência, de acordo com o índice de resistência à penetração (NSPT).

 


Com base na tabela 2 e nos resultados do ensaio correspondente ao índice de resistência à penetração e material amostrado, apresentados na tabela 1, analise as afirmações:

I. A primeira camada (de 1 a 3 m) é constituída de silte arenoso pouco compacto.

II. A primeira camada (de 1 a 3 m) é constituída de silte arenoso fofo.

III. A segunda camada (de 4 a 6 m) é constituída de argila arenosa média.

IV. O valor do NSPT em 2 m de profundidade é igual a 5.

V. O valor do NSPT em 1 m de profundidade é igual a 5.  

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:

  I, III, V.
  III e V, somente.
  I e III, somente.
  I, II, III, IV.
  I, II, III.

Pergunta 2 Uma sapata rígida com 1,75x2,00 de base está assentada sobre uma camada de areia seca E= 55 MPA, e coeficiente de Poison igual a 0,43. A carga recebida pela sapata é de 972 KN. Qual o Recalque esperado para a camada do solo?



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