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ORION1

23/08/2024

AP1 DE ESTRUTURAS DE AÇO E MADEIRA [RESOLVIDA]

A cobertura é a parte superior de uma estrutura que tem a função de proteger o edifício contra intempéries, como: chuva, sol, vento, entre outros. Vimos que a mesma contribui para a estabilidade e o desempenho estrutural da edificação. 

As coberturas podem ser construídas com uma variedade de materiais, incluindo telhas e chapas metálicas e para sua estrutura autoportante temos a madeira e o aço como elementos principais. 

Nas coberturas o contraventamento, se trata de um sistema de elementos estruturais utilizado para aumentar a rigidez e a estabilidade da estrutura, especialmente contra forças laterais, como vento. 

Essas forças laterais podem causar deformações excessivas ou colapso da estrutura, caso não haja um sistema de contraventamento adequado. 

Os elementos de contraventamento podem incluir diagonais, treliças, entre outros, dependendo do tipo de estrutura e das cargas envolvidas.

 


 

Por meio da figura apresentada, destaque os principais elementos que possuem a função de aumentar a rigidez e a estabilidade da estrutura (cobertura).

 

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20/08/2024

PORTFÓLIO DE ALGORITMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO [2024.2] RESOLVIDO

Você é um explorador corajoso que se aventura em uma misteriosa Floresta Sussurrante em busca de tesouros lendários e segredos perdidos. Ao adentrar na floresta, você se depara com três caminhos diferentes, cada um levando a uma parte desconhecida e perigosa da floresta. Sua missão é escolher sabiamente o caminho a seguir, enfrentando desafios e tomando decisões que impactarão sua jornada e sua pontuação final. 

Prepare-se para esta aventura cheia de mistérios!

Caminho 1: O Caminho das Sombras

  • Descrição: Este caminho é cercado por árvores antigas e sombrias, com raios de lua penetrando entre os galhos. Parece ser o caminho mais misterioso e perigoso da floresta.
  • Obstáculo: O jogador encontra uma criatura mágica guardiã do caminho, que exige um enigma para deixá-lo passar. O enigma é: "Quem sou eu? Tenho olhos, mas não vejo. Tenho boca, mas não falo. O que sou?" (Resposta: uma caveira).
  • Premiação: Se o jogador responder corretamente ao enigma, ele encontra um baú escondido contendo uma gema preciosa que vale 100 pontos. 

Caminho 2: O Caminho da Luz

  • Descrição: Este caminho é iluminado por raios de sol que filtram entre as copas das árvores. Parece ser o caminho mais seguro e reconfortante da floresta.
  • Obstáculo: O jogador encontra uma ponte quebrada sobre um rio turbulento. Ele deve decidir se tentará atravessar a ponte quebrada ou procurará um desvio seguro.
  • Premiação: Se o jogador decidir atravessar a ponte quebrada com sucesso, ele encontra uma fonte mágica que restaura sua saúde e adiciona 50 pontos à sua pontuação.

Caminho 3: O Caminho das Criaturas

  • Descrição: Este caminho é repleto de sons estranhos e pegadas misteriosas no chão. Parece ser o caminho mais imprevisível e enigmático da floresta.
  • Obstáculo: O jogador se depara com uma criatura mágica adormecida bloqueando o caminho. Ele deve decidir se tentará contornar a criatura com cuidado ou acordá-la para passar.
  • Premiação: Se o jogador decidir contornar a criatura com sucesso, ele encontra uma árvore encantada que concede a ele uma habilidade especial de camuflagem, adicionando 75 pontos à sua pontuação. 

Com esses três caminhos, o jogador terá que tomar decisões estratégicas para superar os obstáculos e acumular o máximo de pontos possível em sua aventura pela Floresta Sussurrante. 

Procedimentos para a realização da atividade:

Aplicação dos fundamentos da lógica de programação e algoritmos por meio de instruções
de entrada e saída, criação de variáveis e constantes, sobretudo a utilização da estrutura
de decisão (“SE” ou “ESCOLHA CASO”) em Portugol para resolução da atividade...

 

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AP1 DE ESTRADAS E PAVIMENTAÇÕES [RESOLVIDA]

Neste exercício você deve calcular e responder a distância de frenagem e dizer se haverá colisão ou não do veículo. Lembrando o que deve demonstrar o cálculo.

Tabela para consulta:


 

 

 

 

A) O veículo em uma via plana à 110km/h percebe um obstáculo à 200,00m.

B) O veículo na via com 5% de aclive à 100km/h percebe um obstáculo à 250,00m.

C) O veículo em uma via plana à 80km/h percebe um obstáculo à 100,00m.

D) O veículo em uma via plana à 120km/h percebe um obstáculo à 300,00m.

 

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19/08/2024

PORTFÓLIO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS [2024.2]

ATIVIDADE PRÁTICA 1

Atividade proposta:
Nesta atividade, caro aluno, você irá acessar um Laboratório Virtual para operar uma máquina de Ensaio de Tração. Ela será usada para aplicar tensões de tração a diferentes corpos de prova, feitos de materiais diferentes, com o intuito de estudar a resistência destes materiais a este tipo de carga aplicada. Utilizando uma bomba hidráulica manual, você adicionará pressão de tração sobre a amostra, e um manômetro analógico mostrará os valores de pressão aplicados. Nesse experimento você deverá coletar os dados de diâmetro de cada peça, e da tensão de ruptura. Com os dados obtidos será possível caracterizar os quatro tipos de material quanto à Carga Útil, também chamada de Carga de Ruptura.
 

Objetivos:

  • Um experimento como este tem como objetivo caracterizar diferentes materiais. De forma mais específica, seu objetivo será obter a Carga Útil de cada material testado. No caso desse experimento, isso será feito com quatro materiais diferentes: Aço carbono, duas ligas de alumínio diferentes e uma liga de titânio.
ATIVIDADE PRÁTICA 2

Atividade proposta:
Nesta atividade, caro aluno, você irá acessar um Laboratório Virtual para operar uma máquina de Ensaio de Tração. Ela será usada para aplicar tensões de tração a diferentes corpos de prova, feitos de 4 materiais diferentes, com o intuito de caracterizar estes materiais quanto à sua resistência a tensões de tração. Utilizando uma bomba hidráulica manual, você adicionará pressão de tração sobre a amostra, e um manômetro analógico mostrará os valores de pressão aplicados. Nesse experimento você deverá coletar os dados de deformação para cada valor de tensão de tração aplicada. Com os dados obtidos será possível construir o gráfico de carga aplicada em função da deformação específica, bem como caracterizar os quatro tipos de material quanto a algumas tensões características.


Objetivos:

  • Você terá dois objetivos ao realizar este ensaio de tração:

1. Construir o gráfico de carga em função da deformação específica para cada um.
2. Caracterizar os materiais estudados identificando aproximadamente as tensões de escoamento, de estricção e de ruptura para cada um dos materiais.

ATIVIDADE PRÁTICA 3

Atividade proposta:
Olá! Nesta atividade você irá acessar um Laboratório Virtual para o operar uma máquina de ensaio de compressão. Ela será utilizada para aplicar tensões a diferentes corpos de prova, feitos de diferentes materiais. Um sistema de medição composto por um manômetro e um relógio comparador fará a leitura dos valores de pressão e deformação em cada momento durante os testes. Os dados básicos que serão obtidos por você serão estes dois últimos mencionados, isto é, para cada valor de deformação um valor de pressão associado. Com os dados obtidos, e com os cálculos devidos, será possível construir um gráfico da carga versus a deformação específica, e a partir do gráfico calcular o módulo de elasticidade de cada material.


Objetivos:

  • Podemos categorizar seus objetivos em dois neste roteiro de aula prática:

1. Realizar um ensaio de compressão com 3 materiais diferentes, com o intuito de construir o gráfico de carga em função da deformação específica para cada um.
2. Caracterizar os materiais estudados calculando o Módulo de Elasticidade e a Deformação Plástica de cada um.

ATIVIDADE PRÁTICA 4

Atividade proposta:
Nesta atividade, caro aluno, você irá acessar um Laboratório Virtual para o operar uma máquina de ensaio de torção. Ela será utilizada para aplicar torques a diferentes corpos de prova, feitos de diferentes materiais, com o intuito de causar tensões de torção. Um sistema de medição fará a leitura dos valores de ângulo de torção e de torque aplicado a cada momento durante o experimento. Os dados básicos que serão obtidos por você serão estes dois últimos mencionados, isto é, para cada valor de ângulo um valor de torque associado, além do comprimento inicial de cada corpo de prova. Com os dados obtidos, e com os cálculos devidos, será possível construir um gráfico da tensão versus a deformação de cisalhamento, e a partir do gráfico calcular o módulo de elasticidade transversal.


Objetivos:
● Testar hipóteses teóricas a respeito do funcionamento da estrutura de diferentes materiais.
● Construir o gráfico do ensaio de torção
● Extrair do gráfico uma informação importante da estrutura dos materiais testados, a saber, o módulo de elasticidade transversal – que será obtido através do coeficiente angular da parte linear do gráfico.

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AV1 - FÍSICA GERAL [ATIVIDADE RESOLVIDA]

    
1) As grandezas físicas são importantes na descrição dos fenômenos da natureza e são representadas por seu valor numérico (módulo), seguido de sua unidade de medida. Contudo, cotidianamente algumas das grandezas são utilizadas de maneira errada, com seus conceitos confundidos, como é o caso das grandezas massa e peso, por exemplo. E isso dificulta a compreensão e descrição correta dos fenômenos.

Assinale a alternativa que expresse, corretamente, a diferença entre as grandezas massa e peso.

Alternativas:

    a)

    Massa é a quantidade de matéria de um corpo e é uma grandeza vetorial. O peso é a força com a qual o corpo é atraído pela Terra e é uma grandeza escalar.
    b)

    O peso de um corpo é a força com a qual ele é atraído pela Terra, sendo, por essa razão, uma grandeza vetorial. A massa é a quantidade de matéria que compõe o corpo e é uma grandeza escalar.
    c)

    Massa e peso são grandezas vetoriais. A diferença é que a definição de peso leva em consideração a aceleração da gravidade.
    d)

    O peso é fruto do produto da massa pela gravidade, e a massa é fruto do produto do peso pela gravidade.
    e)

    As unidades de medida, no Sistema Internacional, para massa e peso são, respectivamente, Newton (N) e grama (g).

2)

A análise do movimento de um corpo no plano pode ser realizada de duas formas: pelo lançamento de projéteis (denominado de movimento oblíquo, em que a partícula segue uma trajetória parabólica sob a influência da gravidade) e pelo movimento circular (em que a partícula se move ao longo de um círculo ou arco).

Com relação ao movimento oblíquo, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando jogamos um objeto para cima, ele começa a desacelerar porque a gravidade o puxa pra baixo. Assim, na subida, a gravidade atua como uma "aceleração negativa". Mas, quando ele começa a descer, é como se a gravidade desse um empurrãozinho, tornando-se uma "aceleração positiva".

II. Enquanto o corpo está no ar, além do movimento vertical, há o movimento horizontal com velocidade constante. Nesse movimento não há nenhuma força extra atuante nessa direção.

III. A altura máxima da trajetória descrita pelo corpo é o ponto mais alto que ele alcança antes de começar a cair. Nesse ponto, a velocidade vertical é zero.

IV. O alcance máximo é a maior distância horizontal que o corpo pode atingir em uma trajetória. O seu máximo será quando o lançamento ocorrer em um ângulo de 45°.

V. O tempo total do lançamento é calculado pelo tempo de subida mais o tempo de descida do projétil, ou seja, o dobro do tempo de subida.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

    a)

    I e II, apenas.
    b)

    I e III, apenas.
    c)

    I, III e V, apenas.
    d)

    I, II e IV, apenas.
    e)

    I, II, III, IV e V.

3)

O movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como o movimento de um móvel em relação a um referencial ao longo de uma reta, com a aceleração sempre constante.

Uma motocicleta se desloca com velocidade constante igual a 30m/s. Quando o motociclista vê uma pessoa atravessar a rua, freia a moto até parar. Sabendo que a aceleração máxima para frear a moto tem valor absoluto igual a 8m/s², e que a pessoa se encontra 50m distante da motocicleta, calcule a distância mínima de frenagem em metros e assinale a alternativa correta.

Alternativas:

    a)

    108
    b)

    73
    c)

    56
    d)

    35
    e)

    22

4)

Para calcular a velocidade média que se conhece a variação do espaço percorrido, é preciso dividi-la pelo intervalo de tempo em que o movimento ocorreu. Esse intervalo de tempo é a diferença entre o instante inicial e o instante final. Dessa forma, a velocidade média de um corpo pode ser definida matematicamente por v = Δx / Δt. Sua unidade, no Sistema Internacional, é dada em metros por segundo (m/s).

Assim, considere uma uma situação em que um motorista pretende percorrer em 4,5 horas a distância de 360 km. Mas algumas dificuldades imprevistas o obrigaram a manter a velocidade de 60 km/h durante os primeiros 150 minutos. No percurso restante, para chegar no tempo previsto, qual deve ser a velocidade, em m/s?

Assinale a alternativa correta.

Alternativas:

    a)

    105
    b)

    90
    c)

    70
    d)

    55
    e)

    30

5)

Pensando em um jogo de futebol, considere uma situação em que o zagueiro lança a bola no campo adversário para um contra-ataque rápido. O lançamento ocorreu em um ângulo β, fazendo com que a bola percorresse 60 metros horizontalmente, uma trajetória parabólica, em 4 segundos.

Desprezando a resistência do ar, qual o módulo da velocidade de lançamento V e o módulo da velocidade horizontal Vx, em metros por segundos, respectivamente?

Para os cálculos, considere senβ = 0,8; cosβ = 0,6.

Alternativas:

    a)

    15 e 25.
    b)

    15 e 50.
    c)

    25 e 15.
    d)

    25 e 25.
    e)

    25 e 50.


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18/08/2024

PORTFÓLIO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE [2024.2]

ATIVIDADE PRÁTICA 1
Atividade proposta: Nesta prática você irá determinar a velocidade de escoamento e a viscosidade de fluidos através da análise do deslocamento de esferas metálicas com diferentes diâmetros, quando imersas em fluidos com viscosidades distintas. Com o auxílio do viscosímetro de Stokes irá obter os tempos de queda livre das esferas nos fluidos e, com isso, encontrar a viscosidade dinâmica dos fluidos de forma experimental, podendo realizar uma comparação com os valores teóricos.

Objetivos:

  • Determinar a viscosidade de diferentes fluidos;
  • Diferenciar a viscosidade dinâmica e a viscosidade cinemática;
  • Compreender a relação entre a velocidade de escoamento e as propriedades dos fluidos;
  • Compreender a lei de Stokes através da aplicação do viscosímetro na determinação da viscosidade do fluido.

ATIVIDADE PRÁTICA 2
Atividade proposta: Através do Experimento de Reynolds você irá verificar o comportamento de um fluido (água) em uma tubulação. Deverá identificar os três tipos de escoamentos: laminar, transição e turbulento e a sua relação com o número adimensional de Reynolds.

Objetivos:

  • Determinar a vazão em uma tubulação;
  • Identificar as características dos tipos de escoamento: laminar, transição e turbulento;
  • Relacionar o comportamento do fluido com o número de Reynolds.

ATIVIDADE PRÁTICA 3
Atividade proposta: Este experimento realizado na bancada didática de mecânica dos fluidos permite verificar o comportamento do escoamento da água em tubulações de diferentes diâmetros e materiais, medindo a perda de carga em cada caso. Você deverá variar a vazão do escoamento e verificar sua influência no sistema, realizando a leitura da diferença de pressão entre os pontos de medição (perda de carga) utilizando o manômetro em U. Os dados de perda de carga obtidos experimentalmente serão comparados com os resultados teóricos calculados utilizando diagrama de MOODY. 

Objetivos:

  • Identificar a relação de dependência entre a perda de carga e a vazão;
  • Determinar o número de Reynolds para cada caso estudado;
  • Compreender como o material utilizado na fabricação dos condutos influencia na queda de pressão de um fluido em movimento.

Referências:
ALGETEC. Roteiro de Experimentos: Perda de Carga Distribuída.
ALGETEC. Sumário Teórico: Perda de Carga Distribuída

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