10/08/2025

AV1 - Circuitos Elétricos Avançados [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]

1) Os números complexos são uma extensão dos números reais, onde adicionamos uma componente imaginária. Eles são representados na forma a + bi, em que 'a' é a parte real e 'b' é a parte imaginária. Estes números são de suma importância na análise de circuitos elétricos avançados ao descrever grandezas que possuem componentes de amplitude e fase. O matemático suíço Leonhard Euler contribuiu significativamente para o desenvolvimento dos números complexos, introduzindo a famosa identidade de Euler, que relaciona números complexos com funções trigonométricas. Assim, a teoria dos números complexos, fasores e a relação entre tensão e corrente em componentes elétricos desempenham um papel fundamental na análise e compreensão de circuitos elétricos de corrente alternada (CA) e em muitos outros fenômenos elétricos e eletrônicos. Esses conceitos oferecem uma maneira poderosa de descrever e analisar fenômenos elétricos que envolvem oscilações e variações temporais.

De acordo com o exposto, assinale a alternativa que apresenta a relação entre a magnitude (|Z|) e o ângulo (¿) em uma impedância (Z) de um componente elétrico em um circuito de corrente alternada (CA).


Alternativas:

  • a)

    vertical line Z vertical line space equals space R space e space theta space equals space X.

  • b)

    vertical line Z vertical line space equals space R space e space theta space equals space X angle 90 degree.

  • c)

    vertical line Z vertical line equals square root of left parenthesis R squared plus X squared right parenthesis end root space e space theta equals t g to the power of negative 1 end exponent open parentheses X over R close parentheses.


  • d)

    vertical line Z vertical line equals square root of left parenthesis R squared plus X squared right parenthesis end root space e space theta equals X over R.

  • e)

    vertical line Z vertical line equals R plus j X space e space theta equals square root of left parenthesis R squared plus X squared right parenthesis end root.

2)

O teorema de Thévenin e Norton são ferramentas de análise poderosa na simplificação de circuitos complexos, permitindo que sejam representados de forma mais concisa e fácil de analisar. Eles oferecem uma série de benefícios significativos para os especialistas da área que trabalham com circuitos elétricos. Uma das principais aplicações do teorema de Thévenin é a análise de circuitos com fontes de energia em série ou em paralelo. Isso significa que, independentemente da configuração das fontes de tensão ou corrente no circuito original, é possível reduzi-lo a um circuito equivalente mais simples; contendo uma única fonte de tensão em série com um resistor (no caso do teorema de Thévenin) ou uma única fonte de corrente em paralelo com um resistor (no caso do teorema de Norton). Além disso, o teorema de Thévenin permite realizar modificações nos valores do circuito sem a necessidade de considerar os efeitos dessas alterações em todas as partes do circuito. Isso simplifica o processo de projeto e análise, economizando tempo e recursos.

Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta quando é apropriado usar os equivalentes de Thévenin e Norton na análise de circuitos de corrente alternada.


Alternativas:

  • a)

    Os equivalentes de Thévenin e Norton só são aplicáveis em circuitos de corrente contínua.

  • b)

    Os equivalentes de Thévenin e Norton são usados apenas em circuitos de corrente alternada de baixa potência.

  • c)

    Os equivalentes de Thévenin e Norton são aplicáveis em circuitos CA de grande porte quando deseja-se simplificar a análise.


  • d)

    Os equivalentes de Thévenin e Norton são adequados apenas para circuitos com resistores.

  • e)

    Os equivalentes de Thévenin e Norton não têm aplicação prática na análise de circuitos elétricos.

3)

O circuito mostrado na Figura tem uma configuração idêntica a Ponte de Wheatstone e é puramente resistivo. A Ponte de Wheatstone é um circuito elétrico muito utilizado na área da eletrônica e engenharia, amplamente aplicado para medir resistências elétricas desconhecidas e determinar valores precisos de resistores. Este dispositivo foi inventado por Samuel Hunter Christie em 1833, mas ganhou o nome de Sir Charles Wheatstone, que popularizou e aprimorou sua utilização. A estrutura básica da Ponte de Wheatstone consiste em quatro resistores dispostos em um arranjo de braço, geralmente em forma de um losango, com uma fonte de tensão contínua aplicada a dois cantos opostos da figura e um detector (geralmente um galvanômetro) conectado entre os outros dois cantos. O objetivo da Ponte de Wheatstone é determinar o valor da resistência desconhecida em um dos braços do circuito, usando uma resistência conhecida, um potenciômetro e ajustando a tensão até que o galvanômetro não apresente corrente, indicando equilíbrio no circuito. O princípio de funcionamento da Ponte de Wheatstone é baseado na comparação de resistências em dois ramos do circuito. Quando o circuito está em equilíbrio, a razão entre as resistências conhecidas e desconhecidas é igual.

 

Figura - Circuito com a configuração idêntica a Ponte de Wheatstone.

fig1

Fonte: Adaptado de Zuim (2023).

Utilizando o teorema de Thévenin, calcule a tensão e o valor da carga (RL) representada na Figura. Em seguida, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    -9V e 5,4O.

  • b)

    -7V e 3,4O.

  • c)

    -10V e 6,4O.

  • d)

    -8V e 4,4O.


  • e)

    -8V e 6,4O.

4)

A diferença entre Potência Real (Ativa) e Potência Reativa é fundamental para compreender o funcionamento de sistemas de corrente alternada (CA) e a eficiência de dispositivos elétricos. A Potência ativa é medida em Watts (W) e é representada pela letra "P" em equações e cálculos. Por outro lado, a Potência Reativa é a energia que oscila continuamente entre a fonte de energia e os dispositivos elétricos. Isso ocorre devido à presença de componentes reativos, como indutores e capacitores, em um circuito de CA. Esses componentes armazenam e liberam energia em um ciclo contínuo. A Potência Reativa é medida em Volt-Ampère-Reativo (VAr) e é representada pela letra "Q" nas equações. A Potência Real e a Potência Reativa estão relacionadas pela raiz quadrada da soma dos quadrados, formando a Potência Aparente (S), que é medida em Volt-Ampère (VA).

Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a diferença entre Potência Real (Ativa) e Potência Reativa.


Alternativas:

  • a)

    A Potência Real é a potência que aparenta ser fornecida a um dispositivo, enquanto a Potência Reativa é a potência média ao longo de um período de tempo.

  • b)

    A Potência Real é a energia armazenada em componentes capacitivos, e a Potência Reativa é a energia armazenada em componentes indutivos.

  • c)

    A Potência Real é medida em Volt-Ampère-Reativo (VAr), e a Potência Reativa é medida em Watts (W).

  • d)

    A Potência Real é a potência que realiza trabalho útil, enquanto a Potência Reativa não realiza trabalho útil.


  • e)

    A Potência Real é a potência em um determinado instante no tempo, enquanto a Potência Reativa é a média das potências instantâneas.

5)

As conexões em estrela e triângulo são duas formas de interligar as fases de um sistema trifásico. Na conexão em estrela, as extremidades de cada fase são conectadas em um ponto comum, formando o centro da estrela. Na conexão em triângulo, as extremidades de cada fase são conectadas em série, formando um circuito fechado triangular. A escolha entre essas configurações depende das características específicas do sistema e das cargas a serem alimentadas. Um sistema trifásico equilibrado é aquele em que as amplitudes e as defasagens entre as fases são iguais, garantindo distribuição uniforme da potência. Já, um sistema desequilibrado ocorre quando há disparidades nas amplitudes ou defasagens, o que pode resultar em desequilíbrio nas cargas e na distribuição de potência. A compreensão desses conceitos é relevante para o projeto eficiente e a operação segura de sistemas elétricos trifásicos e monofásicos. As cargas dos grandes edifícios são quase sempre ligadas em estrela, pois se constituem de diversas cargas monofásicas e, no conjunto, comportam-se como carga trifásica ligada em estrela.

Se as cargas estão equilibradas entre as fases, ou seja, se existe o mesmo valor da corrente entre fase e neutro, a corrente resultante no neutro é


Alternativas:

  • a)

    Nula.


  • b)

    Não nula.

  • c)

    Três vezes a corrente de fase.

  • d)

    A soma das correntes das fases.

  • e)

    O valor médio das fases.

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AV2 - Geologia e Mecânica dos Solos [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]

1) No decorrer da espessura, a tensão efetiva diminui até ser nula, onde as forças transmitidas entre os grãos também são nulas.

Esse ponto o gradiente provoca um determinado fenômeno, que recebe o nome de:


Alternativas:

  • a)

    Grau de saturação

  • b)

    Grau de aeração

  • c)

    Silte argiloso

  • d)

    Areia movediça

  • e)

    Nenhuma das alternativas anteriores.

2)

O índice de vazios foi introduzido pelo engenheiro Karl von Terzaghi (1883-1963) quando este estudava o fenômeno de adensamento do solo, pois a variação deste índice se dava principalmente pela variação do volume de vazios, visto que o volume de sólidos não se altera muito ou nada durante o fenômeno.

Imagine que você vai determinar o índice de vazios para um solo analisado em laboratório. Os dados recebidos foram: volume total open parentheses V subscript t close parentheses de 12.000 cm³, um volume de sólidos open parentheses V subscript s close parentheses de 6815 cm³ e um volume de água open parentheses V subscript w close parentheses de 3.600 cm³. Determine o índice de vazios para o solo analisado:


Alternativas:

  • a)

     e equals 0 comma 76

  • b)

     e equals 0 comma 81

  • c)

     e equals 0 comma 9

  • d)

     e equals 1 comma 05

  • e)

    Nenhuma das alternativas anteriores.

3)

Todas as três fases do solo, partículas sólidas, água e ar estão presentes de forma combinada no solo. Mas para simplificar os cálculos, assumimos que as três fases do solo podem ser separadas. Assim, considerando um bloco diagrama, as partículas sólidas são colocadas na parte inferior. A água é colocada no meio enquanto o ar é colocado na parte superior. Essas fases podem ser relacionadas por meio de índices. Com base no contexto apresentado, analise as seguintes sentenças:

 

I- Quando a água não está presente no solo, ou seja, o solo tem apenas ar e partículas sólidas, é chamado de solo natural.

II- A exceção é o solo seco e saturado, que possui apenas duas fases.

III- A porcentagem relativa dos constituintes e seus arranjos e outros fatores auxiliam na determinação das propriedades da massa do solo.

IV- Quando o ar não está presente no solo, ou seja, o solo tem apenas água e partículas sólidas, é chamado de solo saturado.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:


Alternativas:

  • a)

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • b)

    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

  • c)

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • d)

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • e)

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

4)

As propriedades do índice do solo são propriedades que facilitam a identificação e classificação dos solos para fins de engenharia. As propriedades de índice do solo incluem vários índices que ajudam a determinar o comportamento da engenharia, como limites líquidos, limites plásticos, consistência, plasticidade, etc. Com base no contexto apresentado, analise as seguintes sentenças:

 

I- Uma das propriedades do índice do solo que descrevem solos não coesivos é a classificação, também conhecida como distribuição de tamanho de partícula.

II- Solos mal graduados podem ser mais densamente compactados.

III- Na prática, os termos mole, médio, duro, muito duro e duro são aplicados para avaliar a granulometria do solo.

IV- O solo que contém uma ampla gama de tamanhos de partículas é chamado de bem graduado.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:


Alternativas:

  • a)

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • b)

    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

  • c)

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • d)

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • e)

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

5)

Para entender o comportamento de engenharia do solo, empregamos vários métodos e a distribuição de tamanho de partícula é um deles. A distribuição de tamanho de partícula é o método de separação de qualquer amostra de solo em diferentes frações com base em seus tamanhos de partícula. Com base no contexto apresentado, analise as afirmativas as seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) Há pouca possibilidade de que um solo seja composto de todas as partículas de apenas um tamanho.

(   ) Em situações usuais, a massa do solo consiste em partículas de muitos tamanhos diferentes.

(   ) A faixa de tamanho das partículas pode variar de grossa a fina em apenas uma amostra.

(   ) Amostras que são essencialmente de uma mesma fração granulométrica precisam ser estimadas por peneiramento e sedimentação.

(   ) Partículas muito finas com tamanho menor que 75 mícrons carregam cargas em sua superfície e tendem a aderir às outras partículas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    V – F – V – F – V.

  • b)

    V – V – V – F – V.

  • c)

    V – F – V – V – V.

  • d)

    F – F – V – F – F.

  • e)

    F – F – V – F – V.

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09/08/2025

AV1 - Geologia e Mecânica dos Solos [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]

1) Rochas ígneas (da palavra latina para fogo) se formam quando quentes, rochas derretidas cristalizam e solidificam. O derretimento se origina nas profundezas da Terra, perto dos limites das placas ativas ou pontos quentes, e sobe em direção à superfície. As rochas ígneas são divididas em dois grupos, intrusivas ou extrusivas, dependendo de onde a rocha fundida se solidifica. Com base no contexto apresentado, analise as seguintes sentenças:

 

I- As rochas intrusivas têm uma textura de granulação grosseira.

II- Todo o magma se desenvolve no subsolo, na crosta inferior e no núcleo, por causa do intenso calor que ali existe.

III- A rocha ígnea extrusiva ou vulcânica é produzida quando o magma sai e esfria acima (ou muito perto) da superfície da Terra.

IV- As rochas ígneas possuem composições semelhantes, dependendo do magma de onde se resfriam.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:


Alternativas:

  • a)

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.


  • b)

    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

  • c)

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • d)

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • e)

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

2)

As rochas sedimentares são um dos três tipos principais de rochas, juntamente com as ígneas e metamórficas. Eles são formados na superfície da Terra ou perto dela a partir da compressão de sedimentos oceânicos ou outros processos. Com base no contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) As rochas sedimentares são formadas na superfície da Terra ou perto dela, em contraste com as rochas metamórficas e ígneas, que são formadas nas profundezas da Terra.

(   ) Os processos geológicos mais importantes que levam à criação de rochas sedimentares são erosão, intemperismo, dissolução, precipitação e litificação.

(   ) Erosão e intemperismo incluem os efeitos do vento e da chuva, que lentamente quebram grandes rochas em menores.

(   ) A erosão e o intemperismo transformam rochas e até montanhas em sedimentos, como areia ou lama.

(   ) A precipitação e a litificação são processos que desconstroem novas rochas ou minerais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    V – F – V – F – V.

  • b)

    V – V – F – V – V.

  • c)

    V – F – F – V – F.

  • d)

    F – V – V – V – V.

  • e)

    V – V – V – V – F.


3)

As propriedades mecânicas das rochas são geralmente medidas usando métodos estáticos e dinâmicos. Métodos estáticos são geralmente conduzidos no laboratório com equipamentos de teste específicos que contêm amostras de núcleo. As amostras são continuamente comprimidas até que ocorra a falha. As curvas de tensão-deformação são registradas simultaneamente usando um computador e parâmetros mecânicos pode ser obtido a partir das curvas. Com base no contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) O processo de falha da rocha é extremamente complexo e não está sujeito a métodos convenientes caracterização através de modelos simplificados.

(   ) O módulo elástico descreve a capacidade de ruptura da rocha, ou a rigidez de uma rocha.

(   ) A resistência à compressão é a capacidade de um material de suportar forças de compressão direcionadas axialmente.

(   ) Para uma rocha de baixo módulo de elasticidade (branda), ela será menos deformável e a parte inicial da curva tensão-deformação completa será suave.

(   ) O material rochoso geralmente tem um baixa resistência à tração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    F – V – F – V – F.

  • b)

    V – F – V – V – V.

  • c)

    F – F – V – F – F.

  • d)

    V – V – F – F – V.

  • e)

    V – F – V – F – V.


4)

Ao contrário do meio geológico, a geologia ambiental não possui conceitos de espaço por ser uma ciência que estuda o meio geológico. Ao se estudar e avaliar todos os tipos de desastres naturais, existe a preocupação em minimizar a perda de vidas e os danos materiais causados por desastres destrutivos. Sobre a relação entre o ambiente geológico e as ações antrópicas é possível afirmar, que:

Assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    Ao avaliar as interações entre eles, o escopo de influência potencial também deve ser incluído em todos os processos de trabalho geológico ambiental.


  • b)

    As características das interações entre eles dependem das características do ambiente geológico sem haver relação com a ação antrópica.

  • c)

    Ao avaliar as interações entre eles, o escopo de influência probabilística também deve ser incluído em todos os processos de trabalho geológico ambiental.

  • d)

    Em um ambiente geológico, as interações entre as atividades econômicas humanas e o ambiente geológico podem ser consideradas de baixa relação entre si.

  • e)

    Em um ambiente geológico, as interações entre as atividades econômicas humanas e o ambiente geológico podem ser consideradas como um sistema simples.

5)

Os engenheiros geotécnicos são profissionais hábeis em identificar os riscos potenciais envolvidos nas estruturas de construção propostas em um local. Eles podem fazer isso por meio de uma variedade de técnicas de investigação, incluindo: amostragem direta por meio de sondagens e poços de teste e técnicas geofísicas indiretas. A análise geotécnica usando software especial pode modelar o comportamento estrutural com base em parâmetros geotécnicos para estimar o movimento do mundo real e projetar cenários de ação. Com base no contexto apresentado, analise as seguintes sentenças:

 

I- O objetivo de uma investigação geotécnica do local é fornecer um relatório detalhado à empresa de construção antes de iniciar o trabalho.

II- O escopo da investigação geotécnica do local envolve a coleta de amostras de solo, execução de testes de laboratório, pesquisa de literatura disponível, mapeamento/registro e realização de análises no local.

III- Campanhas de investigações geológico-geotécnicas são executadas após o início preliminar dos projetos de engenharia..

IV- Os dados coletados dos estudos de investigações geológico-geotécnicos são usados para classificação do local, muros de contenção, drenagem do local e fundações de edifícios, por exemplo..

Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:


Alternativas:

  • a)

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • b)

    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

  • c)

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • d)

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.


  • e)

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

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