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24/10/2024

PORTFÓLIO COMPLETO DO ROTEIRO DA AULA PRÁTICA DE DESENHO TÉCNICO PROJETIVO [RESOLVIDO]

Procedimento/Atividade nº 1 

Atividade proposta: Com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos no estudo da seção, a proposta de atividade consiste na definição de camadas de trabalho (Layers) bem como na adaptação de um banheiro considerando os conceitos do Desenho Universal.A atividade consiste em desenhar a planta baixa de um banheiro que atenda a norma ABNT-NBR 9050:2020. Para desenhar esse banheiro (Figura 1), é necessário utilizar as camadas de trabalho (layers). A primeira camada deve ser a parte estrutural (alvenaria) do banheiro, a segunda camada deve apresentar os detalhes do revestimento do piso, a terceira camada deve conter as louças e metais sanitários.





O banheiro deve ter dimensões e forma que permitam a disposição e o uso adequado de vaso sanitário, chuveiro, lavatório, bem como espaço de armazenagem para produtos de higiene pessoal, de modo a possibilitar que o usuário de cadeira de rodas disponha de: 

• Área de aproximação frontal ao lavatório, com 25 cm sob a louça; 
• Lavatório de embutir sobre bancada, contendo torneira de mesa com comando adequado.• Area de transferência frontal, diagonal e lateral à bacia sanitária; 
• Área de transferência lateral, externa ao box do chuveiro; 
• Box com dimensão mínima de 90 cm X 95 cm; 
• Área de manobra com amplitude mínima de 180°, para entrar e sair de frente; 

Para elaboração da planta baixa, considere uma área de 6,48 m² (2,7m x 2,4 m) e as barras de sustentação podem ser desconsideradas. Procedimentos para a realização da atividade: Primeiramente, vamos baixar alguns blocos que são alguns desenhos prontos que podem ser utilizados no nosso projeto. Para isso, você deve acessar o link https://www.cadblocos.arq.br/ e ir em “Banheiros”, conforme ilustrado na Figura 2. 

Entrega de um arquivo em PDF, arquivo único, com a identificação do aluno, que contemple todas as etapas da atividade prática, conforme apresentado no checklist.


Portfólio completo com todos os Procedimentos e Atividades Propostas...



ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
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20/10/2024

AV2 - Física Geral e Experimental - Mecânica [DEPENDÊNCIA]

 1)

Texto base:

http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201602/BANCO_DE_QUESTOES_IMAGENS/U3/Aline%20Lourenco/enunciado.JPG

http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201602/BANCO_DE_QUESTOES_IMAGENS/U3/Aline%20Lourenco/enunciado-imagem.JPG


Alternativas:

  • a)

    http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201602/BANCO_DE_QUESTOES_IMAGENS/U3/Aline%20Lourenco/A.JPG

  • b)

    http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201602/BANCO_DE_QUESTOES_IMAGENS/U3/Aline%20Lourenco/B.JPG

  • c)

    http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201602/BANCO_DE_QUESTOES_IMAGENS/U3/Aline%20Lourenco/C.JPG


  • d)

    http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201602/BANCO_DE_QUESTOES_IMAGENS/U3/Aline%20Lourenco/D.JPG

  • e)

    http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201602/BANCO_DE_QUESTOES_IMAGENS/U3/Aline%20Lourenco/E.JPG

2)Texto base:

Um trenó de massa de 85kg desce a encosta de uma montanha e atinge um trecho horizontal retilíneo com velocidade de 37m/s. Uma força desacelera o trenó até o repouso a uma taxa de 2,0m/s² . A distância que o trenó percorre até parar e o trabalho realizado pela força nessa situação são, respectivamente, de (considere valores aproximados):


Alternativas:

  • a)

    342m e - 58,2kJ 


  • b)

    342m e 58,2kJ

  • c)

    542m e -58,2kJ

  • d)

    42m e 38,2kJ

  • e)

    342m e -38,2kJ

3)Texto base:

Um cachorro arrasta sua cama de dormir em um piso horizontal, aplicando uma força horizontal de constante de 8,0N. O módulo da força de atrito cinético que age sobre a cama é de 5,0N. Se a cama é arrastada por 150cm, o trabalho realizado pelo cachorro e a energia mecânica dissipada no processo possuem módulos, respectivamente, de:


Alternativas:

  • a)

    12J e 4,5J

  • b)

    10J e 7,5J

  • c)

    10J e 4,5J

  • d)

    12J e 7,5J


  • e)

    12J e 12J

4)

QUESTÃO ANULADA!
Selecione uma das alternativas para que a nota dessa questão seja registrada.

*O ponto só será validado se uma das alternativas for assinalada, por isto atenção para não deixar nenhuma questão sem resposta. Para os alunos que já concluíram a atividade, não é necessário abrir chamado; todas as notas serão recalculadas automaticamente.

 

Texto base:

 

 enun

 

 


Alternativas:

  • a)

    a


  • b)

    b

  • c)

    c

  • d)

    d

  • e)

    e

5)Texto base:

A respeito do momento linear (quantidade de movimento) e da energia cinética de um corpo de massa constante, podemos afirmar que:


Alternativas:

  • a)

    Em um movimento retilíneo, uniforme o momento linear não pode ser constante

  • b)

    Sempre que o módulo do momento linear de um copo for constante, sua energia cinética também será

  • c)

    Quando dois corpos idênticos colidem com a mesma velocidade escalar, podemos dizer que cada um tem o mesmo momento linear e a mesma energia cinética

  • d)

    No movimento uniformemente variado o momento linear e a energia cinética são constantes

  • e)

    O momento linear de um móvel de massa constante será constante e não nulo para movimentos retilíneos uniformes


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AV1 - Física Geral e Experimental - Mecânica [DEPENDÊNCIA]

 

1) Texto base:

2016.2-U1S2-AAP-FGM-Q10


Alternativas:

  • a)

    5000 m.

  • b)

    50 m.

  • c)

    5,0 m.

  • d)

    70,7 m.


  • e)

    7 m.

2)Texto base:

Considere a situação mostrada na figura abaixo.

2016.2-U2S3-AAP-FGM-Q02


Alternativas:

  • a)

    I, II e III

  • b)

    I e II

  • c)

    II e III

  • d)

    IV

  • e)

    I


3)Texto base:

Considere o sistema abaixo, o qual está em equilíbrio. A massa do bloco A é de 20 kg. A tração no cabo e a massa do corpo B possuem valores aproximados, respectivamente, de:

2016.2-U2S3-AAP-FGM-Q09


Alternativas:

  • a)

    157 N e 16 kg

  • b)

    157 N e 12 kg

  • c)

    118 N e 12 kg


  • d)

    118 N e 16 kg

  • e)

    12 N e 12 kg

4)

Frequentemente, para avaliar o desempenho e as condições de segurança dos metrôs, fiscais contratados pela companhia de transporte acompanham e monitoram as viagens de dentro de um vagão escolhido ao acaso. Um dos pontos de análise é a aceleração do metrô durante primeiros minutos de movimento. É importante que essa aceleração não seja muito brusca, pois poderá causar danos ao trilho e também poderá derrubar bruscamente os passageiros que viagem em pé, causando sérios problemas.

Através de um aplicativo, o fiscal da companhia de transporte registrou a cada minuto, a velocidade do metrô que ele analisava. O resultado foi: 20 km/h, 26 km/h, 32 km/h e 38 km/h. Pode-se concluir que:


Alternativas:

  • a)

    a aceleração média do metrô é de 6 km/h a cada minuto.


  • b)

    o movimento do metrô é uniforme com aceleração constante.

  • c)

    a aceleração média do metrô é de 6 km/h a cada segundo.

  • d)

    a aceleração média do metrô é de 6 km/h a cada hora.

  • e)

    há variação de velocidade, porém não é possível calcular a aceleração.

5)

Uma forma interessante de multiplicar três vetores é encontrando o produto escalar de um dos vetores com o produto vetorial dos outros dois.

Essa operação é também chamada de produto misto e e resulta em um escalar que, em módulo, será idêntico ao volume de um paralelepípedo construído com base nos três vetores utilizados. Considere um paralelepípedo determinado pelos vetores:

 stack v subscript 1 with rightwards arrow on top equals left parenthesis 0 comma negative 1 comma space 2 right parenthesis space semicolon space space stack v subscript 2 with rightwards arrow on top equals left parenthesis negative 4 comma space 2 comma space space minus 1 right parenthesis space space space e space space space stack v subscript 3 with rightwards arrow on top equals left parenthesis 3 comma space m comma space space minus 2 right parenthesis 


Marque a alternativa que contém o valor de m para que o volume desse paralelepípedo seja igual a 33.


Alternativas:

  • a)

    12/5.

  • b)

    -34/7.

  • c)

    -17/4.


  • d)

    17/4.

  • e)

    4/5.

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15/10/2024

AV2 - Tecnologias Limpas e Tratamento de Resíduos [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]


1) A gestão inadequada de resíduos sólidos resulta em diversos impactos ambientais, incluindo a poluição do solo, da água e do ar, a proliferação de vetores e danos à saúde pública. Por isso, os responsáveis pela geração de resíduos sólidos que não cumprem as normas legais de manejo adequado enfrentam penalidades, que podem variar de advertências até multas elevadas e o fechamento do estabelecimento. Sobre o exposto, avalie as assertivas a seguir e as relações entre elas.

I- A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei nº 12.305/2010) determina que a responsabilidade pelo resíduo sólido é do gerador, ou seja, é a empresa que deve fazer o tratamento e a destinação desse material.

PORQUE,

II- A Política Nacional de Resíduos Sólidos isenta todas as organizações da obrigatoriedade de elaborar o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos (PGRS), um documento que detalha a origem, quantidade, classificação, tratamento e destinação dos resíduos sólidos.

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    As assertivas I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

  • b)

    As assertivas I e II são proposições verdadeiras e a II não justifica a I.

  • c)

    A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II falsa.

  • d)

    A assertiva I é uma proposição falsa e a II verdadeira.

  • e)

    As assertivas I e II são proposições falsas.

2)

O ciclo de vida de um produto é o conjunto de etapas que ele passa, desde a extração de matérias-primas e fabricação, passando pela distribuição e uso, até o descarte ou reciclagem. Cada fase do ciclo de vida envolve processos e impactos ambientais, econômicos e sociais. Sobre o exposto, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(   ) A fase inicial do ciclo de vida abrange o desenvolvimento do produto. Esse estágio é particularmente delicado, pois envolve ideias que necessitam ser refinadas adequadamente antes de começar a gerar receitas.

(   ) A fase de crescimento, a terceira fase, é quando o produto ganha reconhecimento, as vendas aumentam e o lucro cresce, com a duração variando conforme o produto e o mercado.

(   ) O declínio é a quinta e última etapa do ciclo de vida, onde as vendas do produto aumentam devido ao surgimento de novos concorrentes ou tecnologias, tornando desnecessário que a empresa mantenha o produto atualizado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Alternativas:

  • a)

    V – V – F.

  • b)

    V – F – V.

  • c)

    F – V – V.

  • d)

    F – V – V.

  • e)

    V – F – F.

3)

A disposição final é adequada apenas para rejeitos, que são resíduos que não podem ser tratados de nenhuma forma. Por outro lado, a destinação final refere-se ao tratamento de resíduos que ainda podem ser processados, englobando reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e aproveitamento energético dos materiais descartados. Sobre o exposto, avalie as afirmativas a seguir.

I- A decomposição dos resíduos tem potencial de emissão de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

II- A compostagem ou tratamento bioquímico é o processo de decomposição biológica dos resíduos orgânicos. Produz CO2, vapor d’água, minerais e o produto orgânico estabilizado, que chamamos de composto orgânico ou adubo.

III- Os métodos que menos emitem GEE são a disposição em aterros sanitários com captura de CH4 e com captura e queima de CH4. A forma de disposição final com moderado potencial poluidor, que hoje está proibida no Brasil, é o despejo em lixões a céu aberto.

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    Somente a afirmativa I está correta.

  • b)

    Somente a afirmativa II está correta.

  • c)

    Somente a afirmativa III está correta.

  • d)

    Somente as afirmativas I e II estão corretas.

  • e)

    Somente as afirmativas II e III estão corretas.

4)

Segundo a ABNT NBR 10004:2004, os resíduos sólidos urbanos são categorizados como perigosos e não perigosos. No entanto, para resíduos especiais, como os provenientes de indústrias, construção civil e serviços de saúde, essa norma deve ser complementada por outras normas e resoluções. Sobre o exposto, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Todos os resíduos especiais devem ser separados dos demais, manuseados e armazenados com o uso de equipamentos de proteção próprios, pois trazem potencial risco à saúde e ao meio ambiente.

(   ) Se os processos de classificação, segregação e reaproveitamento forem feitos da forma correta, o volume e os custos de destinação e disposição final aumentarão consideravelmente.

(   ) Os resíduos podem ser considerados especiais pelo grande volume gerado, como no caso, por exemplo, de veículos em fim de vida, os quais precisam receber atenção especial para a recuperação de partes aproveitáveis e a destinação final com tratamento prévio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Alternativas:

  • a)

    V – V – F.

  • b)

    V – F – V.

  • c)

    F – F – V.

  • d)

    F – V – F.

  • e)

    F – V – V.

5)

Há diversos tipos de resíduos sólidos, incluindo hospitalares, agrícolas, de varrição, comerciais, domésticos, recicláveis, não recicláveis e industriais. Sobre os resíduos sólidos, avalie as afirmativas a seguir:

I- Os resíduos recicláveis deixam de ser resíduos e passam a ser chamados de matéria-prima secundária, já os resíduos que não têm nenhum aproveitamento econômico são denominados rejeitos.

II- Devido ao caráter poluidor dos resíduos industriais, é essencial que as indústrias realizem um gerenciamento adequado, assegurando a conservação e a proteção do meio ambiente.

III- O gerenciamento de resíduos sólidos ideal é aquele que se baseia apenas na eliminação dos resíduos gerados no processo, sem considerar a redução, reutilização ou reciclagem desses materiais.

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    Somente a afirmativa I está correta.

  • b)

    Somente a afirmativa II está correta.

  • c)

    Somente a afirmativa III está correta.

  • d)

    Somente as afirmativas I e II estão corretas.

  • e)

    Somente as afirmativas II e III estão corretas.

ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
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