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ORION1

10/11/2023

AP1 - Algoritmos e Programação Aplicados à Engenharia [RESOLVIDA]

Um engenheiro, ao analisar uma linha de produção, conferiu que precisava melhorar o processo em uma determinada etapa da linha, já que estava gerando atraso na entrega e, consequentemente, diminuindo o lucro da empresa. 

Para tal feito, ele tem três opções de decisão: 

    Comprar mais um equipamento e aumentar o turno de trabalho referente a essa etapa da linha de produção.

    Comprar mais um equipamento e continuar com os turnos de trabalho já existentes.

    Aumentar um turno de trabalho e manter a mesma quantidade de equipamentos.

Para o engenheiro decidir qual a opção que vai implantar, ele deve analisar o custo de cada uma das três opções.

    Se o custo de compra de mais um equipamento somado com o custo do aumento de mais um turno de trabalho for menor que R$15.000.000,00, ele poderá fazer a opção de aumentar o turno e a quantidade de equipamentos conjuntamente.

    Se o custo de compra de mais um equipamento somado com o custo do aumento de mais um turno de trabalho for maior que R$15.000.000,00, ele escolherá pelo opção que tiver o menor custo.

Para ajudá-lo a decidir, o engenheiro construiu um algoritmo que analisa o custo e ao final mostra a melhor opção a ser escolhida.

Para isso ele determinou que:

    Custo da compra de um equipamento = ce

    Custo do aumento de mais um turno = ct

    A soma dos dois custos = cf

Opção 1 = comprar mais um equipamento e aumentar o turno de trabalho referente a essa etapa da linha de produção.

Opção 2 = somente comprar mais um equipamento,

Opção 3 = somente aumentar um turno de trabalho.

Sabendo que o pseudocódigo do algoritmo construído pelo engenheiro está descrito abaixo, monte o Fluxograma do Algoritmo.

ce = input('Custo da aquisição de um novo equipamento: ');

ct = input('Custo da implementação de mais um turno: ');

cf = (ce+ct);

if (cf<=15000000) then

mprintf('opção1');

else if (ce<=ct) then

     mprintf('opção2');

else

mprintf('opção3');

end

end


 
 ATIVIDADE RESOLVIDA COM FEEDBACK POSITIVO
 
    R$21,00
     
    CHAVE PIX TELEFONE
     
    75992709085

09/11/2023

Portfólio - Projeto de Extensão I – Administração

A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;
III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DE EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$90,00
     
    CHAVE PIX
     
    professorcarlao.23@gmail.com

02/11/2023

ATIVIDADE 1 - INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL [RESOLVIDA]

ETAPA 1: Um sensor de temperatura utilizado em um processo industrial possui uma resposta de 2mV/°C e está inserido em um sistema de medição. Para melhorar a leitura por um display, foi colocado um amplificador de ganho 100 na saída desse sensor. Esse sistema tem a capacidade de medir temperaturas de 10°C a 100°C, em uma escala de leitura de 9cm. A partir dessas informações, determine:
a) A faixa de medida (ou RANGE).
b) O alcance (ou SPAN).
c) A sensibilidade.
d) A temperatura correspondente aos 7,4V obtidos da medição.

ETAPA 2: Para a representação de um processo industrial podem ser utilizados alguns diagramas, sendo eles o Diagrama de Bloco de Fluxo, o Diagrama de Fluxo do Processo e o Diagrama de Processos e Instrumentos. Descreva quais são as características e diferenças de cada um desses três tipos de diagramas.


 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$36,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

ATIVIDADE 1 - SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS [RESOLVIDA]

A pneumática é uma área da engenharia que se dedica ao estudo e aplicação do ar comprimido como meio de transmissão de energia. Para compreender plenamente os princípios da pneumática e projetar sistemas eficientes, é essencial ter um conhecimento profundo das propriedades do ar. Essas propriedades desempenham um papel fundamental na pneumática e são cruciais para o funcionamento adequado dos sistemas pneumáticos. A compressibilidade, elasticidade e expansibilidade do ar permitem que ele seja uma fonte valiosa de energia em sistemas pneumáticos; enquanto a difusibilidade do ar é relevante para aplicações de ventilação e qualidade do ar. O peso do ar, embora geralmente não seja uma consideração direta na pneumática, é uma propriedade fundamental na física atmosférica e na ciência geral do ar.


Sobre as propriedades, descreva as seguintes propriedades do ar:

1. Compressibilidade do ar.

2. Difusibilidade do ar.

3. Elasticidade do ar.

4. Expansibilidade do ar.

5. Peso do ar.

 

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$36,00
     
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    eng.carlosjfilho@hotmail.com

01/11/2023

Portfólio - Atividade Prática de Cadeias Produtivas [RESOLVIDO]

OBJETIVOS
A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos:
– Estimular o aluno a aprofundar seus conhecimentos sobre as cadeias produtivas de produção animal e vegetal que tenham relevância em seu município ou região.
– Conhecer os aspectos específicos da cadeia produtiva escolhida para o desenvolvimento deste trabalho;
– Aprofundar seu conhecimento sobre as potencialidades e os fatores limitantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva escolhida na região.
RECURSOS
Computador com acesso à internet e ao ambiente virtual.
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Para essas atividades práticas são propostas a pesquisa e levantamento de dados para a caracterização da cadeia produtiva de produção animal que tradicionalmente se destaca no município ou região onde o aluno reside ou trabalha. E a elaboração de um plano de ação para a instalação de uma cultura de grão, cereal ou semente, estabelecendo as etapas e propondo soluções para os principais gargalos.
• Etapa 1: Pesquisa e levantamento de dados para a caracterização da cadeia produtiva de produção animal que tradicionalmente se destaca no município ou região onde o aluno reside ou trabalha.
• Etapa 2: Elaboração de um miniprojeto para a implantação de uma cultura de cereais.
Procedimentos para a realização da atividade
Etapa 1: Caracterização da cadeia produtiva de produção animal
Para o desenvolvimento desta prática você deverá identificar uma atividade de produção animal que seja importante para o município ou região onde vive. A importância desta atividade pode estar ligada a aspectos econômicos, sociais ou até mesmo culturais. Sua escolha não deverá ser limitada às atividades de produção animal apresentadas no livro da disciplina, assim, esteja livre para fazer sua busca. Independente da atividade identificada e escolhida para o desenvolvimento desta prática você deverá seguir os passos descritos adiante, para que sua pesquisa possa apresentar de maneira clara e objetiva o funcionamento da cadeia produtiva de produção animal escolhida. O resultado dessa sua pesquisa deverá ser apresentado na forma de um texto que deverá conter os seguintes elementos:
Título: Nome da cadeia produtiva de produção animal destacando o produto final (carne, ovos, couro, lã, mel, etc.).
Introdução: Caracterizar a cadeia produtiva escolhida apresentando aspectos históricos, econômicos, sociais e culturais da atividade e sua relação com a população local.
Justificativa: Apresentar de forma objetiva a razão pela qual você escolheu esta cadeia produtiva para desenvolver sua pesquisa (Qual a relevância deste estudo?).
Desenvolvimento: Caracterização da cadeia produtiva: Nesta parte do texto você deverá apresentar e caracterizar todas as etapas da cadeia produtiva escolhida, desde a origem dos animais (reprodução, criação de matrizes, geração de animais que fornecerão o produto final, entre outros) fornecimento de insumos (ração, medicamentos, equipamentos, etc.), obtenção do produto final (criação, engorda, extração, tosquia, tratamentos, processamentos, etc.), relação com fornecedores, intermediários e consumidor final (quem são, como afetam a cadeia produtiva, a que etapa estão associados, entre outras informações).
Identificação e caracterização de potencialidades e limitações da cadeia produtiva: Uma vez que a cadeia produtiva tenha sido caracterizada, você irá identificar e apresentar quais são as potencialidades (os pontos fortes) e os fatores limitantes (os pontos fracos) do setor na região. Neste sentido, você deverá descrever quais aspectos colaboram para a manutenção, e podem proporcionar o crescimento da atividade em sua região, e quais são os aspectos que dificultam o desenvolvimento da atividade. A apresentação de pontos fortes e fracos não deve ser feita em tópicos, mas sim em texto corrido, onde você irá contextualizar os pontos identificados. Para os fatores limitantes você deverá propor possíveis soluções que podem ser empregadas para a sua superação.
Fluxograma: Por meio da construção de um fluxograma você irá representar todas as etapas identificadas da cadeia produtiva estudada, demonstrando com estas estão conectadas entre si e com os demais atores/setores.
Conclusão: Para concluir seu trabalho você deverá, resumidamente, apresentar os aspectos mais importantes de sua pesquisa, encerrando com a emissão de sua opinião pessoal, baseada no conteúdo pesquisado, sobre relevância da cadeia produtiva escolhida, para a sua região. Lembre-se de relacionar sua impressão com a justificativa que foi dada anteriormente.
Bibliografia: Apresentar a relação de todas as bibliografias consultadas, seguindo o padrão da ABNT utilizado pela instituição.
OBSERVAÇÂO: Esta prática é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
Etapa 2: Miniprojeto para a implantação de uma cultura de cereais.
Orientações: Para o desenvolvimento desta atividade primeiramente você deverá definir um
grão/cereal/semente. Definida a espécie, você irá realizar uma pesquisa sobre a situação da sua produção no cenário nacional, buscando por dados e caracterização de cadeias produtivas em estados brasileiros. Considerando o produto escolhido faça um levantamento da produção brasileira nos últimos 10 anos, fazendo uma correlação entre a área colhida e a produtividade.
Depois de levantados os dados e utilizando a mesma cultura você deverá elaborar um miniprojeto, simulando o estudo para a implantação dessa cultura. Para tanto deverá escolher determinada localidade. O projeto deve conter a caracterização da cultura, sua importância, possíveis rotações utilizáveis, justificativa para a implantação dessa cultura na localidade escolhida, panorama do mercado consumidor, tipo de plantio, produtividade média, cotação do mercado, tipo de beneficiamento envolvido, entraves da cadeia produtiva e possíveis soluções.
A escolha da cultura será livre, contudo, devem ser levados em contas os aspectos edafoclimáticos da região escolhida. Como sugestão para a realização dessa atividade, propomos alguns municípios inseridos em cadeias produtivas de grãos, cereais e sementes.
A região do entorno também pode ser considerada:
• Patrocínio – MG (Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba);
• Agronômica – SC (Mesorregião do vale do Itajaí)
• Jaboticabal – SP (Região da Alta Mogiana)
• Formoso do Araguaia – TO (Região da Bacia do Médio Araguaia)
• Tibagi – PR (Região de Campos Gerais)
• Entre outras cidades que podem ser incluídas, se devidamente justificada a escolha.
Na busca pela cultura mais adequada de grãos e cereais em cada cidade ou região, é
importante observar as portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático, divulgadas
anualmente pelo Diário Oficial da União: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/riscosseguro/risco-agropecuario/portarias/portarias
De acordo com a cultura escolhida, você deverá analisar as opções por estado, e levantar
dados como período de cultivo, tipos de solo, etc. O resultado dessa sua pesquisa deverá ser apresentado na forma de um texto que deverá conter os seguintes elementos:
Título:
Introdução: Caracterização da cultura, sua importância, possíveis rotações utilizáveis.
Justificativa: Apresentar de forma objetiva a razão pela qual você escolheu esta cadeia
produtiva para desenvolver sua pesquisa (justificativa para a implantação dessa cultura na
localidade escolhida).
Desenvolvimento: Panorama do mercado consumidor, tipo de plantio, produtividade média, cotação do mercado, tipo de beneficiamento envolvido, entraves da cadeia produtiva.
Conclusão: Para concluir seu trabalho você deverá, resumidamente, apresentar os aspectos estudados e as possíveis soluções para os entraves.
OBSERVAÇÂO: Não se esqueça de apresentar a relação de todas as bibliografias consultadas, seguindo o padrão da ABNT utilizado pela instituição. Esta prática é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
IMPORTANTE: As etapas 1 e 2 propostas, deverão estar em relatório das atividades realizadas, porém devem constar em um mesmo documento em word. Você deve postar em seu AVA um único documento contendo o relatório das duas etapas propostas.
Checklist
Para o bom desenvolvimento oriente-se pelos itens descritos a seguir:
Etapa 1:
• Realização de um breve estudo sobre as cadeias produtivas de produção animal relevantes em seu município ou região;
• Seleção da cadeia produtiva para o desenvolvimento da sua pesquisa;
• Levantamento de dados a respeito da cadeia produtiva escolhida
• Revisão bibliográfica;
• Análise do material pesquisado;
• Redação do texto;
• Relatório.
Etapa 2:
• Levantamento de dados sobre determinada cadeia produtiva de grãos;
• Pesquisa por cadeias produtivas estabelecidos em municípios/regiões estabelecidas;
• Análise das portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático;
• Elaboração do miniprojeto;
• Relatório.
RESULTADO
Ao final da prática você deverá apresentar um estudo completo acerca da cadeia produtiva
de produção animal escolhida, tendo identificado seus pontos fortes e fracos dentro do
contexto local onde é desenvolvida. E apresentar um miniprojeto com dados a respeito de
uma cadeia produtiva de um grão/cereal/semente, incluindo o panorama, etapas, gargalos,
soluções e informações necessárias para implementação de um cultivo em um
determinado município ou região brasileira.

 
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31/10/2023

AE1 – Cálculo Diferencial e Integral I [RESOLVIDA]

A contabilidade de custos é, dentro de uma organização, a ferramenta que possibilita o alcance do sucesso, de modo que a empresa consiga realizar um controle de gastos, mensurar sua margem de contribuição e definir o preço de venda correto do seu produto ou serviço. Em qualquer setor do mercado mundial, é necessária essa análise, possibilitando que os gestores tenham informações relevantes à sua disposição, facilitando a tomada de decisões. Uma correta mensuração de custos e análise de viabilidade econômica, além da análise da margem de contribuição, é de grande importância para a tomada de decisões dentro da organização, de modo que tais informações dão embasamento para que as escolhas possam condizer com a realidade da empresa, como a redução de custos, ou mesmo o investimento em maquinário.

Para qualquer produto, a definição do preço de venda é um processo árduo e que exige grande atenção por parte de todo o corpo dirigente da organização, seja a mesma prestadora de serviços ou um empreendimento comercial, de modo que um alto preço pode não ser aceito pelo consumidor, ou mesmo um preço muito baixo pode não dar retorno financeiro a empresa. 

Sobre o assunto de gastos, custos, preço de venda de um produto em uma empresa, observe o gráfico a seguir, em que constam o custo e a receita, para produção e venda de um produto por uma empresa.

No gráfico constam informações sobre o Custo e a Receita de um produto produzido por
uma empresa. Com base em análises realizadas no gráfico, responda:
a) Qual a quantidade de produtos estão sendo expressas no gráfico?
b) Quando a empresa produz mais, o custo dimui, é constante ou aumenta? Justifique sua
resposta.
c) Não produzindo nada, a empresa não tem nenhum custo? Justifique sua resposta.
d) A receita dessa empresa sempre aumenta, independente da quantidade produzida?
e) Não produzindo nada, a receita da empresa é de 50 mil reais?
f) Qual é a quantidade de produtos vendidos que da a maior receita para a empresa? E qual
é o valor de tal receita?
g) Existe alguma quantidade de produtos fabricados e vendidos, em que o custo e a receita 
são iguais? Se existir, qual é essa quantidade e qual será o valor do custo e da receita? 

 
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