NOME DA DISCIPLINA: TERMODINÂMICA
Unidade: U1_INTRODUÇAO AOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TERMODINÂMICA
Aula: A1_ CONCEITOS INTRODUTÓRIOS E DEFINIÇÕES EM TERMODINÂMICA
Tempo previsto de execução de aula prática: 2h
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
A temperatura é uma grandeza que representa a medida do grau de agitação térmica das
moléculas de um corpo, e sua medição precisa é fundamental em diversas aplicações científicas
e industriais. Esta prática tem por objetivo que você aprenda a estabelecer a relação entre um
termômetro a álcool e um termoscópio, utilizar diferentes escalas termométricas, e aplicar esses
conceitos na calibração de termômetros. Além disso, você será capaz de coletar e interpretar
dados experimentais, construir gráficos que representem a relação entre temperatura e altura da
coluna líquida, e entender a importância dessas medições em contextos reais de engenharia e
ciências aplicadas.
SOLUÇÃO DIGITAL (OBRIGATÓRIO SE HOUVER - APARECER PARA TODOS)
Infraestrutura mínima necessária para execução.
O Laboratório Virtual é acessado via AVA do aluno. Recomenda-se utilizar o Google Chrome para
Windows 10 e o Mozilla Firefox para Windows 7, ambos atualizados. Além disso, é essencial uma
conexão de internet estável, com um bom teste de velocidade.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) (CAMPO OBRIGATÓRIO – APARECER
PARA TODOS)
Por se tratar de uma prática simulada, não são necessários equipamentos de proteção individual
para o uso do ambiente virtual. Entretanto, durante os procedimentos práticos dentro do
laboratório virtual, o aluno precisará equipar os EPIs.
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS (OBRIGATÓRIO – TODOS)
Procedimento/Atividade
Atividade proposta: Determinação da Equação Termométrica
Procedimentos para a realização da atividade:
Público3
Segurança do Experimento:
• Equipar EPIs virtuais (jaleco, óculos, máscara e luvas).
Marcando a Altura da Coluna Líquida I
• Coloque o termoscópio na posição vertical, com o bulbo para baixo, ao lado da
régua.
• Marque com a caneta a altura da coluna líquida.
• Anote a altura 𝒉𝟏 na Tabela 1
Medindo a Altura 𝒉𝟐
• Use a régua milimétrica para medir a altura 𝒉𝟐, da parte superior do bulbo até a
primeira marcação.
• Anote o valor na Tabela 1 para o estado térmico ambiente.
Medindo a Temperatura Ambiente
• Utilize o termômetro a álcool para medir a temperatura ambiente.
• Anote o valor na Tabela 1.
• Use o altímetro para encontrar a altitude do ambiente e anote.
Marcando a Altura da Coluna Líquida II
• Insira o bulbo do termoscópio no banho de gelo e aguarde até que a coluna líquida
estabilize (equilíbrio térmico).
• Retire o termoscópio e marque a altura da coluna líquida com a caneta.
• Meça a altura 𝒉𝟏 da segunda marcação e anote na Tabela 1 para o ponto do gelo.
Marcando a Altura da Coluna Líquida III
• Mantenha o bulbo do termoscópio no vapor da água em ebulição até atingir o
equilíbrio térmico.
• Retire o termoscópio do vapor e marque a altura da coluna líquida.
• Meça a altura 𝒉𝟑 da terceira marcação e anote na Tabela 1 para o ponto do vapor.
Medindo a Temperatura do Ponto do Vapor
• Utilize o termômetro a álcool para medir a temperatura do ponto do vapor.
• Anote o valor na Tabela 1.
Analisando os Resultados
• Complete a Tabela 1 com os dados obtidos.
• Verifique se as marcas feitas coincidem com as marcas de fábrica do termoscópio.
• Construa um gráfico da altura (h) em função da temperatura (°C) utilizando o
Teorema de Tales.
• Determine o coeficiente linear e angular da equação que representa essa relação.
• Ferva a água sem atingir a ebulição, insira o termoscópio na água, marque e meça
a altura da coluna.
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