22/06/2010
Motor Diesel isento de emissões - 1
Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, apresentaram o protótipo de um novo motor diesel que, em comparação com os atuais, pode ser considerado praticamente isento de emissões.
É o primeiro motor diesel a atender às severas especificações de nível 6 da União Europeia, que somente entrarão em 2014 e, ainda assim, apenas para os veículos novos.
O objetivo dos pesquisadores é atender às novas normas sem nem mesmo precisar utilizar um conversor catalítico - o conhecido catalisador usado em todos os automóveis.
Norma europeia para motores diesel
A norma Euro 6, que deverá entrar em vigor em 2014, é um padrão difícil de alcançar sob qualquer critério. A diretiva estabelece níveis de emissão que são até mesmo difíceis de quantificar.
Um motor diesel, por exemplo, poderá emitir meros 5 miligramas de partículas de fuligem e 80 miligramas de óxidos de nitrogênio por quilômetro. Isto é um quinto dos particulados e um quarto dos óxidos Nox permitidos pela norma Euro 4, que era válida até meados de 2009. Atualmente está em vigor a norma Euro 5 - o novo motor emite menos da metade dos óxidos NOx permitidos por ela.
Fumaça e óxidos de nitrogênio
A redução das emissões dos motores diesel é complicada pelo fato de que os óxidos NOx e a fuligem, ou material particulado, não podem ser reduzidos de forma independente um do outro.
Os óxidos de nitrogênio são formados quando o diesel queima na presença do ar contido na câmara de combustão. O ar é composto por 21 por cento de oxigênio e 78 por cento de nitrogênio. O diesel reage com o oxigênio, produzindo dióxido de carbono e água. Isso acontece em uma reação muito rápida, resultando em temperaturas na câmara de combustão tão altas que o oxigênio também começa a reagir com o nitrogênio do ar, formando óxidos de nitrogênio.
Para combater este efeito, os motores diesel modernos recirculam parte dos gases de escape, levando-os de volta à câmara de combustão depois de resfriá-los, juntamente com uma porção de ar fresco. Nessa mistura, o dióxido de carbono e a água dos gases de escape moderam o processo de combustão, mantendo a temperatura em níveis mais amenos. Como resultado, formam-se menos óxidos de nitrogênio, embora ao custo de produzir mais particulados - mais fumaça - uma vez que a proporção de oxigênio na mistura ar-exaustão é menor.
Fonte: Site Inovação Tecnológica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
engenharia
(597)
mecânica
(315)
tecnologia
(209)
ciências
(187)
notícias
(132)
automação
(99)
eletricidade
(98)
cursos técnicos
(87)
administração
(38)
refrigeração
(37)
astronomia
(34)
concursos
(25)
segurança do trabalho
(12)
os cientistas
(4)
mulheres cientistas
(3)
As Dez Mais Lidas...
-
ESCALA NATURAL Escala natural é aquela utilizada quando o tamanho do desenho do objeto é igual ao tamanho real do mesmo, isto é, do mes...
-
[1] O sistema CONFEA/CREA enuncia as condutas esperadas para a boa prática da Engenharia. O objetivo do CONFEA é controlar o exercício da en...
-
1) Na legenda de desenho técnicos são encontradas duas figuras que representam o método de projeção ortográfica e para a sua elaboração são ...
-
[1] A região gráfica para o desenho de objetos do AutoCAD é um plano cartesiano X e Y, sendo usado para localizar um ponto na tela. Existem ...
-
1) Um dos fatores determinantes no desenvolvimento das organizações é a aplicação de metodologias ágeis. A maior parte dos conceitos e princ...
-
Conexões industriais são os meios utilizados para unir tubulações a outras tubulações e a equipamentos, como: trocadores de calor, vasos de...
-
Centro de um átomo em cada vértice e nos centros das faces do cubo (célula). Direção de empacotamento: diagonal de cada face. Exemplos:...
-
1) Pela regra da substituição, também chamada de regra da cadeia para integrais, temos que se g'(x) for uma função contínua em um interv...
-
1) O conceito de desenvolvimento sustentável dita acerca da compatibilização das variáveis ambientais, sociais e econômicas. Este fenômeno e...
-
Questionário 01 Pergunta 1 As obras de arte consistem em estruturas responsáveis por transpor obstáculos, dando continuidade a uma deter...
Leia também...
AV1 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]
1) Uma proposição lógica é uma sentença do tipo declarativa, isto é, declara ou faz uma afirmação sobre algo. E esta sentença pode assumir v...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!