30/08/2016

Lista 1 Resolvida de Gestão de Recursos Naturais

O tema de gestão de resíduos de processos, em especial rejeitos da mineração, gerou iniciativas do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), como a criação em 2008 do Programa Especial de Segurança em Barragens de Rejeitos que objetiva capacitar profissionais dos setores de mineração, governos e sociedade civil quanto às melhores práticas para a gestão de segurança em barragens de rejeitos, contribuindo para minimizar a ocorrência de acidentes e incidentes nessas barragens.
O Ibram identificou que embora exista mineradoras com alto desempenho na gestão de barragens, o quadro geral é de preocupação, pois falta conhecimento dos principais conceitos técnicos sobre a gestão de segurança de barragens de rejeitos nos vários níveis operacionais dos empreendimentos além da dificuldade de monitoramento das barragens pelos órgãos fiscalizadores.
Embora haja domínio das técnicas de construção e das ferramentas de monitoramento, ainda há falhas vinculadas à gestão da segurança de barragens. Estado de conservação das estruturas, ausência de procedimentos de monitoramento, ou ineficiência deles são exemplos de causas de acidentes relacionados à gestão da segurança das barragens.
Especialistas apontam que a maioria dos acidentes e incidentes também decorre da falta da aplicação de tecnologias já consagradas por parte de empresas e também por falhas na fiscalização do poder público. Há espaço, portanto, para aperfeiçoar.
Fonte: Instituto Brasileiro de Mineração: Gestão para a sustentabilidade na mineração: 20 anos de história, 2012.
Como se pode perceber o rompimento da barragem do Fundão da mineradora Samarco, controlada pela Vale, na cidade de Mariana, MG, ocorrido em 05 de novembro de 2015 não é uma total surpresa para Gestores e Técnicos da área mineradora.

Diante desse contexto responda:

1. Explique os impactos ambientais gerais da atividade mineradora.
2. Explique os impactos socioeconômicos e ambientais diretamente relacionados ao acidente de Mariana citado.
3. Explique as ações necessárias de reabilitação ambiental após o fechamento de uma atividade mineradora.


Lista 1 Resolvida Gestão de Recursos Naturais

Material Digital via Email 
Entrega Após a Confirmação do Pagamento

R$23,10
Depósito Bancário: R$ 19,90
Caixa Econômica Federal ou Lotéricas
Agência: 0068
Conta Poupança: 013.00234688-8
Favorecido: Carlos José dos Santos Filho
Confirmar Depósito Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV1 - DESENHO TÉCNICO PROJETIVO [ATIVIDADE RESOLVIDA]

1) Na legenda de desenho técnicos são encontradas duas figuras que representam o método de projeção ortográfica e para a sua elaboração são ...