30/11/2023

ATIVIDADE 3 - DESENHO TÉCNICO - 54/2023 [RESOLVIDA]

O sistema de projeção utilizado no desenho técnico é o sistema de projeção ortogonal, pensado e idealizado por Gaspar Monge, que foi um matemático, desenhista e inventor francês do século XVIII, considerado um dos pais da Geometria Descritiva (CRUZ; AMARAL, 2012). Nesse sistema, os elementos dos objetos são projetados sobre planos por meio de raios projetivos que partem de determinada posição e atingem o plano de representação.

A principal utilidade de uma projeção ortogonal é poder converter uma imagem tridimensional em projeções bidimensionais, o qual chamamos de “vistas”. No Brasil, é definido por norma que utilizemos as vistas no primeiro diedro, ou seja, nossas representações devem ser feitas utilizando as vistas frontal, superior e lateral esquerda, seguindo principalmente suas regras básicas:

- A vista frontal é considerada a vista principal e ela determina as posições das demais vistas.
- A vista superior sempre será representada abaixo da vista frontal e alinhada a ela. Sua largura máxima sempre será igual à largura máxima da vista frontal.
- A vista lateral esquerda sempre será representada à direita da vista frontal e alinhada a ela. Sua altura máxima sempre será igual à altura máxima da vista frontal.
- A altura máxima da vista superior sempre será igual à largura máxima da vista lateral esquerda.

Abaixo temos uma ilustração de uma representação ortogonal.

Utilizando uma folha de papel, grafite, régua e demais instrumentos de desenho, faça a representação ortogonal das peças abaixo.

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$30,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, ...