29/11/2023

ATIVIDADE 3 - PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS - 54/2023 [RESOLVIDA]

A utilização de aparelhos de neoprene em pontes desempenha um papel crucial na preservação e na manutenção da integridade estrutural dessas importantes infraestruturas. O neoprene, um tipo de borracha sintética resistente, é desenvolvido em pontes devido às suas propriedades específicas de absorção de choque e capacidade de suportar cargas significativas. Sabe-se que os aparelhos de apoio vinculam determinadas partes da superestrutura, permitindo, ao mesmo tempo, os movimentos previstos no projeto e provocados por esforços, protensão, variação de temperatura e retração do concreto, que modificam as dimensões dos elementos. Nas pontes e nas construções de grande porte, a estrutura deve funcionar, na medida do possível, de acordo com as hipóteses previstas no cálculo, sendo, portanto, necessária a utilização de aparelhos de apoio adequados nos locais onde o cálculo admitiu a possibilidade de acontecerem movimentos. A figura 1 ilustra o aparelho de apoio existente na região de interface entre uma longarina e um pilar em concreto.

A partir destas informações, você, futuro engenheiro (a), deverá realizar o pré-dimensionamento de um aparelho de apoio de neoprene que será posicionado abaixo de uma longarina de ponte cuja reação de apoio vertical será de 2.800 kN. A longarina tem comprimento de 22 metros e largura de 45 cm, enquanto o aparelho de apoio tem tensão admissível igual a σadm = 7 MPa (ou 7000 kN/m²). Considere que a longarina poderá estar sujeita a deformações horizontais da ordem de ε = 1,0‰ em decorrência de ações lentas, como a retração e a variação de temperatura. Para isto, determine as seguintes informações:

Figura 1: Apoio para transferência de esforços

 

1) Área (a.b) do aparelho de apoio (m²) (arredondar para 2 casas decimais)

2) Determinar as dimensões a e b (m) (arredondar para 2 casas decimais)

3) Calcular o deslocamento horizontal gerado pelas deformações provenientes das cargas lentas, como retração, fluência e temperatura (cm) (arredondar para 3 casas decimais)

4) Determinar a espessura do aparelho de apoio (cm) (arredondar para 2 casas decimais)

 

 

 

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$30,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

PORTFÓLIO - Química e Ciências dos Materiais [NOTA MÁXIMA]

  Relatório de Aula Prática - Química e Ciências dos Materiais Observar por meio de alguns testes de propriedades físicas o comportamento do...