06/12/2023

MAPA - TECNOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO - 54/2023 [RESOLVIDO]

O canteiro de obras constitui um conjunto de instalações de apoio à construção de um determinado empreendimento, onde residem o escritório de construção, o processo produtivo e os trabalhadores. Para garantir um ambiente de trabalho saudável e confortável, ele deve ser planejado e medido antes do início das obras. O objetivo do planejamento do canteiro de obras é conseguir a melhor disposição dos materiais, obras e equipamentos necessários à implantação do projeto dentro do espaço disponível, sempre atendendo às recomendações da NR-18 (Norma Regulamentadora 18 – condições de trabalho e meio ambiente) na indústria da construção.

Segundo Araújo (1998), existem princípios que devem ser seguidos no planejamento de uma obra, como: integração, minimização de distâncias, disposição de áreas de armazenamento e locais de trabalho, aproveitamento de espaço, produtividade e flexibilidade. Para além destes fatores gerais, devem também ser levados em conta fatores específicos da natureza de cada projeto, nomeadamente: perfil, natureza, tipologia, localização, variedade de materiais e tipos de elementos construtivos, especialização da empresa, quem estará na força de trabalho e como será o mercado de trabalho local.

O planejamento referente à disposição do local de construção também implica na organização dos métodos e estruturas de segurança no local de trabalho. Estes métodos e estruturas englobam uma variedade considerável e requerem um planejamento particular, embora estejam conectados ao planejamento geral do layout e da logística do local de construção, devido as suas interações.

Em última análise, a eficácia da segurança no trabalho, a eficiência da produção e as condições de acomodação para os trabalhadores, que são os três principais pilares da gestão de um projeto de construção, sofrem quando o planejamento negligencia esses "pormenores", que constituem os aspectos físicos da execução do projeto. As áreas destinadas ao bem-estar dos trabalhadores fazem parte integral de um canteiro de obras e incluem instalações como banheiros, vestiários, alojamentos, área de refeições, cozinha, lavanderia, espaço de lazer e um posto de atendimento médico. De acordo com as palavras de Sampaio (1998), as áreas de bem-estar são zonas projetadas para atender às necessidades humanas básicas, como alimentação, higiene, repouso, entretenimento, convivência social e assistência médica, e devem ser fisicamente separadas das áreas de trabalho.

QUESTÃO 1
CONSTRUA UM TEXTO de 15 a 20 linhas explicando o que deve ser contemplado em um projeto de canteiro de obras, ou seja, o que deve ser especificado neste documento.

QUESTÃO 2
EXPLIQUE quais são as três fases de projeto de canteiro de obras. Exemplifique quais atividades podem ocorrer em cada uma delas.

QUESTÃO 3
Considere uma construtora que possui uma obra, cujo canteiro de obras conta com 125 colaboradores.

APRESENTE OS PARÂMETROS para o dimensionamento mínimo dos banheiros, chuveiros, bebedouros e refeitório de acordo com a NR18 e DETERMINE qual a quantidade mínima para compor este projeto.

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$60,00 NO PIX

    eng.carlosjfilho@hotmail.com
     
    R$63,00 NO CARTÃO DE CRÉDITO
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

PORTFÓLIO - Química e Ciências dos Materiais [NOTA MÁXIMA]

  Relatório de Aula Prática - Química e Ciências dos Materiais Observar por meio de alguns testes de propriedades físicas o comportamento do...