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12/03/2022

Lista Resolvida: MECFLU

Na elaboração dos projetos nas engenharias o engenheiro necessita levar em conta os fenômenos que estão relacionados com fluídos como a viscosidade. Em função das necessidades exigidas pelos projetos, determine o que se pede no experimento sobre viscosímetro de Stokes.




Encontrando a velocidade de escoamento:
Para encontrar a velocidade de escoamento das esferas metálicas é necessário que sejam feitas diversas medidas do tempo de queda entre dois pontos conhecidos.

Essas medidas serão realizadas em tubos contendo água, óleo e glicerina.

PARTE I – Tubo contendo água. Realize o experimento seguindo os procedimentos. Complete a tabela com os resultados observados.

PARTE II – Tubo contendo óleo. Realize o experimento seguindo os procedimentos. Complete a tabela com os resultados observados.

PARTE III – Tubo contendo glicerina. Realize o experimento seguindo os procedimentos. Complete a tabela com os resultados observados.

DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE

Para o cálculo da viscosidade dinâmica neste experimento considere os seguintes valores:

Raio interno do tubo: 22 mm.

Os valores reais da viscosidade cinemática são:

Tubo contendo água. Determine a velocidade corrigida, viscosidade dinâmica, viscosidade cinemática e o erro percentual relativo. Complete a tabela.

Tubo contendo óleo. Determine a velocidade corrigida, viscosidade dinâmica, viscosidade cinemática e o erro percentual relativo. Complete a tabela.

Tubo contendo glicerina. Determine a velocidade corrigida, viscosidade dinâmica, viscosidade cinemática e o erro percentual relativo. Complete a tabela.

Avaliação dos resultados: Compare os valores encontrados para a viscosidade cinemática de forma experimental com o valor da viscosidade cinemática real. Justifique eventuais diferenças encontradas. 

 

  

LISTA RESOLVIDA - MECFLU
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08/03/2022

ATIVIDADE RESOLVIDA DE CÁLCULO NUMÉRICO

O determinante de uma matriz possui várias aplicações atualmente. Utilizamos para verificar se três pontos estão alinhados no plano cartesiano, para calcular áreas de triângulos, para resolução de sistemas lineares, entre outras execuções na matemática. O estudo de determinantes não se limita à matemática, há algumas aplicações na física, como no estudo de campos elétricos.

Calculamos determinantes somente de matrizes quadradas, ou seja, matrizes em que a quantidade de colunas e a quantidade de linhas são iguais. Para calcular o determinante de uma matriz, precisamos analisar a ordem dela, ou seja, se ela é 1x1, 2x2, 3x3 e assim sucessivamente. Quanto maior a sua ordem, mais difícil será encontrar o determinante, no entanto, há métodos importantes realizar o exercício, como a regra de Sarrus, utilizada para calcular-se determinantes de matrizes 3x3.

Toda matriz quadrada possui, associada a ela, um número chamado de determinante da matriz, obtido por meio de operações que envolvem todos os seus elementos. Os determinantes apareceram há cerca de 300 anos (apesar de já existirem esboços do que seriam determinantes na Matemática chinesa de 2000 anos atrás), associada à resolução de equações lineares.

a)    Resolva a equação a seguir (apresente os cálculos):


 

 

 

 

b)    Para que valores de x o determinante da matriz A assume valor positivo (apresente os cálculos)?

c)    Calcular o determinante da matriz B (apresente os cálculos):

 

  

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03/03/2022

Atividade Resolvida Dinâmica e Estática Avançadas

 A Dinâmica e a Estática aportam uma série de conceitos imprescindíveis para a solução de inúmeras situações, tais como o desenvolvimento de estruturas e sistemas mecânicos.

Temos na mecânica o conceito da conservação de energia, ou seja, a energia inicial é igual a energia final menos as perdas. Assim, dado um determinado sistema mecânico, podemos calcular os seus atributos em diversos momentos do tempo a partir do princípio da conservação da energia.

A figura a seguir apresenta um conjunto massa-mola ideal, com constante elástica de 5 N/cm e massa de 1,5 kg. A massa é empurrada contra a mola, deslocando-a em 15 cm. Ao ser liberada, a massa desliza pela trajetória indicada.

 

Assim, desconsiderando as forças dissipativas contrárias ao movimento da massa e considerando a aceleração da gravidade igual a 9,8 m/s2, pede-se:

1) A identificação das energias nos pontos A, B e C;

2) A velocidade da massa no ponto B, em m/s;

3) A altura máxima “h” atingida pela massa no ponto C, em cm.

 

 


 



 
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23/01/2022

Qual seria a diferença entre uma barra de Ferro com estrutura CFC e outra de CCC?

As estruturas cristalinas são formadas a partir do arranjo ordenado dos átomos de um ou mais elementos, geralmente metálicos, unidos pelas forças de ligação dos átomos. A distância entre os átomos na estrutura é dada pelo equilíbrio da força de atração (covalente, metálica ou iônica) e da força de repulsão (proximidade acentuada dos elétrons livres). Apesar do ordenamento da estrutura ser repetitivo, em determinadas regiões ocorrem falhas ou vazios, o que permite a movimentação da estrutura quando submetido a forças externas. Assim as propriedades dos materiais dependem da força de ligação dos átomos e também da quantidade de falhas ou vazios na estrutura cristalina.

As principais células cristalinas que representam os materiais metálicos são as seguintes: cúbica de corpo centrado, cúbica de face centrada e hexagonal compacta. 

  • Na (CCC) existe um átomo em cada vértice de um cubo e um outro átomo no centro do mesmo, esta estrutura pode ser encontrada no tungstênio, tântalo, bário, nióbio, lítio, potássio, vanádio, cromo, etc;
  • A (CFC) caracteriza-se por exibir os mesmos átomos nos vértices encontrados nos outros dois arranjos cúbicos e mais 1 átomo em cada face do cubo. Neste caso existe um total de quatro átomos no interior da célula unitária. A estrutura cúbica de face centrada é a estrutura do alumínio, cálcio, níquel, cobre, prata, ouro, platina, chumbo, etc;
  • A (HC) estrutura hexagonal compacta é formada por dois hexágonos sobrepostos e um plano intermediário de 3 átomos. Nos hexágonos, novamente, existem 6 átomos nos vértices e um outro no centro. O número de átomos que efetivamente encontram-se dentro de uma célula unitária HC é igual a 6. A estrutura HC pode ser observada no berílio, berquélio, magnésio, cádmio, cobalto, etc. 

ALOTROPIA DO FERRO (Figura 1) 

[resposta ao comentário do Gabriel Malfato]

  • Na temperatura ambiente, o Ferro têm estrutura CCC, número de coordenação 8, fator de empacotamento de 0,68 e um raio atômico de 1,241Å.
  • Na temperatura de 910°C, o Ferro passa para estrutura CFC, número de coordenação 12, fator de empacotamento de 0,74 e um raio atômico de 1,292Å.  
  • Finalmente, quando atinge a temperatura de 1394°C o Ferro passa novamente para CCC.
     
     
     Figura 1 (Fonte: ESTRUTURA E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS - ESTRUTURA CRISTALINA  Prof. Rubens Caram – UNICAMP)

 

Alotropia consiste na alteração da estrutura cristalina devido a variações da temperatura e da pressão. Exemplo de materiais com essa propriedade: Ferro, Titânio e Carbono (Grafite e Diamante). Associando-se alotropia à deformação plástica podemos citar dois processos de conformação que podem ocorrer dependendo do material utilizado: Forjamento e na Laminação a quente. Portanto nestes processos deve-se controlar a temperatura para não ocorrer mudança de estrutura cristalina em uma parte da peça enquanto o restante mantém a estrutura cristalina inicial. 

23/12/2021

Elaboração do Relatório de Estágio da Unisa

O estágio é uma etapa muito importante porque, além de levar o estudante a fazer uma conexão entre teoria e prática, permite que ele ganhe experiência profissional na área em que pretende trabalhar.

fato de ter uma vivência profissional por meio do estágio ajuda no amadurecimento do estudante, porque ele compreende, desde cedo, o que significa vivenciar o ambiente de uma empresa.

Para muitos estudantes, o estágio, seja o primeiro ou não, é uma porta de entrada para um primeiro contrato efetivo. Portanto, a principal dica é: dedique-se, mostre resultados, seja proativo.

O estágio é uma oportunidade de vivenciar a teoria e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Mais que uma obrigação curricular, é o momento em que o estudante pode relacionar o conteúdo adquirido em sala de aula com o cotidiano do trabalho.

Os estágios dos alunos da Unisa são regulamentados pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e pelas Normas Gerais de Estágios da Universidade.

Relatório de Estágio
É o documento em que o aluno relata as atividades desenvolvidas no estágio. 

Já concluiu o estágio da Unisa? Entre em contato que eu posso ajudar a elaborar seu Relatório de Estágio com garantia de aprovação das horas de convalidação. 

 



08/12/2021

ATIVIDADE RESOLVIDA: SETORES DE COLETA


Tomemos a cidade de Ubatuba em 2 setores de coleta, “1”, “2”. Os setores “1” e “2” são áreas residenciais, porém o setor “2” contempla uma área turística. A coleta no setor “1” e “2” é diurna e alternada. No setor “1”, coleta-se 75% do resíduo gerado, no setor “2” coleta-se 100%, entretanto, no setor “2” são gerados mais 2,0 t/dia de resíduos da orla da praia devido à população flutuante, sendo a gestão desses resíduos de responsabilidade da prefeitura. A seguir, os dados da cidade de Ubatuba que deverão ser considerados no cálculo da frota.

  • · População atendida: 

Setor 1 – 1000 habitantes;

Setor 2 – 1000 habitantes.

 

  • · Extensão das vias de coleta:

Setor 1 – 10,0 km;

Setor 2 – 18,0 km.

 

  • · Produção per capita: 1,0 kg/hab.dia.

 · Distância da garagem ao setor de coleta:

Setor 1 – 5 km;

Setor 2 – 10 km.

 

  • · Distância do setor à estação de transbordo:

Setor 1 – 7 km;

Setor 2 – 10 km.

 

  • · Velocidade média de coleta e transporte:

Vc = 4,0 km/h;

Vt = 30,0 km/h.

 

  • · Duração da jornada: 8 horas.
  • · Capacidade do caminhão compactador: C = 15 m3.
  • · Use 70% do total de capacidade.
  • · Peso específico do lixo compactado = 600 kg/m3.

 

 

Calcule a geração total de resíduos coletados por setor e a frota total necessária para o atendimento de cada setor.

 
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