Pesquisar este blog

ORION1

03/10/2023

Questionários de Materiais de Construção Civil [RESOLVIDOS]

Questionário 01 

Pergunta 1 Com base no que preconiza a história e o desenvolvimento dos materiais de construção, o engenheiro civil, deve conhecer os tipos de materiais utilizados em obras evitando assim acidentes, custo elevado e acarretando evolução dos materiais. Com base no que foi visto em aula assinale a alternativa incorreta.

O acidente na Boate Kiss poderia ter sido evitado se fosse feito uma vistoria e compatibilização dos materiais.
No período da idade do cobre, o principal material utilizado nas construções foi o cobre.
O período da revolução industrial, foi o período conhecido como pioneiro no uso de encanamento, facilitando o acesso à água potável
No período conhecido como idade do cobre o principal material utilizado nas construções foi o tijolo de barro.
O estudo dos materiais de construção tem como objetivo atender o chamado “ciclo de melhoria”: Melhor material, melhor resultado e melhor técnica
 
Pergunta 2 Na elaboração de um projeto de um patrimônio edificado, o engenheiro após finalizar o projeto, iniciou a etapa de orçamento e a compra dos materiais para a construção.  Nessa etapa, foram incluídos no projeto a escolha de mão de obra e materiais na cidade de Marília. A partir dessas informações, analise as afirmações a seguir:

I) Para a execução da obra deve-se levar em consideração o tipo de mão de obra especializada.
II) A escolha do material deve ser realizada considerando a cotação do material mais barato.
III) A escolha do tipo de material deve ser avaliada em projeto, considerando os tipos de sistemas construtivos que serão utilizados.

De acordo com a situação hipotética apresentada, considerando o que for verdadeiro, assinale a alternativa correta:

Apenas I e III
Apenas I
Apenas I e II
Todas estão corretas
Apenas III

Pergunta 3 Quanto à origem do agregado pode ser categorizado entre agregado natural e agregado artificial. Os agregados naturais surgem devido ao acarretamento de intempéries já os artificiais é o resultado da britagem de rochas, independente do tipo de agregado utilizado em obras, devem ser seguidos a classificação de acordo com a ABNT NM 248 (2003). De acordo com a norma é correto afirmar, exceto.

O agregado é caracterizado com o segundo menor tamanho da partícula.
Os agregados graúdos, caracterizam por passar pela peneira com abertura de malha de 75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 4,75 mm.
O ensaio de caracterização granulométrica, compreende no agrupamento de conjuntos de peneiras.
A disposição das peneiras, para caracterização do agregado miúdo, inicia-se com o fundo, seguido pela menor malha 150 µm sucessivamente até a abertura de 75 mm
O tamanho dos grãos não são precisos, visto que o material passante será classificado de acordo com o intervalo da peneira passante e retida.
 
Pergunta 4 Na iminência de compreender as condições no domínio da construção civil, os agregados são sujeitos a ensaios e análises com o intuito de atender aos requisitos da indústria de materiais. Nesse conceito assinale a alternativa correta:

NBR 9936 (2013): Determinação do teor de umidade total – Método de ensaio.
NM 53 (2009): Determinação de massa específica e massa específica aparente do agregado miúdo.
NM 30 (2020): Determinação da absorção de água do agregado miúdo.
NM 52 (2009): Determinação de massa específica e massa específica aparente do agregado Graúdo.
NM 45 (2020) Determinação da massa unitária e do volume de vazios do agregado miúdo

Questionário 02

Pergunta 1 O cimento é um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. É o principal material de construção usado como aglomerante. É uma das principais commodities mundiais, servindo até mesmo como indicador econômico. Com base no processo de produção do cimento é correto afirmar que o processo segue a seguinte ordem:
  Britagem; Extração da matéria-prima; Moedura e mistura; Queima; Moedura do clínquer; Expedição
  Extração da matéria-prima; Britagem; Moedura e mistura; Queima; Moedura do clínquer; Expedição.
  Extração da matéria-prima; Moedura; britagem e mistura; Queima; Moedura do clínquer; Expedição
  Moedura e mistura; Queima; Moedura do clínquer; Expedição; britagem; Extração da matéria-prima.
  Britagem; Moedura e mistura; Queima; Moedura do clínquer; Expedição Extração da matéria-prima;
 
Pergunta 2 São principalmente materiais de origem vulcânica, mas incluem algumas terras diatomáceas. Os materiais artificiais incluem cinzas volantes, argilas queimadas e xistos. É composto por materiais que, embora não sejam cimentícios em si, contêm sílica (e alumina) de forma reativa, podendo se combinar com a cal na presença de água para formar compostos com propriedades cimentícias. Sobre as afirmações acima, o texto descreve qual tipo de cimento?
  Cimento Composto
  Cimento Pozolânico
  Cimento Expansivo
  Cimento de alto forno
  Cimento Portland
 
Pergunta 3 A partir dos termos e definições dos aditivos químicos para concreto de cimento portland, pode-se elaborar a seguinte sentença:
Os aditivos ___________ tem como finalidade aumentar a trabalhabilidade do concreto, podem ser nomeados em duas formas: plastificante ou superplastificante. Essas misturas são recomendadas tanto para evitar o ___________ do cimento para uma dada relação  água/cimento na classe de consistência exigida quanto para reduzir qualquer tendência a segregação excessiva, minimizando o teor de água livre.
  Retardadores; teor de fluidez
  Redutores de água; teor mínimo
  Redutores de água; teor excessivo
  Retardadores; teor de resistência
  Aceleradores; teor de viscosidade
 
Pergunta 4 A NBR 11768: 2019 “Aditivos químicos para concreto de cimento portland”, define que os aditivos para compósitos cimentícios, são “produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de cimento Portland que modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor adequá-las a determinadas condições”. Os aditivos aceleradores de pega são empregados para:
  obter melhor trabalhabilidade com a mesma relação água/cimento
  melhorar a viscosidade do concreto em estado fresco
  acelerar o endurecimento do concreto fresco
  retardar o endurecimento do concreto fresco
  reduzir a resistência inicial, nas idades de até 7 dias e aumentar em idades elevadas

Questionário 01 

Questionário 01  

Questionário 01 

Questionário 01 

Questionário 01 

Questionário 01     

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$45,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

02/10/2023

AV1 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Um programa de computador pode ser formado por linguagens distintas, tendo um ou mais algoritmos como solução, em que são utilizadas variáveis, constantes e operadores para sua manipulação. Nesse sentido, de acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das definições contidas na Coluna A com suas respectivas estruturas apresentadas na Coluna B.
 
 
                    Coluna A                                                   Coluna B
I. Sequência de ... para resolver um problema                1. Variáveis
II. Estruturas que  ...  que podem ser alterados            2. Algoritmo
III. Estruturas que armazenam dados imutáveis           3. Constantes
IV. Relacionam variáveis, números e constantes            4. Operadores

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

    a) I - 2; II - 1; III - 3; IV - 4.
    b) I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
    c) I - 1; II - 2; III - 3; IV - 4.
    d) I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
    e) I - 1; II - 4; III - 2; IV - 3.

2) Torna-se comum ler e escutar o termo algoritmo em diversos momentos do cotidiano, desde reportagens que alertam para os riscos que podem causar, passando pela ficção científica, e, inclusive em cenários científicos. Como o termo algoritmo se encontra bastante difundido, muitas vezes é comum observar que interpretações errôneas e exageradas destoam de seu significado original. Nesse sentido, o estudante de programação deve ter ciência de sua correta definição. A partir do exposto no texto-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma definição de algoritmo.

    a) Um conjunto de passos e instruções em sequência e ordem determinadas para resolver um problema.
    b) Os dígitos que compõem o sistema de numeração da civilização ocidental.
    c) O conjunto das estruturas físicas que permitem o correto funcionamento do computador, como a memória RAM.
    d) As linguagens de programação em si, como a linguagem C, a linguagem Java, entre outras.
    e) O conjunto de ferramentas computacionais que permitem que o sistema opere corretamente, como os drivers.

3) A manipulação de variáveis permite que dados recebidos pela entrada de um programa possam ser utilizados, substituídos e processados com o objetivo de chegar a um resultado correto para um problema proposto. Neste sentido, observe o pseudocódigo a seguir:

1. num1, num2, num3: inteiro;
2. ler(num2);
3. num1 <- num2 * num2;
4. num3 <- num1 + num2;
5. imprime(num3);

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos valores referentes à variável num2 na Coluna A com a respectiva saída do programa, apresentada na Coluna B.

Coluna A                                Coluna B
   I. 4                                        1. 2
  II. 1                                        2. 20
 III. -4                                     3. 6
  IV. 2                                       4. 12

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

    a) I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
    b) I - 3; II - 1; III - 4; IV - 2.
    c) I - 2; II - 4; III - 1; IV - 3.
    d) I - 2; II - 3; III - 4; IV - 1.
    e) I - 1; II - 2; III - 3; IV - 4.

4) Um propósito para criação de um algoritmo é conseguir automatizar uma tarefa do cotidiano, de modo a criar um padrão de execução desta. Ao conseguir automatizar uma tarefa, busca-se desenvolver um padrão de comportamento para ela, de modo que todas as execuções desta tarefa possam acontecer de uma mesma forma, sendo repetidas quantas vezes forem necessárias.

Um exemplo de lógica para construção de um algoritmo é a automatização de uma coleta de lixo, que acontece diariamente em uma determinada rua. Imagine que a pessoa responsável pela coleta do lixo tenha que percorrer uma determinada quantidade conhecida de casas na rua (10 casas, por exemplo), questionando aos moradores sobre a existência ou não de lixo a ser coletado neste dia e, caso a resposta seja positiva, receba os sacos de lixo já preparados em cada casa.

O funcionário responsável por esta coleta, visando otimizar seu trabalho e apenas bater nas portas das casas que tenham lixo a descartar, decidiu desenvolver um algoritmo de modo que os moradores pudessem informar, em um momento prévio ao da coleta do material, se possuíam ou não lixo para descarte no presente dia.

Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a melhor estrutura de repetição para o algoritmo em questão.

    a) Faça – enquanto.
    b) Faça – até.
    c) Repita – até.
    d) Repita – para.
    e) Para – até – faça.

5) A capacidade humana de automatizar as tarefas do cotidiano é o que nos permite executar tarefas de forma mais rápida, já que, por terem um passo a passo já conhecido e bem definido, podem ser automatizadas e executadas por máquinas.

O processo de ensino de uma tarefa só é possível graças a um padrão que esta determinada tarefa tem de sequência lógica de passos, permitindo que o conhecimento seja repassado entre gerações e pessoas diferentes.

A elaboração de um algoritmo requer a estruturação de um pensamento lógico e ordenado, para resolução de um problema cotidiano, através de uma sequência de passos.

Com base em seus conhecimentos e no texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I.  A elaboração de um fluxograma é uma etapa importante no processo de desenvolvimento de uma lógica de um algoritmo

PORQUE

II. Auxilia na validação e entendimento da lógica do algoritmo por outras pessoas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

    a) As asserções I e II são proposições ..., mas a II não justifica a I.
    b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
    c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
    d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
    e) As asserções I e II são proposições falsas.



 
 ATIVIDADE RESOLVIDA COM FEEDBACK POSITIVO
 

29/09/2023

Prova de Física Geral e Experimental – Mecânica [RESOLVIDA]

A Mecânica é dividida em cinemática e dinâmica. A cinemática estuda como descrever os movimentos. A dinâmica estuda o que faz os corpos se moverem, através das leis de Newton do movimento.
Uma caixa de massa igual a 10 kg, inicialmente em repouso, sofre a ação de uma força resultante de 100N. Podemos afirmar que após 2,0 segundos, a distância percorrida pela caixa é de:
 

Num bairro, onde todos os quarteirões são quadrados e as ruas paralelas distam 100 m da outra, um transeunte faz o percurso de P a Q pela trajetória representada no esquema. Determine o deslocamento e o espaço percorrido de P a Q.

Uma revendedora lançou uma propaganda de um automóvel que consegue atingir a velocidade de 108 km/h em um percurso de apenas 150 metros, partindo do repouso. O movimento é retilíneo e uniformemente acelerado e a massa do carro é 1.200 kg. Com base nessas informações, é correto afirmar que a aceleração desse carro e o trabalho que realiza são respectivamente:

Em uma prova de corrida entre a tartaruga e a lebre, a velocidade da lebre é de 35km/h e da tartaruga é de 2m/min. Ambas devem percorrer 500m. Antes de parar para uma soneca, a lebre corre durante 0,5min. Qual deve ser a duração máxima da soneca para que a lebre não perca a corrida?

Segundo o Novo Código Florestal Brasileiro, uma área de preservação permanente (APP) pode ser definida como: "área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas". Uma das medidas utilizadas para se determinar uma APP é o hectare (ha), que é uma unidade de medida de área equivalente a 10.000 (dez mil) metros quadrados. Um perito florestal determinou que uma determina AAP possui 700 ha. Convertendo essa medida de área para o SI, temos: Escolha uma:


Uma criança de massa igual a 20 kg desce de um escorregador com 2 m de altura e chega no solo com velocidade de 6 m/s. Sendo 10 m/s², o módulo da aceleração da gravidade local, a energia mecânica dissipada, em joules, é igual a:

Existem grandezas que, para sua perfeita caracterização, exigem que se determine sua direção e seu sentido, além do módulo que corresponde ao valor numérico acompanhado da unidade. Essas grandezas são chamadas de vetoriais. Operar com grandezas vetoriais é diferente de operar com grandezas escalar, pois não se opera apenas com valores numéricos, mas também o sentido e a direção deve ser considerado. Assim, é correto afirmar que a relação correta entre os vetores, representados a seguir, é:

Um container de 800 kg, em repouso, pode ser deslocar sobre um trilho horizontal, sem atrito e sem resistências. Uma carga de 200 kg é lançada horizontalmente, por uma máquina e ela se aloja dentro do container Logo após o choque o conjunto container + carga passa a se mover com velocidade constante de 0,5 mls. Qual era aproximadamente, o módulo da velocidade da carga, no Si, imediatamente antes de se chocar com o container?

Determine o produto escalar entre os vetores a=2i+4j+0k; e b=1i+2j+2k é igual a: Assinale a alternativa correta:

 Joga-se uma pedra verticalmente para cima de um ponto situado a 45 m acima do solo e com velocidade inicial de 30 m/s. Despreze a resistência do ar e considere a aceleração da gravidade (g) igual a 9,8 m/s2. Determine a sua velocidade após 2 s.

Os corpos que se aceleram não estão em equilíbrio, pois a força resultante sobre o corpo não é igual a zero. A força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração, como enunciado pela segunda lei de Newton. Um caminhão com massa de 4000 kg está parado diante de um sinal luminoso. Quando o sinal fica verde, o caminhão parte em movimento com aceleração constante percorrendo 100 metros em 10 segundos. Qual o valor da força aplicada pelo motor?


Ordene as quantidades apresentadas abaixo e classifique-as da menor para a m 1) 0,1 mm II) 7 um III) 6380 km [V) 165 cm V) 200 nm

Dois carrinhos com velocidade de 30 m/s e 20 m/s de mesma massa movem se com velocidade constante na mesma direção e sentido mais adiante irão se chocar e caminhar juntos em uma mesma velocidade. Qual a velocidade dos carrinhos após o choque?

Dois blocos A e B de massas iguais mA= 2kg e mB= 4kg estão apoiados numa superfície horizontal perfeitamente lisa, o fio que liga A e B é ideal, isto é, de massa desprezível e inextensível. A força horizontal tem intensidade igual a 12N, determine:
a) O módulo da aceleração do sistema;
b) A intensidade da força de tração

Em sistemas conservativos, a energia mecânica pode apresentar-se como energia cinética ou energia potencial. Dessa forma, a soma da energia cinética com a energia potencial nos fornece a energia mecânica total do sistema. Um bloco de massa de 0,3 kg está a 20 m de altura em relação ao solo horizontal com uma velocidade de 15,0 m/s em um determinado instante de tempo. Tomando o solo como referência, e adotando g = 9,8 m/s², nesse mesmo instante de tempo, qual é a energia mecânica total do bloco, aproximadamente?

Um bloco de massa m1= 3,7kg sobre um plano iniciado sem atrito, de ângulo 30° está preso por uma corda de massa desprezível ligado a outro corpo de massa m2=2,3kg. Determine: 

a) aceleração do sistema;
b) tensão da corda.


Em uma prova de corrida entre a tartaruga e a lebre, a velocidade da lebre é de 35km/h e da tartaruga é de 2m/min. Ambas devem percorrer 500m. Antes de parar para uma soneca, a lebre corre durante 0,5min. Qual deve ser a duração máxima da soneca para que a lebre não perca a corrida?

 


 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$36,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

28/09/2023

ATIVIDADE 4 - GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR [RESOLVIDA]

Questão 1 Em matemática, mais especificamente em álgebra linear, o núcleo (ou espaço nulo) de uma transformação linear L: V → W entre dois espaços vetoriais V e W, é o conjunto de todos os elementos v de V para os quais L(v) = 0, em que 0 denota o vetor nulo de W.

Considere a transformação linear abaixo:

T(x,y) = x - y

Assinale qual o núcleo dessa transformação:

Alternativa 1: O núcleo é representado por uma reta de equação y = x + 1
Alternativa 2: O núcleo é representado pelo ponto (0,0)
Alternativa 3: O núcleo é representado por uma reta de equação y = x
Alternativa 4: O núcleo é representado pelo plano x - y + z = 0
Alternativa 5: O núcleo é representado pela curva y = x²

Questão 2 As transformações lineares são abordadas em vários momentos na engenharia, seja em circuitos elétricos básicos, seja em aplicações em sistemas massa-mola, entre outros. Conhecendo a transformação abaixo:

T(x,y,z) = (2x - y + z, -x + 3y - z, x + y - 2z)

A imagem dessa transformação linear será:

Alternativa 1: Im = {x(2,-1,1) + y(-1,3,1) + z(1,-1,-2); x,y e z ? R}
Alternativa 2: Im = {x(2,-1,1) + y(2,-1,1) + z(2,-1,1); x,y e z ? R}
Alternativa 3: Im = {x(2,1,1) + y(1,3,1) + z(1,1,2); x,y e z ? R}
Alternativa 4: Im = {x(2,-1,1); x ? R}
Alternativa 5: Im = R

Questão 3 A equação 4x² - 9y² - 8x - 18y - 41 = 0 representa:

Alternativa 1: Uma hipérbole de equação (x - 1)²/9 - (y + 1)²/4 = 1
Alternativa 2: Uma hipérbole de equação (x + 1)²/9 + (y + 1)²/4 = 1
Alternativa 3: Uma hipérbole de equação (x - 1)²/9 + (y + 1)²/4 = 1
Alternativa 4: Uma elipse de equação (x - 1)²/9 - (y + 1)²/4 = 1
Alternativa 5: Uma elipse de equação (x - 1)²/9 + (y + 1)²/4 = 1

Questão 4 O cálculo de autovalores e autovetores é relacionado à resolução de algumas aplicações práticas de engenharia. Considere a transformação abaixo:
 
T(x,y)=(x,3x+2y)
 
Quais os autovalores e autovetores relacionados a transformação?
 
Alternativa 1: Autovalor = 1 / Autovetor = (1,-3) // Autovalor = -1 / Autovetor = (1,1)
Alternativa 2: Autovalor = 3 / Autovetor = (1,3) // Autovalor = 2 / Autovetor = (0,1)
Alternativa 3: Autovalor = 1 / Autovetor = (1,-3) // Autovalor = 2 / Autovetor = (0,1)
Alternativa 4: Autovalor = 1 / Autovetor = (1,3) // Autovalor = 2 / Autovetor = (0,-1)
Alternativa 5: Autovalor = -1 / Autovetor = (1,-3) // Autovalor = 2 / Autovetor = (0,1)

Questão 5 As duas equações abaixo resumem os conceitos de autovetores e de autovalores. O primeiro conceito está relacionado aos vetores “v” que resolvem a primeira equação descrita. Os autovalores são aqueles escalares para os quais a segunda equação é verdadeira. Estes dois conceitos auxiliam nos cálculos de equações matriciais não convencionais (como envolvendo potenciação de matrizes). 






 


Está correto o que se afirma em:

Alternativa 1: I e II, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.
 

 


 

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$30,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Leia também...

ATIVIDADES DE ESTUDO 1 – MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS [RESOLVIDA]

QUESTÃO 1 Considere que você seja o responsável técnico em uma empresa que projeta estrutura metálicas, e precise avaliar um ponto específic...