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07/06/2024

SUB1 - Cálculo Diferencial e Integral II [RESOLVIDA]

1)

Em um de seus aspectos, a integração é operação inversa da derivação. Outro aspecto importante da integral é o conceito de integral como área de figuras planas. E interessante observar que, ao contrário da derivada, que só aparece no século XVII, a origem da integral remonta às ideias de Arquimedes (287 - 212 a.C.), em seus cálculos de áreas e volumes. Essas ideias são retomadas pelos matemáticos do século XVII, cujas pesquisas são os primeiros esforços que redundam na criação do Cálculo. Mas os avanços dessa disciplina, com pleno desenvolvimento de seus métodos e técnicas, ocorrem durante todo o século XVIII, um desenvolvimento que é essencialmente de natureza prática e aplicada. Já a “teoria da integral” só se desenvolve e atinge plena maturidade num trabalho de Riemann (1826 - 1866) de 1854.

Com base no que foi estudado sobre arranjos, analise as afirmativas a seguir:

I. No método de Riemann para calcular uma integral, se for possível fazer infinitos retângulos a área da integral será exata, entretanto esse cálculo costuma ser complexo.

II. A integral indefinida integral f left parenthesis x right parenthesis d x denota uma família de funções na qual cada membro é uma primitiva de f left parenthesis x right parenthesis, enquanto a integral definida integral subscript a superscript b f left parenthesis x right parenthesis d x é um número.

III. O teorema fundamental do cálculo é denotado por integral subscript a superscript b f left parenthesis x right parenthesis d x equals F left parenthesis b right parenthesis minus F left parenthesis a right parenthesis, onde F é qualquer primitiva de f.

IV. A integral indefinida da função integral 3 x squared d x é igual a F left parenthesis x right parenthesis equals 3 x cubed plus K.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirmar em:


  • a) Apenas I e II estão corretas.
  • b) Apenas I e III estão corretas.
  • c) Apenas I, II e III estão corretas.
  • d) Apenas II, III e IV estão corretas.
  • e) I, II, III e IV estão corretas.
2)

 Em relação as curvas polares e o plano polar open parentheses rho comma theta close parentheses, avalie as afirmações a seguir:

I) Para transformar em coordenadas polares, precisamos igualar as coordenadas de cada um dos sistemas e encontrar as variáveis faltantes.

II) A equação rho cos space theta equals d graficamente representa uma reta perpendicular ao eixo polar Ox

III) rho equals a representa um círculo de raio |a| unidades.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas


  • a) I, II e III
  • b) II e III
  • c) I e II
  • d) I e III
  • e) I
3)

O processo de integração de funções potência trigonométricas, em geral é feito com o uso de algumas técnicas. As afirmações a seguir apresentam algumas dessas regras:

I) Aplicar técnicas de integração por partes ou substituição de variáveis.

II) Uso de fórmulas recorrência, como integral s i n to the power of n x space d x equals negative 1 over n sin to the power of n minus 1 end exponent x space cos space x plus fraction numerator n minus 1 over denominator n end fraction integral sin to the power of n minus 2 end exponent x space d x

III) substituição por identidades trigonométricas, como sin(2x) = 2·sin(x)·cos(x)

Avalie as afirmações descritas e assinale a alternativa que apresenta apenas as corretas.


  • a) I, II, III
  • b) II, III
  • c) I, III
  • d) I, II
  • e) I
4)

O volume de um sólido de revolução gerado pela rotação de uma função em torno do eixo das ordenadas será calculado de maneira análoga ao volume gerado pela rotação em torno do eixo das abscissas.

No primeiro caso, usamos:

V equals integral subscript a superscript b pi open parentheses f left parenthesis x right parenthesis close parentheses squared d x

No segundo caso, se y=f(x), precisamos em primeiro lugar encontrar x=g(y), e com isso adaptar a expressão para o cálculo do volume para essa função.

Assumindo os conteúdos da unidade e o texto base, calcule o volume do sólido de revolução gerado pela rotação da função x=y, no intervalo 0<y<4, em torno do eixo das ordenadas e assinale a alternativa que expressa esse resultado.


  • a) V equals 32 pi unidades de volume
  • b) V equals fraction numerator 16 pi over denominator 3 end fraction unidades de volume
  • c) V equals 8 pi unidades de volume
  • d) V equals 16 pi unidades de volume
  • e) V equals fraction numerator 64 pi over denominator 3 end fraction unidades de volume
5)

O estudo das equações diferenciais começou com os métodos do Cálculo Diferencial e Integral, descobertos por Newton e Leibnitz, e elaborados no último quarto do século XVII para resolver problemas motivados por considerações físicas e geométricas. Estes métodos, na sua evolução, conduziram gradualmente à consolidação das Equações Diferenciais como um novo ramo da Matemática, que em meados do século XVIII se transformou em um conteúdo independente.

Considerando o contexto apresentado e seu conhecimento sobre Equações Diferenciais Ordinais Separáveis, assinale a alternativa correta para a solução do problema de valor inicial dado por:

open curly brackets table attributes columnalign left end attributes row cell y apostrophe equals 3 x squared y end cell row cell y left parenthesis 0 right parenthesis equals 2 end cell end table close


  • a) y equals 2 e to the power of x squared end exponent
  • b) y equals 2 e to the power of 3 x end exponent
  • c) y equals 3 e to the power of x cubed end exponent
  • d) y equals 2 e to the power of x cubed end exponent
  • e) y equals e to the power of x cubed end exponent

 
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06/06/2024

SUB 1 - Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócios - A

1) De maneira geral, as mudanças atuam diretamente sobre a forma como as pessoas trabalham e interagem no ambiente de trabalho, as quais levam um determinado tempo para se adaptar, passando pelas seguintes fases: negação, resistência, experimentação e aceitação.

Considerando essas informações, relacione as colunas:

I – Negação (   ) sempre fiz assim e deu certo, por que mudar?
II – Resistência (   ) aceitar as mudanças como melhoria do processo.
III – Experimentação (   ) está tudo funcionando bem, por que mudar?
IV - Aceitação (   ) perceber que existem outras formas de fazer.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correspondente.

    a) IV, II, III, I.
    b) II, IV, I, III.
    c) I, III, IV, II.
    d) III, I, II, IV.
    e) I, II, IV, III.

2) "Capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, com o seu mesmo contexto e experiências. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, enxergar com os olhos dela."

O conceito citado refere-se a que elemento do Design Thinking?

    a) Coragem
    b) Curiosidade
    c) Criatividade
    d) Experimentação
    e) Empatia

3) Em cada fase da gestão do projeto, é essencial: ___________ regularmente com as partes envolvidas; controlar desvios e antecipar riscos; _________ (perdas, a chegada de um novo funcionário, novas tecnologias); e ________________ (principal fator de sucesso ou fracasso de um projeto).

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

    a) Comunicar-se, adaptar, gerir pessoas
    b) Verificar, gerir, conduzir
    c) Comunicar-se, pensar, gerir pessoas
    d) Aferir, compreender, reestruturar
    e) Gerenciar, verificar, remunerar

4) Para que você possa interpretar o processo para identificação de problemas ou oportunidades no mercado e gerar valor ao cliente, um dos caminhos é compreender a criação da persona. A criação de personas é uma técnica que permite a construção de perfis fictícios que representam os diferentes tipos de clientes de um negócio. Através dela junto com o exercício da empatia, é possível entender melhor quem são os clientes, como eles se comportam e quais são suas motivações. Com esse conhecimento em mãos, é possível implementar ações mais eficientes, direcionadas e que ofereçam resultados positivos para ambas as partes.

Considerando a orientação para a criação de personas, assinale a alternativa correta.

    a) Antes de criar as personas, tenha: papéis coloridos autoadesivos e entrevistas de mercado qualitativas. conduza a equipe através das etapas do processo e facilitar a colaboração entre os membros.
    b) Antes de criar as personas, defina um cronograma claro, com prazos e entregas bem definidos, afim de manter o projeto dentro dos prazos estabelecidos e a garantir que todas as etapas sejam concluídas de maneira eficiente.
    c) Para criar personas detalhadas, inicie com reuniões regulares para avaliar o progresso do projeto, discutir possíveis desafios e ajustar a estratégia, se necessário.
    d) O exercício da empatia consiste em colocar-se no lugar do cliente, compreendendo suas necessidades, desejos e dores.  Para criar personas detalhadas, inicie com um nome, idade, sexo, estado civil, onde mora, onde trabalha ou estuda, um hobbie e assim por diante.
    e) Antes de criar as personas, defina a identificação de lacunas no mercado e a criação de soluções personalizadas e eficazes. Crie um mínimo produto viável, atribua um nome, idade, sexo e então, terá a persona.

5) Quando criamos soluções inovadoras, exploramos ideias, compreendemos os problemas que nossa solução resolverá e analisamos profundamente o ecossistema circundante, incluindo o comportamento das pessoas, suas necessidades, desejos e limitações. Ao desenvolvermos produtos e serviços, nos deparamos com um ciclo de vida para o produto, que proporciona uma compreensão clara e estruturada do desenvolvimento, lançamento, crescimento, maturidade e declínio do mesmo, permitindo uma gestão eficaz. Além disso, facilita a identificação de oportunidades de inovação e melhorias contínuas, otimizando recursos e reduzindo custos.

Ao antecipar desafios, como a entrada de concorrentes ou mudanças no mercado, o ciclo de vida permite estratégias proativas. Além disso, contribui para a maximização do retorno sobre o investimento, a fidelização de clientes e a manutenção da relevância no mercado, fatores essenciais para o sucesso sustentável das organizações. Considerando o desenvolvimento de soluções para produtos ou serviços e as fases do ciclo de vida destes, assinale a alternativa correta.

    a) Introdução é onde devemos olhar de forma clara para o produto ou serviço e decidir se devemos melhorar as soluções desenvolvidas ou então descontinuá-las para dar espaço para novos serviços e produtos que façam mais sentido ao público e o mercado.
    b) Crescimento é onde o produto ou serviço alcançou o auge do seu potencial, com vendas estabilizadas e público fidelizado. Normalmente nessa etapa, os clientes também indicam mais o produto ou serviço para outras pessoas, caso sua experiencia seja positiva.
    c) Maturidade é a fase do ciclo de vida de um produto ou serviço inovador em que as vendas estão estabilizadas, o público está fidelizado e há uma consolidação da fatia de mercado ocupada pela empresa, ou seja, é onde o produto ou serviço alcançou o auge do seu potencial.
      d) Declínio é onde exploramos as ideias e entendemos os problemas que nossa solução irá resolver, bem como, entendemos profundamente todo o ecossistema em que estamos inseridos, o comportamento das pessoas, suas necessidades, desejos e limitações.
    e) Desenvolvimento é a fase onde o público já se acostumou e se adaptou à ideia executada inicialmente, mas precisa ainda de trabalho para poder crescer o aumento de vendas e, consequentemente, a utilização por mais pessoas.

 
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02/06/2024

ATIVIDADE 1 – MÁQUINAS TÉRMICAS – UNICESUMAR 52 2024

Você foi contratado por uma empresa que realiza serviços de manutenção em sistemas de refrigeração industrial e foi chamado para avaliar o desempenho de uma torre de resfriamento.
Sabemos que todo sistema de refrigeração precisa eventualmente rejeitar o calor de processos industriais para algum outro meio. Quando for possível, esse calor deve ser rejeitado diretamente para o ar atmosférico, porém existem situações que o condensador pode se encontrar em ambientes fechados (como subsolo por exemplo), precisando então rejeitar o calor para um meio “intermediário”, como a água por exemplo.

Ao chegar no local, você constatou a seguinte torre apresentada a seguir:

 


Após avaliar a situação, DESCREVA tecnicamente como é o funcionamento dessa torre de resfriamento, citando o que acontece com a água (pontos 1 e 2) e com o ar atmosférico (pontos 3 e 4). Qual a função da água de reposição (ponto 5) apresentada no fluxograma?

 
 
 
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ATIVIDADE 1 – HIDRÁULICA – UNICESUMAR 52 2024

Você, estudante do curso de Engenharia Civil, deverá realizar o experimento virtual daAlgetec: PERDA DE CARGA LOCALIZADA.

Para a medição, você deverá encontrar o valor da perda de carga localizada na conexãojoelho (cotovelo) 90° da tubulação de PVC soldável da bancada experimental.

Utilize a vazão experimental de 2500 litros/hora.Considere a tubulação 9 como PVC soldável de diâmetros: DE = 25mm / DI = 21,6mm.Considere aceleração da gravidade = 9,81 m²/s.

Para a conversão: 1 cmca = 0,01 mca.

Obs.: tire um print de sua medição e anexe ao seu exercício.Responda às seguintes questões sobre o experimento:

1. Encontre o valor da perda de carga da conexão joelho (cotovelo) 90°.

2. Determine o valor K da conexão e compare com os valores de referência.

 
 
 
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29/05/2024

AP2 Cálculo Numérico [RESOLVIDA]

Pergunta 1 Analise o sistema abaixo e utilize a regra de Cramer

 


 

 

 

 

 

Os valores de x, y e z são:

  Aproximadamente x = 2,14, y = 2,98 e z = 5,16
  Aproximadamente x = 1,04, y = 1,98 e z = 3,16
  Aproximadamente x = 1,98, y = 3,16 e z = 3,16
  Aproximadamente x = 3,16, y = 1,04 e z = 1,98
  Aproximadamente x = 1,64, y = 3,98 e z = 4,16

 

Pergunta 2 Leia o trecho abaixo e responda:

Toda matriz quadrada possui um número real associado a ela. Este número é chamado de determinante. O determinante possui diversas aplicações tanto no campo da matemática quanto na física. Em matemática utilizamos o determinante no cálculo de área de triângulos, verificar a colinearidade de três pontos, resolução de sistemas lineares, já na física, o determinante auxilia no estudo de campos elétricos. 

Calcule o Determinante das matrizes a seguir:

 


 

 


 


 
 
 
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26/05/2024

PORTFÓLIO DE AULA PRÁTICA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

NOME DA DISCIPLINA: Ressonância Magnética

OBJETIVOS

Definição dos objetivos da aula prática:

A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos:

✓ Conhecer as aplicações clínicas das ponderações de imagens: conceitos, física da formação da imagem e ponderações da imagem;

✓ Adquirir noções de como realizar as programações dos exames;

✓ Conhecer a importância da segurança dentro do setor de ressonância magnética.

INFRAESTRUTURA

Instalações:

Computador com acesso à internet...CONTINUA...

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