29/03/2025

AV1 - Estruturas Isostáticas [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]

1) Vigas são elementos estruturais que podem receber cargas transversais. Normalmente empregadas no sistema laje-viga-pilar, elas transmitem os esforços verticais para o pilar. Quando recebem esses esforços elas apresentam esforços cortante e normal, além do momento fletor.

Dizem que engenheiro é engenheiro desde criança, tem "olhar diferente" para as coisas, monta e desmonta tudo. Como você não é diferente, para onde olha vê física e matemática. Você está em uma recepção de médico, aguardando ser atendido. Enquanto aguarda, observa uma viga aparente, rapidamente seu "olhar diferente" entra em ação e seu pensamento de engenheiro voa direto para o cálculo de momento. Observando a viga da recepção (figura a seguir), qual a equação de momento que é aplicado a esta viga que vem a sua cabeça?

viga a

Fonte: Christoforo, A.L; Simioni, C.F. (2017).

Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a equação de momento para a viga em questão:


Alternativas:

  • a)

    capital sigma M a equals space q. L. L over 2 minus R subscript v b space end subscript. L equals 0.


  • b)

    capital sigma M a equals space q. L. L over 2 minus R subscript v b space end subscript. q equals 0.

  • c)

    capital sigma M a equals space q. L. L over 2 minus R subscript v a space end subscript. L equals 0.

  • d)

    capital sigma M a equals space q. L. L over 2 plus R subscript v b space end subscript. L equals 0.

  • e)

    capital sigma M a equals space q. L. L over 2 plus R subscript v a space end subscript. L equals 0.  

2)

"O momento fletor é um esforço ao qual tende a “curvar” uma viga, por exemplo. Em uma mesa qualquer, em repouso quando se é colocado um peso no centro de proporções relevantes tende a ”forçar” uma rotação e portanto uma curvatura no centro (como uma régua curvada), este momento provoca esforços de tração nas fibras externas e compressão nas internas.

(...)

Esforço cortante é um esforço que tende a “cisalhar” o objeto. Quando se é colocado um esforço e a tendência é partir sem rotação e/ou curvatura (momento fletor), se dá o nome de esforço cortante.

Esforço normal, são esforços no sentido normal do objeto, podem ser de tração ou compressão. A tração tende a “esticar” o objeto, como em um elástico por exemplo. Já o esforço de compressão tende a comprimir as fibras dos objetos."

A sua empresa está responsável por elaborar o projeto estrutural de um edifício em Itajaí, edifício este, localizado no bairro Cabeçudas quase em frente a praia. O edifício terá 15 pavimentos e é totalmente cheio de detalhes arquitetônicos. Um desses detalhes envolve vigas e pilares com dimensões de até 8 metros de altura. Um esquema desse detalhe é apresentado na figura a seguir. Observe que nesse detalhe, os engastes irão ficar presos a fachada do edifício. Com base em todas essas informações julgue as afirmativas sobre a viga inclinada.

 aa

Fonte: Rovere, H.L.la (2013).

 

I- Diagrama de momento fletor será nulo para viga inclinada.

II- Diagrama de esforço cortante será nulo para viga inclinada.

III- Diagrama de esforço normal será nulo para viga inclinada.

Assinale a alternativa que apresenta a correta: 


Alternativas:

  • a)

    Apenas a afirmativa I está correta.

  • b)

    Apenas a afirmativa II está correta.

  • c)

    Apenas a afirmativa III está correta.

  • d)

    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


  • e)

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

3)

"Um dos detalhes frequentes com que o engenheiro calculista de estrutura se depara é a rótula. Teoricamente, rótula é a ligação entre duas barras de uma estrutura na qual não há transmissão de momento fletor, ou seja, admite-se liberdade total de rotação entre uma e outra barra. Através da rótula só são transmitidos esforços normais (axiais) e cortantes (transversais)." Estruturas que possuem rótulas, em especial vigas, denominam-se vigas Gerber, sua aplicação em geral é para pontes e estruturas pré-moldadas.

Enquanto você está ministrando sobre vigas Gerber, um de seus alunos faz duas asserções sobre vigas Gerber. Analise as asserções feitas e a relação proposta entre elas.

I. São vigas isostáticas simples, que podem ser calculadas estabelecendo o equilíbrio de cada uma das partes, começando a resolver pelas vigas simples que não tem estabilidade própria.

PORQUE

II. Um de seus apoios devem ser projetados para receber forças horizontais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


Alternativas:

  • a)

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • b)

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


  • c)

    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • d)

    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • e)

    As asserções I e II são proposições falsas.

4)

A análise de treliças parte do pressuposto que uma treliça composta pode ser dividida em uma ou mais treliças simples. A determinação dos esforços axiais atuantes nas barras das treliças bidimensionais podem ser determinadas empregando alguns métodos, sendo um deles o método Ritter,

O método Ritter também conhecido como ____________, nada mais é do que um processo que permite determinar esforços em determinadas barras, sem que exista a necessidade de efetuar análise de todos os ____________.

Esta metodologia exige que a estrutura para análise, seja separada em seções contínuas, podendo ser retilínea ou não, e só podem ser cortadas em um número de barras de maneira que seja possível escrever o mesmo número de equações de estática, visto que de outra maneira o sistema formado de equações seria indeterminado.

Com relação as barras, caso elas sejam paralelas ou ____________ pertencentes ao mesmo nó e que ainda assim seja possível escrever as três equações de estática o resultado será uma equação ____________.

Estando a treliça (sistema articulado plano rígido) em equilíbrio estático ao carregamento externo, logo estará em equilíbrio em qualquer parte do sistema. Quando o sistema é cortado, não se altera o estado estático se as barras cortadas sejam substituídas pelos esforços normais que atuam nelas, de maneira que será indiferente analisar a estrutura da esquerda para direita ou direita para esquerda.

Todas as incógnitas descobertas, terão seus valores revelados a partir da resolução das equações da estática, para isso, elas devem ser analisadas e escolhidas de maneira que seja possível a determinação de maneira direta de cada uma das incógnitas. São empregadas três equações de momentos relativos a três pontos não ____________, cada ponto é a intersecção das linhas de ação de duas forças incógnitas.

Use os conhecimentos adquiridos ao longo dessa unidade sobre o método Ritter e assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    Método das Seções, nós da estrutura, congruentes, linearmente dependente, coplanares.

  • b)

    Método das Seções, equilíbrio dos nós da estrutura, concorrentes, linearmente dependente, colineares.


  • c)

    Método dos Nós, equilíbrio dos nós da estrutura, congruentes, linearmente independente, coplanares.

  • d)

    Método das Seções, nós da estrutura, congruentes, linearmente dependente, colineares.

  • e)

    Método dos Nós, nós da estrutura, congruentes, linearmente dependente, colineares.

5)

Lima (2017) descreve o passo a passo do método de Ritter como:

"(a) corta-se a treliça em duas partes;

(b) adota-se uma das partes para verificar o equilíbrio, ignorando-se a outra parte até o próximo corte. Ao cortar a treliça deve-se observar que o corte a intercepte de tal forma, que se apresentem no máximo 3 incógnitas, para que possa haver solução, através das equações de equilíbrio. É importante ressaltar que entrarão nos cálculos, somente as barras da treliça que forem cortadas, as forças ativas e reativas da parte adotada para a verificação de equilíbrio.

(c) Repetir o procedimento, até que todas as barras da treliça estejam calculadas."

No sítio de sua família, existe um córrego e a ponte que existe está em más condições de uso. Você como engenheiro se propôs a calcular e executar a nova ponte. Em seu projeto inicial, a ponte será treliçada vencendo o vão de 6 metros, com um apoio fixo do lado esquerdo (A) e um móvel do direito (B) e dois nós (D, F) com três banzos na parte inferior. Na parte superior haverá apenas um banzo e dois nós (C,E). Haverá duas diagonais inclinadas para a direita (AC, DE) e uma inclinada para a esquerda (BE), além de duas montantes (DC, FE). Nos nós D e suportarão respectivamente uma força vertical para baixo de 18 e 36 kN. Após desenhar o projeto e levá-lo para seu escritório, você entregou para seu estagiário calcular, o qual lhe apresentou as seguintes afirmativas:

I- A barra AC está tracionada e AD comprimida.

II- Fazendo momento em D, descobre-se que a barra CE equivale a -24 kN.

III- Para determinar as forças em DE e DF, pode-se aplicar um corte adotando o lado esquerdo do corte para cálculo.

IV- Fazendo o somatório em y próximo ao nó B, é possível descobrir o valor de BE.

V- A barra BE está tracionada.

Desenvolva os cálculos necessários utilizando o método Ritter e assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:


Alternativas:

  • a)

    Apenas a afirmativa I está correta.

  • b)

    Apenas afirmativa III está correta.

  • c)

    As afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • d)

    As afirmativas I, III e V estão corretas.

  • e)

    As afirmativas II, III e IV estão corretas.


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28/03/2025

AV1 & AV2 - ENGENHARIA DE MÉTODOS [RESOLVIDAS COM NOTA MÁXIMA]

1) O casal Frank e Lilian Gilbreth foram seguidores de Taylor e pioneiros no estudo do tempo e de movimentos para melhoria do trabalho. Com base nos estudos do casal Gilbreth sobre a economia dos movimentos, analise as afirmativas a seguir:

I - O estudo dos movimentos visa eliminar ações desnecessárias na execução de uma tarefa, promovendo maior eficiência e redução da fadiga humana.

II - A disposição inadequada do material e do local de trabalho pode gerar desperdício de tempo e esforço, impactando negativamente na produtividade.

III - A correta escolha e utilização de ferramentas e equipamentos influenciam diretamente no desempenho do operador, reduzindo movimentos desnecessários e otimizando o trabalho.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

  • b)

    II, apenas.

  • c)

    III, apenas.

  • d)

    I e II, apenas.

  • e)

    I, II e III.

2)

O clima organizacional exerce um impacto significativo na produtividade e na motivação dos trabalhadores. Segundo Chiavenato (2002), empresas que possuem um ambiente organizacional positivo tendem a apresentar melhores resultados.

Com base nessa perspectiva, qual das alternativas abaixo representa corretamente a relação entre clima organizacional e desempenho dos funcionários?


Alternativas:

  • a)

    Um bom clima organizacional pode melhorar a produtividade, mas a remuneração sempre será o único fator determinante para a motivação dos trabalhadores.

  • b)

    O clima organizacional tem pouca influência na motivação dos funcionários, pois a produtividade depende apenas das metas e da cobrança dos gestores.

  • c)

    A motivação dos trabalhadores está diretamente ligada ao clima organizacional, e empresas que possuem um ambiente saudável tendem a obter melhores resultados.

  • d)

    O clima organizacional afeta a motivação dos trabalhadores, mas apenas em empresas de grande porte, pois nas pequenas empresas a motivação depende unicamente do relacionamento com os gestores.

  • e)

    Independente do clima organizacional, a produtividade dos funcionários será sempre a mesma, pois o trabalho deve ser realizado independentemente do ambiente.

3)

A divisão do trabalho e a especialização do trabalhador são estratégias fundamentais no estudo de tempos e métodos, com o objetivo de aumentar a produtividade e otimizar os processos produtivos.

Com base nesse contexto, analise as afirmativas a segui:

I - A especialização do trabalhador, ao focar em uma única atividade, melhora a eficiência e reduz o tempo necessário para a execução da tarefa, resultando em maior produtividade.

II - A padronização das atividades é essencial para o planejamento e controle da produção, pois possibilita a definição do melhor método de trabalho e a redução de desperdícios.

III - O treinamento dos trabalhadores em métodos padronizados é fundamental para garantir a qualidade, a produtividade e a minimização de erros na operação.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

  • b)

    II, apenas.

  • c)

    III, apenas.

  • d)

    I e II, apenas.

  • e)

    I, II e III.

4)

O processo produtivo é o conjunto de atividades organizadas e sequenciais que transformam insumos em produtos ou serviços, utilizando mão de obra, máquinas, materiais e métodos específicos. Ele pode ser classificado em diferentes tipos, dependendo da natureza do produto e da demanda do mercado. Sendo assim, o parágrafo a seguir descreve a características de um tipo de processo:

"tem como característica a produção em baixo volume e altamente personalizada, sendo a sequência operacional única para o atendimento exclusivo a essa etapa de fabricação."

As características acima se referem a qual tipo de processo? Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    Processo por projeto.

  • b)

    Processo por tarefa.

  • c)

    Processo em lotes.

  • d)

    Processo em linha.

  • e)

    Processo em fluxo contínuo.

5)

O método de trabalho é essencial para garantir eficiência, segurança e otimização dos recursos na produção. Para isso, ele deve ser estruturado com técnicas bem definidas e aplicadas de forma sequencial.

Considerando esse contexto, qual das alternativas abaixo representa corretamente a importância da definição e aplicação de um método adequado?


Alternativas:

  • a)

    O método de trabalho deve ser fixo e padronizado, pois qualquer modificação pode comprometer a eficiência do processo produtivo.

  • b)

    A aplicação de um método visa apenas a redução de custos, sem impacto significativo na qualidade ou na segurança da produção.

  • c)

    Um método bem estruturado melhora a segurança, reduz desperdícios e otimiza o tempo de produção, permitindo maior eficiência e especialização.

  • d)

    O domínio das técnicas de um método de trabalho é irrelevante para a empresa, pois o conhecimento técnico não afeta a competitividade no mercado.

  • e)

    O método de trabalho não deve sofrer alterações ao longo do tempo, pois mudanças constantes dificultam a adaptação dos funcionários.


1)

Um ponto importante e de preocupação no ambiente de trabalho é a carga de trabalho e a saúde do trabalhador, que estão diretamente relacionadas à satisfação com trabalho e, consequentemente, à produtividade da empresa.

Portanto, em relação a carga de trabalho avalie as afirmativas a seguir:

I - A carga de trabalho também envolve os fatores nocivos e de riscos ocupacionais a que os trabalhadores estão sujeitos e que podem produzir complicações à sua saúde.

II - A carga de trabalho surge da interação entre as exigências da tarefa e a capacidade da realização pelo trabalhador.

III - A distribuição da carga de trabalho ocorre de forma dinâmica na empresa e é preciso buscar o equilíbrio entre as exigências solicitadas ao trabalhador e a capacidade que ele tem de suportá-las ou administrá-las, diante desse ambiente cheio de tensões onde são realizadas as tarefas.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

  • b)

    II, apenas.

  • c)

    III, apenas.

  • d)

    I e II, apenas.

  • e)

    I, II e III.

2)

O treinamento organizacional desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos colaboradores e na melhoria dos processos produtivos. Além de contribuir para o aprimoramento das habilidades técnicas e comportamentais, o treinamento também possibilita o crescimento pessoal e profissional dentro da empresa.

Diante desse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos principais objetivos do treinamento:


Alternativas:

  • a)

    Aumentar a carga de trabalho dos colaboradores para que eles desenvolvam resistência e consigam realizar suas atividades sob pressão.

  • b)

    Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também em outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada.

  • c)

    Tornar os colaboradores especialistas apenas na função atual, impedindo a diversificação de conhecimentos que possam ser utilizados em outros setores da empresa.

  • d)

    Eliminar a necessidade de supervisão e acompanhamento dos funcionários, pois, após o treinamento, todos devem desempenhar suas funções sem qualquer tipo de monitoramento.

  • e)

    Reduzir o tempo de execução das tarefas a qualquer custo, independentemente da qualidade do trabalho, focando apenas na eficiência operacional.

3)

Segundo Groover (2001), a automação é uma tecnologia que envolve a aplicação de mecânica, eletrônica e sistemas computacionais para operar e controlar processos produtivos de forma eficiente e integrada. Logo, a automação pode ser classificada em: automação fixa, automação programável e automação flexível.

Portanto, associe os tipos de automação, relacionadas na Coluna 1, com suas respectivas especificidades, relacionadas na Coluna 2:

Coluna 1:

1 – Automação fixa.

2 – Automação programável.

3 – Automação flexível

Coluna 2:

A – Está baseada em uma linha de produção especialmente projetada para a fabricação de um produto específico e determinado.

B – Está alicerçada pela utilização de equipamentos capazes de fabricar diversos produtos com diferentes propriedades e características, de acordo com um programa de instruções previamente inserido

C – Também é conhecida como sistema de Manufatura Integrada por Computador (CIM) e, em geral, parece ser mais indicado para o volume médio de produção.

Assinale a alternativa que contempla corretamente a associação das colunas.


Alternativas:

  • a)

    1-A; 2-B; 3-C.

  • b)

    1-A; 2-C; 3-B.

  • c)

    1-B; 2-A; 3-C.

  • d)

    1-B; 2-C; 3-A.

  • e)

    1-C; 2-A; 3-B.

4)

Você trabalha no setor de engenharia de processos de uma empresa que busca otimizar seus processos produtivos. A empresa atua 8 horas por dia (480 minutos). Durante um estudo de tempos e movimentos, foi necessário determinar o tempo padrão de uma operação realizada frequentemente na linha de produção.

Para isso, você realizou 10 medições do tempo de execução da tarefa, obtendo os seguintes valores (em segundos):


Tempos cronometrados:
45; 47; 46; 44; 48; 45; 47; 46; 44; 48.

No momento da cronometragem o operador executava o seu trabalho com um Fator de Ritmo (FR) de 100%. A empresa determinou 96 minutos por dia de tolerância.

Com base nesses dados, qual é o Tempo Padrão (TP) da atividade?


Alternativas:

  • a)

    46 segundos.

  • b)

    48,75 segundos.

  • c)

    55,2 segundos.

  • d)

    57,5 segundos.

  • e)

    60,5 segundos.

5)

O treinamento dos funcionários torna-se necessário quando há a necessidade de aprimorar processos, adaptá-los a novas exigências ou instruir sobre uma nova operação no ambiente de trabalho e está estruturado em quatro fundamentos básicos: Funcionários Novos; Funcionários existentes; Introdução tecnológica; e Desempenho de um novo cargo.

Portanto, associe os termos da coluna 1, com suas respectivas características, relacionadas na Coluna 2:


Coluna 1:

1 – Funcionários Novos.

2 – Funcionários existentes.

3 – Introdução tecnológica.

4 – Desempenho de um novo cargo.


Coluna 2:

A – acontece na admissão de uma pessoa, quando serão apresentadas a estrutura organizacional e a cultura da empresa. Aqui também são mostrados a missão, a visão, as regras, os regulamentos e as condições de trabalho da empresa.

B – voltado para aqueles que já atuam na empresa e que buscam aprimorar seus conhecimentos, colocando-os em sintonia com a posição atual no mercado onde a empresa atua para se tornarem competitivos.

C – acontece toda vez que se adquire um novo equipamento e que será necessária alguma mudança na sua operação.

D – voltado para o crescimento profissional, com a preparação dos funcionários para assumir novas responsabilidades em níveis superiores.

Assinale a alternativa que contempla corretamente a associação das colunas.


Alternativas:

  • a)

    1-A; 2-B; 3-C; 4-D.

  • b)

    1-B; 2-C; 3-D; 4-A.

  • c)

    1-B; 2-D; 3-A; 4-C.

  • d)

    1-C; 2-A; 3-B; 4-D.

  • e)

    1-D; 2-A; 3-C; 4-B.

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