SOFTWARE DEVOLVE CAPACIDADE DE ENXERGAR

WASHINGTON - Millie Sauer nem sabia que havia sofrido um derrame antes de tentar ler um livro e enxergar apenas manchas cinzas após se recuperar de uma cirurgia.

Horas ou até dias se passaram desde que o derrame afetou a parte do seu cérebro responsável pela visão e Sauer, de 69 anos de idade, já não podia mais recorrer a tratamentos médicos convencionais para reverter a lesão. “Me disseram que eu teria que me acostumar com essa situação”, ela conta.

Entretanto, um programa de computador está ajudando Sauer a recuperar a visão e lhe está dando esperanças de voltar a enxergar como antes do derrame.

“Ficamos surpresos quando analisamos os exames de Sauer”, afirmou Krystel Huxlin, do Instituto Oftalmológico da Universidade de Rochester, em Nova York, quem testou o software com sete pacientes que haviam sofrido derrames.

“Esse é um tipo de dano cerebral que até agora era considerado irreversível por médicos e cientistas”, ela explica.

Em reportagem publicada no Journal of Neuroscience, Huxlin e seus colegas afirmam que o software ajuda a exercitar uma capacidade conhecida como visão sugestionada – o paciente sente algum estímulo e tenta advinhar a imagem, chegando a respostas corretas em muitos casos. “É interessante perceber que, se forçarmos os pacientes a advinharem a imagem, eles acertam várias vezes”, ela ressaltou.

Sauer e outros pacientes conseguem dirigir, fazer compras e levar uma vida normal. Mas eles demoraram meses se exercitando em frente a uma tela de computador. Inúmeros pontos aparecem e se movem como um bando de pássaros. O paciente tem que advinhar para qual direção eles se movimentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

Leia também...

"Mais um dia se passou e não usei isso pra nada". Será mesmo!?

A imagem abaixo vem circulando nas redes sociais com a [despretensiosa] conclusão de que vivemos sem a necessidade da fórmula que calcula o...

Cadastro

Cadastre-se para receber postagens atualizadas:

Digite seu Email

EnviarFeedBurner