Desde o momento em que os motores saem das fábricas, sejam  eles movidos à gasolina, diesel ou óleos marítimos, depósitos de resíduos da  combustão começam a se formar em diversas partes dos mesmos. Esses resíduos são  inerentes ao processo de combustão, pois são misturas de  diversos hidrocarbonetos, alguns deles mais pesados e, portanto, de queima mais  difícil. 
Além disso, a própria geometria construtiva dos motores pode apresentar  pontos em que a velocidade da mistura ar-combustível é mais baixa,  proporcionando superfícies quentes nas quais os combustíveis líquidos tendem a  se depositar, ocasionando a "carbonização". Assim, os motores vão aos poucos  apresentando depósitos mais ou menos acentuados, de acordo com o ciclo de  utilização.
Os motores são compostos por peças  que possuem folgas médias de aproximadamente 5 microns, e a maioria das  partículas presentes na atmosfera ou oriundos de desgastes são maiores do que  este valor e se estas não forem removidas adequadamente vão provocar desgastes  por abrasão, que por sua vez vão gerar mais partículas. As partículas,  principalmente as metálicas, catalisam o processo de oxidação do lubrificante,  acelerando sua degradação, e lubrificante degradado provoca desgaste nas peças  do motor. 
A água ou mesmo a umidade, mesmo em volumes muito pequenos como 500  PPM, ou 0,05%, já são suficientes para afetar sensivelmente a vida útil do  motor, por exemplo esta quantidade de água diminui em 70% a vida de um  rolamento. O lubrificante oxidado em presença de água forma ácido potencialmente  corrosivo. Além disso a água aumenta a viscosidade do lubrificante, provoca  ferrugem, desgaste por cavitação, acelerando ainda mais a redução da vida do  motor. 
O enxofre em conjunto com a água forma ácidos fortes que corroem o motor, criam  bactérias e fungos, mais ácidos, tiram o poder lubrificante e destroem o motor.  Além da necessidade de se utilizar lubrificantes que já vêm formulados com "anticorrosivos", ou um condicionador de metais que potencializa a capacidade de  carga de um lubrificante, é necessário a adição de "Otimizadores de  Combustíveis" que adequam as principais propriedade do Diesel ao  consumo.
A composição desse produto multifuncional, com solventes, detergentes, solubilizadores e catalisador de combustão, permitem a dissolução de borras e confere a homogeneização das cadeias de hidrocarbonetos, e por ser também um tenso ativo poderoso melhora a atomização. Por se tratar de um produto bipolar reage com componentes polar e apolar permitindo a realização de pontes de hidrogênio (dispersante de água em hidrocarbonetos), encapsulando a água contida (até 0,1%). Seus componentes auxiliares adicionam lubricidade aos combustíveis e elevam o índice de cetano. O componente "diluente", além de facilitar a solubilidade dos contidos do aditivo aos combustíveis, funciona também como emulgador de cadeias complexas de hidrocarbonetos leves e saturados, de origem fóssil, animal ou vegetal.
Fonte: Teccom (Com Adaptações).
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