27/11/2013

Projeto Safe Flame apresenta solda com água

O projeto europeu Safe Flame (chama segura) apresentou os resultados de sua "solda a água". Apesar do ceticismo inicial, os resultados parecem ter agradado os inúmeros parceiros que se uniram na empreitada.

O aparelho de solda "a água" na verdade usa os gases hidrogênio e oxigênio, que são obtidos na hora por meio da eletrólise da água. A queima pode ser feita em um maçarico comum, oferecendo uma alternativa aos processos de oxi-acetileno e oxi-propano.

O oxigênio e o hidrogênio são gerados separadamente, e a mistura é controlada para oferecer uma estequiometria precisa - a proporção ideal entre os dois gases, mesmo quando é necessário alterar o tamanho da chama durante o processo de soldagem.

O comprimento da chama e o fluxo de calor podem ser ajustados conforme a necessidade alterando a potência elétrica de entrada, o que é feito por meio de um botão.

Segundo os coordenadores do projeto, o principal objetivo, que foi alcançado, era produzir um equipamento de solda mais seguro, que não dependesse dos cilindros de armazenamento de gás e que pudesse funcionar em qualquer lugar.

Os cilindros de gás, além de custarem caro, impõem restrições de segurança adicionais que encarecem o processo para pequenas empresas. A Safe Flame funciona apenas com uma entrada de água e uma tomada comum de 220 volts.

E a solda resultante também é de ótima qualidade: segundo a equipe, a temperatura da chama é alta, o fluxo de calor é elevado e a transferência de calor é uniforme. O aparelho de solda a água mostrou-se adequado para soldar diversos materiais, entre os quais cobre, alumínio e aço.

Fonte: Inovação Tecnológica

2 comentários:

  1. Boa noite professor Carlão, como vai?
    Professor o senhor teria mais algumas informações acerca do projeto da “safe-flame ”? De onde seria o projeto, algum artigo de referência ou algo a mais?
    Obrigado pela atenção

    Thiago Guerra
    Guerrathiago@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo meu caro Thiago Guerra! Fico muito grato pelo seu comentário! Essa tecnologia inovadora vem do Reino Unido! Na Inglaterra e em toda a Europa, processos simples de brasagem - processo muito utilizado na refrigeração - já é largamente aplicado utilizando equipamentos SafeFlame! Para saber mais acesse: https://www.safeflame-uk.com/. Continue acessando o Blog do Professor Carlão sempre enviando suas dúvidas e sugestões! Um forte abraço!

      Professor Carlão.

      Excluir

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

ATIVIDADE 1 - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS [RESOLVIDA]

1) A NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão é o guia para esse tipo de instalação, abordando dimensionamento de cabos, condutos, p...