Mecânica dos Sólidos: Lista Resolvida

Podemos usar funções horárias do M.U e do M.U.V para descreve os movimentos de objetos e prever eventos. Considere um motorista percorre um trecho reto de uma pista com velocidade constante de módulo 90 km/h. Nesse trecho a velocidade máxima permitida é de 70 km/h. Nessa mesma pista, alguns metros a frente, há um policial vendo o motorista infrator se aproximando. O policial sobe em sua motocicleta para iniciar uma perseguição e parte com aceleração constante de intensidade 4 m/s², mas só consegue fazê-lo 3 segundos após o motorista passar a sua frente. O motorista mantém sua velocidade durante toda a perseguição. Após quanto tempo o policial alcançará o motorista? Que distância esse policial terá percorrido nesse trajeto? 


Há situações em que devemos considerar as dimensões dos móveis no movimento. Isso ocorre quando seus tamanhos são comparáveis às distâncias estudadas. Veja exemplo a seguir: Um trem, que se movimenta em trilhos retilíneos, está com velocidade de 169,2 km/h quando inicia a travessia de um túnel de 0,1 km. Nesse mesmo instante o maquinista inicia uma desaceleração de intensidade 1,5 m/s² e a mantém durante 0,05 min, até o trem atravessar completamente o túnel. Calcule o comprimento do trem. 


Por fim, vamos mostrar como o conhecimento das leis que descrevem os movimentos dos corpos na superfície da Terra podem ser usados para fins práticos, como medições indiretas de distâncias: Um engenheiro deseja medir a profundidade de um poço. Para isso ele tem em mãos uma pedra e um cronômetro. Ele abandona a pedra na "boca" do posso e mede o tempo de 6,5 segundos desde o momento em que abandonou a pedra até ouvir o som do impacto da pedra no fundo do poço. Sendo a velocidade do som igual a aproximadamente 360 m/s nas condições do experimento. Determine a profundidade do poço. 


Lista completa dos exercícios resolvidos com os cálculos e o desenvolvimento com raciocínio e referência bibliográfica! 

Envio imediato para o email cadastrado na compra após a confirmação do pagamento! Clique no botão de pagamento abaixo e confirme seu pagamento!





Mecânica dos Sólidos: Lista Resolvida

Material Digital via Email 
Entrega Imediata Após a Confirmação do Pagamento
R$ 17,00
Depósito Bancário: R$ 12,00
Caixa Econômica Federal ou Lotéricas
Agência: 0068
Conta Poupança: 013.00234688-8
Favorecido: Carlos José dos Santos Filho
Confirmar Depósito Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

Leia também...

"Mais um dia se passou e não usei isso pra nada". Será mesmo!?

A imagem abaixo vem circulando nas redes sociais com a [despretensiosa] conclusão de que vivemos sem a necessidade da fórmula que calcula o...

Cadastro

Cadastre-se para receber postagens atualizadas:

Digite seu Email

EnviarFeedBurner