22/07/2022

Questionários de Mecânica dos Solos e Geologia [RESOLVIDOS]

Questionário 01

Pergunta 1 O termo tempo geológico é definido como o intervalo do momento em que a Terra foi criada até os dias atuais. O estudo e compreensão do tempo geológico nos ajuda a entender a dinâmica do planeta Terra, uma vez que os ciclos de transformações da Terra são influenciados de forma significativa pelos processos e fenômenos terrestres. Assinale a alternativa abaixo que não faz parte de processos extremamente longos medidos em dezenas de milhões de anos:

  Variações climáticas globais
  Deriva continental
  Formação de cadeias montanhosas pela colisão de placas
  Transgressões e regressões em escala continental
 
Pergunta 2 Os geólogos formaram uma escala de tempo padronizada, usada hoje no mundo todo, dividida em intervalos denominados como: éons, eras, períodos, épocas e idades. Sabendo disso, quais dos períodos descritos abaixo não faz parte da era Cenozóica.:

  Neoceno
  Jurássico
  Quaternário
  Paleoceno
 
Pergunta 3 Os minerais são considerados substâncias de ocorrência natural, orgânica e homogênea, encontrados na forma sólida e cristalina nas rochas que formam a crosta terrestre. As condições físicas de um ambiente, juntamente com os componentes químicos do local, ditam as condições de sua formação. Sabendo disso, assinale a alternativa que representa a classe dos minerais formados por ânions de oxigênio (O2-) ligados a íons metálicos: 

  Classe dos sulfetos
  Classe dos óxidos
  Classe dos carbonatos
  Classe dos sulfatos
 
Pergunta 4 Existem milhares de minerais conhecidos, no entanto apenas um grupo relativamente pequeno são formadores das rochas presentes na crosta terrestre. As espécies de minerais que compõe a classe dos silicatos representam 97% desses minerais, já os outros 3% são divididos entre as classes dos carbonatos, óxidos, sulfetos, sulfatos e halóides. Sabendo disso, qual dos minerais abaixo representa 58% em volume dos minerais presentes na crosta terrestre? 

  Zeólitas
  Quartzo
  Micas
  Feldspato

Questionário 02

Pergunta 1 Para classificar as rochas em grupos, devemos levar em consideração alguma semelhança que elas possuem, assim como o seu processo de formação. As rochas se dividem em 3 grandes grupos: rochas ígneas ou magmáticas, rochas metamórficas e rochas sedimentares. Assinale a alternativa que apresenta uma característica das rochas sedimentares:
  São formadas pelo resfriamento do magma na superfície da Terra
  São formadas por processo de compactação, cimentação...que se desprenderam de rochas preexistentes-9.
  São formadas pela ação de altas temperaturas e pressão de rochas preexistentes
  O basalto é uma das principais rochas sedimentares
 
Pergunta 2 Rochas que apresentam minerais que pertencem à mesma espécie são consideradas rochas monominerálicas; já as rochas constituídas de minerais de espécies diferentes são consideradas rochas pluriminerálicas. Quais das alternativas abaixo são exemplos de rochas pluriminerálicas?
  Gnaisse e Gabro
  Mármore e Quartzo
  Calcário e Granito
  Calcário e Gnaisse
 
Pergunta 3 O intemperismo é um fenômeno que possui fundamental importância no processo de extração de sedimentos rochosos, e de formação do solo. Alguns fatores influenciam na ocorrência do intemperismo, como clima, relevo, fauna e flora, composição da rocha parental e tempo de exposição. Sobre estes fatores, assinale a alternativa incorreta:
  Quanto maior o tempo de exposição das rochas aos...intempéricos, menor o intemperismo sofrido
  A vegetação e os animais participam no fornecimento de matéria orgânica
  A composição da rocha parental determina a susceptibilidade ou resistência ao intemperismo
  O relevo regula a drenagem das águas pluviais e a velocidade de infiltração da água no solo
 
Pergunta 4 O intemperismo físico engloba processos que causam a desagregação das rochas, separação e fragmentação dos grãos minerais, transformando assim, a rocha em um material descontínuo e friável. Sobre os processos que podem levar ao intemperismo, considere as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

(   ) Quando a água salgada acumulada nas cavidades das rochas evapora, os sais se cristalizam, e o crescimento dos me
smos gera pressão nas fissuras das rochas, promovendo o desgaste físico

(   ) Quando a rocha é submetida ao calor, os minerais que a compõem apresentam diferentes graus de expansão térmica, o que leva à fragmentação da rocha

(   ) A abrasão geralmente ocorre devido ao impacto das partículas nas rochas, como no caso dos grãos de areia transportados pelo vento ou pelas ondas do mar

(   ) Quando a água congela, seu volume aumenta entre as fissuras e os poros da rocha, gerando uma força de expansão por congelamento, capaz de fraturá-la
  V, F, V, F
  F, V, V, F
  V, F, V, V
  V, V, V, V

Questionário 03

Pergunta 1 A erosão consiste no processo de incorporação e transporte das partículas formadas após a ação do intemperismo, pela água, pelo gelo ou pelo vento, podendo ser erosão fluvial, erosão glacial, erosão marinha e erosão eólica. Sabendo disso, considere as afirmativas abaixo:

I - A erosão fluvial ocorre quando a energia dos rios erode as rochas e transporta os sedimentos para outro local

II - A erosão glacial ocorre devido à capacidade das geleiras em mover grandes blocos, por remoção e abrasão

III - A erosão marinha ocorre devido à ação das ondas do mar, as quais transportam os sedimentos pela costa

IV - A erosão eólica é causada pelo vento, normalmente em terras áridas e sem cobertura vegetal

É correto o que se afirma em:
  Apenas II e III
  Apenas II, III e IV
  Apenas I, II e IV
  I, II, III e IV
 
Pergunta 2 Por meio da erosão, há a incorporação e transporte das partículas formadas após a ação do intemperismo à regiões mais ou menos distantes do sítio de origem, pela ação da água, do gelo ou do vento. Sobre a erosão, considere as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

(   ) Na erosão glacial, a abrasão ocorre quando a rocha em que a geleira se desloca é desgastada

(   ) Por meio da erosão marinha, os sedimentos transportados são distribuídos ao longo das praias

(   ) Na erosão eólica, a abrasão consiste na retirada das partículas pela ação do vento

(   ) A erosão fluvial ocorre quando a energia dos rios erode as rochas, transportando os sedimentos para outro local

  V, V, F, V
  V, V, V, V
  V, V, F, F
  V, F, V, F
 
Pergunta 3 Alguns fatores, considerados ativos, passivos e controladores, interferem na formação do solo, como clima, rocha de origem, relevo, ação dos organismos e o tempo. Sobre estes fatores, assinale a alternativa correta:
  Organismos são fatores controladores
  Tempo é um fator ativo
  Material de origem é um fator passivo
  Relevo é um fator ativo
 
Pergunta 4 Na formação do solo, alguns fatores exercem influência, como clima, organismos, rocha de origem, relevo e tempo. Sobre estes fatores, considere as afirmativas abaixo:

I - Solos desenvolvidos sob o mesmo clima tendem a ter características semelhantes

II - Solos provenientes da mesma rocha de origem tendem a ter características semelhantes

III - O material de origem de um solo pode ser de mesma origem à da rocha subjacente ou proveniente de outra rocha fonte

IV - Quanto maior for o período de atuação dos processos superficiais sobre as rochas, maiores serão suas modificações

É correto o que se afirma em:

  I, II, III e IV
 Apenas II e IV
 Apenas II, III e IV
 Apenas I, II e III

Questionário 04

Pergunta 1 Os processos pedogenéticos específicos abrangem características derivadas de processos impostos por fatores ambientais e que podem ser manifestadas por diferentes tipos de solo. Ações de relocação e acúmulo de sais solúveis de cloreto de cálcio, magnésio, potássio e sódio de um horizonte para outro, é exemplo de qual processo pedogenético listado abaixo?
  Gleização
  Leucinização
  Salinização
  Podzolização
 
Pergunta 2 Os processos pedogenéticos múltiplos envolvem processos de adição, perda, transformação e translocação de materiais ocorridos em um solo. A erosão e lixiviação do solo, representam qual dos processos pedogeneticos multiplos abaixo?
  Processo de adição
  Processo de translocações
  Processo de transformação
  Processo de perdas
 
Pergunta 3 Ao realizar um corte vertical no solo é possível observar seus horizontes de forma sequencial, e, apesar desses horizontes apresentarem relações entre si, se diferem no que diz respeito às suas propriedades morfológicas, físicas, químicas e biológicas. Um horizonte orgânico que recobre certos solos minerais, sendo basicamente constituído por folhas, galhos e produtos em decomposição, presente em solos que possuem vegetação de florestas, onde não sofrem remoção periódica como em locais utilizados para agricultura é denominado como:
  Horizonte B
  Horizonte A
  Horizonte E
  Horizonte O
 
Pergunta 4 A EMBRAPA classifica os horizontes do solo de forma mais detalhada, em duas classes: os horizontes diagnósticos superficiais e os horizontes diagnósticos subsuperficiais. Quanto ao horizonte antrópico, assinale a alternativa que o define:

  Constituído praticamente por material orgânico, resultante de resíduos vegetais depositados superficialmente. Este horizonte pode ocorrer na superfície ou estar soterrado por material mineral
  Horizonte semelhante ao horizonte A chernozêmico no que se refere a cor, consistência, estrutura, espessura e teor de carbono orgânico. Se difere por apresentar saturação por bases inferior a 65%
  É um horizonte modificado pelas atividade do homem devido ao uso contínuo, como cultivo e uso para residências. Apresenta alto teor de pentóxido de fósforo solúvel em ácido cítrico, e presença de artefatos líticos e cerâmicas características de ação antrópica
  Trata-se de um horizonte subsuperficial mineral com uma textura arenosa ou mais fina, e apresenta um incremento de argila suscetível de mobilidade com a água do solo. A cerosidade encontrada em horizontes B texturais é constituída de revestimentos de materiais coloidais minerais e é importante no momento da identificação desses horizontes.

Questionário 05

Pergunta 1 O solo é formado por horizontes, camadas que se sobrepõem umas às outras e que possuem características diferentes. Esses horizontes são constituídos de quatros componentes principais: partículas minerais, materiais orgânicos, água e ar. Sabendo disso, em termos médios de ordem de grandeza, quais as porcentagens desses componentes? 

Assinale a alternativa correta.
  25% de elementos minerais; 25% de ar; 25% de água; 25% de material orgânico
  25% de elementos minerais; 45% de ar; 5% de água; 25% de material orgânico
  45% de elementos minerais; 15% de ar; 35% de água; 5% de material orgânico
  45% de elementos minerais; 25% de ar; 25% de água; 5% de material orgânico
 
Pergunta 2 A matéria orgânica compõe parte da fase sólida dos solos e é proveniente da adição de restos e detritos de origem vegetal ou animal. A respeito da matéria orgânica do solo, assinale a alternativa correta:
  O material orgânico oferece benefícios para o solo, pois ajuda a melhorar suas características
  A parte sólida representada pelo material orgânico, não sofre ação dos microorganismos do solo
  A matéria orgânica é o produto secundário do húmus presente no solo
  A matéria orgânica do solo não passa por nenhum processo de transformação no solo, ou seja, não possui um produto secundário
 
Pergunta 3 No que diz respeito à espessura e transição dos horizontes, assinale a alternativa correta:
  Quando a faixa de transição de um horizonte para outro se faz entre 2,5 cm e 7,5 cm diz-se clara
  Quando a faixa de transição de um horizonte para outro é menor do que 1 cm, diz-se abrupta
  Quando a faixa de transição de um horizonte para outro apresenta desníveis mais profundos do que largos, diz-se se plana ou horizontal
  Quando a faixa de transição de um horizonte para outro é maior do que 9 cm diz-se difusa
 
Pergunta 4 A consistência diz respeito à resistência do material do solo a uma força que tende a rompê-lo, normalmente pressionando um torrão entre os dedos. Sobre a consistência do solo, considere as afirmativas abaixo:
I - A dureza do solo varia de macio até extremamente duro
II - A friabilidade do solo diz respeito à tendência ao esfarelamento
III - A pegajosidade do solo é avaliada quando o mesmo encontra-se seco
IV - A plasticidade do solo diz respeito à capacidade do material que o compõe ser moldado
É correto o que se afirma em:
  Apenas I e II
  Apenas I, II e IV
  Apenas I, II e III
  Apenas II, III e IV

Questionário 06

Pergunta 1 A partir da classificação textural, os solos são classificados com base nas porcentagens de cada fração granulométrica (areia, silte e argila), em argilosos, arenosos, siltosos e barrentos. Sobre os solos muito argilosos, assinale a alternativa correta:
  Possuem mais do que 35% de frações de argila
  Possuem mais do que 15% de frações de argila
  Possuem mais do que 60% de frações de argila
  Possuem mais do que 60% de frações de silte e menos do que 20% de frações de argila
 
Pergunta 2 Com base nos primeiros sistemas naturais de classificação, os solos podem ser zonais, intrazonais e azonais. No que diz respeito aos solos zonais, assinale a alternativa incorreta:
  Se desenvolvem em declives suaves
  São solos relativamente profundos
  Não apresentam características bem desenvolvidas
  Apresentam horizontes A, B e C identificáveis
 
Pergunta 3 “É um solo pouco evoluído e essencialmente orgânico”. De acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBCS), de qual solo estamos falando?
  Neossolo
  Gleissolo
  Latossolo
  Organossolo
 
Pergunta 4 No nível categórico mais alto, as ordens, o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBCS) conta com 13 tipos de solos: Argissolo, Cambissolo, Chernossolo, Espodossolo, Gleissolo, Latossolo, Luvissolo, Neossolo, Nitossolo, Organossolo, Planossolo, Plintossolo e Vertissolo. Sobre os Latossolos, considere as afirmativas abaixo:

I - Apresentam estágio avançado de intemperização
II - Os horizontes são facilmente identificáveis
III - A textura varia de média a muito argilosa
IV - Possuem coloração vermelha, amarela ou alaranjada

É correto o que se afirma em:
  Apenas I e III
  Apenas I, III e IV
  Apenas I e II
  I, II, III e IV

Questionário 07

Pergunta 1 Considere que uma amostra de solo pesa 25,2 kg e seu volume é de 0,018 m3. Após secagem em estufa, a 105 ºC, seu peso se reduz a 20 kg. Sabendo disso, assinale a alternativa que contenha o teor de umidade ():
  28%
  24%
  22%
  26%
 
Pergunta 2 Para se identificar a influência das partículas argilosas no comportamento do solo, generalizou-se o emprego de ensaios e índices propostos pelo engenheiro químico Albert Mauritz Atterberg. Sobre os limites de Atterberg, considere as asserções abaixo:
I - Quando o solo apresenta elevado teor de umidade, diz-se que o mesmo encontra-se no estado líquido
II - Conforme a água do solo evapora, o mesmo se endurece, e embora possa ser moldado, ele perde a capacidade de fluir
III - Conforme o solo vai perdendo a umidade, o estado plástico desaparece, até que ao se trabalhar com o solo, o mesmo se desmancha
IV - O limite de contração é o limite entre o estado semi-sólido e o estado sólido do solo

É correto o que se afirma em:
  Apenas II e IV
  I, II, III e IV
  Apenas I, II e IV
  Apenas II, III e IV
 
Pergunta 3 Leia o trecho: “Como exemplo, isso pode ocorrer na escavação de um talude de corte com o solo do maciço total ou parcialmente saturado. A escavação é realizada de forma relativamente rápida, sem permitir que a água percole pelo talude e alivie as poro-pressões” (SILVA e TADRA, 2017, p. 182).

De qual ensaio de cisalhamento triaxial estamos falando?
  Ensaio adensado não drenado
  Ensaio adensado drenado
  Ensaio não drenado e não adensado
  Ensaio não adensado e drenado
 
Pergunta 4 A medida da resistência ao cisalhamento dos solos objetiva determinar a envoltória de ruptura. Para isso, os métodos mais utilizados são o ensaio de cisalhamento direto e o ensaio de compressão triaxial. Sobre estes métodos, considere as afirmações que seguem:

I - O ensaio de cisalhamento direto é o procedimento mais novo para se determinar a resistência ao cisalhamento do solo
II - No ensaio de cisalhamento direto, coloca-se um corpo de prova em uma caixa de cisalhamento, com a metade superior dentro de um anel
III - No ensaio de compressão triaxial, um corpo de prova cilíndrico é envolto por uma membrana de látex impermeável, e colocado dentro de uma câmara com água
IV - No ensaio de compressão triaxial, a tensão de confinamento é variável, até que ocorra a ruptura do corpo de prova.
É correto o que se afirma em:
  Apenas I, III e IV
  Apenas II e III
  Apenas II, III e IV
  Apenas I e II

Questionário 08

Pergunta 1 No que diz respeito às curvas de compactação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - O ponto máximo da curva define os valores peso específico aparente do solo máximo () e teor ótimo de umidade (), mediante aplicação de energia constante pelo soquete no solo dentro do cilindro

PORQUE

II - Conforme o teor de umidade do solo cresce até um determinado valor , o solo se torna mais trabalhável, resultando em maiores , e consequentemente, menores teores de ar

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
  A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
 
Pergunta 2 A razão de pré-adensamento, também conhecida por Over Consolidation Ratio (OCR) é dada pela relação entre a tensão vertical máxima que o solo já sofreu na natureza pela tensão vertical que o solo está sofrendo. A partir do OCR é possível classificar o solo quanto às condições de adensamento. Sabendo disso,  relacione as colunas de classificação e suas respectivas descrições:
1.Solo pré-adensado     (   ) Quando OCR<1. O solo apresenta baixa densidade e está em processo de adensamento
2.Solo normalmente adensado     (   ) Quando OCR=1. O solo ainda não sofreu tensões maiores que àquelas sofridas na atualidade
3.Solo subadensado     (   ) Quando OCR>1. O solo já sofreu tensões verticais maiores que as que atualmente está sofrendo
  2; 1; 3
  3; 2; 1
  1; 3; 2
  2; 3; 1



 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$45,00
     
    CHAVE PIX TELEFONE
     
    75992709085

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Um sistema linear consiste em um conjunto de equações lineares que compartilham as mesmas variáveis. Não há restrição quanto ao número de eq...