16/10/2023

AV2 - Algoritmos e Programação Estruturada [RESOLVIDA]

1) As funções são utilizadas nos programas para acelerar o processo de programação. Muitas vezes precisamos fazer o mesmo tipo de programa que tem a seguinte opção: “leia um vetor de N números”. Para essa atividade, podemos criar uma função que gera automaticamente o vetor, utilizando a função rand (). A função rand () gera números aleatórios e basta então inserir esses números em um vetor. Suponha que seja necessário ordenar o vetor. As linguagens de programação já possuem métodos de ordenação, os mais populares métodos de ordenação são:
Insertion Sort, Selection Sort, Bubble Sort, Comb Sort, Quick Sort, Merge Sort, Heap Sort e Shell Sort. 

Observe atentamente o programa que demonstra o uso das funções para gerar o vetor e para ordenar o vetor com o método Bubble Sort:
#include<stdio.h>#include <stdlib.h>int r[10];void gerarRandomico(){int a;for(a = 0; a < 10; ++a) {r[a] = rand()%100;}}void ordena(){int i, j, aux;for( i=0; i<10; i++ ){for( j=i+1; j<10; j++ ){if( r[i] > r[j] ){aux = r[i];r[i] = r[j];r[j] = aux;}}}}int main(){int i;gerarRandomico();ordena();for ( i = 0; i < 10; i++ ) {printf("\n Vetor[%d] = %d", i, r[i]);}return 0;}

Tomando como referência o contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas .

( ) Uma função para retornar valor char, o comando poderá retornar o valor char.
( ) Uma função pode ser chamada quantas vezes forem necessárias para realizar uma tarefa, a única exceção é de que não podemos fazer essa chamada dentro de uma estrutura de repetição for ( ), somente poderá ser utilizado o comando while ( ).
( ) No programa, duas funções que não utilizam o return porque são do tipo void.
( ) A variável que no comando for ( i = 0; i < 10; i++ ) foi declarada como tipo int e deveria ser float pois, quando usamos vetores os números podem ser maiores.
( ) No programa apresentado foi utilizado duas funções pois, cada função tem um objetivo específico, devemos evitar misturar as funcionalidades das funções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) V – V – V – V – V.
b) F – V – V – F – V.
c) F – F – V– F – V.
d) V – F – V – F – V.
e) F – F – F – F – F.

2) “Muitos problemas têm a seguinte propriedade: cada instância do problema contém uma instância menor do mesmo problema. Diz-se que esses problemas têm estrutura recursiva. Para resolver tal problema, pode-se aplicar o seguinte método: se a instância em questão for pequena, resolva-a diretamente; senão, reduza-a a uma instância menor do mesmo problema, aplique o método à instância menor, volte à instância original. A aplicação desse método produz um algoritmo recursivo.” (FEOFILOFF, 2017, p. 1). Baseado nesse conceito, avalie as asserções a seguir:

I - Recursividade significa indicar quando um problema maior pode ser dividido em instâncias menores do mesmo problema.

PORQUE

II - A técnica de recursividade pode substituir o uso de estruturas de repetição tornando o código mais elegante.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma ... da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

3) Filas e Pilhas são estruturas usualmente implementadas através de listas, restringindo a política de manipulação dos elementos da lista.
Podemos destacar as seguintes características entre Pilhas e Filas:
I. Pilhas e Filas são estruturas de dados com alocação dinâmica de memória, são Listas
Encadeadas (ou Ligadas).
II. Ao implementar mecanismos de inserção e remoção de elementos da Lista Encadeada (ou Ligada) pode-se definir se a Lista comporta-se como uma Fila ou como uma Pilha.
III. Tanto uma Pilha como a Fila podem ser implementadas por meio de uma Lista Encadeada ou de um Vetor (Array).
IV. Enquanto a Fila obedece ao princípio FIFO, uma Pilha é manipulada pelo princípio LIFO.
Análise as afirmativas e escolha a alternativa correta referente as afirmativas:

a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 

4) Recursividade é uma técnica sofisticada em programação, na qual uma função chama a si mesma criando várias instâncias (chamadas recursivas). Embora seja uma técnica que proporciona um código mais limpo e facilita a manutenção, seu uso deve levar em consideração a quantidade de memória necessária para a execução do programa. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir:

I. A cada chamada recursiva é alocado recursos na memória para a função, se a função for muito grande poderá ocorrer um acúmulo de memória. 

PORQUE 

II. É preciso avaliar o custo-benefício em se ter um código mais sofisticado em detrimento de uma estrutura de repetição, pois a segunda opção gasta menos memória. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

5) A seguir é apresentado o código da função "existe (li, item)", a qual verifica se o “item” existe ou não na lista “li”.

bool existe(s Lista* li, int item) {assert(li != NULL);struct No* aux =__________;
while(__________){if(aux->info == item){return true;}__________}return false;}

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do código.

a) NULL / aux != NULL / aux = aux->proximo
b) li->inicio / aux == NULL / aux = aux->proximo
c) NULL / aux == NULL / aux = aux->proximo
d) li->inicio / aux != NULL / aux = aux->proximo Alternativa assinalada
e) li->inicio / aux != NULL / aux = li->proximo


 
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