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22/04/2024

AV2 - Engenharia, Ciência e Tecnologia [RESOLVIDA]

[1] O objetivo da pesquisa qualitativa é a descrição completa e detalhada do objeto de estudo, para entender razões e motivações, e o que torna o objeto da pesquisa único.Ela busca entender o comportamento humano e sua experiência, descrevendo os processos em que as pessoas passam para construir seus significados.

TORRES, Daniel Luís Terzariol; TORRES, Ana Paula Vedoato. Engenharia, ciência e tecnologia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020.

No âmbito das ciências sociais pode-se afirmar que na pesquisa qualitativa

    a) a pergunta principal é “porquê?”, e o método dedutivo é o mais usual.
    b) as questões são formuladas de forma flexíveis e gerais e utiliza-se comumente o método indutivo.
    c) os ensaios são feitos de forma controlada, com instrumentos específicos, e o método indutivo é mais comum.
    d) o projeto finaliza com a formulação de hipóteses e teorias a respeito do que foi observado e utiliza-se o método dedutivo.
    e) os ensaios são em geral de observação e buscam retratar a realidade analisada, e as hipóteses são formuladas baseada em predições do comportamento do objeto.

[2] Em uma definição simples, para Kuhn, a ciência desenvolver-se-ia pela criação e abandono de paradigmas, modelos consensuais adotados pela comunidade científica de uma época. Depois do estabelecimento de um paradigma, haveria um período histórico em que os cientistas desenvolveriam as noções e problemas a partir do paradigma adotado.

Considerando o ciclo de Kuhn para revolução na ciência avalie as afirmativas a seguir:

I.  Ciência normal: onde o paradigma dominante resolve os principais problemas, sendo o direcionador para os principais estudos sobre o tema. Enquanto há um consenso entre a comunidade científica, o paradigma é dominante.
II. Revolução científica: a ciência entra em uma nova fase com a mudança do paradigma, também chamado de revolução científica. Isso ocorre após uma minuciosa fase de exame do paradigma antigo, assim como para se tornar aceito.
III. Modelo insuficiente: com a sucessão de problemas em que o paradigma não é capaz de responder, eles começam a mostrar as “fraquezas” do paradigma.
IV. O conceito de ciência normal explica porque, através de múltiplos experimentos realizados ao longo do tempo, o conhecimento é construído e novos paradigmas são estabelecidos.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
TORRES, Daniel Luís Terzariol; TORRES, Ana Paula Vedoato. Engenharia, ciência e tecnologia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

    a) II, III e IV, apenas.
    b) I, III e IV, apenas.
    c) I, II e III, apenas.
    d) I, II e IV, apenas.
    e) I, II, III e IV.

[3] A produção de conhecimento científico tem alguns aspectos semelhantes à produção cultural e artística, uma vez que é feita por seres humanos, mas tem diferenças marcantes, pois visa alcançar um conhecimento especializado, objetivo e impessoal. A característica mais fundamental da pesquisa científica é seu encadeamento no tempo, cada passo fazendo referência ao que foi feito antes naquele assunto, montando uma rede extremamente complexa de informações interligadas, onde existe uma coerência interna, que define a estrutura do conhecimento. Com base no texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I.  Artigo científico é o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico, sendo aceito pela comunidade científica como um todo que pode adotá-lo como referência.

PORQUE

II. Considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

    a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
    b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
    Alternativa assinalada
    c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
    d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
    e) As asserções I e II são proposições falsas.

[4] Há muito em comum entre Engenharia e Comunicação. Ambas as disciplinas procuram aplicar o conhecimento para transformar os elementos por elas abordados em soluções que possibilitem melhorias na vida em sociedade. A comunicação é indispensável à existência da engenharia, e a realidade atual do desenvolvimento tecnológico faz com que, a cada dia, a engenharia seja também mais indispensável à comunicação. A comunicação dá-se através de 4 elementos, sendo:

    a) Emissor/transmissor – ruído – destinatário – meio/veículo.
    b) Emissor/transmissor – código – receptor – canal/meio/veículo.
    c) Emissor/transmissor – receptor – canal/meio/veículo – feedback.
    d) Emissor/transmissor – mensagem – receptor – canal/meio/veículo.
    Alternativa assinalada
    e) Emissor/transmissor – mensagem – referente – canal/meio/veículo.

[5] Diversos detalhes são quase tão importantes quanto o conteúdo em uma apresentação em ambiente profissional.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I.   O profissional deve usar o espaço que ele tem disponível  durante a apresentação. Ou seja, se estiver de pé, este deve deslocar-se ao longo de todo o espaço disponível. Esta é uma forma muito importante para estabelecer contato visual com todo o público.
II.   Dado que é conveniente movimentar-se pelo espaço disponível para o apresentador, é natural que em algum momento o apresentador acabe dando as costas para público. Isso faz-se necessário para que este possa retornar ao ponto de partida.
III. Os gestos com as mãos são um bom suporte para explicar, por exemplo, tópicos da uma apresentação. O indivíduo que vai falar sobre alguns itens listados, pode enumerá-los com a mão.
IV. Movimentos repetitivos, como, por exemplo, ficar chacoalhando a perna vão roubar a atenção do público e transmitir uma sensação de ansiedade para a plateia. Este é um problema comum e relaciona-se com a expressão corporal de quem está apresentando.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

    a) II, III e IV, apenas.
    b) I, III e IV, apenas.
    c) I, II e III, apenas.
    d) I, II e IV, apenas.
    e) I, II, III e IV.



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AV2 - Compatibilidade e Interferência Eletromagnética [RESOLVIDA]

1) A energia pode se propagar de duas formas em ondas guiadas e em ondas não guiadas.  Nos guias de onda, a onda é propagada de forma guiada e podemos definir como estruturas metálicas geralmente cilíndricas e ocas e com dielétrico interno homogêneo. Dentro do guia se propaga alguns modos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características de uma onda eletromagnética:

    a) Em ondas TEM os campos elétrico e magnético não são perpendiculares entre si

    b) Carga em movimento produz corrente elétrica J e gera campo magnético H, portanto irradia ondas eletromagnéticas

    c) Ondas TEM não se propagam em linhas de transmissão coaxiais e fibras ópticas

    d) O modo dominante de propagação em cabos coaxiais é o modo TE

    e) O modo TEM ocorre em guias de onda retangulares.

2) A propagação de uma onda pode ser feita através de duas formas: guiada e não guiada. Na forma guiada, podemos ter os guias de onda que podem apresentar qualquer formato, sendo que os mais comuns são: os retangulares, os cilíndricos e elípticos. As linhas de transmissão convencionais também são utilizadas para transportar sinais e energia, porém nos guias de onda podemos transportar vários “modos” diferentes para campos elétricos e magnéticos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do guia de onda

    a) Em relação a transmissão convencional apresenta maior eficiência e menor perda energética, porém a tecnologia é de difícil construção e manipulação fabril.

    b) Em relação a transmissão convencional  oferece menor imunidade a ruídos externos.

    c) Operam nas frequências da faixa de micro-ondas (entre 3 – 300 GHz, aproximadamente).

    d) Atuam como um propagador de corrente contínua, uma vez que não temos o deslocamento de elétrons pelos guias de onda, mas a propagação de campos elétricos e magnéticos.

    e) As frequências acima da frequência de corte (fc) não conseguem se propagar no guia.

3) O cabeamento é um ramo específico de telecomunicações e é a infraestrutura necessária para implementação de qualquer rede de voz, automação, dados e etc. O cabeamento deve ser o investimento inicial de qualquer rede. Conhecer os tipos de cabos e saber implementá-los faz parte do conhecimento de qualquer engenheiro.

Considere um projeto de rede de computadores  onde se faz necessário interligar dois pontos por meio de um meio de transmissão guiado de acordo com as especificações: distância de até 150m, ambiente que será implementado tem muito ruído eletromagnético, o projeto tem um limite orçamentário, pode ser necessário um aumento da banda futuramente e não se pode incluir repetidor entre os dois pontos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o meio de transmissão que deverá ser usado de acordo com as características mencionadas.

    a) Fibra óptica multimodo

    b) Fibra óptica monomodo

    c) Cabo coaxial

    d) Cabo UTP

    e) Wireless

4) O fator de qualidade, Q, representa as perdas de potência de uma antena na faixa de micro-ondas. Estas perdas colocam um limite fundamental na largura de banda das antenas eletricamente curta. Considere uma antena eletricamente curta que possui frequência de operação de 17kHz. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do fator de qualidade? Dado: fsup=400kHz e finf=4kHz

    a) Q=23,29

    b) Q=429

    c) Q=0,0429

    d) Q=4,29

    e) Q=2329,41

5) Um conjunto de antenas é um grupo de elementos capazes de aumentar a capacidade de irradiação se forem arranjados de maneira correta. O diagrama de irradiação é obtido através da multiplicação do diagrama do elemento unitário, pelo diagrama de grupo, que é o gráfico do fator de rede normalizado. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o fator de rede de um conjunto de antenas que contém dois elementos em fase.


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AV1 - Compatibilidade e Interferência Eletromagnética [RESOLVIDA]

1) A forma com que a Anatel garante a qualidade e a harmonização entre equipamentos é através da certificação. O processo se inicia com a solicitação de uma proposta com as especificações técnicas do produto e a exposição de todas as interfaces aplicáveis no objeto de testes. Consequentemente, a equipe técnica do laboratório analisa os documentos e classifica o produto em uma de três categorias definidas pela ANATEL.

Com relação esse contexto, associe as categorias, apresentadas na Coluna-A, com as seus respectivos exemplos, apresentados na Coluna-B:


Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas: 

 a) 1-I; 2-II; 3-III
 b) 1-II; 2-III; 3-I
 c) 1-II; 2-I; 3-III
 d) 1-III; 2-II; 3-I
 e) 1-III; 2-I; 3-II
  
2) O Ato nº 952 tem por objetivo estabelecer os requisitos de compatibilidade eletromagnética a serem atendidos por produtos de telecomunicações a serem comercializados. Os requisitos de imunidade, emissão e resistibilidade, que reflete sobre o assunto que lida com compatibilidade eletromagnética, são baseados na estrutura de documentos de vários organismos internacionais: International Eletrotechnical Comission (IEC), Telecommunication Standardization Sector (ITU-T) e Comité International Spécial des Perturbations Radioélectrique (CISPR). Com relação Ato nº 952, no que tange as informações dos documentos que cobrem o problema de compatibilidade eletromagnética, complete as lacunas da sentença a seguir:

Com relação ao ambiente eletromagnético, as normas ____________ descrevem técnicas de testes/medidas e instruções de implantação e atenuação. Além disso, o documento do Ato nº 952 também inclui recomendações para limites e procedimentos de testes baseados em documentos do ____________. Estes são muito frequentemente referenciados em padrões de compatibilidade eletromagnética Europeia, os quais definem métodos de medidas, equipamentos de medidas, linhas de limite e interpretação da aplicação das linhas de limite abrangendo desde aplicações residenciais até instrumentos médicos. Finalmente, os requisitos de resistibilidade se baseiam nos documentos da ____________ que especifica os requisitos de resistibilidade e procedimentos de teste para equipamentos de telecomunicação.

Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:

a) CISPR/ ITU/  IEC.
 b) IEC/  ITU/ CISPR.
 c) IEC/  CISPR/ ITU.
 d) ITU/  CISPR/ IEC.
 e) CISPR/  IEC/ ITU.

3) Para que um equipamento possa ser comercializado livremente em um determinado País há a necessidade de passar por testes de compatibilidade eletromagnética.  Os critérios relacionados a Compatibilidade eletromagnética podem variar de País para País. No entanto, devido ao mercado globalizado, existe uma tendência que eles sejam internacionalmente harmonizados entre os Países. Logo, compete a cada País definir os critérios de aceitação dos parâmetros de qualidade dos produtos colocados no mercado local e/ou internacional através de certificados de testes de compatibilidade eletromagnéticas. Para equipamentos eletroeletrônicos circularem livremente de um Pais para outro, o produto deve estar em conformidade com as normas aplicáveis, recebendo desta forma uma certificação de aprovação. De forma geral, se um equipamento comercializado na Alemanha, por exemplo, não se adequar às especificações de interferência irradiada estabelecidas pela IEC, ele não poderá ser comercializado dentro da Comunidade Européia sem a Certificação Conformidade Europeia (CE).

Com relação a simbologia utilizada para atestar que um equipamento recebeu o certificado de aprovação nos testes de compatibilidade associe as marcas de certificação (Coluna A) com os respectivos países (Coluna B).
 

 Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:

a) 1-IV; 2-VI; 3-V; 4-III; 5-II; 6-I.
b) 1-IV; 2-V; 3-VI; 4-I; 5-III; 6-II.
c) 1-II; 2-V; 3-VI; 4-I; 5-IV; 6-III.
d) 1-IV; 2-III; 3-VI; 4-II; 5-I; 6-V.
e) 1-V; 2-IV; 3-VI; 4-I; 5-II; 6-III.

4) A interferência eletromagnética é a energia que causa uma resposta indesejável a qualquer equipamento podendo danificar o equipamento. A interferência eletromagnética pode ser gerada de forma natural ou artificial. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as formas de radiação que são consideradas fontes de interferência eletromagnética nos equipamentos:

a) Ondas de rádio e Micro-ondas.
b) Raios gama e raios X.
c) Ondas de rádio e ultravioleta.
d) Micro-ondas e ultravioleta
e) Ultravioleta e Raios-x

5) O termo “crosstalk” tem um equivalente em português: A linha cruzada. Este foi um fenômeno comum nos telefones de linha antigos. Acontecia quando alguém fazia uma ligação pelo telefone e um terceiro aparecia na linha. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o termo crosstalk.

a) Crosstalk é um tipo de filtro utilizado para bloquear os ruídos.
b) Crosstalk é um método de transmissão muito utilizado na Internet.
c) Crosstalk é um tipo de cabo, utilizado para evitar a interferência eletromagnética
d) Crosstalk é um método utilizado de aterramento.
e) Crosstalk constitui-se de acoplamentos eletromagnéticos não intencionais entre condutores.


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21/04/2024

MAPA - Mentalidade Criativa e Empreendedora 51/2024

Esse caso começa com a história de Antônio, um jovem de 19 anos de  uma família do interior, e que vive de uma pequena produção de flores. Durante toda  a  infância, Antônio  trabalhou junto  com a família na  lida do campo. A produção da pequena propriedade rural era destinada a terceiros, que faziam o papel de intermediadores para outras empresas, de maior porte e faziam a revenda das flores. Até aqui, um negócio saudável e rentável, de acordo com o pai [Joaquim], que era o responsável por coordenar as atividades e de cuidar da família. 

Mas Antônio como  todo  jovem,  queria  mais!  Pensava  todos  os  dias  que  a propriedade  era próspera,  mas  que  ainda  existiam  outras oportunidades a serem  exploradas. O pai era conservador e usava sempre a frase: "em time que está ganhando não se mexe" .... Antônio estava cursando faculdade e dentro da matriz do curso havia a disciplina de "Mentalidade Criativa e Empreendedora". Em uma das aulas, foi solicitado para que os alunos escolhessem  um ramo de atividade profissional  ou comercial para iniciar um negócio, e fizessem o uso da análise SWOT,  para  verificar  o  potencial  de  mercado  do  segmento.  Analisando AMEAÇAS, OPORTUNIDADES, FORÇAS e  FRAQUEZAS  a  professora  pediu  um  panorama aos  alunos, da viabilidade de se investir ou não nesse segmento a priori.

A professora de Antônio fez os seguintes questionamentos: 

Se eu te oferecesse R$150.000,00 para começar esse negócio, você faria? 

Você teria a coragem  de investir mais R$150.000,00 de capital? 

Qual  seria  o  primeiro  passo  para  ter  certeza  de  que  o  negócio  além  de  viável, também seria saudável para valer a pena o investimento?    

PRIMEIRO PASSO Depois de ter respondido as 3 questões propostas pela professora, Antônio ficou muito animado! Percebeu  que  o  negócio  da  família  poderia  se  tornar  uma  distribuidora  de  flores.  Mas  na sequência da análise  percebeu  que  as  flores  demoravam  um  certo  tempo  para produzir,  que existia sazonalidade na compra e eram perecíveis...sujeitas também a ação do clima. Então Antônio retomou sua análise e percebeu muito rápido que poderia diversificar. Surge então a ideia de produzir também temperos, que eram produtos muito mais rápidos no ciclo de produção e também existia bem menos sazonalidade para o consumo. Mas claro, era preciso também criar uma marca para se destacar e obter visibilidade no mercado, afinal, também existiam concorrentes no mesmo segmento Antônio então,  faz o  movimento  contrário,  busca  a  professora da disciplina de "Mentalidade Criativa e Empreendedora", e conta suas análises e pede ajuda pra dar continuidade no processo. Então ele traz 3 questionamentos a professora: 

Como escolher um nome para uma empresa? 

Seria aconselhável vender em  uma loja física ou no digital? 

Qual poderia ser um  diferencial competitivo para se destacar no mercado?   

SEGUNDO PASSO: A partir dos questionamentos, a  professora  pode  orientar  Antônio  em  como  proceder.  Eles avaliaram que a  marca deveria ter um nome prático e curto, que deveriam ser marcas diferentes para cada produto, visto que poderia haver clientes que não necessariamente comprariam os dois produtos.  Outro  ponto,  foi  entender  que a pequena propriedade  poderia  ser um grande atrativo comercial para que os clientes conhecessem o processo de plantio e as práticas de cuidado com o meio ambiente. A comunicação digital foi considerada um item indispensável para que a marca e  os  produtos  pudessem  ser  divulgados  a  uma  quantia  maior  de  pessoas  e  empresas  em potencial.  Por  fim,  o  diferencial  competitivo  que  aluno  e  professora conseguiram identificar, era não só vender  produtos,  mas  sim,  entregar  além  de  tudo  uma  VIDA!  Cada  flor  e  cada  tempero, seriam  entregues  em  vasos  para  que  o  comprador  pudesse  continuar  o  cultivo,  com  instruções, com  cuidado,  e  aquilo  além   de  se  tornar  um  item  de  consumo  para  o  dia  a  dia,  também  seria terapêutico pela prática de cuidar e fazer brotar de novo.   

TERCEIRO PASSO: Com todas essas análises e a criatividade fluindo, Antônio tomou coragem e levou a ideia para o pai  Joaquim.  Mas  com  muito  medo  e  receio,  afinal,  desde  que  ele  se  conheci a  por  gente  a propriedade e o negócio da família funcionavam da mesma maneira. Joaquim ouviu o filho com atenção e sugeriu: Filho,  meu  negócio  funciona  assim  há  anos,  mas  entendo  a  sua  vontade  de  crescer  e  inovar. Faremos  muito  melhor!  Eu  continuo  aqui  da  minha  maneira,  mas  você  pode  e  deve  iniciar  seu novo  negócio. Você  será  meu  cliente! Irei  fornecer  as  flores  e  também  os  temperos  e  você  irá traçar todo esse projeto de comercialização. Quem sabe você cresce tanto, que irá ajudar outros produtores como o seu pai  a crescerem e prosperarem. Voa filho! O Mundo tá aí pra você mudar!   

CONCLUSÃO: Depois dessa  conversa, Antônio pegou o pequeno recurso financeiro que tinha, levantou mais algum capital adicional. Traçou um belo planejamento, com metas e ações palpáveis e possíveis de realizar em curto e médio prazo, mas com um foco maior no longo prazo e na sustentabilidade da empresa. Procurou  outros  profissionais  que  pudessem  auxiliar  nesse  projeto,  e  fez  as  contratações  de serviços contábeis, de marketing e de tráfego pago. Após algum as semanas do plantio, veio a colheita...nasceu a DONA ROSA e o SR . ALECRIM.  DONA ROSA foi a marca escolhida para as flores e o SR. ALECRIM para a marca dos temperos. Agora Antônio continua a jornada empreendedora e criativa, sempre com a mentalidade de que é possível mudar uma realidade e empreender no Brasil. E você está preparado(a) para se inspirar com  a história  de Antônio?    

ATIVIDADE PROPOSTA: Com base no  estudo  de  caso, faça uma  Análise SWOT  do  novo empreendimento de Antônio, o "SR. ALECRIM". Antes de tudo, pesquise, levante informações para elaborar a sua resposta: Faça a atividade como se você  estivesse  começando  a  idealizar  o  mesmo  tipo  de  negócio. Avalie  o segmento, procure notícias e indicadores da área sobre  consumo e comercialização de temperos frescos. Pesquise sobre  concorrentes  e  faça  uma  análise  sobre  as  estratégias  deles. Após, faça a análise SWOT sobre as FORÇAS, FRAQUEZAS,  AMEAÇAS  E OPORTUNIDADES que este novo empreendimento poderá ter. Apresente ao menos 2 exemplos para cada item.

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19/04/2024

MAPA - PROGRAMAÇÃO E CÁLCULO NUMÉRICO 51/2024

Um sistema linear consiste em um conjunto de equações lineares que compartilham as mesmas variáveis. Não há restrição quanto ao número de equações que um sistema linear pode conter. Esses sistemas são fundamentais na matemática, permitindo a descrição de situações do mundo real e a resolução de problemas mais abstratos, como os encontrados na álgebra linear.

Frequentemente, podemos nos deparar com um problema ou cenário do mundo real que é, na verdade, um sistema linear. Se pudermos reconhecer que um sistema linear está sendo descrito e tivermos a informação correta à nossa disposição, então poderemos construí-lo expressando-o algebricamente. Tendo isso em mente, escreva e resolva os sistemas lineares a seguir:

1) Uma mulher comprou ingressos de um show para seus três filhos, bem como um ingresso de adulto para ela. O custo total dos ingressos é de R$ 100. Seu amigo comprou um ingresso para ele e sua mulher para o mesmo show, além de dois ingressos para os filhos. O amigo dela pagou R$ 120 no total pelos ingressos. Sabendo que os ingressos infantil e adulto possuem valores diferentes:

a) Construa o sistema linear para essa situação.
b) Determine os valores do ingresso infantil e do ingresso adulto.

2) John investiu sua herança de R$ 12000 em três fundos de investimento diferentes: a primeira parte foi colocada em um fundo do mercado monetário que rende juros de 3% ao ano; a segunda parte em títulos municipais rendendo 4% ao ano; e o restante em fundos mútuos que rendem 7% ao ano. Sabendo que John investiu R$ 4000 a mais em fundos mútuos do que em títulos municipais e que o total de juros ganhos em um ano foi de R$ 670:

a) Escreva o sistema linear para essa situação.
b) Resolva o sistema linear e determine quanto ele investiu em cada tipo de fundo.

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18/04/2024

MAPA Cálculo Diferencial e Integral II 51/2024

Seja bem-vindo à atividade M.A.P.A. da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II. A presente atividade encontra-se dividida em três partes, e você será desafiado a resolver um mesmo exercício de duas formas diferentes: a partir do cálculo da integral de linha para cada um dos caminhos; e a partir do uso do Teorema de Green.



 

 

 

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