21/04/2024

MAPA - Mentalidade Criativa e Empreendedora 51/2024

Esse caso começa com a história de Antônio, um jovem de 19 anos de  uma família do interior, e que vive de uma pequena produção de flores. Durante toda  a  infância, Antônio  trabalhou junto  com a família na  lida do campo. A produção da pequena propriedade rural era destinada a terceiros, que faziam o papel de intermediadores para outras empresas, de maior porte e faziam a revenda das flores. Até aqui, um negócio saudável e rentável, de acordo com o pai [Joaquim], que era o responsável por coordenar as atividades e de cuidar da família. 

Mas Antônio como  todo  jovem,  queria  mais!  Pensava  todos  os  dias  que  a propriedade  era próspera,  mas  que  ainda  existiam  outras oportunidades a serem  exploradas. O pai era conservador e usava sempre a frase: "em time que está ganhando não se mexe" .... Antônio estava cursando faculdade e dentro da matriz do curso havia a disciplina de "Mentalidade Criativa e Empreendedora". Em uma das aulas, foi solicitado para que os alunos escolhessem  um ramo de atividade profissional  ou comercial para iniciar um negócio, e fizessem o uso da análise SWOT,  para  verificar  o  potencial  de  mercado  do  segmento.  Analisando AMEAÇAS, OPORTUNIDADES, FORÇAS e  FRAQUEZAS  a  professora  pediu  um  panorama aos  alunos, da viabilidade de se investir ou não nesse segmento a priori.

A professora de Antônio fez os seguintes questionamentos: 

Se eu te oferecesse R$150.000,00 para começar esse negócio, você faria? 

Você teria a coragem  de investir mais R$150.000,00 de capital? 

Qual  seria  o  primeiro  passo  para  ter  certeza  de  que  o  negócio  além  de  viável, também seria saudável para valer a pena o investimento?    

PRIMEIRO PASSO Depois de ter respondido as 3 questões propostas pela professora, Antônio ficou muito animado! Percebeu  que  o  negócio  da  família  poderia  se  tornar  uma  distribuidora  de  flores.  Mas  na sequência da análise  percebeu  que  as  flores  demoravam  um  certo  tempo  para produzir,  que existia sazonalidade na compra e eram perecíveis...sujeitas também a ação do clima. Então Antônio retomou sua análise e percebeu muito rápido que poderia diversificar. Surge então a ideia de produzir também temperos, que eram produtos muito mais rápidos no ciclo de produção e também existia bem menos sazonalidade para o consumo. Mas claro, era preciso também criar uma marca para se destacar e obter visibilidade no mercado, afinal, também existiam concorrentes no mesmo segmento Antônio então,  faz o  movimento  contrário,  busca  a  professora da disciplina de "Mentalidade Criativa e Empreendedora", e conta suas análises e pede ajuda pra dar continuidade no processo. Então ele traz 3 questionamentos a professora: 

Como escolher um nome para uma empresa? 

Seria aconselhável vender em  uma loja física ou no digital? 

Qual poderia ser um  diferencial competitivo para se destacar no mercado?   

SEGUNDO PASSO: A partir dos questionamentos, a  professora  pode  orientar  Antônio  em  como  proceder.  Eles avaliaram que a  marca deveria ter um nome prático e curto, que deveriam ser marcas diferentes para cada produto, visto que poderia haver clientes que não necessariamente comprariam os dois produtos.  Outro  ponto,  foi  entender  que a pequena propriedade  poderia  ser um grande atrativo comercial para que os clientes conhecessem o processo de plantio e as práticas de cuidado com o meio ambiente. A comunicação digital foi considerada um item indispensável para que a marca e  os  produtos  pudessem  ser  divulgados  a  uma  quantia  maior  de  pessoas  e  empresas  em potencial.  Por  fim,  o  diferencial  competitivo  que  aluno  e  professora conseguiram identificar, era não só vender  produtos,  mas  sim,  entregar  além  de  tudo  uma  VIDA!  Cada  flor  e  cada  tempero, seriam  entregues  em  vasos  para  que  o  comprador  pudesse  continuar  o  cultivo,  com  instruções, com  cuidado,  e  aquilo  além   de  se  tornar  um  item  de  consumo  para  o  dia  a  dia,  também  seria terapêutico pela prática de cuidar e fazer brotar de novo.   

TERCEIRO PASSO: Com todas essas análises e a criatividade fluindo, Antônio tomou coragem e levou a ideia para o pai  Joaquim.  Mas  com  muito  medo  e  receio,  afinal,  desde  que  ele  se  conheci a  por  gente  a propriedade e o negócio da família funcionavam da mesma maneira. Joaquim ouviu o filho com atenção e sugeriu: Filho,  meu  negócio  funciona  assim  há  anos,  mas  entendo  a  sua  vontade  de  crescer  e  inovar. Faremos  muito  melhor!  Eu  continuo  aqui  da  minha  maneira,  mas  você  pode  e  deve  iniciar  seu novo  negócio. Você  será  meu  cliente! Irei  fornecer  as  flores  e  também  os  temperos  e  você  irá traçar todo esse projeto de comercialização. Quem sabe você cresce tanto, que irá ajudar outros produtores como o seu pai  a crescerem e prosperarem. Voa filho! O Mundo tá aí pra você mudar!   

CONCLUSÃO: Depois dessa  conversa, Antônio pegou o pequeno recurso financeiro que tinha, levantou mais algum capital adicional. Traçou um belo planejamento, com metas e ações palpáveis e possíveis de realizar em curto e médio prazo, mas com um foco maior no longo prazo e na sustentabilidade da empresa. Procurou  outros  profissionais  que  pudessem  auxiliar  nesse  projeto,  e  fez  as  contratações  de serviços contábeis, de marketing e de tráfego pago. Após algum as semanas do plantio, veio a colheita...nasceu a DONA ROSA e o SR . ALECRIM.  DONA ROSA foi a marca escolhida para as flores e o SR. ALECRIM para a marca dos temperos. Agora Antônio continua a jornada empreendedora e criativa, sempre com a mentalidade de que é possível mudar uma realidade e empreender no Brasil. E você está preparado(a) para se inspirar com  a história  de Antônio?    

ATIVIDADE PROPOSTA: Com base no  estudo  de  caso, faça uma  Análise SWOT  do  novo empreendimento de Antônio, o "SR. ALECRIM". Antes de tudo, pesquise, levante informações para elaborar a sua resposta: Faça a atividade como se você  estivesse  começando  a  idealizar  o  mesmo  tipo  de  negócio. Avalie  o segmento, procure notícias e indicadores da área sobre  consumo e comercialização de temperos frescos. Pesquise sobre  concorrentes  e  faça  uma  análise  sobre  as  estratégias  deles. Após, faça a análise SWOT sobre as FORÇAS, FRAQUEZAS,  AMEAÇAS  E OPORTUNIDADES que este novo empreendimento poderá ter. Apresente ao menos 2 exemplos para cada item.

ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
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