22/04/2024

AV1 - Compatibilidade e Interferência Eletromagnética [RESOLVIDA]

1) A forma com que a Anatel garante a qualidade e a harmonização entre equipamentos é através da certificação. O processo se inicia com a solicitação de uma proposta com as especificações técnicas do produto e a exposição de todas as interfaces aplicáveis no objeto de testes. Consequentemente, a equipe técnica do laboratório analisa os documentos e classifica o produto em uma de três categorias definidas pela ANATEL.

Com relação esse contexto, associe as categorias, apresentadas na Coluna-A, com as seus respectivos exemplos, apresentados na Coluna-B:


Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas: 

 a) 1-I; 2-II; 3-III
 b) 1-II; 2-III; 3-I
 c) 1-II; 2-I; 3-III
 d) 1-III; 2-II; 3-I
 e) 1-III; 2-I; 3-II
  
2) O Ato nº 952 tem por objetivo estabelecer os requisitos de compatibilidade eletromagnética a serem atendidos por produtos de telecomunicações a serem comercializados. Os requisitos de imunidade, emissão e resistibilidade, que reflete sobre o assunto que lida com compatibilidade eletromagnética, são baseados na estrutura de documentos de vários organismos internacionais: International Eletrotechnical Comission (IEC), Telecommunication Standardization Sector (ITU-T) e Comité International Spécial des Perturbations Radioélectrique (CISPR). Com relação Ato nº 952, no que tange as informações dos documentos que cobrem o problema de compatibilidade eletromagnética, complete as lacunas da sentença a seguir:

Com relação ao ambiente eletromagnético, as normas ____________ descrevem técnicas de testes/medidas e instruções de implantação e atenuação. Além disso, o documento do Ato nº 952 também inclui recomendações para limites e procedimentos de testes baseados em documentos do ____________. Estes são muito frequentemente referenciados em padrões de compatibilidade eletromagnética Europeia, os quais definem métodos de medidas, equipamentos de medidas, linhas de limite e interpretação da aplicação das linhas de limite abrangendo desde aplicações residenciais até instrumentos médicos. Finalmente, os requisitos de resistibilidade se baseiam nos documentos da ____________ que especifica os requisitos de resistibilidade e procedimentos de teste para equipamentos de telecomunicação.

Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:

a) CISPR/ ITU/  IEC.
 b) IEC/  ITU/ CISPR.
 c) IEC/  CISPR/ ITU.
 d) ITU/  CISPR/ IEC.
 e) CISPR/  IEC/ ITU.

3) Para que um equipamento possa ser comercializado livremente em um determinado País há a necessidade de passar por testes de compatibilidade eletromagnética.  Os critérios relacionados a Compatibilidade eletromagnética podem variar de País para País. No entanto, devido ao mercado globalizado, existe uma tendência que eles sejam internacionalmente harmonizados entre os Países. Logo, compete a cada País definir os critérios de aceitação dos parâmetros de qualidade dos produtos colocados no mercado local e/ou internacional através de certificados de testes de compatibilidade eletromagnéticas. Para equipamentos eletroeletrônicos circularem livremente de um Pais para outro, o produto deve estar em conformidade com as normas aplicáveis, recebendo desta forma uma certificação de aprovação. De forma geral, se um equipamento comercializado na Alemanha, por exemplo, não se adequar às especificações de interferência irradiada estabelecidas pela IEC, ele não poderá ser comercializado dentro da Comunidade Européia sem a Certificação Conformidade Europeia (CE).

Com relação a simbologia utilizada para atestar que um equipamento recebeu o certificado de aprovação nos testes de compatibilidade associe as marcas de certificação (Coluna A) com os respectivos países (Coluna B).
 

 Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:

a) 1-IV; 2-VI; 3-V; 4-III; 5-II; 6-I.
b) 1-IV; 2-V; 3-VI; 4-I; 5-III; 6-II.
c) 1-II; 2-V; 3-VI; 4-I; 5-IV; 6-III.
d) 1-IV; 2-III; 3-VI; 4-II; 5-I; 6-V.
e) 1-V; 2-IV; 3-VI; 4-I; 5-II; 6-III.

4) A interferência eletromagnética é a energia que causa uma resposta indesejável a qualquer equipamento podendo danificar o equipamento. A interferência eletromagnética pode ser gerada de forma natural ou artificial. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as formas de radiação que são consideradas fontes de interferência eletromagnética nos equipamentos:

a) Ondas de rádio e Micro-ondas.
b) Raios gama e raios X.
c) Ondas de rádio e ultravioleta.
d) Micro-ondas e ultravioleta
e) Ultravioleta e Raios-x

5) O termo “crosstalk” tem um equivalente em português: A linha cruzada. Este foi um fenômeno comum nos telefones de linha antigos. Acontecia quando alguém fazia uma ligação pelo telefone e um terceiro aparecia na linha. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o termo crosstalk.

a) Crosstalk é um tipo de filtro utilizado para bloquear os ruídos.
b) Crosstalk é um método de transmissão muito utilizado na Internet.
c) Crosstalk é um tipo de cabo, utilizado para evitar a interferência eletromagnética
d) Crosstalk é um método utilizado de aterramento.
e) Crosstalk constitui-se de acoplamentos eletromagnéticos não intencionais entre condutores.


ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$15,00 NO PIX
    75992709085 
    [NÚMERO DE TELEFONE]
     
    R$15,00 CARTÃO DE CRÉDITO

    Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

    APÓS FAZER O PAGAMENTO ACESSE O LINK ABAIXO 
    Contatos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...