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07/05/2024

AV2 - Cálculo Diferencial e Integral II [RESOLVIDA]

1) Suponha que você tenha interesse em saber, em uma sala ampla, qual seria a temperatura máxima que ocorre quando você anda em direção ao ar condicionado para definir se a instalação dele está bem posicionada. Sabendo que a temperatura é definida pela função: e que a temperatura máxima é atingida na direção do vetor gradiente, em coordenadas cartesianas, no ponto P(2,1) (neste caso, em direção ar condicionado), qual é esse máximo?

A temperatura máxima atingida é de, aproximadamente, 37 graus Celsius.
A temperatura máxima atingida é de, aproximadamente, 31 graus Celsius.
A temperatura máxima atingida é de, aproximadamente, 20 graus Celsius.
A temperatura máxima atingida é de, aproximadamente, 27 graus Celsius.
A temperatura máxima atingida é de, aproximadamente, 32 graus Celsius. 

2) Suponha que você deseje projetar um museu de arquitetura moderna cujo o volume é descrito pelo sólido S que é limitado por uma paraboloide com equação descrita por e pelos planos e pelos três planos coordenados. Qual é o valor do volume (em unidade de milhar) suportado por esse projeto de museu?

O volume suportado pelo museu será de 48.000 m³.
O volume suportado pelo museu será de 28.000 m³.
O volume suportado pelo museu será de 45.000 m³.
O volume suportado pelo museu será de 32.000 m³.
O volume suportado pelo museu será de 42.000 m³.

3) Uma função f de duas variáveis é uma regra que associa a cada par ordenado de números reais (x, y) de um conjunto D um único valor real, denotado por f(x, y). O conjunto D denominado domínio de f e sua imagem é o conjunto de valores possíveis de f. Com base nessas informações, analise a função...

4) Problemas que envolvam variação de duas ou mais variáveis podem ser analisados utilizando as derivadas parciais. O potencial elétrico no ponto (x,y) é dado por ... onde V é dado em volts e x, y em cm. Assinale a alternativa que contém a taxa de variação instantânea aproximada de V em relação a distância em (3,0) na direção do eixo x.

50/81.
50/27.
-50/27.
25/216.
-50/81.

5) Considere a seguinte situação: um alpinista está escalando um morro cujo formato é descrito pela função de duas variáveis reais dada por ... na qual x e y são medidos em metros. Esse indivíduo inicia a sua subida a partir do ponto P (20, 10), seguindo a direção sudoeste, a qual pode ser descrita por meio da direção indicada pelo vetor unitário. Qual das seguintes alternativas indica a taxa de variação aproximada da distância percorrida pelo alpinista na subida do morro considerando a direção dada pelo vetor ?

-1,7.
-0,6.
0,6.
1,7.
2,2.



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01/05/2024

AP1 FUNDAMENTOS JURÍDICOS [RESOLVIDA]

Acerca do que foi aprendido em aula sobre Licitação, analise a situação:

1- Uma Universidade Estadual, que é uma autarquia especial, em razão da criação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária em campus urbano, decidiu adquirir, por dispensa de licitação, um imóvel rural contíguo ao terreno da sede do campus. As justificativas para a dispensa de licitação estão listadas a seguir.

Necessidade de espaço para o desenvolvimento das novas atividades dos cursos criados, em especial para a construção de um curral e para a formação de área de pasto para o curso de Medicina Veterinária, e, para o curso de Agronomia, a construção de um galpão agrícola e reserva de área para plantações diversas.

Existência de uma única área à venda, contígua aos limites do terreno da sede do campus.

Impossibilidade de transporte dos alunos para outros locais para o desenvolvimento das atividades dos referidos cursos.

Compatibilidade do preço do imóvel com o preço de mercado, conforme avaliação prévia.

Com base na situação hipotética apresentada, explique porquê a dispensa de licitação apresenta todos os requisitos legais exigidos na legislação.

 
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26/04/2024

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, que é para o lado direito, na forma de linha, a matriz é uma estrutura de dados homogênea multidimensional, por permitir crescer os dados da estrutura em mais de uma direção, que é para o lado direito (linha) e para baixo (coluna). Considerando que um programa em C tenha lido os elementos da matriz M [3][3], onde foram incluídos os seguintes elementos:


E que, depois de lido estes valores, executamos o seguinte código na linguagem C:

for (x=0;x<3;x++)

    for (y=0;y<3;y++)

    { 

        if ( x < y)            

            Soma = Soma + M[x][y]

            }

}

printf("Soma =  %d", Soma);

Qual será a saída mostrada na execução deste programa?

    a) Soma = 5
    b) Soma = 11
    c) Soma = 15
    d) Soma = 19
    e) Soma = 45

2) Uma IDE (do inglês Integrated Development Environment) é conhecida como ambiente de desenvolvimento integrado, é a ferramenta de trabalho do desenvolvedor para criação e edição de código-fonte e para transformar o código-fonte em código executável no computador. Sobre a IDE, avalie os itens a seguir:

I. Ela é ótima para projetos pequenos, porém não é indicada para projetos grandes.
II. A IDE substitui a necessidade do compilador.
III. NetBeans e Visual Studio são bons exemplos de IDE.
IV. A IDE deve ser escolhida de acordo com a linguagem de programação

Assinale a alternativa que avalia os itens corretamente:

    a) Somente os itens I e II estão corretos.
    b) Somente os itens I e III estão corretos.
    c) Somente os itens III e IV estão corretos.
    d) Somente os itens I, II e III estão corretos.
    e) Somente os itens I, III e IV estão corretos.

3) Um sistema de cotação de preços de passagem de avião tem como base de seu funcionamento um programa elaborado em uma linguagem de programação popular, que tem como objetivo receber, um a um, 8 valores de entrada, identificar o menor deles e mostrar na tela esse menor valor. Neste programa existem diversos comandos necessários para seu devido funcionamento e retorno da resposta esperada, dentre estes comandos, podemos afirmar que o comando scanf() serve para:

    a) realizar a leitura de um valor digitado no teclado, para cada um dos 8 valores, e armazenar esse valor em uma variável.
    b) realizar a leitura dos 8 valores digitados no teclado, organizando-os na ordem digitada, em constantes.
    c) realizar a escrita dos 8 valores na tela, tanto antes quanto após a verificação do menor número.
    d) realizar a varredura nos 8 valores, para encontrar qual é o menor valor dentre estes digitados.
    e) realizar a comparação nos 9 valores, para armazenar aquele que é o menor valor dentre estes lidos.

4) As operações aritméticas realizadas nos programas em linguagem C possuem sua sintaxe muito parecida com as operações matemáticas que realizamos no dia a dia, inclusive, a forma de estruturar as sentenças são as mesmas. Os operadores são: +, -, *, /, %, e o operador de atribuição é o =.

Dada a sua natureza de execução, algumas operações aritméticas costumam ter restrições de aplicação quanto ao tipo, por exemplo:


    a) a operação módulo só pode ser realizada com números reais.
    b) a operação módulo só pode ser realizada com números inteiros.
    c) a operação soma só pode ser realizada com números inteiros.
    d) a operação divisão só pode ser realizada com números reais.
    e) a operação multiplicação só pode ser realizada com números reais.

5) A declaração de uma matriz em um programa em C é feito com uma atribuição a um tipo de dados para a matriz, um nome e, na sequencia o tamanho para a quantidade de linhas e para a quantidade de colunas, na seguinte sintaxe:

Tipo_dados Nome_matriz [numero de linhas] [numero de colunas];
Exemplo: int Notas[5][2];

Selecione qual das seguintes configurações de linhas e colunas de matriz possui maior número de elementos:

    a) 8 linhas e 2 colunas
    b) 4 linhas e 2 colunas
    c) 1 linha e 10 colunas
    d) 4 linhas e 5 colunas
    e) 4 linhas e 4 colunas


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PORTFÓLIO DE AULA PRÁTICA: MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS [RESOLVIDO]

NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS
Unidade: MATEMÁTICA E LINGUAGENS
Seção: O estudo dos fractais 

OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
Compreender os fractais e explorar sua natureza iterativa e autossimilar.

SOLUÇÃO DIGITAL
GeoGebra é um software de matemática que permite o trabalho com temas relacionados ao
cálculo, álgebra e geometria. Ele foi desenvolvido pelo professor Markus Hohenwarter, da
Universidade de Salzburgo, na Áustria. Por permitir o trabalho com construções geométricas e a manipulação das figuras em tempo real, ele é considerado um software de geometria dinâmica,
o qual favorece o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Esse software pode ser
acessado de três formas: por meio da versão online, do aplicativo para celulares ou do software
instalado em computadores ou notebooks.

PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade nº 1 (Virtual)

Atividade proposta:
Os fractais são formas geométricas autossimilares, ou seja, possuem a propriedade de se repetir em diferentes níveis de ampliação. Essa característica de autossimilaridade permite que um padrão seja observado em diferentes escalas, tornando-os relevantes na compreensão de padrões naturais, dinâmicas caóticas e sistemas complexos. Nas Ciências, os fractais têm aplicações em diversas áreas:

1. Geografia e Geociências: Na análise de formas de relevo, costa marítima, distribuição de
vegetação e modelos climáticos. Os fractais são úteis para descrever a complexidade de
estruturas naturais, como as formas das nuvens ou o contorno de uma montanha.
2. Biologia e Medicina: Na modelagem de estruturas biológicas complexas, como a ramificação
dos vasos sanguíneos, padrões de crescimento de plantas e análise de fracturas ósseas. A natureza fractal de muitos sistemas biológicos é essencial para entender sua organização e
funcionamento.
3. Economia e Finanças: Na análise de séries temporais financeiras, modelagem de flutuações
de preços de mercado e na compreensão de padrões caóticos em fenômenos econômicos.
4. Engenharia e Tecnologia: Na concepção de antenas, análise de rugosidades superficiais,
compressão de imagens digitais e na transmissão de dados por redes complexas.
5. Arte e Visualização: Os fractais têm sido explorados como elementos estéticos em arte digital, produzindo imagens complexas e belas que refletem as propriedades matemáticas subjacentes. Além das aplicações práticas, o estudo dos fractais também desafia e expande o pensamento matemático, permitindo uma abordagem diferente para compreender fenômenos complexos e caóticos que não podem ser explicados por modelos matemáticos tradicionais.
Em Matemática Aplicada às Ciências, compreender os fractais não apenas enriquece a
compreensão teórica, mas também oferece ferramentas poderosas para modelar e entender
fenômenos naturais e processos complexos presentes em várias áreas do conhecimento. A
aplicação dos fractais nas ciências é um exemplo claro de como a matemática não só descreve
o mundo, mas também proporciona novas perspectivas para interpretá-lo e compreendê-lo de
forma mais profunda.

Procedimentos para a realização da atividade:
Atividade: Explorando Fractais na Prática em Casa
Materiais Necessários:
- Papel
- Lápis ou canetas coloridas
- Régua
- Acesso à internet
- GeoGebra

Passo a passo:

1. Introdução aos Fractais:
- Pesquise sobre fractais, entendendo sua definição e características fundamentais, como a
autossimilaridade e o processo iterativo de construção 

2. Construção do fractal Triângulo de Sierpinski no papel
- Pesquise sobre o fractal Triângulo de Sierpinski e entenda como ele é construído e como é
possível reproduzi-lo.
- Comece com um triângulo equilátero no papel.
- Na etapa inicial, identificam-se os pontos médios em cada lado do triângulo e conectamse esses pontos. Em seguida, elimina-se o triângulo central.
- Na iteração subsequente, essas etapas são reiteradas para cada um dos triângulos remanescentes.
- Faça pelos menos 3 interações.
- Utilize lápis ou canetas coloridas para destacar as diferentes iterações ou escalas do fractal.

3. Exploração e Experimentação:
- Experimente construir o fractal em diferentes tamanhos e escalas no papel. Observe como a
estrutura se repete e se assemelha em diferentes níveis de ampliação.

4. Construção do fractal utilizando o GeoGebra
- Utilize o software GeoGebra para construir o fractal. Você pode utilizar a versão online ou a
versão para seu computador.

 1º passo: Construa uma triângulo equilátero utilizando a ferramenta “Polígono Regular”

 2º passo: determine os pontos médios desse triângulo. Para isso utilize a ferramenta “Ponto
médio ou Centro”

3º passo: construa uma triângulo cujos vértices são os pontos médios. Para isso utilize a ferramenta “Polígono”. Mude a cor do triângulo construído.

4º passo: Determine os pontos médios dos segmentos

5º passo: Construa os novos triângulos a partir dos pontos médios. Mude a cor dos novos
triângulos.

6º passo: determine os pontos médios dos lados dos triângulos que estão em azul.

7º passo: Construa os novos triângulos a partir dos pontos médios. Mude a cor dos novos
triângulos.

5. Reflexão e Análise:
– Reflita sobre a experiência. Anote suas observações sobre a autossimilaridade, a repetição de
padrões e a complexidade do processo de construção do fractal.
Checklist:
-Providenciar os materiais necessários (papel, lápis/caneta, tesoura e régua)
-Construção dos fractais
-Autorreflexão
Aula Prática Matemática aplicada às ciências

RESULTADOS
Resultados de Aprendizagem: Você deverá entregar um relatório contemplando as seguintes informações conforme
segue.

MODELO DE RELATÓRIO
I. Nome da disciplina
II. Título da atividade
III. Apresentação das atividades 

Elabore uma descrição para as atividades construídas. Primeiro descreva a construção do fractal em papel, destacando as vantagens e desvantagens dessa construção. Apresente fotos do fractal construído. Em um segundo momento descreva a construção do fractal utilizando o software destacando também as vantagens e desvantagens da utilização do software para a construção. Você deve apresentar fotos do fractal construído e do passo a passa de sua construção. Ao final destaque quais são os conteúdos matemáticos que podem ser explorados por meio dessas duas construções.
IV. Potencialidades do objeto para o ensino e aprendizagem de Matemática: Elabore um texto, contendo de 2 a 3 páginas, discutindo sobre as potencialidades da utilização de materiais manipuláveis e softwares para o ensino e aprendizagem de Matemática. Destaque, durante seu texto, os pontos positivos e negativos de utilizar essas duas estratégias, como podem ser inseridas durante as aulas para o trabalho com os conteúdos relacionados, para qual etapa da Educação Básica seria mais indicado trabalhar com essas duas atividades, entre outras questões que você julgar relevantes diante dessa temática. Para enriquecer seu texto, você pode apresentar exemplos de atividades que poderiam ser desenvolvidas com o uso dessas estratégias.
V. Referências: Utilize as normas da ABNT para a indicação das referências de todos os materiais consultados
para a elaboração do seu relatório.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DO RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA

Olá, estudante. Tudo bem? As atividades práticas visam desenvolver competências para a atuação profissional. Elas são importantes para que você vivencie situações que te prepararão para o mercado de trabalho. Por isso, trazemos informações para que você possa realizar as atividades propostas com êxito.

1. Que atividade deverá ser feita?
• A(s) atividades a ser(em) realizada(s) estão descritas no Roteiro de Atividade Prática,
disponível no AVA.
• Após a leitura do Roteiro, você deverá realizar a(s) atividade(s) prática(s) solicitadas e
elaborar um documento ÚNICO contendo todas as resoluções de acordo com a proposta
estabelecida.
• O trabalho deve ser autêntico e contemplar todas as resoluções das atividades propostas.
Não serão aceitos trabalhos com reprodução de materiais extraídos da internet.

2. Como farei a entrega dessa atividade?
• Você deverá postar seu trabalho final no AVA, na pasta específica relacionada à atividade
prática, obedecendo o prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA.
• Todas as resoluções das atividades práticas devem ser entregues em um ARQUIVO ÚNICO
de até 10 MB.
• O trabalho deve ser enviado em formato Word ou PDF, exceto nos casos em que há formato
especificado no Roteiro.
• O sistema permite anexar apenas um arquivo. Caso haja mais de uma postagem, será
considerada a última versão. 

IMPORTANTE:

• A entrega da atividade, de acordo com a proposta solicitada, é um critério de aprovação na
disciplina.

• Não há prorrogação para a postagem da atividade.
Aproveite essa oportunidade para aprofundar ainda mais seus conhecimentos

AV1 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Uma proposição lógica é uma sentença do tipo declarativa, isto é, declara ou faz uma afirmação sobre algo. E esta sentença pode assumir valores lógicos de verdadeiro ou falso. Considerando a definição apresentada, analise as sentenças a seguir e julgue se cada uma é uma proposição:

I. Corra, Pedro!
II. Pedro tem 5 anos.
III. Qual a altura de Pedro?
IV. 5 + 3 = 7

Considerando o contexto apresentado, são proposições lógicas o que se afirma em:

    a) II e IV, apenas.
    b) I e III, apenas.
    c) I, II, e III, apenas.
    d) II, III e IV, apenas.
    e) II e III, apenas.

2) O uso de pseudocódigo é muito importante para visualizar a estratégia de resolução de problemas antes da implementação em si. Dessa maneira, observe o pseudocódigo a seguir.

num1, num2, num3: inteiro;
ler(num1, num2);
num3 <- (num1 - num2) * (num1 - num2);
imprime(num3);

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o que realiza o algoritmo descrito.

    a) O quadrado da diferença de num1 e num2.
    b) A diferença de num1 e num2.
    c) O módulo do quadrado de num1 e num2.
    d) A diferença dos quadrados de num1 e num2.
    e) O módulo da diferença de num1 e num2.

3) Para a construção de um pensamento lógico, é necessário listar comandos que deverão ser executados em uma ordem sequencial, podendo ser repetidos quantas vezes forem necessários para que um resultado seja alcançado. Este resultado poderá ser uma tarefa real da vida cotidiana, como trocar uma lâmpada, escrever um e-mail, marcar uma consulta médica, dentre outras atividades. Para transcrever uma lógica elaborada para um algoritmo, que possa representar com exatidão esta lógica, é necessário utilizar estruturas sequenciais, condicionais e de repetição, conforme a necessidade da situação problema que será abordada.

Compreender como e em quais momentos utilizar cada tipo de estrutura é fundamental para garantir o sucesso do algoritmo construído. Com base no texto e em seus conhecimentos, selecione a opção CORRETA que apresenta a sintaxe de um comando condicional.

    a) se (enquanto) então <comandos>.
    b) se <condição> então <comandos> senão <comandos>.
    c) enquanto <condição> então <comandos>.
    d) se escolha <comandos> faça <variável> senão <comandos>.
    e) escolha se <comandos> senão <comandos>.

4) A capacidade humana de automatizar as tarefas do cotidiano é o que nos permite executar tarefas de forma mais rápida, já que, por terem um passo a passo já conhecido e bem definido, podem ser automatizadas e executadas por máquinas. O processo de ensino de uma tarefa só é possível graças a um padrão que esta determinada tarefa tem de sequência lógica de passos, permitindo que o conhecimento seja repassado entre gerações e pessoas diferentes. A elaboração de um algoritmo requer a estruturação de um pensamento lógico e ordenado, para resolução de um problema cotidiano, através de uma sequência de passos. Com base em seus conhecimentos e no texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I.  A elaboração de um fluxograma é uma etapa importante no processo de desenvolvimento de uma lógica de um algoritmo

PORQUE

II. Auxilia na validação e entendimento da lógica do algoritmo por outras pessoas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

    a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
    b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
    c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
    d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
    e) As asserções I e II são proposições falsas.

5) Na construção de algoritmos é importante considerar os dados de entrada que servirão para alimentar o programa, sendo processados e resultando na saída esperada. Nesse sentido, o uso de estruturas auxiliares é um passo importante para a manipulação destes dados, sendo as variáveis a estrutura fundamental neste processo. Para tanto, ao utilizar a representação por pseudocódigo, é importante declara o nome da variável, que será seu identificador ao longo do programa. Além disso, há uma outra informação fundamental para que o programa saiba como manipulá-las, necessária na maior parte das linguagens de programação. A partir do texto base, assinale a alternativa que apresenta a outra informação importante na declaração de variáveis.

    a) Tipo
    b) Tamanho
    c) Fonte
    d) Dado
    e) Frequência



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25/04/2024

AV2 - Tecnologias Limpas e Tratamento de Resíduos [RESOLVIDA]

1) Um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) bem implementado traz para a instituição os conceitos de sustentabilidade tão em evidência no meio empresarial, o ambiental, o econômico e o social. Do ponto de vista ambiental, identifica os riscos à saúde humana e ao meio ambiente, associados às atividades que compõem o manejo dos resíduos sólidos, evita futura penalizações ambientais em relação à disposição final e armazenamento inadequado e evita a contaminação do terreno da empresa. Do ponto de vista econômico, o gerenciamento eficaz de resíduos sólidos proporciona inúmeros benefícios, uma vez que permite que os materiais recicláveis que possuam valor comercial sejam vendidos nos mercados específicos para cada tipo material.

A partir do contexto apresentado, julgue as alternativas a seguir, denotando (V) para verdadeiro e (F) para falso.

(   ) PGRS são ações que são implantadas nas corporações e/ou municípios com o intuito de evitar a geração de Resíduos, melhor acondicioná-los e melhor tratá-los.

(   ) No Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos deve constar entre outros o treinamento de pessoal envolvido na produção de resíduos sólidos.

(   ) Não é necessário efetuar um diagnóstico da geração de resíduos, uma vez que o objetivo do PGRS é evitar a geração de resíduos sólidos urbanos.

Assinale a alternativa que corresponda a sequência correta:

    a) V - V - F
    b) V - F - V
    c) F - V - V
    d) F - F - V
    e) F - V - F

2) O metano, principal componente do biogás, não tem cheiro, cor ou sabor, mas outros gases presentes conferem-lhe um ligeiro odor de vinagre ou de ovo podre. Para o seu uso como combustível, deve-se estabelecer uma relação entre o biogás e o ar, para permitir uma queima eficiente. O biogás, por ser extremamente inflamável, pode ser simplesmente queimado para reduzir o efeito estufa (o metano apresenta um poder estufa cerca de 21 vezes maior que o CO2) ou aproveitado para uso doméstico, motores de combustão interna, sistemas de geração de energia elétrica ou térmica (GUYOT, 1997)

Assinale a alternativa correta sobre o aproveitamento do Biogás.

    a) o biogás por ser natural, não é considerado um composto poluente
    b) As cinzas restantes dos tratamentos que emitem biogás não podem ser utilizadas
    c) A digestão anaeróbica é uma forma de tratar os resíduos sem produção de biogás
    d) É possível produzir cal a partir da queima dos resíduos sólidos urbanos
    e) O biogás é  composto predominantemente por metano e dióxido de carbono

3) A Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA acerca do gerenciamento de resíduos sólidos de acordo com a Lei nº 12.305/2010.

    a) Tratamento; reciclagem; redução, não geração; reutilização e disposição final.
    b) Redução; não geração; reutilização; disposição final; tratamento e reciclagem.
    c) Não geração; redução; reutilização; reciclagem; tratamento; e disposição final ambientalmente adequada.
    d) Não geração; tratamento; redução; reutilização; reciclagem; e disposição final ambientalmente adequada.
    e) Tratamento; reciclagem; não geração; redução; reutilização; e disposição final ambientalmente adequada.

4) A construção civil é um dos setores econômicos de maior impacto no meio ambiente. Entre os impactos causados por essa atividade, pode-se citar o elevado volume de resíduos gerados, que, na maioria dos municípios brasileiros, são depositados irregularmente, intensificando os problemas de saneamento nas áreas urbanas (TESSARO et al., 2012).

Segundo a ABNT NBR 15.113/2004 - Resíduos sólidos da construção civil e resíduos inertes – Aterros – Diretrizes para projeto, implantação e operação, os resíduos da construção civil são classificados em:

 
COLUNA A     COLUNA B
1- Classe A     I - Resíduos que não podem ser aproveitados
2- Classe B     II - Reutilizáveis ou recicláveis
3- Classe C     III - Resíduos perigosos
4- Classe D     IV - Resíduos recicláveis comuns

Assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    a) I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
    b) I - 3; II - 1; III - 4; IV - 2.
    c) I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
    d) I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
    e) I - 1; II - 3; III - 4; IV - 2.

5) A Análise do Ciclo de Vida – ACV de Produtos, é uma ferramenta fundamental nas diferentes áreas produtivas. Contudo, para com a variável ambiental, consegue transcrever e apoiar as necessidades enfrentadas neste seguimento, com a utilização de uma metodologia singular e sustentável, num ambiente cada vez mais competitivo. Em relação ao uso da ACV na gestão de resíduos sólidos é correto o que se afirma:

    a) A ferramenta se restringe apenas a produtos, por isso não pode ser aplicada na gestão de resíduos sólidos.
    b) Na gestão de resíduos sólidos as etapas da AVC a serem seguidas são: Plan ou Planejar, Do ou Fazer, Check ou checar e Action ou Agir.
    c) A AVC não permite que a empresa incorpore outras ferramentas como por exemplo a logística reversa, dificultando assim seu uso na gestão de resíduos sólidos.
    d) Na gestão de resíduos sólidos as etapas da AVC a serem seguidas são: desenvolvimento, obtenção de matérias primas e insumos, processo de produção, consumo e disposição final.
    e) O uso dessa ferramenta não permite que seja feita a análise dos balanços ambientais, quantidades a serem descartadas para o ar, água e solo e os efeitos causados ao meio ambiente e a comunidade.

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