Contextualização
Empreender dentro das empresas permite que inovações sejam feitas e
novos resultados possam ser alcançados. Chamamos essa visão de
oportunidades e desenvolvimento de novas soluções a favor da organização
de intraempreendedorismo. A Google tem como um de seus princípios
estimular o intraempreendedorismo. Como prática interna, a empresa faz
com que seus funcionários dediquem 20% de seu tempo para projetos
pessoais. Um dos resultados desses projetos é o Gmail. Ele possui uma
busca precisa, foi o primeiro serviço de e-mail a oferecer um tamanho de
armazenamento de 1 GB. Paul Buchheit, seu criador, lançou o serviço por
meio de convites. Atualmente, ter uma conta no Gmail é considerado
praticamente indispensável.
Primeira etapa: O intraempreendedorismo
O intraempreendedorismo é algo acessível a todos nós
enquanto funcionários e pode ser algo positivo para crescer dentro da
empresa e desenvolver a própria carreira. Mesmo ao trabalhar no setor
público é possível desenvolver formas para otimizar o processo de
funcionamento dessa organização. Dentro desse contexto, em nossa
atividade MAPA você vai exercitar o intraempreendedorismo. Veja as
orientações a seguir:
a) Explique se na sua empresa e na sua área de
trabalho existe oportunidade para ser intraempreendedor. Explique qual é
o segmento de atuação desse negócio, não é obrigatório apresentar o
nome dessa empresa. Caso não esteja trabalhando atualmente, você
pode construir o seu MAPA com base no último trabalho ou pode pesquisar
junto a outros conhecidos sobre a empresa a qual eles trabalham.
b) Descreva se a sua liderança promove um ambiente
de autonomia para tomar decisões e trazer novas ideias para a empresa.
Explique através de ações práticas como a empresa promove um ambiente inovador ou não desenvolve práticas para que ocorra a inovação.
c) Dentro do seu setor você vai apresentar três
ideias que possam trazer melhorias à sua empresa, pode ser uma ideia a
qual já tenha implementado.
Reiterando que caso não esteja trabalhando, você pode apresentar
uma empresa a qual já tenha trabalhado ou que tenha acesso às
informações.
Segunda etapa: Perfil do empreendedorismo
Você tem um perfil empreendedor?
É comum as pessoas afirmarem que não tem afinidade
para empreender e iniciar um negócio. Empreendedor é alguém que realiza,
ou seja, a pessoa que é capaz de produzir novas ideias com criatividade
e empenho de realização. Essa concepção remete a criação do termo
empreendedorismo na década de 1940 pelo economista austríaco Joseph A.
Schumpeter. O perfil de um bom empreendedor compreende o seu papel no
desenvolvimento econômico da sociedade e a importância de acompanhar as
necessidades das pessoas. Ou seja, aspectos que definiram a concepção da
ideia desse profissional e regem o espírito da atuação. Dessa forma,
criatividade e curiosidade acompanham a empreitada. Dentre as principais
característica empreendedoras pode-se destacar serem pessoas:
visionárias, determinados e dinâmicos, dedicados, otimistas e
apaixonados pelo que fazem, independentes e constroem o próprio destino,
ficam ricos, líderes e formadores de equipes, bem relacionados,
organizados, planejam, possuem conhecimento, assumem riscos calculados,
criam valor para a sociedade, sabem tomar decisões, sabem explorar ao
máximo as oportunidades, dentre outros.
Partindo desse contexto sobre o perfil empreendedor veja as orientações a seguir:
a) Escolha dois empreendedores (as) que você admire, faça um breve histórico sobre a carreira deles (as) e descreva pelo menos três características empreendedoras dessa pessoa.
b) Cada indivíduo possui a capacidade de desenvolver
propostas inovadoras, soluções que serão o seu diferencial gerando
inovação incremental e inovação disruptiva. Escolha e descreva pelo menos uma inovação desenvolvida por cada um desses empreendedores que você escolheu. Essa inovação pode ser incremental ou disruptiva.
CONTRATE SEU M.A.P.A. DE EMPREENDEDORISMO - 52/2022
R$ 60,00