16/04/2024

QUESTIONÁRIOS DE PEDOLOGIA [RESOLVIDOS]

QUESTIONÁRIO 1

Pergunta 1 O estudo do solo é um ramo da ciência que durante a história, passou por dois estágios: primeiro, há alguns séculos, tinha um sentido religioso, ligado à práticas agrícolas; e sem segundo, recentemente, fundamentado na experimentação e aplicação do método científico. A Pedologia é uma ciência relativamente nova e dinâmica. Sendo assim, qual é o conceito de Pedologia?

Ciência que estuda o solo no seu hábitat, e trata da origem, morfologia, mapeamento e classificação do solo.
Ramo da ciência que estuda a interação entre a litosfera e a biosfera.
Ciência que estuda a Terra desde sua origem, composição, estrutura e evolução.
Ciência que estuda a influência do solo em seres vivos, incluindo o uso da terra para cultivar plantas.
Ciência que estuda as relações entre seres vivos e seu ambiente.
 
Pergunta 2 Os cientistas de países pequenos da Europa estudavam o solo em laboratórios, consideravam o solo apenas como fonte de nutrientes para as plantas. Entretanto, na Rússia, os cientistas examinavam os solos no campo. Qual foi o cientista pioneiro que considerou o solo como um corpo distinto, formado a partir das influências do clima, vegetação, relevo e tempo, dando início à um novo ramo da ciência – a Pedologia?

James Woodward
Vasily V. Dokuchaev
Charles Darwin
Jan Baptist van Helmont
Justus von Liebig

Pergunta 3 Dados divulgados pela FAO/UNESCO indicam que 12% dos solos da Terra são cultivados, um total de aproximadamente 16 milhões de quilômetros quadrados. Nos trópicos úmidos (Ferralsos, Acrisols e Lixisols e Nitisols), o tipo de agricultura é mais extensiva, com grandes plantações de soja e cana-de-açúcar; já nas regiões temperadas, a agricultura é intensiva, boa parte em Fluvisols. Os mapas dos solos do mundo permitem avaliar o potencial para a produção agrícola, sendo apenas entre 25% a 30% da superfície terrestre apta para cultivo. Nesse sentido, qual é o tipo de solo que apresenta condições de expansão do cultivo a nível global, por meio de uso adequado de corretivos e fertilizantes?

Solo fértil
Muito seco
Muito úmido
Quimicamente pobres
Muito raso

Pergunta 4 A engenharia desenvolveu a “Mecânica dos Solos”, estudos dirigidos para prever o comportamento de “maciços terrosos”, quando sujeitos a forças provocadas por obras de engenharia, como edificações e estradas. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo indica a classificação de solo preferida para os trabalhos de engenharia, como estradas, aterros sanitários, lagoas de decantação de efluentes de esgotos?

Planossolos
Latossolos
Plintossolos
Nitossolos

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13/04/2024

MAPA - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS 51/2024

A partida estrela-triângulo é um método utilizado para iniciar a operação de motores elétricos trifásicos de indução. Essa técnica é comumente empregada em motores de grande porte, nos quais a corrente de partida pode ser significativamente alta, podendo causar problemas como quedas de tensão na rede elétrica e desgaste excessivo do motor. A partida estrela-triângulo envolve duas etapas distintas: a partida em estrela e a mudança para a configuração em triângulo. Aqui está uma breve descrição de cada etapa:

  • Partida em estrela: na fase inicial, os enrolamentos do motor são conectados em estrela (também conhecido como ligação em triângulo ou Y). Isso é feito por meio de um dispositivo  de comutação especializado chamado contator estrela. Durante a partida em estrela, a tensão aplicada a cada bobina do motor é reduzida, resultando em uma corrente de partida mais baixa em comparação com a partida direta. A corrente reduzida minimiza o impacto na rede elétrica durante o momento da inicialização. 
  • Mudança para triângulo: após um determinado período de tempo (geralmente alguns segundos), o sistema muda automaticamente para a configuração em triângulo. O contator estrela é desativado, e um novo dispositivo de comutação, chamado contator triângulo, entra em ação. Ao mudar para a configuração em triângulo, a tensão aplicada a cada fase do motor é aumentada para o valor nominal. Com a mudança para a configuração em triângulo, a corrente do motor aumenta para o nível normal de operação. A principal vantagem da partida estrela-triângulo é a redução da corrente de partida inicial, o que diminui o estresse tanto para o motor quanto para a rede elétrica. Isso é especialmente útil em situações em que a demanda de corrente no momento da partida pode ser um problema. Vale ressaltar que a partida estrela-triângulo é mais comum em motores de média e alta potência, e seu uso pode depender das condições específicas do sistema elétrico e das características do motor.
Dessa forma, monte uma partida estrela-triangulo equivalente ao diagrama a seguir e responda às seguintes questões:
 
1- Apresente uma foto do identificador do motor e assinale as seguintes informações:
 
a) Corrente nominal do motor em suas variações de tensão.
b) Relação IP/IN.
c) Tensões de operação do motor.
 
2- Faça uma medição com um multímetro das seguintes grandezas e apresente-as com fotos:

a) Corrente nominal do motor.
b) Tensão de operação da bancada.
c) Corrente de pico, no momento da transição estrela-triangulo.
 
3- Faça uma explicação com suas palavras sobre os funcionamentos e vantagens desta partida.
 

Figura 1 - Circuito de comando 
 
Fonte: ALGETEC. Soluções Tecnológicas em Educação. Bancada de instalações elétricas industriais e energia eólica. Salvador: Alfatec, [2021]. 185p
 
 
Figura 2 - Circuito de força
 
Fonte: ALGETEC. Soluções Tecnológicas em Educação. Bancada de instalações elétricas industriaise energia eólica. Salvador: Alfatec, [2021]. 185p.
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MAPA - INFORMÁTICA INDUSTRIAL 2024/51

"A linguagem SFC, conhecida também como Grafcet, é uma linguagem extremamente poderosa, fato que levou a grande maioria dos fabricantes a adotarem-na como opção para a programação de seus CLPs de médio porte" (Parr, 2003 apud Barros, 2021, p. 135).

Fonte: BARROS, T. T. T. Informática industrial. Maringá: UniCesumar, 2021.

A norma IEC 61131-3 (2003) descreve a linguagem SFC como indicada para dividir uma tarefa de controle em partes que podem ser executadas, sequencialmente, ou, paralelamente, enfatizando a importância da linguagem em auxiliar na estruturação de programas para CLPs.

Uma empresa do ramo metalúrgico pretende automatizar uma furadeira de bancada que, até então, opera com comando manual. A automação desse processo deve ser feita utilizando um CLP. A Figura 1 mostra a furadeira, que conta com dois motores, sendo um para acionar a coluna no sentido descendente e ascendente; e outro para acionar a ferramenta de corte da furadeira.

Figura 1- Furadeira automatizada
Fonte: GENTILIN, F. A. Automação industrial. Maringá: UniCesumar, 2020. p. 262.

Funcionamento do processo: Ao pressionar o botão LIGA, se a coluna estiver na posição inicial, verificada pelo sensor “H”, e tiver peça na posição de usinagem (verificado pelo sensor “SP”), o processo de usinagem deve entrar em operação, executando as ações:
- Avanço da coluna descendente.
Esse comportamento deve permanecer até a coluna atingir o sensor intermediário “b1”, em que devem ser executados os acionamentos:
- Avanço da coluna descendente.
- Motor da furadeira no sentido horário.
Ao final da usinagem da peça, verificada pelo sensor “b2”, a coluna deve retornar à posição inicial da seguinte forma:
- Motor da furadeira no sentido anti-horário.
- Contagem de tempo de 3 segundos.
- Avanço da coluna ascendente.


Essa dinâmica deve prevalecer até que a coluna atinja novamente a posição inicial (H). Nesse momento, a furadeira deve desligar e permanecer desligada até que o botão LIGA seja pressionado novamente.

Se pressionado o botão DESLIGA em qualquer etapa do processo, a coluna deve retornar à posição inicial (H) da seguinte forma:
- Motor da furadeira no sentido anti-horário.
- Contagem de tempo de 3 segundos.
- Avanço da coluna ascendente.

Caso pressionado o botão EMERGÊNCIA, o processo deve interromper seu funcionamento imediatamente. Se solto este botão, o sistema de controle deve reiniciar de onde parou.

QUESTÕES

1.a) De acordo com a descrição do processo, descreva quais serão as entradas e saídas do sistema proposto.

1.b) Apresente o diagrama com linguagem SFC para o funcionamento do processo de automação da furadeira.

1.c) Descreva o que ocorre em cada etapa do diagrama apresentado.

FASE 2 – Programação Semáforo: "A linguagem ladder é uma das linguagens de programação de CLPs mais utilizada, principalmente pelo fato de possuir grande semelhança com os diagramas elétricos industriais e por ser desenvolvida a partir de símbolos gráficos de fácil compreensão para os profissionais que dominavam o controle lógico a relé" (Petruzella, 2014, p. 76).


Fonte: PETRUZELLA, F. D. Controladores lógicos programáveis. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

O termo ladder vem da mesma palavra em inglês, que significa escada, e o diagrama gráfico gerado, por sua vez, possui o formato de uma escada; na qual, as laterais correspondem aos barramentos de alimentação e nos degraus estão os elementos como contatos e bobinas. Ao fazer a programação em ladder, deve-se analisar algumas especificidades, considerando 5 fases para a correta programação utilizando esta linguagem:

1. Listar as entradas e saídas do sistema e introduzir os comentários associados. Por exemplo: sensores, botoeiras de acionamento etc.
2. Listar as funções de automatismo a efetuar: contagem, temporização, programação diária etc.
3. Realizar cada função, levando em conta os dados de entrada e saída junto aos parâmetros de regulação.
4. Comentar cada função, indicando o que é feito para facilitar o entendimento do processo e análise de erros.

Funcionamento: Um semáforo é acionado por uma chave seletora que deve estar ativa para o funcionamento do sistema. Quando acionado, a luz vermelha fica ativa por 10 segundos; em seguida, a luz verde por 5 segundos e, na sequência, a amarela por 2 segundos, retornando à luz vermelha, e repete-se o ciclo.

QUESTÕES

2.a) Utilize o software ZélioSoft para programar, em linguagem ladder, a operação do semáforo, conforme funcionamento descrito acima(anexar imagens do programa).
2.b) Apresente as entradas, saídas e funções de automatismo utilizadas no programa apresentado.
2.c) Qual o tipo de temporizador utilizado na programação? Descreva seu funcionamento.
2.d) Utilize a bancada de instalações elétricas industriais no Laboratório Prático Integrado (LPI) para verificar o funcionamento do sistema apresentado. A ligação elétrica do CLP deve ser feita conforme esquemático apresentado a seguir. Anexar fotos comprobratórias:

i. Bancada com as conexões feitas, conforme o esquemático.
ii. Visor do CLP no modo execução, após carregamento do programa.
iii. Cada uma das lâmpadas do semáforo acesas.

Obs.: nas fotos comprobatórias deverá conter o RA, data de realização em laboratório e assinatura do aluno (pode ser feito utilizando uma folha de papel). 

Figura 2- Diagrama para implementação na bancada
Fonte: Roteiro Experimental: Implementação de Rotinas de Processos Industriais - Unicesumar (p. 22).
 
 
 
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ATIVIDADE 1 DE MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES - 2024/51

Os microcontroladores processam os dados realizando cálculos matemáticos que dependem de tecnologia capaz de produzir resultados em frações de segundo, reunindo dados e instruções que podem ser utilizados para realizar tarefas de maneira automática. Assim como em um sistema de freios ABS, em que a resposta deve ser rápida o suficiente para desacelerar o veículo antes mesmo que ocorra o travamento das rodas, ou evitar danos ao conversor chaveado quando um curto-circuito é identificado em sua saída. O processamento realizado pelos microcontroladores realiza cálculos que podem ser comparados com valores de referência e permitem o controle de processos e o funcionamento dos equipamentos modernos que nos rodeiam nos dias de hoje.

Com base nos recursos de processamento dos microcontroladores, demonstre como funciona a ULA de um microcontrolador.


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12/04/2024

MAPA - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 51/2024

A história do chocolate remonta ao descobrimento da América, quando Cristóvão Colombo apresentou sementes de cacau à corte espanhola. No Brasil, as sementes de cacau chegaram em 1746, impulsionando as lavouras cacaueiras na Bahia. A região ficou conhecida pelos “coronéis do cacau”. Durante boa parte do século XIX, o chocolate continuou a ser consumido exclusivamente na forma líquida – mas a partir de 1861 passou a ser vendido na forma sólida, acondicionado em caixas com formato de coração. Apenas em 1876, na Suíça, o chocolatier Daniel Peter desenvolveu a técnica de adição de leite ao chocolate, criando o produto final que consumimos até hoje. Uma indústria de chocolates planeja ampliação com a instalação de uma nova filial. A empresa enfrentou desafios no fluxo de produção e comunicação entre os departamentos, por isso decidiu contratar uma equipe de consultoria para realizar o projeto completo da nova filial. Você faz parte desta equipe de consultoria e, para isso, auxiliará em algumas etapas:

Etapa 1) Para realizar a divisão de tarefas para o projeto inicial, você designará 7 frentes de trabalho, cada uma dedicada a uma engenharia. Descreva as 7 divisões, quais engenheiros serão responsáveis e qual a responsabilidade respectiva de cada divisão (Exemplo: engenharia civil, elétrica, de alimentos, química, de produção, mecânica, ambiental, de segurança do trabalho, de controle e automação, entre outras).

Etapa 2) Considere que a fábrica de chocolates nova receberá 3 tipos diferentes de cacau. Cada uma passa por um processo de separação, no qual uma porcentagem de impurezas é retirada. Após a retirada de impurezas de cada tipo de cacau, todos são misturados e, então, é adicionado amendoim. Para tal processo, temos os seguintes dados:

Cacau Tipo A: a fábrica receberá 1,2 ton/dia e devem ser retirados 8% de impurezas.
Cacau Tipo B: a fábrica receberá 1,0 ton/dia e devem ser retirados 10% de impurezas.
Cacau Tipo C: a fábrica receberá 800 kg/dia e devem ser retirados 12% de impurezas.
Amendoim: adição de 500 kg/dia.

a) Faça um fluxograma (desenho) simplificado do processo de mistura do chocolate, conforme descrito.
b) Calcule quantas ton/dia de barras serão produzidas

Etapa 3) Você quer se destacar dentro de sua equipe e, por isso, ao final da consultoria, também realiza a sugestão de uma melhoria inovadora para a empresa. Assim, descreva detalhadamente sua sugestão inovadora para a nova filial da indústria de chocolate, que pode ser relacionada na área ambiental, de produção, de produto, pesquisa, tecnologia, entre outras (área que você quiser ou achar melhor).


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DETERMINE A ENERGIA POTENCIAL...

Determine a energia potencial elétrica presente no ponto P, admita: Q= 10 ^-6, ED= 0,7 m e o meio é o vácuo. Durante um período de 10 minutos, uma corrente elétrica de 9ª atravessa um fio, quantos coulombs e quantos elétrons passam pela sessão reta do fio.

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DURANTE A TEMPESTADE...

Durante uma tempestade com a ocorrência de uma descarga de retorno de um relâmpago típico, uma corrente de 95 MA é mantida por um período de 35 mS. Qual é o valor da carga transferida?

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