16/04/2024

QUESTIONÁRIOS DE PEDOLOGIA [RESOLVIDOS]

QUESTIONÁRIO 1

Pergunta 1 O estudo do solo é um ramo da ciência que durante a história, passou por dois estágios: primeiro, há alguns séculos, tinha um sentido religioso, ligado à práticas agrícolas; e sem segundo, recentemente, fundamentado na experimentação e aplicação do método científico. A Pedologia é uma ciência relativamente nova e dinâmica. Sendo assim, qual é o conceito de Pedologia?

Ciência que estuda o solo no seu hábitat, e trata da origem, morfologia, mapeamento e classificação do solo.
Ramo da ciência que estuda a interação entre a litosfera e a biosfera.
Ciência que estuda a Terra desde sua origem, composição, estrutura e evolução.
Ciência que estuda a influência do solo em seres vivos, incluindo o uso da terra para cultivar plantas.
Ciência que estuda as relações entre seres vivos e seu ambiente.
 
Pergunta 2 Os cientistas de países pequenos da Europa estudavam o solo em laboratórios, consideravam o solo apenas como fonte de nutrientes para as plantas. Entretanto, na Rússia, os cientistas examinavam os solos no campo. Qual foi o cientista pioneiro que considerou o solo como um corpo distinto, formado a partir das influências do clima, vegetação, relevo e tempo, dando início à um novo ramo da ciência – a Pedologia?

James Woodward
Vasily V. Dokuchaev
Charles Darwin
Jan Baptist van Helmont
Justus von Liebig

Pergunta 3 Dados divulgados pela FAO/UNESCO indicam que 12% dos solos da Terra são cultivados, um total de aproximadamente 16 milhões de quilômetros quadrados. Nos trópicos úmidos (Ferralsos, Acrisols e Lixisols e Nitisols), o tipo de agricultura é mais extensiva, com grandes plantações de soja e cana-de-açúcar; já nas regiões temperadas, a agricultura é intensiva, boa parte em Fluvisols. Os mapas dos solos do mundo permitem avaliar o potencial para a produção agrícola, sendo apenas entre 25% a 30% da superfície terrestre apta para cultivo. Nesse sentido, qual é o tipo de solo que apresenta condições de expansão do cultivo a nível global, por meio de uso adequado de corretivos e fertilizantes?

Solo fértil
Muito seco
Muito úmido
Quimicamente pobres
Muito raso

Pergunta 4 A engenharia desenvolveu a “Mecânica dos Solos”, estudos dirigidos para prever o comportamento de “maciços terrosos”, quando sujeitos a forças provocadas por obras de engenharia, como edificações e estradas. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo indica a classificação de solo preferida para os trabalhos de engenharia, como estradas, aterros sanitários, lagoas de decantação de efluentes de esgotos?

Planossolos
Latossolos
Plintossolos
Nitossolos

ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$6,00 NO PIX

    75992709085 
    [NÚMERO DE TELEFONE]

    APÓS FAZER O PAGAMENTO ACESSE O LINK ABAIXO 
    Contatos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, ...