12/04/2024

MAPA - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 51/2024

A história do chocolate remonta ao descobrimento da América, quando Cristóvão Colombo apresentou sementes de cacau à corte espanhola. No Brasil, as sementes de cacau chegaram em 1746, impulsionando as lavouras cacaueiras na Bahia. A região ficou conhecida pelos “coronéis do cacau”. Durante boa parte do século XIX, o chocolate continuou a ser consumido exclusivamente na forma líquida – mas a partir de 1861 passou a ser vendido na forma sólida, acondicionado em caixas com formato de coração. Apenas em 1876, na Suíça, o chocolatier Daniel Peter desenvolveu a técnica de adição de leite ao chocolate, criando o produto final que consumimos até hoje. Uma indústria de chocolates planeja ampliação com a instalação de uma nova filial. A empresa enfrentou desafios no fluxo de produção e comunicação entre os departamentos, por isso decidiu contratar uma equipe de consultoria para realizar o projeto completo da nova filial. Você faz parte desta equipe de consultoria e, para isso, auxiliará em algumas etapas:

Etapa 1) Para realizar a divisão de tarefas para o projeto inicial, você designará 7 frentes de trabalho, cada uma dedicada a uma engenharia. Descreva as 7 divisões, quais engenheiros serão responsáveis e qual a responsabilidade respectiva de cada divisão (Exemplo: engenharia civil, elétrica, de alimentos, química, de produção, mecânica, ambiental, de segurança do trabalho, de controle e automação, entre outras).

Etapa 2) Considere que a fábrica de chocolates nova receberá 3 tipos diferentes de cacau. Cada uma passa por um processo de separação, no qual uma porcentagem de impurezas é retirada. Após a retirada de impurezas de cada tipo de cacau, todos são misturados e, então, é adicionado amendoim. Para tal processo, temos os seguintes dados:

Cacau Tipo A: a fábrica receberá 1,2 ton/dia e devem ser retirados 8% de impurezas.
Cacau Tipo B: a fábrica receberá 1,0 ton/dia e devem ser retirados 10% de impurezas.
Cacau Tipo C: a fábrica receberá 800 kg/dia e devem ser retirados 12% de impurezas.
Amendoim: adição de 500 kg/dia.

a) Faça um fluxograma (desenho) simplificado do processo de mistura do chocolate, conforme descrito.
b) Calcule quantas ton/dia de barras serão produzidas

Etapa 3) Você quer se destacar dentro de sua equipe e, por isso, ao final da consultoria, também realiza a sugestão de uma melhoria inovadora para a empresa. Assim, descreva detalhadamente sua sugestão inovadora para a nova filial da indústria de chocolate, que pode ser relacionada na área ambiental, de produção, de produto, pesquisa, tecnologia, entre outras (área que você quiser ou achar melhor).


ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$60,00 NO PIX
    75992709085 
    [NÚMERO DE TELEFONE]
     
    R$60,00 CARTÃO DE CRÉDITO

    Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

    APÓS FAZER O PAGAMENTO ACESSE O LINK ABAIXO 
    Contatos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, ...