25/05/2024

ATIVIDADE 1 - FENÔMENOS DE TRANSPORTE

No estudo dos fenômenos de transporte, é comum nos depararmos com alguns números que, apesar de possuírem grande significado prático e físico, não apresentam unidades. Esses são os chamados números adimensionais.
 
“os números adimensionais podem facilitar bastante o estudo de leis e fenômenos físicos e aparecem com certa frequência nos fenômenos de transporte. Esses números recebem nomes próprios, como os números de Reynolds, Mach, Euler, Fourier, Biot, Nusselt, Prandtl, Schmidt, Sherwood e muitos outros.”
Fonte: Yoshi, H.; Orgeda, R. Fenômenos de Transporte. Maringá-PR: Unicesumar, 2020, p.86.

Um dos números adimensionais mais conhecidos da mecânica dos fluidos é o número de Reynolds, o qual é frequentemente utilizado nos estudos das características do fluido, tubulação e na caracterização de escoamentos de fluidos, sendo de grande importância tanto na mecânica dos fluidos quanto nos processos de transferência de calor e massa.
 
Com relação ao número de Reynolds:
 
a) Descreva sobre o significado físico do número adimensional de Reynolds e apresente a análise dimensional desta equação.

​b) Acesse o laboratório virtual da ALGETEC e realize a prática do Experimento de Reynolds para 4 vazões de escoamento diferentes. Durante a realização dos experimentos, preencha a Tabela 01 com os dados obtidos na realização dos experimento, apresente prints das telas dos experimentos conforme ilustrado na Tabela 02 e descreva sobre as percepções visuais que você obteve em cada experimento. Para te auxiliar na execução dos experimentos, recorra ao roteiro de experimentos disponível na plataforma do laboratório virtual (dados de dimensões do reservatório e tubo de Reynolds).


 

c) Sabendo que a densidade da água é 0,95 g/mL, determine as vazões volumétricas e mássicas do tubo em escoamento na tubulação e preencha a Tabela 03.

d) Sabendo que a viscosidade dinâmica da água é 1 cP, determine a velocidade do escoamento, o número de Reynolds e a classificação do regime do escoamento e preencha a Tabela 04.



 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
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13/05/2024

PORTFÓLIO - Química e Ciências dos Materiais [NOTA MÁXIMA]

 Relatório de Aula Prática - Química e Ciências dos Materiais

Observar por meio de alguns testes de propriedades físicas o comportamento dos diferentes tipos de materiais e demonstrar os resultados de acordo com a propriedade, o tipo de material e a classificação deste material. Sendo determinante realizar essas observações correlacionando as estruturas químicas destes materiais
Objetivos:
Verificar a diferença entre as propriedade de condutividade térmica, elétrica e dureza entre os diferentes tipos de materiais; Correlacionar as propriedades dos diferentes tipos de materiais e suas estruturas químicas; E Comparar o comportamento dos diferentes materiais.

Procedimentos para a realização da atividade:
Para realizar esses experimento virtual será necessário acessar os links no AVA.
1º) Em todos os experimentos realizados em laboratório devemos seguir as normas de segurança, no caso de uma simulação virtual não pode ser diferente. Desta forma devemos
seguir o procedimento de segurança, que é vestir os EPI’s (equipamentos de proteção individual). Assim ao entrar na tela ir ao armário de EPI e selecionar todos os EPI’s necessários. Ao lado direito da tela existe um check list para verificação dos EPI’s
2º) CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
Posicione o corpo de prova 01 no gerador de DDP, e meça como alicate amperímetro a condutividade elétrica do corpo de prova. Repita o mesmo processo para os corpos de prova 02, 03 e 04.
3º) CONDUTIVIDADE TÉRMICA
Posicione o corpo de prova 01 no suporte isolante térmico, acenda o bico de Bunsen, aguarde o aquecimento da peça através do cronômetro e do aviso que o material está pronto para medição
– Dica: você pode acelerar a velocidade para não ficar muito tempo aguardando – e utilize o termômetro para medir sua temperatura. Repita o procedimento com os corpos de prova 02, 03 e 04.
4º)TESTE DE DUREZA
Posicione o corpo de prova 01 para o ensaio de dureza. Posicione também o durômetro para medição da dureza Brinell. Repita o processo com os corpos de prova 02, 03 e 04.
Para todos os experimentos não esqueça de fazer um print dos resultados e realizar as correlações de acordo com os objetivos da atividade.

Checklist:
– Acessar a prática pelo link no AVA
– Fazer os testes com os materiais
– Anotar todos os eventos e tirar prints das telas dos resultados.
Resultado: Aluno, você deverá entregar:
Olá Estudante, aqui você terá que apresentar uma tabela com os dados obtidos no experiemento e adicionar as telas dos resultados como evidência. Lembre-se de organizar bem os dados e de correlacionar bem os resultados e gerar uma boa evidência para que seja possível observar seu desenvolvimento na aprendizagem.
Referências:
ALGETEC. Manual do laboratório de materiais e tratamento térmico: exigências dos materiais utilizados em engenharia.

 

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 2

SOFTWARE

 

Infraestrutura:
Computador Desktop ou laptop apresentando o mínimo de 8MB de memória RAM e deve ter acesso a internet
Descrição do software:
O ALGETEC Laboratórios Virtuais é uma ferramenta online que simula situações reais de laboratórios nas áreas de engenharia e saúde e seguem com alto grau de fidelização os experimentos realizados nos equipamentos físicos da ALGETEC. Os links dos experimentos propostos estarão disponíveis no seu AVA. Prática de Reações Químicas Metalográficas.

ATIVIDADE PRÁTICA 1
Atividade proposta:
Observar por meio de testes de microscopia as possíveis estruturas cristalinas de alguns amostras de metais frente a um tratamento químico e demonstrar os resultados de acordo com as características do tipo de metal e o que pode ser observado e correlacionando com as diferentes composições e suas estruturas cristalinas
Objetivos:
Verificar o ataque químico em diferentes tipos de ligas metálicas
Correlacionar as propriedades dos diferentes metais e as estruturas cristalinas
Observar as reações químicas metalográficas
Procedimentos para a realização da atividade:
Para realizar esses experimento virtual será necessário acessar o link no AVA e selecionar a prática conforme as orientações de acesso.
Após a seleção da prática seguir os procedimentos que estarão descritos a seguir e que também podem ser acompanhados no procedimento descrito na própria aula da plataforma.
Nesta atividade você aluno poderá selecionar a forma de aprendizado e em seguida fazer os experimentos. ...
 
 
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12/05/2024

PORTFÓLIO - Física Energia [NOTA MÁXIMA]

Relatório de Aula Prática - Física Geral e Experimental

Nesta atividade você irá operar os equipamentos do Laboratório Virtual para investigar a validade do princípio de conservação de energia em um movimento de Rolamento, isto é, um movimento onde um objeto cilíndrico é submetido a um movimento de translação com rotação, que ocorrerá em um plano inclinado. Para fazer isso você precisará operar um multicronômetro digital ligado a um sensor que irá registrar a velocidade de translação de dois cilindros de aço: um oco e um maciço. Com os dados obtidos será possível calcular grandezas como a velocidade angular, o momento de inércia, a energia cinética de translação, a energia cinética de rotação e a energia potencial gravitacional para cada um dos objetos testados. 

O objetivo para o desevolvimento dessa atividade consiste em testar a aplicabilidade de conceitos envolvidos no princípio de conservação de energia na prática. De forma mais específica, obter os valores da energia cinética de translação e rotação dos objetos testados no exato momento em que passarem pelo sensor para ser capaz de comparar com a energia potencial gravitacional de cada objeto no momento inicial de seu movimento.

Para realizar este experimento, siga os passos indicados abaixo:

1. Você deverá acessar o link do simulador, via AVA, sem necessidade de login e senha da plataforma do simulador.O experimento que será executado é descrito por “Princípio da Conservação da Energia”.

2. Clicando no link, abrirá uma página em que você verá o menu abaixo. Clique na opção “Experimento”, indicado na cor verde na figura abaixo, e acesse o laboratório virtual. É importante notar que em seu primeiro acesso ao laboratório virtual o software pode demorar um pouco para carregar; mas não se assuste, é normal. Nos próximos acessos o carregamento será mais rápido. Caso tenha curiosidade, os outros itens do Menu podem ser de boa ajuda. Mas atenção! Não siga o roteiro de acordo com o documento “roteiro.pdf” disponibilizado nesta página. Tal arquivo pode ser uma fonte interessante para leitura complementar e detalhamento, mas o procedimento que você deve adotar deve ser exatamente como o descrito aqui em nosso Roteiro de Aula Prática.

3. Para dar início ao experimento, nivele a base com o auxílio do nível bolha. Para isso, clique sobre o nível que está sobre a bancada e arraste até a posição destacada em vermelho no plano inclinado. Para nivelar, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nível bolha e selecionar a opção “Nivelar base”.

4. Ajuste a posição do sensor para a distância desejada. Para isso, clique sobre o sensor e arraste o mouse. Perceba que, no canto inferior esquerdo da tela, surgirá uma janela, como indicado na figura abaixo, com a escala graduada do plano inclinado e a indicação da posição do sensor. Coloque-o na posição 300 mm da régua.

5. Agora, regule a inclinação da rampa, utilizando o fuso elevador. É possível posicionar o fuso elevador para grandes inclinações (próximo ao transferidor) ou pequenas (próximo ao bloco de madeira). Nesse experimento, deve-se posicionar o fuso para grandes inclinações. Gire o fuso elevador, clicando com o botão direito do mouse sobre fuso e selecionando a opção “Girar fuso” e, em seguida, Altere o ângulo de inclinação do plano para 20°, utilizando as setas “Subir” e “Descer” para aumentar e diminuir o ângulo.

6. Para ligar o multicronômetro, acesse a câmera “Cronômetro”. Coloque a fonte de alimentação na tomada, clicando sobre ela e arrastando até a posição desejada. Conecte o cabo do sensor na porta S0 do cronômetro, clicando sobre ele e arrastando até a posição desejada...

 



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07/05/2024

AV2 - Cálculo Diferencial e Integral II [RESOLVIDA]

1) Suponha que você tenha interesse em saber, em uma sala ampla, qual seria a temperatura máxima que ocorre quando você anda em direção ao ar condicionado para definir se a instalação dele está bem posicionada. Sabendo que a temperatura é definida pela função: e que a temperatura máxima é atingida na direção do vetor gradiente, em coordenadas cartesianas, no ponto P(2,1) (neste caso, em direção ar condicionado), qual é esse máximo?

A temperatura máxima atingida é de, aproximadamente, 37 graus Celsius.
A temperatura máxima atingida é de, aproximadamente, 31 graus Celsius.
A temperatura máxima atingida é de, aproximadamente, 20 graus Celsius.
A temperatura máxima atingida é de, aproximadamente, 27 graus Celsius.
A temperatura máxima atingida é de, aproximadamente, 32 graus Celsius. 

2) Suponha que você deseje projetar um museu de arquitetura moderna cujo o volume é descrito pelo sólido S que é limitado por uma paraboloide com equação descrita por e pelos planos e pelos três planos coordenados. Qual é o valor do volume (em unidade de milhar) suportado por esse projeto de museu?

O volume suportado pelo museu será de 48.000 m³.
O volume suportado pelo museu será de 28.000 m³.
O volume suportado pelo museu será de 45.000 m³.
O volume suportado pelo museu será de 32.000 m³.
O volume suportado pelo museu será de 42.000 m³.

3) Uma função f de duas variáveis é uma regra que associa a cada par ordenado de números reais (x, y) de um conjunto D um único valor real, denotado por f(x, y). O conjunto D denominado domínio de f e sua imagem é o conjunto de valores possíveis de f. Com base nessas informações, analise a função...

4) Problemas que envolvam variação de duas ou mais variáveis podem ser analisados utilizando as derivadas parciais. O potencial elétrico no ponto (x,y) é dado por ... onde V é dado em volts e x, y em cm. Assinale a alternativa que contém a taxa de variação instantânea aproximada de V em relação a distância em (3,0) na direção do eixo x.

50/81.
50/27.
-50/27.
25/216.
-50/81.

5) Considere a seguinte situação: um alpinista está escalando um morro cujo formato é descrito pela função de duas variáveis reais dada por ... na qual x e y são medidos em metros. Esse indivíduo inicia a sua subida a partir do ponto P (20, 10), seguindo a direção sudoeste, a qual pode ser descrita por meio da direção indicada pelo vetor unitário. Qual das seguintes alternativas indica a taxa de variação aproximada da distância percorrida pelo alpinista na subida do morro considerando a direção dada pelo vetor ?

-1,7.
-0,6.
0,6.
1,7.
2,2.



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01/05/2024

AP1 FUNDAMENTOS JURÍDICOS [RESOLVIDA]

Acerca do que foi aprendido em aula sobre Licitação, analise a situação:

1- Uma Universidade Estadual, que é uma autarquia especial, em razão da criação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária em campus urbano, decidiu adquirir, por dispensa de licitação, um imóvel rural contíguo ao terreno da sede do campus. As justificativas para a dispensa de licitação estão listadas a seguir.

Necessidade de espaço para o desenvolvimento das novas atividades dos cursos criados, em especial para a construção de um curral e para a formação de área de pasto para o curso de Medicina Veterinária, e, para o curso de Agronomia, a construção de um galpão agrícola e reserva de área para plantações diversas.

Existência de uma única área à venda, contígua aos limites do terreno da sede do campus.

Impossibilidade de transporte dos alunos para outros locais para o desenvolvimento das atividades dos referidos cursos.

Compatibilidade do preço do imóvel com o preço de mercado, conforme avaliação prévia.

Com base na situação hipotética apresentada, explique porquê a dispensa de licitação apresenta todos os requisitos legais exigidos na legislação.

 
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26/04/2024

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, que é para o lado direito, na forma de linha, a matriz é uma estrutura de dados homogênea multidimensional, por permitir crescer os dados da estrutura em mais de uma direção, que é para o lado direito (linha) e para baixo (coluna). Considerando que um programa em C tenha lido os elementos da matriz M [3][3], onde foram incluídos os seguintes elementos:


E que, depois de lido estes valores, executamos o seguinte código na linguagem C:

for (x=0;x<3;x++)

    for (y=0;y<3;y++)

    { 

        if ( x < y)            

            Soma = Soma + M[x][y]

            }

}

printf("Soma =  %d", Soma);

Qual será a saída mostrada na execução deste programa?

    a) Soma = 5
    b) Soma = 11
    c) Soma = 15
    d) Soma = 19
    e) Soma = 45

2) Uma IDE (do inglês Integrated Development Environment) é conhecida como ambiente de desenvolvimento integrado, é a ferramenta de trabalho do desenvolvedor para criação e edição de código-fonte e para transformar o código-fonte em código executável no computador. Sobre a IDE, avalie os itens a seguir:

I. Ela é ótima para projetos pequenos, porém não é indicada para projetos grandes.
II. A IDE substitui a necessidade do compilador.
III. NetBeans e Visual Studio são bons exemplos de IDE.
IV. A IDE deve ser escolhida de acordo com a linguagem de programação

Assinale a alternativa que avalia os itens corretamente:

    a) Somente os itens I e II estão corretos.
    b) Somente os itens I e III estão corretos.
    c) Somente os itens III e IV estão corretos.
    d) Somente os itens I, II e III estão corretos.
    e) Somente os itens I, III e IV estão corretos.

3) Um sistema de cotação de preços de passagem de avião tem como base de seu funcionamento um programa elaborado em uma linguagem de programação popular, que tem como objetivo receber, um a um, 8 valores de entrada, identificar o menor deles e mostrar na tela esse menor valor. Neste programa existem diversos comandos necessários para seu devido funcionamento e retorno da resposta esperada, dentre estes comandos, podemos afirmar que o comando scanf() serve para:

    a) realizar a leitura de um valor digitado no teclado, para cada um dos 8 valores, e armazenar esse valor em uma variável.
    b) realizar a leitura dos 8 valores digitados no teclado, organizando-os na ordem digitada, em constantes.
    c) realizar a escrita dos 8 valores na tela, tanto antes quanto após a verificação do menor número.
    d) realizar a varredura nos 8 valores, para encontrar qual é o menor valor dentre estes digitados.
    e) realizar a comparação nos 9 valores, para armazenar aquele que é o menor valor dentre estes lidos.

4) As operações aritméticas realizadas nos programas em linguagem C possuem sua sintaxe muito parecida com as operações matemáticas que realizamos no dia a dia, inclusive, a forma de estruturar as sentenças são as mesmas. Os operadores são: +, -, *, /, %, e o operador de atribuição é o =.

Dada a sua natureza de execução, algumas operações aritméticas costumam ter restrições de aplicação quanto ao tipo, por exemplo:


    a) a operação módulo só pode ser realizada com números reais.
    b) a operação módulo só pode ser realizada com números inteiros.
    c) a operação soma só pode ser realizada com números inteiros.
    d) a operação divisão só pode ser realizada com números reais.
    e) a operação multiplicação só pode ser realizada com números reais.

5) A declaração de uma matriz em um programa em C é feito com uma atribuição a um tipo de dados para a matriz, um nome e, na sequencia o tamanho para a quantidade de linhas e para a quantidade de colunas, na seguinte sintaxe:

Tipo_dados Nome_matriz [numero de linhas] [numero de colunas];
Exemplo: int Notas[5][2];

Selecione qual das seguintes configurações de linhas e colunas de matriz possui maior número de elementos:

    a) 8 linhas e 2 colunas
    b) 4 linhas e 2 colunas
    c) 1 linha e 10 colunas
    d) 4 linhas e 5 colunas
    e) 4 linhas e 4 colunas


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PORTFÓLIO DE AULA PRÁTICA: MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS [RESOLVIDO]

NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS
Unidade: MATEMÁTICA E LINGUAGENS
Seção: O estudo dos fractais 

OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
Compreender os fractais e explorar sua natureza iterativa e autossimilar.

SOLUÇÃO DIGITAL
GeoGebra é um software de matemática que permite o trabalho com temas relacionados ao
cálculo, álgebra e geometria. Ele foi desenvolvido pelo professor Markus Hohenwarter, da
Universidade de Salzburgo, na Áustria. Por permitir o trabalho com construções geométricas e a manipulação das figuras em tempo real, ele é considerado um software de geometria dinâmica,
o qual favorece o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Esse software pode ser
acessado de três formas: por meio da versão online, do aplicativo para celulares ou do software
instalado em computadores ou notebooks.

PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade nº 1 (Virtual)

Atividade proposta:
Os fractais são formas geométricas autossimilares, ou seja, possuem a propriedade de se repetir em diferentes níveis de ampliação. Essa característica de autossimilaridade permite que um padrão seja observado em diferentes escalas, tornando-os relevantes na compreensão de padrões naturais, dinâmicas caóticas e sistemas complexos. Nas Ciências, os fractais têm aplicações em diversas áreas:

1. Geografia e Geociências: Na análise de formas de relevo, costa marítima, distribuição de
vegetação e modelos climáticos. Os fractais são úteis para descrever a complexidade de
estruturas naturais, como as formas das nuvens ou o contorno de uma montanha.
2. Biologia e Medicina: Na modelagem de estruturas biológicas complexas, como a ramificação
dos vasos sanguíneos, padrões de crescimento de plantas e análise de fracturas ósseas. A natureza fractal de muitos sistemas biológicos é essencial para entender sua organização e
funcionamento.
3. Economia e Finanças: Na análise de séries temporais financeiras, modelagem de flutuações
de preços de mercado e na compreensão de padrões caóticos em fenômenos econômicos.
4. Engenharia e Tecnologia: Na concepção de antenas, análise de rugosidades superficiais,
compressão de imagens digitais e na transmissão de dados por redes complexas.
5. Arte e Visualização: Os fractais têm sido explorados como elementos estéticos em arte digital, produzindo imagens complexas e belas que refletem as propriedades matemáticas subjacentes. Além das aplicações práticas, o estudo dos fractais também desafia e expande o pensamento matemático, permitindo uma abordagem diferente para compreender fenômenos complexos e caóticos que não podem ser explicados por modelos matemáticos tradicionais.
Em Matemática Aplicada às Ciências, compreender os fractais não apenas enriquece a
compreensão teórica, mas também oferece ferramentas poderosas para modelar e entender
fenômenos naturais e processos complexos presentes em várias áreas do conhecimento. A
aplicação dos fractais nas ciências é um exemplo claro de como a matemática não só descreve
o mundo, mas também proporciona novas perspectivas para interpretá-lo e compreendê-lo de
forma mais profunda.

Procedimentos para a realização da atividade:
Atividade: Explorando Fractais na Prática em Casa
Materiais Necessários:
- Papel
- Lápis ou canetas coloridas
- Régua
- Acesso à internet
- GeoGebra

Passo a passo:

1. Introdução aos Fractais:
- Pesquise sobre fractais, entendendo sua definição e características fundamentais, como a
autossimilaridade e o processo iterativo de construção 

2. Construção do fractal Triângulo de Sierpinski no papel
- Pesquise sobre o fractal Triângulo de Sierpinski e entenda como ele é construído e como é
possível reproduzi-lo.
- Comece com um triângulo equilátero no papel.
- Na etapa inicial, identificam-se os pontos médios em cada lado do triângulo e conectamse esses pontos. Em seguida, elimina-se o triângulo central.
- Na iteração subsequente, essas etapas são reiteradas para cada um dos triângulos remanescentes.
- Faça pelos menos 3 interações.
- Utilize lápis ou canetas coloridas para destacar as diferentes iterações ou escalas do fractal.

3. Exploração e Experimentação:
- Experimente construir o fractal em diferentes tamanhos e escalas no papel. Observe como a
estrutura se repete e se assemelha em diferentes níveis de ampliação.

4. Construção do fractal utilizando o GeoGebra
- Utilize o software GeoGebra para construir o fractal. Você pode utilizar a versão online ou a
versão para seu computador.

 1º passo: Construa uma triângulo equilátero utilizando a ferramenta “Polígono Regular”

 2º passo: determine os pontos médios desse triângulo. Para isso utilize a ferramenta “Ponto
médio ou Centro”

3º passo: construa uma triângulo cujos vértices são os pontos médios. Para isso utilize a ferramenta “Polígono”. Mude a cor do triângulo construído.

4º passo: Determine os pontos médios dos segmentos

5º passo: Construa os novos triângulos a partir dos pontos médios. Mude a cor dos novos
triângulos.

6º passo: determine os pontos médios dos lados dos triângulos que estão em azul.

7º passo: Construa os novos triângulos a partir dos pontos médios. Mude a cor dos novos
triângulos.

5. Reflexão e Análise:
– Reflita sobre a experiência. Anote suas observações sobre a autossimilaridade, a repetição de
padrões e a complexidade do processo de construção do fractal.
Checklist:
-Providenciar os materiais necessários (papel, lápis/caneta, tesoura e régua)
-Construção dos fractais
-Autorreflexão
Aula Prática Matemática aplicada às ciências

RESULTADOS
Resultados de Aprendizagem: Você deverá entregar um relatório contemplando as seguintes informações conforme
segue.

MODELO DE RELATÓRIO
I. Nome da disciplina
II. Título da atividade
III. Apresentação das atividades 

Elabore uma descrição para as atividades construídas. Primeiro descreva a construção do fractal em papel, destacando as vantagens e desvantagens dessa construção. Apresente fotos do fractal construído. Em um segundo momento descreva a construção do fractal utilizando o software destacando também as vantagens e desvantagens da utilização do software para a construção. Você deve apresentar fotos do fractal construído e do passo a passa de sua construção. Ao final destaque quais são os conteúdos matemáticos que podem ser explorados por meio dessas duas construções.
IV. Potencialidades do objeto para o ensino e aprendizagem de Matemática: Elabore um texto, contendo de 2 a 3 páginas, discutindo sobre as potencialidades da utilização de materiais manipuláveis e softwares para o ensino e aprendizagem de Matemática. Destaque, durante seu texto, os pontos positivos e negativos de utilizar essas duas estratégias, como podem ser inseridas durante as aulas para o trabalho com os conteúdos relacionados, para qual etapa da Educação Básica seria mais indicado trabalhar com essas duas atividades, entre outras questões que você julgar relevantes diante dessa temática. Para enriquecer seu texto, você pode apresentar exemplos de atividades que poderiam ser desenvolvidas com o uso dessas estratégias.
V. Referências: Utilize as normas da ABNT para a indicação das referências de todos os materiais consultados
para a elaboração do seu relatório.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DO RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA

Olá, estudante. Tudo bem? As atividades práticas visam desenvolver competências para a atuação profissional. Elas são importantes para que você vivencie situações que te prepararão para o mercado de trabalho. Por isso, trazemos informações para que você possa realizar as atividades propostas com êxito.

1. Que atividade deverá ser feita?
• A(s) atividades a ser(em) realizada(s) estão descritas no Roteiro de Atividade Prática,
disponível no AVA.
• Após a leitura do Roteiro, você deverá realizar a(s) atividade(s) prática(s) solicitadas e
elaborar um documento ÚNICO contendo todas as resoluções de acordo com a proposta
estabelecida.
• O trabalho deve ser autêntico e contemplar todas as resoluções das atividades propostas.
Não serão aceitos trabalhos com reprodução de materiais extraídos da internet.

2. Como farei a entrega dessa atividade?
• Você deverá postar seu trabalho final no AVA, na pasta específica relacionada à atividade
prática, obedecendo o prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA.
• Todas as resoluções das atividades práticas devem ser entregues em um ARQUIVO ÚNICO
de até 10 MB.
• O trabalho deve ser enviado em formato Word ou PDF, exceto nos casos em que há formato
especificado no Roteiro.
• O sistema permite anexar apenas um arquivo. Caso haja mais de uma postagem, será
considerada a última versão. 

IMPORTANTE:

• A entrega da atividade, de acordo com a proposta solicitada, é um critério de aprovação na
disciplina.

• Não há prorrogação para a postagem da atividade.
Aproveite essa oportunidade para aprofundar ainda mais seus conhecimentos

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