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15/11/2024

AV2 DE BIOQUÍMICA GERAL [RESOLVIDA]

1)

Muitas das enzimas celulares são alostéricas, ou seja, possuem um sítio de ligação alostérico, um sítio regulatório no qual se ligam compostos químicos chamados de moduladores alostéricos. A ligação dos moduladores no sítio alostérico afeta profundamente a atividade enzimática, a qual pode ser aumentada ou diminuída. Quando a ligação do modulador promove aumento da atividade enzimática ele é chamado de modulador alostérico positivo, e quando a ligação do modulador promover diminuição da atividade enzimática ele é chamado de modulador alostérico negativo. A presença adequada de nutrientes para a célula resulta na produção de moléculas ricas em energia como a de adenosina trifosfato (ATP) e outras moléculas que serão moduladores alostéricos positivos ou negativos, ativando ou inibindo muitas enzimas regulatórias de vias metabólicas importantes. Vale destacar que um dos parâmetros fundamentais para a manutenção da célula viva é manter uma relação ATP/ADP alta (KEMP et al., 1999). Analise as afirmativas a seguir.


I – O controle do açúcar no sangue envolve um complexo sistema de hormônios, sendo um deles o glucagon. Este hormônio mantem as concentrações normais de glicose no sangue, com o efeito oposto ao da insulina, ou seja, o glucagon tem o efeito de aumentar os níveis de glicose no sangue.

II – A adenosina trifosfato é gerada principalmente pelo metabolismo oxidativo de alimentos como carboidratos, lipídeos e proteínas.

III – A insulina e o glucagon são exemplos de hormônios sinergistas que ajudam a desequilibrar a homeostase da glicose.

IV - A glicose diminui a concentração de frutose-2,6 bisfosfato in vivo, pela diminuição da disponibilidade de frutose-6-fosfato, desestimulando assim a PFK, a quinase para a qual este é um substrato e inibindo a fosfatase FBPase-2.

Analise as afirmativas apresentadas e selecione a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    III e IV, apenas.

  • b)

    II, III e IV, apenas.

  • c)

    I e II, apenas.


  • d)

    I, II e III, apenas.

  • e)

    I, II, III e IV.

2)

As propriedades físicas dos ácidos graxos e dos compostos que as contêm são amplamente determinadas pelo comprimento e grau de insaturação de suas cadeias de hidrocarbonetos. A cadeia de hidrocarbonetos é responsável pela fraca solubilidade dos ácidos graxos na água. Quanto maior a cadeia de ácidos graxos e quanto menos ligações duplas, menor a solubilidade na água.


Com base nas informações supracitadas, analise as afirmativas a seguir classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F), quanto às principais características dos ácidos graxos insaturados.


(   ) As gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxos insaturados (carne bovina, porco, galinha, gema do ovo (principalmente produtos animais).

(   ) Gorduras contendo ácidos graxos insaturados têm consistência sólida em temperatura ambiente, enquanto gorduras contendo ácidos graxos saturados são líquidas em temperatura ambiente, formando óleos.

(   ) A ligação dupla do tipo “cis” nos ácidos graxos insaturados introduz uma dobra na sua forma, o que torna mais difícil unir suas moléculas em um arranjo repetitivo estável ou rede cristalina.

(   ) Os ácidos graxos insaturados são geralmente considerados como gorduras ruins para o consumo, podendo estar associados a problemas de saúde, costumam ser encontrados em alimentos de origem animal.

Selecione a alternativa que classifica corretamente as afirmativas em verdadeiras ou falsas.


Alternativas:

  • a)

    V - F - V - F.

  • b)

    F - V - F - V.

  • c)

    V - V - F - F.

  • d)

    F - F - V - F.


  • e)

    F - F - V - V.

3)

As vitaminas podem ser classificadas em dois grandes grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis. As vitaminas hidrossolúveis são aquelas que são solúveis em água. Elas são armazenadas em pouca quantidade e, por isso, é necessário ingeri-las diariamente. As vitaminas lipossolúveis, por sua vez, são aquelas solúveis em lipídios (gorduras). Elas, diferentemente das hidrossolúveis, são armazenadas por mais tempo, não necessitando, portanto, de ingestão diária.


De acordo com as informações apresentadas, associe as informações contidas nas Colunas A e B quanto à classificação das vitaminas.

Coluna AColuna B

  • I - Complexo B

  • 1 - Essa vitamina relaciona-se, principalmente, com a coagulação do sangue. É encontrada principalmente em vegetais folhosos e legumes (filoquinona).

  • II - Vitamina C

  • 2 - Essa vitamina atua principalmente na nossa visão, manutenção da pele e imunidade. Pode ser encontrada em alimentos como fígado, ovos, leite, vegetais folhosos verde-escuros e vegetais amarelo-alaranjados (retinol).

  • III - Vitamina A

  • 3 - Relaciona-se principalmente com o metabolismo dos ossos, sendo responsável por evitar o raquitismo. Essa vitamina pode ser encontrada em óleo de fígado de peixe, gema de ovo e manteiga. Podemos ainda produzir essa vitamina em nosso corpo quando realizada a devida exposição ao sol (calciferol).

  • IV -Vitamina D

  • 4 - Essa vitamina apresenta uma importante ação antioxidante. Pode ser encontrada em óleo de milho, gérmen de trigo, grãos e laticínios (tocoferol).

  •  

  • V -Vitamina E
  • 5 - Vitamina relacionada com a manutenção dos capilares, formação do colágeno, produção de hemácias, formação de ossos e dentes e absorção de ferro. Podemos encontrar essa vitamina em frutas cítricas, como limão e laranja, no brócolis, tomate, couve, entre outros.

  • VI -Vitamina K

  • 6 - Essas vitaminas destacam-se pelo seu papel no fornecimento de energia para o corpo, por ajudarem no funcionamento do sistema nervoso e na manutenção do tônus muscular no sistema digestório. Podem ser encontradas em cereais, ovos, carnes, hortaliças e frutas.

    Selecione a alternativa que associa de forma correta as informações contidas nas colunas A e B.


    Alternativas:

    • a)

      I – 1; II – 4; III – 2; IV – 6; V – 5; VI – 3.

    • b)

      I – 5; II – 3; III – 2; IV – 6; V – 4; VI – 1.

    • c)

      I – 2; II – 5; III – 3; IV – 4; V – 6; VI – 2.

    • d)

      I – 6; II – 1; III – 5; IV – 2; V – 3; VI – 4.

    • e)

      I – 6; II – 5; III – 2; IV – 3; V – 4; VI – 1.


    4)

    O ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico é um conjunto de oito reações catalisadas e oito intermediários que decompõem substratos de hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água usando a energia liberada para protonar dinucleotídeos de nicotinamida adenina convertendo de NAD+ para NADH ou dinucleotídeos de flavina adenina de FADH para FADH2.


    Com base nas informações apresentadas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas quanto às características associadas ao ciclo de Krebs.


    (   ) No ciclo de Krebs, o Acetil-CoA é oxidado a O2 e ATP;

    (   ) Após a produção de energia, ocorre a fusão do grupo acetil de acetil-CoA com oxaloacetato, catalisada pela citrato sintase, com isso o CoA-SH e calor são liberados e o citrato é produzido;

    (   ) O ciclo de Krebs também produz intermediários que são importantes na gliconeogênese, lipólise, síntese de neurotransmissores;

    (   ) As reações que envolvem o ciclo de Krebs ocorrem nas mitocôndrias, utilizando enzimas para a oxidação final de moléculas de carboidratos, proteínas e gorduras.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


    Alternativas:

    • a)

      F - F - V - V

    • b)

      V - F - V - F

    • c)

      F - V - F - V

    • d)

      V - V - F - F

    • e)

      V - F - V - V

    5)

    A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.

     

    Considere o contexto apresentado, analise as afirmativas quanto à respiração celular.

     

    I – O NAD+ desempenha papel central no metabolismo energético das células, captando elétrons de alta energia, liberados na degradação de moléculas orgânicas e fornecendo-os, em seguida, aos sistemas de síntese de ATP.
    II – A síntese da maior parte do ATP gerado na respiração celular está acoplada a reoxidação das moléculas de NADH e FADH2, que se transformam em NAD+ e FAD, respectivamente.

    III – O ciclo de Krebs tem início com uma reação entre a acetil–CoA e o ácido oxalacético, em que é liberada a molécula de coenzima A e formada uma molécula de ácido cítrico.

    IV – A glicólise e uma etapa aeróbica do processo de degradação da glicose, pois não necessita de gás oxigênio para ocorrer.

    Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


    Alternativas:

    • a)

      I e III, apenas.

    • b)

      II e IV, apenas.

    • c)

      I, II e III, apenas.


    • d)

      II, III e IV, apenas.

    • e)

      I, II, III e IV.

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    14/11/2024

    M.A.P.A. – TECNOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO [RESOLVIDO]

    Fase 1 – Alojamento: Para seu projeto, você, engenheiro(a), deverá atender 30% dos colaboradores da obra de acordo com o total de mão de obra disponibilizada.

    Você, engenheiro(a), deverá dimensionar o alojamento, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.

    Para auxiliá-lo(a), verifique o checklist do Anexo I — disponível no material da disciplina.

    Detalhe quais são as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto do alojamento.

    Você deverá seguir as informações contidas na NBR 12.284 (NB 1.367/91) disponibilizada no Anexo II — disponível no material da disciplina.

    Fase 2 – Lavanderia: Você, engenheiro(a), deverá dimensionar a lavanderia, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.
    Para auxiliá-lo(a), verifique o checklist disponibilizado no Anexo I — disponível no material da disciplina.
    Detalhe quais são as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto da lavanderia.
    Você deverá seguir as informações contidas na NBR 12.284 (NB 1.367/91) disponibilizada no Anexo II — disponível no material da disciplina.
    Exemplo:
    a) x tanques.
    b) x mesas de passar roupas.
    Ao final do dimensionamento, faça um croqui de seu projeto, podendo ser por softwares ou desenho à mão.

    Fase 3 – Cozinha: Você; engenheiro(a), deverá dimensionar a cozinha, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.
    Para auxiliá-lo, verifique o checklist disponibilizado no Anexo I — disponível no material da disciplina.
    Detalhe quais são as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto da cozinha.
    Você deverá seguir as informações contidas na NBR 12.284 (NB 1.367/91) disponibilizada no Anexo II — disponível no material da disciplina.
    Exemplo:
    a) Área útil de x m².
    b) x geladeiras com freezer.
    Ao final do dimensionamento, faça um croqui de seu projeto, podendo ser por softwares ou desenho à mão.
    Você deverá indicar quais materiais serão utilizados nessa edificação provisória:
    Parede.
    Piso.
    Janelas.
    Cobertura.

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    13/11/2024

    M.A.P.A. - CIÊNCIAS DO AMBIENTE [RESOLVIDO]

    O suco de laranja produzido industrialmente passa por diversas etapas desde o recebimento das frutas até o envio dos produtos acabados para os clientes. Cada uma dessas etapas gera diferentes tipos de resíduos sólidos, desde as cascas e polpas de frutas até embalagens e materiais de descarte.

    Nesta atividade, você será desafiado a compreender as etapas de produção do suco de laranja e a refletir sobre as melhores práticas de gerenciamento de resíduos sólidos. Por meio de um processo de análise e discussão, você irá elaborar um plano de ação sustentável que contribua para a melhoria do desempenho ambiental de sua empresa e promova uma cultura de sustentabilidade entre seus colaboradores e stakeholders.

    Ao completar esta atividade, espera-se que você demonstre uma compreensão sólida dos desafios e oportunidades relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos em uma indústria de bebidas de frutas, bem como a capacidade de desenvolver soluções práticas e eficazes para enfrentar esses desafios de forma sustentável.

    Conhecendo o processo produtivo

    As etapas de produção do suco de laranja industrial incluem a seleção e lavagem das frutas, o processo de extração do suco, a adição de ingredientes, o envase, o armazenamento e a distribuição. Abaixo estão descritas as etapas com mais detalhes:

    Seleção das Frutas: Esta etapa envolve a seleção cuidadosa das frutas frescas e maduras que serão usadas para a produção da bebida. As frutas podem ser provenientes de fornecedores locais ou de plantações próprias da indústria.

    Recepção e Inspeção: As frutas são recebidas na indústria e passam por uma inspeção de qualidade para garantir que estejam em boas condições e livres de contaminações.

    Lavagem e Desinfecção: As frutas são lavadas cuidadosamente para remover sujeiras, resíduos de pesticidas e outros contaminantes. Em alguns casos, também podem passar por processos de desinfecção para garantir a segurança alimentar.

    Preparação e Processamento: Nesta etapa, as frutas são processadas para extrair seu suco. Isso pode ser feito por meio de métodos mecânicos, como a prensagem.

    Adição de Ingredientes e Mistura: Após a extração do suco, outros ingredientes podem ser adicionados para melhorar o sabor, a textura e a estabilidade da bebida. Isso inclui açúcar, água, vitaminas, conservantes naturais, entre outros.

    Pasteurização ou Esterilização: Para garantir a segurança alimentar e prolongar a vida útil da bebida, o produto pode passar por processos de pasteurização ou esterilização, onde é aquecido a altas temperaturas para destruir microorganismos indesejados.

    Envase e Rotulagem: A bebida é então envasada em recipientes adequados, como garrafas de vidro, latas ou embalagens Tetra Pak. Durante esta etapa, também é aplicado o rótulo com informações sobre o produto, data de validade e ingredientes.

    Embalagem e Armazenamento: Após o envase, as bebidas são embaladas em caixas ou pallets e armazenadas em áreas próprias, aguardando o transporte para distribuição.

    Distribuição e Comercialização: As bebidas são distribuídas para pontos de venda, como supermercados, lojas de conveniência e restaurantes, onde são disponibilizadas para compra pelos consumidores.

    MÃO NA MASSA!

    Suponha que você é um profissional recém-contratado para atuar no setor ambiental de uma indústria de suco de laranja. Sua empresa tem como missão produzir bebidas de alta qualidade, mantendo um compromisso firme com a sustentabilidade. Seguindo as etapas da atividade, você irá elaborar um plano de ação sustentável que contribua para a melhoria do desempenho ambiental da empresa.

    ETAPA 1 Diagnóstico e Levantamento de Resíduos Sólidos

    Para realizar o gerenciamento de resíduos sólidos, é imprescindível realizar o levantamento de todos os resíduos, identificando o ponto de geração, características e classificação. Neste sentido, complete a tabela abaixo, levantando os dados de pelo menos cinco (5) resíduos sólidos gerados na indústria de suco de laranja.

    ETAPA 2

    Após compreender a natureza e o volume dos resíduos sólidos gerados em sua indústria, faça uma pesquisa sobre diferentes alternativas e tecnologias disponíveis para o gerenciamento dos resíduos citados na etapa anterior. Considere métodos de reciclagem (incluindo a compostagem), reutilização e disposição final ambientalmente correta, e descreva pelo menos duas alternativas.


    ETAPA 3 Elaboração de um Plano de Ação Sustentável

    Com base no diagnóstico realizado e nas alternativas citadas na etapa anterior, identifique as opções mais sustentáveis e desenvolva um plano de ação para melhorar o gerenciamento de resíduos sólidos em sua indústria de bebidas de frutas, considerando os seguintes objetivos e metas:

    Objetivo: Reduzir a quantidade de resíduos sólidos enviados para aterros sanitários e promover práticas sustentáveis de gestão de resíduos na indústria de suco de laranja.
    Metas: Reduzir em 20% a quantidade de resíduos sólidos enviados para aterros sanitários até o final do próximo ano fiscal.
    Implementar medidas de redução, reciclagem e reutilização de materiais em todas as áreas da indústria até o final do próximo trimestre.
    Complete a tabela abaixo com pelo menos duas ações que possibilitem a redução, reciclagem e reutilização dos resíduos gerados. Descreva também a forma que estas ações serão monitoradas e/ou quantificadas.


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    M.A.P.A. – DESENHO TÉCNICO [RESOLVIDO]

    Atividade da ETAPA 1: Criando a Projeção Ortogonal

     Agora, você enfrentará um novo desafio. Receberá vistas isométricas de peças complexas. Essas imagens tridimensionais são impressionantes, mas você precisa reproduzi-las de uma maneira diferente - em projeção ortogonal.  Para isso, siga as instruções abaixo corretamente:

    - Cada peça deve ser representada em uma folha de sulfite;

    - Não será permitido entregar o desenho em folha milimetrada/quadriculada;

    - Utilize folha de sulfite, tamanho A4 na posição paisagem (297 x 210mm);

    - Faça as linhas de margem e a legenda em cada uma das folhas conforme ilustrado na figura 6;

    - Em ambas as peças, verifique qual a melhor escala para a apresentação do produto;

    - Faça a cotagem nas vistas de modo que haja medidas suficiente para a fabricação do produto.


    Atividade da ETAPA 2: A descoberta da projeção isométrica

    Hoje, você está diante de algumas projeções ortogonais de peças sólidas. Essa representação técnica é crucial para entender como essas peças funcionam, mas você sente que falta algo: uma visão tridimensional clara. Sua tarefa é fazer a representação isométrica das peças a seguir. Para isso, siga as seguintes instruções:

    - Cada peça deve ser representada em uma folha de sulfite.

    - Não será permitido entregar o desenho em folha reticulada.

    - Utilize folha tamanho A4 na posição retrato (210 x 297mm).

    - Faça as linhas de margem e a legenda no em cada uma das folhas conforme ilustrado na figura 13.

    - Em ambas as peças, verifique qual a melhor escala para a apresentação do produto.

    - Não é necessário colocar as cotas nas vistas.

    Finalização

    Parabéns pela conclusão da atividade “Dominando a Linguagem do Desenho Técnico”. Ao longo desse percurso, você demonstrou comprometimento e dedicação ao explorar os conceitos fundamentais do desenho técnico. Agora, com novos conhecimentos em perspectivas, projeções ortogonais e normas técnicas, você está mais bem preparado para enfrentar os desafios da engenharia e do design.

    Durante essa jornada, você não apenas adquiriu habilidades valiosas, mas também compreendeu a importância de representar objetos tridimensionais de maneira precisa em superfícies bidimensionais e vice-versa. Você internalizou a relevância das normas técnicas como guias para qualidade, segurança e compreensão universal. Isso não apenas fortalecerá sua carreira, mas também o tornará um comunicador eficaz em sua área de atuação.

    À medida que você avança, continue explorando, aprendendo e aplicando os princípios do desenho técnico em seu campo. Assim, você se destacará como um profissional que não apenas domina sua área, mas também tem a capacidade de transformar visões em realizações concretas.

     

    Um forte abraço!

    Prof. Plínio de Andrade Vieira


     


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    M.A.P.A. - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS [RESOLVIDO]

    ETAPA 1 Suponha que você foi contratado para trabalhar em uma empresa que elabora componentes eletrônicos e iluminação. Uma das suas atribuições será a de avaliar e estimar a confiabilidade que os componentes apresentarão ao longo de sua vida útil.

    No cenário atual, a demanda por sistemas elétricos mais eficientes e confiáveis tem crescido significativamente, refletindo não só a importância da maior eficiência energética, mas também para que estes operem com um algo grau de confiabilidade.

    O seu primeiro trabalho foi avaliar o seguinte circuito elétrico, composto por lâmpadas, fusíveis, fonte e interruptor. O circuito em questão está disponível na Figura 1 a seguir:


    1) Qual a taxa de falha para cada componente do circuito, considerando um período de teste de 2.000 horas?

    2) Qual a confiabilidade total do circuito, considerando o período de teste de 2.000 horas?


    ETAPA 2 Após avaliar os dados de falha e confiabilidade do sistema anterior, você foi solicitado para apresentar uma análise do circuito a seguir, composto agora por 3 lâmpadas, conforme apresentado na Figura 2.


    2) Qual a confiabilidade total do circuito, considerando o período de teste de 2.000 horas?



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    M.A.P.A. – FUNDIÇÃO E SOLDAGEM [RESOLVIDO]

    Você é o engenheiro de produto/projetos em uma empresa do ramo de fabricação de plástico reprocessado (PCR – Imagem abaixo):




    Certo dia um dos equipamentos projetado pelo engenheiro anterior a você parou de funcionar, dado o tempo de uso do mesmo. O Equipamento é conhecido como “moinho de facas” e possui a funcionalidade de executar a trituração de material plástico. O equipamento possuiu vida útil de 15 anos. Uma vez que a máquina não está em funcionamento, o prejuízo é grande já que não existe outra máquina que possa substituir sua função, provocando a pausa da linha...

    FASE 1

    a) Qual(is) técnica(s) ou processo você, na condição de líder de manutenção, pode pedir para que seu time de colaboradores realize para determinar o tipo de ferro fundido, sendo que está, deverá ser uma técnica de baixo custo e rápido resultado? Explique sua resposta

    b) Uma vez determinado o tipo de material do moinho de facas, você resolve realizar um estudo para que,o novo equipamento, tenha um tempo de vida útil maior que o antigo. Para isso, você identifica que seu equipamento quebrou justamente em uma de suas garras que é utilizada para triturar pois não aguentou tanto impacto. Sabendo que a ideia é continuar utilizando ferro fundido, qual tipo de ferro fundido (maleável, branco, cinzento ou nodular) você aconselharia para a fabricação deste novo triturador? Por qual motivo?


    FASE 2

    a) Levando em conta o custo-benefício, qualidade e quantidade, qual processo de fundição você utilizaria para a fabricação do item em questão? Por qual motivo?

    OBS: por processo de fundição entende-se os processos de modelamento como microfusão, areia verde e outros. Não sendo, portanto, os processos de fusão como alto forno e cadinho. 

    b) Com base no que foi apresentado, quais processos de fundição você não utilizaria para a produção do item quebrado? Explique o motivo.


    Referências:

    Metalurgia: conheça os tipos de ferro fundido. Disponível em <https://alusolda.com.br/metalurgia-conheca-os-tipos-de-ferro-fundido/> Acessado em 12/11/2024

    Ferro Fundido. Disponível em < https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/3721/3721_3.PDF/> Acessado em 12/11/2024

    ANÁLISE DE ESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM FERRO FUNDIDO NODULAR EM PROCESSO DE FUNDIÇÃO PRODUZIDO PELA TÉCNICA DE IMERSÃO DE SINO.<https://uenf.br/posgraduacao/engenharia-de-materiais/wp-content/uploads/sites/2/2013/07/AN%C3%81LISE-DE-ESTRUTURA-E-PROPRIEDADES-MEC%C3%82NICAS-DE-UM-FERRO-FUNDIDO-NODULAR-EM-PROCESSO-DE-FUNDI%C3%87%C3%83O-PRODUZIDO-PELA-T%C3%89CNICA-1.pdf/>Acessado em 12/11/2024



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