27/07/2012

Petrobras desenvolve etanol de segunda geração



A tecnologia para etanol de segunda geração, demonstrada pela Petrobras durante a Rio+20, e para produção de biodiesel foram apresentados pelo gerente de Gestão Tecnológica da Petrobras Biocombustível, João Norberto Noschang Neto, no dia 27 de junho (quarta-feira), no 8º “Biodiesel Congress”, em São Paulo. 


O executivo participou do painel “Novos desafios para produção de biodiesel” no evento que tem patrocínio da Petrobras. Sobre o etanol de segunda geração, o gerente ressaltou que as pesquisas realizadas ao longo de oito anos pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) asseguram o avanço para a produção em escala comercial. “Já produzimos 80 mil litros em planta de demonstração e a meta da Companhia agora é a produção em escala comercial em 2015”, afirmou. 


Norberto informou ainda que a Petrobras Biocombustível buscará a integração da unidade de segunda geração com as usinas de etanol de primeira geração, a fim de conciliar alta produtividade com baixo consumo de enzimas. O executivo salientou que a Petrobras, por meio do Cenpes, também desenvolveu tecnologia própria para produção de biodiesel. “Vamos utilizá-la na usina em implementação no Estado do Pará. 


“É o amadurecimento de uma tecnologia que transforma resíduo, o bagaço da cana, em etanol”, disse o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto. O uso da tecnologia desenvolvida pela empresa permite aumentar em até 40% a produção de etanol, sem a necessidade de novas áreas plantadas. “É possível aumentar a produção, por exemplo, de oito mil para onze mil litros por hectare, livrando terra para outras culturas”, explica Rossetto.


A vantagem em dominar esse processo tecnológico é ter baixo consumo de catalisador, menor perda de matéria-prima e glicerina, co produto da produção, com 50% menos de sal e mais valor de mercado”, afirmou. No final de sua participação, o gerente salientou que a empresa trabalha para melhorar e trazer novos conhecimentos e mais inovação aos processos e produtos que têm hoje, a fim de disponibilizar mais energia para a sociedade. 


 O Biodiesel Congress é um espaço tradicional para debates e realização de novos negócios para o mercado de biodiesel na América Latina. A 8ª edição aborda questões relativas ao biodiesel brasileiro, aos mercados latino americanos e às tendências mundiais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Um sistema linear consiste em um conjunto de equações lineares que compartilham as mesmas variáveis. Não há restrição quanto ao número de eq...