AP1 de Fundações - O Ensaio SPT na Engenharia...
O ensaio SPT, Sondagem à Percussão ou Sondagem de Simples Reconhecimento – SPT (Standard Penetration Test) é definido pela Norma NBR 6484/2020: Solo - Sondagem de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio. É a técnica de investigação geotécnica mais popular, devido ao baixo custo e à simplicidade do equipamento, além de possibilitar em uma única operação:
- a retirada de amostras.
- a determinação do nível de água.
- a medida de resistência à penetração, que pode ser correlacionado com métodos semi-empíricos de projeto.
O Ensaio de Penetração Estática ou Ensaio de Cone – CPT (Cone Penetration Test) era definido pela NBR 12069 – Ensaio de penetração de cone in situ (CPT), que atualmente encontra-se cancelada. Este ensaio ainda é definido pelas Normas ASTM D-5778-95: “Standard Test Method for Performing Eletronic Friction Cone and Piezocone Testing of Soils”, ASTM D-3441-95: “Standard Test Method for Deep, Quasi-Static, Cone and Friction-Cone Penetration Tests of Soils” e EN ISO-22476-1: Electrical cone and piezocone penetration tests.
O ensaio consiste na penetração estática por meio de prensagem de uma ponteira cônica, com a obtenção das parcelas de resistência de ponta (qc) e por atrito lateral (fc). Considerando o que foi aprendido na disciplina em relação aos ensaios de campo, analise a seguinte situação.
Um município planeja implantar um condomínio com 300 unidades habitacionais para fins de moradia popular em uma área de sua propriedade. Duas modalidades de construção estão em estudo: 300 casas térreas ou 25 prédios de 4 pavimentos. Inicialmente, foram realizados ensaios do tipo CPT. Os resultados típicos representativos do terreno são apresentados na figura a seguir, em que qc e fs representam as resistências de ponta e lateral, respectivamente, e R é a relação entre essas resistências.
Com relação à viabilidade técnica e
econômica desse projeto, analise as possibilidades de execução das casas
térreas e dos prédios de 4 pavimentos. É necessário que sua análise seja feita com parâmetros técnicos e justificada para ambas as situações.
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!