02/05/2023

Questionários 03 & 04 de Instalações Hidrossanitárias


 Questionário 03

Pergunta 1 O Engenheiro de uma obra, precisa realizar a instalação de um sistema de aquecimento de água em uma edificação de 4 pavimentos. Sendo que o primeiro pavimento será ocupado por três lojas de roupa, uma loja de venda e manutenção de telefones celulares e uma livraria. Já do segundo ao quarto pavimento será ocupado por uma clínica de estética. Com as possíveis ocupações destinadas ao empreendimento, o engenheiro concluiu que o sistema de aquecimento deveria ser realizado por:
  Aquecimento individual na clínica de estética, sendo necessário a instalação de um aquecedor elétrico por pavimento da clínica.
  Central privada na edificação para aquecimento dos vários equipamentos que necessitam de água quente na clínica de estética uma vez que não é necessário o fornecimento de água quente para as lojas da edificação.
  Central coletiva na edificação pois a instalação forneceria a água quente para toda edificação, incluindo as lojas e a clínica.
  Aquecimento individual na clínica de estética, sendo necessário a instalação de um aquecedor elétrico por quarto da clínica.
  Central coletiva para a clínica e central privada para a loja. Separando assim o fornecimento de água quente da edificação.
 
Pergunta 2 A rede de distribuição de água quente presente em uma edificação é bem semelhante a rede de água fria, apresentando pequenas diferenças de instação principalmente relacionada ao material utilizado nessa rede. Considerando a rede de distribuição de água quente, julgue as alternativas como verdadeiras (v) ou falsas (f).

I – Em algumas edificações é recomendado a mistura de água quente e de água fria diretamente na tubulação;
II – O material mais indicado para uma instalação de água quente são as tubulações de aço galvanizado;
III – O material mais indicado para uma instalação de água quente são as tubulações de cobre;
IV – Não é possível programar a temperatura água vai atingir no boiler;
V – As perdas de carga nas instalações de água quente podem ser calculadas.

A sequência correta das alternativas é;
  V – F
V – F – V.
  F – F – V – V – V.
  V – V – F – F – F.
  F – F – V – F – V.
  F – V – F – F – V.
 
Pergunta 3 Nos últimos anos pesquisas envolvendo fontes alternativas de calor, foram impulsionadas visando a economia financeira e redução dos danos ambientais no ecossistema. Uma fonte alternativa de calor é o sol. Como ocorre o aquecimento de água com o sol. 

  O Aquecimento de água através do sol, ocorre quando a tubulação de distribuição de água é externa a edificação.
  O aquecimento de água com a utilização de energia solar proveniente do sol, só pode ser a feito em residências.
  Para utilização da energia solar, deve-se deixar o reservatório de água exporto ao sol.
  O aquecimento de água através de energia solar ocorre quando o sol incide calor no barrilte.
  Basicamente a utilização de energia solar consiste no aproveitamento do calor pelo sol para o aquecimento de água.
 
Pergunta 4 A utilização de energia solar como fonte alternativa de calor, mostra-se muito eficiente pois o sol é uma fonte inesgotável. Considerando a instalação de um sistema de aquecimento solar em uma residência, marque a alternativa correta. 

  O sistema baseado em aquecimento solar só funciona por bombeamento.
  A instalação de um chuveiro com aquecimento solar não precisa de uma ligação elétrica, necessariamente.
  A instalação de um chuveiro com aquecimento solar precisa, obrigatoriamente, de uma ligação elétrica
  As placas solares podem ser feitas de qualquer material.
  As placas solares podem ser instaladas em qualquer lugar.

 Questionário  04

Pergunta 1 As instalações de esgoto sanitário realizam a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final do esgoto produzido nas edificações. Essas tubulações podem ser divididas de acordo com o contato delas com os gases provenientes do coletor público.  Marque a alternativa correta.

  Fazem parte das instalações terciárias, as tubulações e dispositivos que não possuem contato aos gases provenientes do coletor público.
  Fazem parte das instalações primárias, as tubulações e dispositivos que possuem contato aos gases provenientes do coletor público.
  Fazem parte das instalações terciárias, as tubulações e dispositivos que possuem contato aos gases provenientes do coletor público.
  Fazem parte das instalações secundárias, as tubulações e dispositivos que possuem contato aos gases provenientes do coletor público.
  Fazem parte das instalações primárias, as tubulações e dispositivos que não possuem contato aos gases provenientes do coletor público.
 
Pergunta 2 As instalações de esgoto sanitária, quando projetadas e instaladas de forma correta, não permite que ocorra retorno de mal cheiro para as edificações. Sempre que isso ocorrer é porque algum item que faz parte dessa instalação precisa ser revisto. Qual o nome da peça que possui fecho hídrico e não permite a passagem de gases da instalação primária para a secundária?

  Ventilador
  Conector
  Desconector
  Conversor
  Soprador
 
Pergunta 3 As tubulações de esgoto sanitário produzem gases que precisam ser eliminados do sistema. Essa eliminação ocorre por uma tubulação específica, sendo que em alguns casos essa tubulação deve ser prolongada até acima da cobertura. Em relação a essa tubulação, marque a alternativa correta.

  As tubulações de ventilação precisam ser instaladas de forma que qualquer líquido que por algum motive entra nela, possa escoar completamente, com um auxilio de um bomba, para dentro do tubo de queda, ramal de descarga ou desconector em que a tubulação de ventilação tem origem.
  A tubulação de ventilação primária e a coluna de ventilação primária devem ser horizontais e, sempre que possível, instalados em um único alinhamento reto
  As tubulações de ventilação precisam ser instaladas de forma que qualquer líquido que por algum motive entra nela, possa escoar completamente, por gravidade, para dentro do tubo de queda, ramal de descarga ou desconector em que a tubulação de ventilação tem origem.
  Sempre que a edificação possuir dois ou mais pavimentos, os tubos de queda devem ser prolongados até acima da cobertura, sendo todos os desconectores (vaso sanitário, sifão e caixa sifonadas não precisam de ventiladores individuais ligados à coluna de ventilação.
  Pode receber mais de 36 unidades Hunter de contribuição.
 
Pergunta 4 Analise as afirmações abaixo:

(  ) O esgoto deve possuir um escoamento rápido.
(  ) A tubulação deve possuir fácil desobstrução.
(  ) Essas instalações não devem possuir ... interior das instalações para o exterior e vice versa.
(  ) Não pode ocorrer acúmulo de gases no interior das tubulações.

com base nos conhecimentos adquiridos em sala de aula e baseando-se na NBR 8160 classifica as afirmações como verdadeira e falsa.

  V - V - V - F
  V - V - F - V
  Todas as afirmações são verdadeiras
  F - V - F - V
  F - F - V - F 

 
 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$18,00
     
    CHAVE PIX 
    TELEFONE
     
    75992709085

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...