13/05/2023

AP2 Estruturas de Pontes [RESOLVIDA]

Pergunta 1 O método construtivo mais conhecido e antigo para construção de pontes é o moldado in loco sobre cimbramento fixo. Esse sistema consiste na construção de uma estrutura temporária sobre a qual são instaladas as formas que receberão a armadura e o concreto fresco. O cimbramento pode ser retirado após a cura do concreto, nos casos de obras em concreto protendido, o escoramento só será retirado após a protensão dos cabos. Por se tratar de uma estrutura temporária o cimbramento deve passar por um dimensionamento adequado que garanta a sustentação do peso próprio da superestrutura  mais as cargas de construção, como pessoas e equipamentos. Dadas as características das obras de arte, é comum a execução de fundações provisórias para transferir as cargas do cimbramento ao maciço de solo. Outro detalhe importante no projeto do cimbramento é a avaliação das condições de tráfego do local de implantação buscando não perturbar demasiadamente os usuários. Os tipos mais comuns de cimbramentos são as de madeira, as metálicas e as treliças ou vigas metálicas. Nos últimos anos o escoramento metálico ganhou muito espaço nas construções, hoje em dia é comum encontrar empresas especializadas apenas em projetos e execução de cimbramentos. A viabilidade ou não da utilização desse método construtivo é determinada pelas condições do local da obra.
Analise as afirmações a seguir sobre a utilização desse método na construção de ponte:

I. Não é recomendado na transposição de vales profundos, nos quais a altura do escoramento deverá ser maior que 15 metros.
II. É recomendado na transposição de cursos d’água largos e profundos, cujos regimes não são bem definidos e apresentam fortes correntezas.
III. Não é recomendado em obras de arte com comprimentos acima de 400 metros.
IV. Não é recomendado em obras com cronogramas apertados, pois a montagem e desmontagem de cimbramento, além da cura do concreto da estrutura demandam tempo.
V. Não é necessária verificação da contraflecha.

Qual das alternativas apresenta somente afirmações corretas.


  I, III, IV, V.
  I, II, IV.
  I, II, III.
  I, III, IV.
  II, III, IV.
 
Pergunta 2 Leia o trecho abaixo e responda:

 O dimensionamento das armaduras longitudinais, responsáveis por suportar o esforço de momento fletor das vigas principais. Já o dimensionamento das vigas de concreto armado das pontes e viadutos, é uma armadura responsável por resistir aos esforços cortantes, chamadas de armaduras transversais.

Explique com suas palavras a diferença entre armadura cisalhante e armadura longitudinal.



 
 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$15,00
     
    CHAVE PIX 
    TELEFONE
     
    75992709085

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...