26/01/2009

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A manutenção preventiva consiste em controlar o desempenho das máquinas e equipamentos industriais através de inspeções diárias levando em conta informações preliminares catalogadas na manutenção preditiva. Particularidades como: robustez do equipamento, tipo de lubrificação empregada, vida útil dos elementos de máquinas, esforços característicos da produção, são informações que permitirão ao técnico de manutenção prever os principais defeitos e falhas de cada um destes elementos. Desta forma, será possível uma programação de uma parada para substituição de peças, evitando paradas que comprometam a disponibilidade da máquina. Uma parada programada, além de não comprometer o rendimento da produção, evitará também um comprometimento da estrutura do equipamento em uma manutenção corretiva depois da quebra do componente avariado. Portanto devemos convencionar a manutenção preventiva o momento oportuno para a substituição de elementos de máquinas, substituindo uma prática antiga em que a troca das peças só ocorria quando a máquina já estava impossibilitada de funcionamento. Esta aplicação atual, permite que as paradas sejam consideravelmente reduzidas em relação às paradas ocasionais, já que dificilmente teremos danos na estrutura do equipamento. A implantação de uma manutenção preventiva requer um custo inicial elevado, que certamente será compensado nos custos finais do produto fabricado. Treinamento constante e conscientização dos envolvidos no processo são essenciais, para que o sistema passe a sobreviver em conjunto com informações confiáveis e ações proativas, com um constante senso de urgência na resolução dos problemas. Para que um plano de manutenção tenha êxito, é necessário que o pessoal envolvido no processo tenha conhecimento técnico em componentes do equipamento, como os elementos de apoio (mancais de rolamento ou deslizamento), elementos de vedação (retentores, gaxetas ou selos mecânicos) tipos de lubrificantes (graxa ou óleo) e sua aplicação na quantidade adequada.
Em um processo como este, toda ação deve vir acompanhada de um registro das atividades em relatórios técnicos de inspeção e procedimentos de manutenção. As atividades de desmontagem e montagem da máquina devem ser esclarecidos, para que qualquer integrante do grupo seja capaz de resolver o problema, descentralizando a informação técnica. A especialização profissional é importante para que todos tenham a consciência de que o produto e a solidez da empresa são os fatores principais de todo o processo.

20/01/2009

MANUTENÇÃO PREDITIVA

  • A manutenção preditiva é um método de controle e monitoramento de equipamentos e máquinas de uma linha de produção industrial, que tem por objetivo reduzir as paradas não programadas e consequentemente reduzir os custos de manutenção, aumentando com isto a disponibilidade de máquinas para a produção.
  • Na manutenção preditiva são criados parâmetros de controle, observação e monitoramento de horas trabalhadas, num banco de dados onde constam informações sobre um determinado equipamento. Estas informações representam um detalhamento específico da data e hora da substituição de cada elemento de máquina, lubrificação ou inspeção realizada no equipamento.
  • A manutenção preditiva visa criar hábitos de controle dos períodos de manutenção preventiva - onde devem ser realizadas as substituições das peças - permitindo com isto, uma considerável economia para as empresas que adotam estes procedimentos. Estas empresas passam a dispor de controle através de dados confiáveis e gráficos demonstrativos, nos quais são apresentados as reduções das paradas não programadas.
  • A manutenção preditiva permite controlar as paradas programadas e o estoque constante de peças de reposição. Este procedimento é realizado durante a montagem de máquinas e equipamentos, quando os elementos de máquinas são catalogados e armazenados para consultas do pessoal de manutenção e almoxarifado.
  • Os dados referentes à lubrificação devem estar especificando qual o tipo de lubrificante (se a máquina é lubrificada com graxa ou óleo), as horas periódicas para cada relubrificação e se requer a utilização de aditivos. O profissional responsável pela operação de lubrificar equipamentos deve ser capacitado para esta função a fim de evitar excessos na quantidade do lubrificante. O excesso de lubrificantes, principalmente graxa, costuma agredir mais a qualidade da lubrificação do equipamento que a falta destes. O nível e a qualidade do óleo devem ser constantemente vistoriados.
  • A inspeção diária dos equipamentos não pode faltar num programa de manutenção preditiva. Numa inspeção, devem ser observados pontos chave onde estão os principais elementos de máquinas e lubrificação, pontos de carga radial e axial devem ser analisados observando o grau de esforços que os mesmos estão sofrendo. Equipamentos especiais de medição de vibração, ruído e temperatura são imprescindíveis na realização de uma coleta de dados confiável. Na inspeção deve constar uma folha de verificação (check-list), contendo todos os pontos a serem inspecionados. Estes dados devem ser armazenados e representados graficamente para uma melhor visualização e entendimento por todos os integrantes da equipe de trabalho.
  • Os pontos de vedação dos equipamentos devem estar monitorados com relação ao tipo de vedação (selo mecânico ou gaxetas) e períodos de substituição. Estudos comparativos com dados dos meses anteriores devem ser realizados pelo programador das paradas de manutenção, visando obter o máximo de desempenho em todo o processo de manutenção preditiva.

18/01/2009

VÍDEO DO MAIOR MOTOR DO MUNDO


No ano passado eu postei aqui no blog uma matéria sobre o maior motor diesel do mundo. Quando li em um site, fiz questão de compartilhar este conhecimento com os leitores (O maior motor Diesel do mundo). Estes dias estava vendo uns vídeos no youtube, quando para minha surpresa achei o vídeo que mostra um destes motores em ação. Claro que vocês tinham que ser contemplados com esta maravilha da engenharia e sobretudo da ciência. Eu particularmente tenho que confessar-lhes, já assisti várias vezes, pois uma coisa é ver fotos e outra coisa bem mais emocionante é ver todos os surpreendentes detalhes. Vejam o vídeo e compartilhem suas impressões nos comentários no final da postagem:

17/01/2009

ISAAC NEWTON





  • Nesta terceira semana da série "Os Cientistas" vamos falar de Isaac Newton. Sem os estudos e teorias de Newton, seria impossível realizar os avanços tecnológicos que hoje temos conhecimento. O lançamento de satélites, sondas espaciais e a identificação do Sistema Solar só foram possíveis pelo fato de Isaac Newton ter desenvolvido a Lei de Gravitação Universal. Físico, matemático, astrônomo, alquimista, filósofo, este cientista inglês desenvolveu o Cálculo Diferencial e Integral, o Teorema Binomial e a Natureza das Cores.


  • Comprovou a Dispersão Luminosa observando o espectro visível de um prisma, incidindo a luz solar em uma de suas faces. Construiu o telescópio newtoniano para observar a força gravitacional entre os corpos celestes. Através dos estudos de Óptica, definiu os fenômenos físicos da Refração, Reflexão e Dispersão da Luz.



  • Ao descrever as três famosas Leis em 1687, Newton determinou um rumo para a Mecânica Clássica. O termo "mecânica" explica os comportamentos relativos ao movimento dos corpos físicos - mecânica significa movimento. A primeira Lei de Newton explica que todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele. A Segunda Lei afirma que a mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida. Na terceira Lei, Newton atribui que em toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.


  • Newton mudou o rumo da História da Ciência ao publicar em 1687 a Philosophiae Naturalis Principia Mathemática. Através destes estudos , Isaac Newton demonstrou a consistência das suas Leis e das Leis de Kepler, comprovando que o movimento dos corpos celestes e dos objetos da terra são governados pelo mesmo conjuntos de Leis Naturais. Newton difundia a idéia da investigação racional para revelar o funcionamento da natureza. Ainda hoje é considerado o cientista que mais influenciou na História da Ciência.


  • Professor de Matemática na Universidade Cambridge, foi também membro do Parlamento Inglês representando a Universidade. Sócio estrangeiro da Academia de Ciências na França e presidente da Real Academia da Inglaterra, sendo reeleito até sua morte em 1727. Foi agraciado com título de "Sir" em 1708 pela Rainha Anne, sendo o primeiro cientista a receber esta honra.


  • Atribui-se à vida de Isaac Newton um fato envolvendo a queda de uma maçã em sua cabeça, porém não temos registros históricos de que isto tenha realmente acontecido. Os seus estudos sobre Gravitação afirmam que a mesma força que atrai uma maçã ou qualquer outro objeto para o chão mantém a Lua, a Terra e todos os planetas em suas órbitas.


  • No início do seu primeiro ano estudou um exemplar dos Elementos de Euclides, a Geometria de Descartes, a Óptica de Kepler e as obras de Viète. Depois de 1663, assistiu a aulas dadas por Barrow e conheceu obras de Galileu, Fermat e Huygens. Por este motivo costumava afirmar: "Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre os ombros de gigantes!"

16/01/2009

BATERIA AUTOMOTIVA


  • A bateria foi inventada em 1800, quando o cientista italiano Alessandro Volta criou a pilha não recarregável. Em 1859, o francês Gaston Plante aperfeiçoou o invento, que passou a ser recarregável, além de acumular energia. Sua utilização em automóveis surgiu décadas depois em 1912. 
  • A bateria é a fonte de energia dos sistemas elétrico e eletrônico dos automóveis, através desta fonte o sistema é alimentado, enviando eletricidade para os componentes elétricos. 
  • A Bateria Automotiva é composta de um gabinete de material plástico (prolipopileno). Internamente é composta de grelhas que podem receber material positivo ou material negativo. Estas grelhas formam as placas que subdividem a bateria. 
  • O elemento básico de uma bateria é um conjunto de duas placas, de composições diferentes, mergulhadas num líquido apropriado ( o eletrólito ) e mantidas afastadas uma da outra por um separador de material isolante porém poroso de modo que deixasse passar os íons SO4 e H2 e consequentemente a corrente elétrica. 
  • O material ativo da placa positiva é o peróxido de chumbo PbO2. O material ativo da placa negativa é o chumbo metálico Pb sob forma esponjosa. O eletrólito é uma solução de ácido sulfúrico SO4H2 e água H2O. A dissimetria química entre as duas placas de materiais diferentes gera uma tensão (voltagem) de aproximadamente 2 Volts. 
  • A capacidade da bateria é determinada pela quantidade de placas que formam os blocos. Em cada bloco, as placas positivas (amarelas) e negativas ( cinza) são soldadas e interligadas por conexões denominadas "scrap". 
  • A bateria é um acumulador elétrico (fonte), que acumula energia elétrica gerada pelo alternador sob a forma química (efeito químico), e posteriormente a converte em energia elétrica. Para que esse processo funcione de forma adequada, a qualidade dos componentes utilizados nas baterias, bem como a qualidade do seu processo de fabricação, são fatores extremamente importantes.
  • O alternador gera corrente através da rotação do motor. Quanto maior for a rotação do motor, maior será a geração de energia elétrica para o sistema. Em marcha lenta o alternador gera cerca de 42 A (60 % da capacidade). 
  • Quando o motor é acelerado, o alternador aumenta este percentual para 70 A (95% da capacidade da bateria). A unidade de medida da intensidade da geração de energia elétrica da bateria é o Ampère.
  • Alguns motoristas costumam queixar-se das baterias automotivas, alegando que estas são fracas e que não atendem aos requisitos dos opcionais do veículos. Originalmente os modelos até 1.8 saem de fábrica com um alternador de capacidade de geração de energia de 75 A a 85 Ampère. 
  • Por questão de preço, alguns proprietários adquirem seus veículos sem opcionais para posteriormente colocá-los. Ao dotar o carro destes opcionais, o sistema fica sobrecarregado. O problema se evidencia quando o motorista começa a enfrentar engarrafamentos e o veículo começa a deslocar-se em marcha lenta (trânsito das grandes cidades). 
  • Desta forma existe grande possibilidade de termos um desequilíbrio térmico neste sistema. A bateria passa a sofrer uma quantidade maior de ciclos de carga/descarga, devido ao índice de carga negativo. 
  • Por este motivo, ao comprar um carro sem opcionais, solicite a substituição do alternador para um modelo de maior potência de geração de energia, se desejar colocar os opcionais no seu carro.
  • Curso de Eletricidade Automotiva

15/01/2009

MEIO AMBIENTE

Pequenas mudanças de hábito que podem melhorar o meio ambiente e que ajudarão a fazer de seu bairro ou cidade lugares mais agradáveis para viver:

  • DÊ AO SEU CARRO UMA FOLGA: se ele ficar uma vez por semana na garagem, ao fim de um ano a economia em emissão de CO2 chegará a 440 quilos – volume que uma árvore de grande porte leva vinte anos para absorver no processo de fotossíntese. Na hora da limpeza, prefira lavar a seco, a economia é de 316 litros de água para cada veículo, em média.

  • NÃO JOGUE FORA A BATERIA DO CARRO: ao comprar uma nova, deixe a velha na revenda autorizada e certifique-se de que ela será encaminhada ao fabricante. É possível reciclar 95% de seus componentes, incluindo o principal, o chumbo-ácido, que pode contaminar o solo.

  • RECICLE O LIXO: cada família que adere ao programa de coleta seletiva reduz em cerca de 1 tonelada por ano a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

  • JOGUE MENOS COMIDA FORA: aproveite talos, cascas e restos em receitas nutritivas. Restos de comida representam 60% do lixo que vem dos lares brasileiros, e sua decomposição resulta na produção de gás metano, ligado ao efeito estufa.

  • PREFIRA ALIMENTOS FRESCOS: comida congelada precisa de dez vezes mais energia para ser produzida.

  • REGULE O TERMOSTATO DA GELADEIRA: se ela não estiver lotada, a refrigeração pode ser mínima. Manter a temperatura abaixo de 5 ou 6 graus aumenta o consumo energético em 7%.

  • ENCHA A MÁQUINA: só use a máquina de lavar roupa quando ela estiver com sua capacidade máxima – cada ciclo consome 150 litros de água. Utilize a lavagem a frio sempre que possível. Ela economiza 92% de energia.

  • TAMPE AS PANELAS: reduz o tempo de preparo e economiza 30% de energia

  • REJEITE PROPAGANDA INDESEJADA: nos Estados Unidos, já existe uma associação – a Direct Marketing Association – que registra os pedidos de quem não quer mais receber correspondência inútil, como ofertas de cartões de crédito, catálogos e propagandas em geral. Essa lista é repassada às empresas e reduz em até 75% a quantidade de cartas recebidas. No Brasil, não há serviço semelhante. A saída é ligar para o SAC da empresa responsável pela correspondência indesejada e pedir para ter seu nome retirado da lista.

  • REAPROVEITE A ÁGUA DA CHUVA: construir coletores em telhados e calhas é bem mais fácil do que se pensa. Você pode usá-la para regar o jardim, lavar a calçada ou até mesmo para dar descarga no banheiro.

  • TROQUE A DESCARGA: as tradicionais são responsáveis por até 40% do total da água consumida por uma residência. Já existem no mercado vasos com caixa acoplada ou válvula de parede com dois modos de descarga, uma de 3 litros, para líquidos, e outra de 6, para sólidos.

  • PREFIRA LÂMPADAS LED, DE DIODO (a sigla vem do inglês Light Emitting Diode). Elas conjugam alta tecnologia com consumo de energia até cinquenta vezes menor do que o das lâmpadas comuns e têm vida útil muito maior. Podem ser encontradas em várias cores: a de cor amarela não tem o efeito incômodo da luz fria das lâmpadas fluorescentes.

  • RECICLE SEU TELEFONE CELULAR: até 80% dos componentes desses aparelhos podem ser reaproveitados. A operadora Vivo é pioneira nesse tipo de tecnologia no Brasil. Desde dezembro, recolhe aparelhos, baterias e acessórios usados de quaisquer marcas.

  • PREFIRA AS PILHAS RECARREGÁVEIS: elas duram até cinco anos, contra noventa dias de uma pilha alcalina comum. Antes de jogá-las no lixo comum, verifique se elas têm na embalagem o selo da Associação Brasileira das Indústrias Elétrica e Eletrônica: um bonequinho jogando um objeto num cesto, acompanhado da inscrição "lixo doméstico".

  • DESPLUGUE-SE: quando não estiver usando seus aparelhos eletrônicos, tire-os da tomada. Cerca de 5% da energia utilizada em residências (e que corresponde à emissão de 18 milhões de toneladas de carbono na atmosfera por ano) é consumida para manter aparelhos em modo stand-by. Isso vale inclusive para carregadores de laptop e celular, que gastam energia mesmo que não estejam conectados a nenhum aparelho.

  • CONFIGURE A IMPRESSORA PARA O MODO IMPRESSÃO EM FRENTE E VERSO: papéis e produtos feitos de papel representam quase um terço de todo o lixo produzido no Brasil.

  • UTILIZE PAPEL RECICLADO: para fabricar 1 tonelada de papel virgem, são necessários dezessete árvores e 26 000 litros de água a mais do que o exigido para fazer papel reciclado. Além disso, o cloro, que algumas empresas ainda utilizam no processo de branqueamento do papel virgem, resulta na liberação, no meio ambiente, de dioxina, substância altamente tóxica

  • LIMPE SEU AR-CONDICIONADO: aparelhos com filtro sujo consomem mais energia. Mantê-los sempre limpos garante a economia de cerca de 160 quilos de CO2 por ano.

Fonte: Revista Veja, com adaptações.

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