MANUTENÇÃO PREDITIVA

  • A manutenção preditiva é um método de controle e monitoramento de equipamentos e máquinas de uma linha de produção industrial, que tem por objetivo reduzir as paradas não programadas e consequentemente reduzir os custos de manutenção, aumentando com isto a disponibilidade de máquinas para a produção.
  • Na manutenção preditiva são criados parâmetros de controle, observação e monitoramento de horas trabalhadas, num banco de dados onde constam informações sobre um determinado equipamento. Estas informações representam um detalhamento específico da data e hora da substituição de cada elemento de máquina, lubrificação ou inspeção realizada no equipamento.
  • A manutenção preditiva visa criar hábitos de controle dos períodos de manutenção preventiva - onde devem ser realizadas as substituições das peças - permitindo com isto, uma considerável economia para as empresas que adotam estes procedimentos. Estas empresas passam a dispor de controle através de dados confiáveis e gráficos demonstrativos, nos quais são apresentados as reduções das paradas não programadas.
  • A manutenção preditiva permite controlar as paradas programadas e o estoque constante de peças de reposição. Este procedimento é realizado durante a montagem de máquinas e equipamentos, quando os elementos de máquinas são catalogados e armazenados para consultas do pessoal de manutenção e almoxarifado.
  • Os dados referentes à lubrificação devem estar especificando qual o tipo de lubrificante (se a máquina é lubrificada com graxa ou óleo), as horas periódicas para cada relubrificação e se requer a utilização de aditivos. O profissional responsável pela operação de lubrificar equipamentos deve ser capacitado para esta função a fim de evitar excessos na quantidade do lubrificante. O excesso de lubrificantes, principalmente graxa, costuma agredir mais a qualidade da lubrificação do equipamento que a falta destes. O nível e a qualidade do óleo devem ser constantemente vistoriados.
  • A inspeção diária dos equipamentos não pode faltar num programa de manutenção preditiva. Numa inspeção, devem ser observados pontos chave onde estão os principais elementos de máquinas e lubrificação, pontos de carga radial e axial devem ser analisados observando o grau de esforços que os mesmos estão sofrendo. Equipamentos especiais de medição de vibração, ruído e temperatura são imprescindíveis na realização de uma coleta de dados confiável. Na inspeção deve constar uma folha de verificação (check-list), contendo todos os pontos a serem inspecionados. Estes dados devem ser armazenados e representados graficamente para uma melhor visualização e entendimento por todos os integrantes da equipe de trabalho.
  • Os pontos de vedação dos equipamentos devem estar monitorados com relação ao tipo de vedação (selo mecânico ou gaxetas) e períodos de substituição. Estudos comparativos com dados dos meses anteriores devem ser realizados pelo programador das paradas de manutenção, visando obter o máximo de desempenho em todo o processo de manutenção preditiva.

3 comentários:

  1. purtroppo non ho capito molto eheh ma passo lo stesso per un saluto...
    ciaooooo

    ResponderExcluir
  2. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo


    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

Leia também...

"Mais um dia se passou e não usei isso pra nada". Será mesmo!?

A imagem abaixo vem circulando nas redes sociais com a [despretensiosa] conclusão de que vivemos sem a necessidade da fórmula que calcula o...

Cadastro

Cadastre-se para receber postagens atualizadas:

Digite seu Email

EnviarFeedBurner