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ORION1

30/01/2009

CAVITAÇÃO


  • A cavitação é um fenômeno físico que ocorre no interior das bombas de deslocamento hidrodinâmico de fluidos. Consiste na formação de bolhas de ar ou vapor do fluido bombeado.
  • Estas bolhas chocam-se contra as paredes da carcaça da bomba (voluta ou difusor) e dos rotores (principalmente os fechados), causando desgastes profundos na estrutura dos mesmos como trincas e rachaduras, na maioria das vezes irreversíveis.
  • Este fenômeno pode ser causado por falhas no projeto das linhas de transferência, na variação da temperatura do fluido ou falhas na operação da bomba. Estas falhas ou variações causam desníveis de pressão (entre a pressão do fluido bombeado e a pressão atmosférica) na tubulação permitindo a formação da cavitação.
  • A cavitação causa vibração nas bombas e na tubulação, esta vibração agride as peças rotativas como os mancais de rolamento aumentando o atrito entre os corpos rolantes, consequentemente aumentando a temperatura.
  • Os acionadores (motores elétricos ou de combustão) também são atingidos pelos efeitos da cavitação, causando desgastes e perdas de energia em todo o conjunto mecânico. Com a cavitação há um aumento considerável no ruído durante a operação, chegando em alguns processos a níveis insuportáveis.

29/01/2009

INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS

  • É BASTANTE IMPORTANTE PARA O SUCESSO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA E DO PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA QUE OCORRAM INSPEÇÕES DIÁRIAS NOS EQUIPAMENTOS DE UMA PLANTA INDUSTRIAL . UM DOS PONTOS MAIS IMPORTANTES DE UMA MANUTENÇÃO PREDITIVA É O MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DE UMA MÁQUINA.
  • OS ELEMENTOS DE MÁQUINAS DEVEM SER CATALOGADOS PARA UMA OBSERVAÇÃO DETALHADA PARA QUE SE POSSA DESCREVER SUA DEPRECIAÇÃO E COMO ESTAS ALTERAÇÕES PODEM ATINGIR O EQUIPAMENTO. MANCAIS DE ROLAMENTO, PONTOS DE LUBRIFICAÇÃO, ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO DE ROTORES E EIXOS, REPRESENTAM PONTOS DE OBSERVAÇÃO.
  • A CONSTATAÇÃO DE UMA FALHA EM UM MANCAL DE ROLAMENTO, DE UM AUMENTO NA VIBRAÇÃO OU NA TEMPERATURA DA MÁQUINA AINDA EM SEU ESTÁGIO INICIAL, PERMITE PLANEJAR A SUSTITUIÇÃO OU CORREÇÃO DO PROBLEMA NOS COMPONENTES DAS MÁQUINAS, DE MODO QUE NÃO INTERFIRA NA PRODUTIVIDADE, EVITANDO UMA PARADA MAIS EXTENSA DEVIDO À QUEBRA DE UM DOS SEUS COMPONENTES.
  • MANCAIS DE ROLAMENTO QUE FUNCIONAM EM AMBIENTES CRÍTICOS (COM POSSIBILIDADE DE VARIAÇÃO DE TEMPERATURA) DEVEM SER MONITORADOS PARA CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO DO LUBRIFICANTE. OS TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO DEVEM FICAR ATENTOS AOS SINAIS APRESENTADOS PELOS MANCAIS DE ROLAMENTOS E COMPONENTES ROTATIVOS.
  • VIBRAÇÃO, RUÍDO E AUMENTO DE TEMPERATURA SÃO TÓPICOS DE OBSERVAÇÃO NUMA INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS. CORREIAS, CORRENTES, ELEMENTOS DE VEDAÇÃO COMO GAXETAS E SELOS MECÂNICOS DEVEM SER INCLUÍDOS NA FOLHA DE VERIFICAÇÃO PARA CONTROLE DIÁRIO DA CONDIÇÃO DO EQUIPAMENTO.

26/01/2009

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A manutenção preventiva consiste em controlar o desempenho das máquinas e equipamentos industriais através de inspeções diárias levando em conta informações preliminares catalogadas na manutenção preditiva. Particularidades como: robustez do equipamento, tipo de lubrificação empregada, vida útil dos elementos de máquinas, esforços característicos da produção, são informações que permitirão ao técnico de manutenção prever os principais defeitos e falhas de cada um destes elementos. Desta forma, será possível uma programação de uma parada para substituição de peças, evitando paradas que comprometam a disponibilidade da máquina. Uma parada programada, além de não comprometer o rendimento da produção, evitará também um comprometimento da estrutura do equipamento em uma manutenção corretiva depois da quebra do componente avariado. Portanto devemos convencionar a manutenção preventiva o momento oportuno para a substituição de elementos de máquinas, substituindo uma prática antiga em que a troca das peças só ocorria quando a máquina já estava impossibilitada de funcionamento. Esta aplicação atual, permite que as paradas sejam consideravelmente reduzidas em relação às paradas ocasionais, já que dificilmente teremos danos na estrutura do equipamento. A implantação de uma manutenção preventiva requer um custo inicial elevado, que certamente será compensado nos custos finais do produto fabricado. Treinamento constante e conscientização dos envolvidos no processo são essenciais, para que o sistema passe a sobreviver em conjunto com informações confiáveis e ações proativas, com um constante senso de urgência na resolução dos problemas. Para que um plano de manutenção tenha êxito, é necessário que o pessoal envolvido no processo tenha conhecimento técnico em componentes do equipamento, como os elementos de apoio (mancais de rolamento ou deslizamento), elementos de vedação (retentores, gaxetas ou selos mecânicos) tipos de lubrificantes (graxa ou óleo) e sua aplicação na quantidade adequada.
Em um processo como este, toda ação deve vir acompanhada de um registro das atividades em relatórios técnicos de inspeção e procedimentos de manutenção. As atividades de desmontagem e montagem da máquina devem ser esclarecidos, para que qualquer integrante do grupo seja capaz de resolver o problema, descentralizando a informação técnica. A especialização profissional é importante para que todos tenham a consciência de que o produto e a solidez da empresa são os fatores principais de todo o processo.

20/01/2009

MANUTENÇÃO PREDITIVA

  • A manutenção preditiva é um método de controle e monitoramento de equipamentos e máquinas de uma linha de produção industrial, que tem por objetivo reduzir as paradas não programadas e consequentemente reduzir os custos de manutenção, aumentando com isto a disponibilidade de máquinas para a produção.
  • Na manutenção preditiva são criados parâmetros de controle, observação e monitoramento de horas trabalhadas, num banco de dados onde constam informações sobre um determinado equipamento. Estas informações representam um detalhamento específico da data e hora da substituição de cada elemento de máquina, lubrificação ou inspeção realizada no equipamento.
  • A manutenção preditiva visa criar hábitos de controle dos períodos de manutenção preventiva - onde devem ser realizadas as substituições das peças - permitindo com isto, uma considerável economia para as empresas que adotam estes procedimentos. Estas empresas passam a dispor de controle através de dados confiáveis e gráficos demonstrativos, nos quais são apresentados as reduções das paradas não programadas.
  • A manutenção preditiva permite controlar as paradas programadas e o estoque constante de peças de reposição. Este procedimento é realizado durante a montagem de máquinas e equipamentos, quando os elementos de máquinas são catalogados e armazenados para consultas do pessoal de manutenção e almoxarifado.
  • Os dados referentes à lubrificação devem estar especificando qual o tipo de lubrificante (se a máquina é lubrificada com graxa ou óleo), as horas periódicas para cada relubrificação e se requer a utilização de aditivos. O profissional responsável pela operação de lubrificar equipamentos deve ser capacitado para esta função a fim de evitar excessos na quantidade do lubrificante. O excesso de lubrificantes, principalmente graxa, costuma agredir mais a qualidade da lubrificação do equipamento que a falta destes. O nível e a qualidade do óleo devem ser constantemente vistoriados.
  • A inspeção diária dos equipamentos não pode faltar num programa de manutenção preditiva. Numa inspeção, devem ser observados pontos chave onde estão os principais elementos de máquinas e lubrificação, pontos de carga radial e axial devem ser analisados observando o grau de esforços que os mesmos estão sofrendo. Equipamentos especiais de medição de vibração, ruído e temperatura são imprescindíveis na realização de uma coleta de dados confiável. Na inspeção deve constar uma folha de verificação (check-list), contendo todos os pontos a serem inspecionados. Estes dados devem ser armazenados e representados graficamente para uma melhor visualização e entendimento por todos os integrantes da equipe de trabalho.
  • Os pontos de vedação dos equipamentos devem estar monitorados com relação ao tipo de vedação (selo mecânico ou gaxetas) e períodos de substituição. Estudos comparativos com dados dos meses anteriores devem ser realizados pelo programador das paradas de manutenção, visando obter o máximo de desempenho em todo o processo de manutenção preditiva.

18/01/2009

VÍDEO DO MAIOR MOTOR DO MUNDO


No ano passado eu postei aqui no blog uma matéria sobre o maior motor diesel do mundo. Quando li em um site, fiz questão de compartilhar este conhecimento com os leitores (O maior motor Diesel do mundo). Estes dias estava vendo uns vídeos no youtube, quando para minha surpresa achei o vídeo que mostra um destes motores em ação. Claro que vocês tinham que ser contemplados com esta maravilha da engenharia e sobretudo da ciência. Eu particularmente tenho que confessar-lhes, já assisti várias vezes, pois uma coisa é ver fotos e outra coisa bem mais emocionante é ver todos os surpreendentes detalhes. Vejam o vídeo e compartilhem suas impressões nos comentários no final da postagem:

17/01/2009

ISAAC NEWTON





  • Nesta terceira semana da série "Os Cientistas" vamos falar de Isaac Newton. Sem os estudos e teorias de Newton, seria impossível realizar os avanços tecnológicos que hoje temos conhecimento. O lançamento de satélites, sondas espaciais e a identificação do Sistema Solar só foram possíveis pelo fato de Isaac Newton ter desenvolvido a Lei de Gravitação Universal. Físico, matemático, astrônomo, alquimista, filósofo, este cientista inglês desenvolveu o Cálculo Diferencial e Integral, o Teorema Binomial e a Natureza das Cores.


  • Comprovou a Dispersão Luminosa observando o espectro visível de um prisma, incidindo a luz solar em uma de suas faces. Construiu o telescópio newtoniano para observar a força gravitacional entre os corpos celestes. Através dos estudos de Óptica, definiu os fenômenos físicos da Refração, Reflexão e Dispersão da Luz.



  • Ao descrever as três famosas Leis em 1687, Newton determinou um rumo para a Mecânica Clássica. O termo "mecânica" explica os comportamentos relativos ao movimento dos corpos físicos - mecânica significa movimento. A primeira Lei de Newton explica que todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele. A Segunda Lei afirma que a mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida. Na terceira Lei, Newton atribui que em toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.


  • Newton mudou o rumo da História da Ciência ao publicar em 1687 a Philosophiae Naturalis Principia Mathemática. Através destes estudos , Isaac Newton demonstrou a consistência das suas Leis e das Leis de Kepler, comprovando que o movimento dos corpos celestes e dos objetos da terra são governados pelo mesmo conjuntos de Leis Naturais. Newton difundia a idéia da investigação racional para revelar o funcionamento da natureza. Ainda hoje é considerado o cientista que mais influenciou na História da Ciência.


  • Professor de Matemática na Universidade Cambridge, foi também membro do Parlamento Inglês representando a Universidade. Sócio estrangeiro da Academia de Ciências na França e presidente da Real Academia da Inglaterra, sendo reeleito até sua morte em 1727. Foi agraciado com título de "Sir" em 1708 pela Rainha Anne, sendo o primeiro cientista a receber esta honra.


  • Atribui-se à vida de Isaac Newton um fato envolvendo a queda de uma maçã em sua cabeça, porém não temos registros históricos de que isto tenha realmente acontecido. Os seus estudos sobre Gravitação afirmam que a mesma força que atrai uma maçã ou qualquer outro objeto para o chão mantém a Lua, a Terra e todos os planetas em suas órbitas.


  • No início do seu primeiro ano estudou um exemplar dos Elementos de Euclides, a Geometria de Descartes, a Óptica de Kepler e as obras de Viète. Depois de 1663, assistiu a aulas dadas por Barrow e conheceu obras de Galileu, Fermat e Huygens. Por este motivo costumava afirmar: "Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre os ombros de gigantes!"

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