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ORION1

20/06/2011

CURSO MECÂNICA DE CARROS DE A a Z - VIA EMAIL

Curso Mecânica de Carros de A a Z 


Confira abaixo alguns tópicos do curso:
  • Conhecendo e entendendo o motor
  • Princípios de funcionamento do virabrequim
  • Bloco do motor e cabeçote
  • Comando de válvulas
  • O motor diesel
  • O sistema de alimentação
  • O coletor de admissão
  • O tipos de injeção eletrônica de combustíveis
  • Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento
  • Sensor de temperatura do ar
  • Sensor de velocidade
  • Sensor de rotação do virabrequim
  • Sensor de rotação do eixo comando de válvulas
  • Bomba elétrica
  • Regulador de Pressão
  • Bico injetor
  • Atuador de marcha lenta
  • Válvula de canister
  • Turbo
  • Sistema de ignição
  • Sistema de lubrificação
  • Sistema de arrefecimento
  • Transmissão
  • Embreagem
  • Embreagem eletrônica
  • Volante de dupla massa
  • Caixa de câmbio
  • Transmissão automática
  • Cardan
  • Homocinética
  • Diferencial
  • Freios
  • Hidrovácuo
  • Pneus
  • Suspensão
  • Amortecedores
  • Trapésio articulado
  • Hidropneumática
  • Sistema elétrico
  • Motor de arranque
  • Alternador
  • Correia Micro V, Poli V ou Única
  • Limpador de parabrisa
  • Pisca-pisca
  • Direção Hidráulica
  • Alinhamento



    Curso Mecânica de Carros de A a Z 
    Material Digital via Email 
    Entrega Imediata Após a Confirmação do Pagamento
    R$ 11,90

    17/06/2011

    Resumo - A Quinta Disciplina - As Leis da Quinta Disciplina

    AS LEIS DA QUINTA DISCIPLINA


    1- Os problemas de hoje vem das soluções de ontem.

    Soluções que transferem os problemas de uma parte do sistema para outra, frequentemente não são detectadas, pois os que resolveram o problema inicialmente não são os mesmos que experimentam uma nova situação crítica.

    2- Quanto mais você empurra, mais o sistema empurra de volta

    O pensamento sistêmico classifica o “feedback de compensação” como sendo intervenções bem-intencionadas que provocam respostas do sistema que eliminam os benefícios da intervenção.

    3- O comportamento melhora antes de piorar.

    A defasagem explica por que é tão difícil identificar problemas sistêmicos. Uma solução sempre parece eficaz inicialmente, podendo melhorar ou mesmo resolver o problema, porém posteriormente, haverá sempre a possibilidade do problema reaparecer, provavelmente de forma mais intensa.

    4- A saída mais fácil normalmente nos leva de volta para dentro.

    Todos gostamos de utilizar soluções conhecidas para resolver as dificuldades, optando por ações que conhecemos melhor. Insistir cada vez mais em soluções familiares deixando que os problemas básicos persistam ou até se acentuem é um indício claro de que o pensamento não-sistêmico está sendo adotado.

    5- A cura pode ser pior do que a doença.

    Quase sempre a solução fácil ou familiar não é apenas ineficaz, a longo prazo a consequência mais perigosa da utilização de soluções não-sistêmicas é a constante necessidade de repeti-las. “As estruturas usadas na transferência de responsabilidade mostram que qualquer solução a longo prazo deve fortalecer a habilidade do sistema de arcar com as suas próprias responsabilidades” (Donella Meadows).

    6 – Mais rápido significa mais devagar.

    Os princípios sistêmicos podem até servir de desculpa para inatividade, mas a verdadeira perspectiva não é a inatividade, mas o pensamento desafiador e ambíguo, pois é mais promissor do que os mecanismos usuais utilizados para resolver os problemas.

    7- Causa e efeito não estão próximos no tempo e no espaço.

    Existe uma diferença fundamental entre a natureza da realidade nos sistemas complexos e a forma predominante como de pensamos a respeito dessa realidade. O primeiro passo para corrigir essa desigualdade é abandonar a ideia que “causa” e “efeito” estão próximos no tempo e no espaço.

    8- Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados.

    Pequenas atitudes bem focalizadas podem produzir melhorias significativas desde que atuem em lugar certo. O princípio da alavancagem consiste em descobrir a solução de um problema difícil com um mínimo de esforço, uma mudança que resultaria em uma melhoria significativa, porém não óbvias para a maioria dos envolvidos no sistema.

    9- Você pode assobiar e chupar cana, mas não ao mesmo tempo.

    Os dilemas mais complexos, quando analisados do ponto de vista sistêmico, não são absolutamente dilemas. São resultado do raciocínio “instantâneo” e não do pensamento baseado em “processo” e podem ser vistos de forma diferente quando as mudanças são analisadas ao longo do tempo. Esse ou aquele são opções rígidas, que pensamos ser óbvias em determinado momento. Sobretudo, a verdadeira alavancagem deve ser trabalhada para que ambas alternativas sejam melhoradas ao longo do tempo.

    10- Dividir um elefante ao meio não produz dois pequenos elefantes.

    Para compreender as questões gerenciais mais complexas é necessário ver o sistema inteiro, responsável pelo problema. Porém, ver o sistema por inteiro não garante a resolução do problema. Alguns problemas podem ser compreendidos analisando-se exclusivamente a interação entre funções. O princípio fundamental (princípio dos limites do sistema) define as interações a serem examinadas com o objetivo de resolver a questão. Entretanto, o problema mais complexo é não conseguir identificar pontos de alavancagem, pois ela não está nas interações, que não podem ser identificadas quando se analisa apenas uma parte do problema.

    11- Não existem culpados.

    Nossa tendência é culpar as circunstâncias externas pelos nossos problemas. Porém, o pensamento sistêmico mostra-nos que não existe “lá fora”, que você e a causa de seus problemas fazem parte de um único sistema. A cura está no relacionamento com seu “inimigo”.

    Fonte: A Quinta Disciplina - Peter Senge.

    13/06/2011

    Algorítimo Pascal - Equação Quadrática



    Crie um programa que resolva equações quadráticas e que tenha as seguintes funcionalidades:
    1. Verifique se a equação é quadrática (A<>0);
    2. Verifique se existe solução real (Δ>=0);
    3. Mostre a raiz (Δ=0) ou as raízes (Δ<>0);


    program RESPOSTA_1;

    {$APPTYPE CONSOLE}

    VAR
    A, B, C, X1, X2: REAL;
    DELTA: REAL;
    BEGIN
    WRITELN ('DIGITE A');
    READLN (A);
    WRITELN ('DIGITE B');
    READLN (B);
    WRITELN ('DIGITE C');
    READLN (C);
    IF A <> 0 THEN
    BEGIN
    DELTA:= B * B - 4 * A * C;
    IF DELTA >=0 THEN
    BEGIN
    X1:=(- B + SQRT(DELTA)) / (2 * A);
    X2:=(- B - SQRT(DELTA)) / (2 * A);
    IF DELTA=0 THEN
    WRITELN('RAIZ:',X1:10:5)
    ELSE
    BEGIN
    WRITELN ('RAIZ',X1:10:5);
    WRITELN ('RAIZ',X2:10:5);
    END;
    END
    ELSE
    WRITELN('NAO TEM SOLUCAO REAL');
    END
    ELSE
    WRITELN('NAO E QUADRATICA!');
    READLN;
    END.

    12/06/2011

    Resumo - A Quinta Disciplina - As Cinco Disciplinas

    AS CINCO DISCIPLINAS


    Domínio Pessoal: Focar seus esforços diretamente nos seus objetivos, praticando constantemente um aprofundamento de suas qualidades aprendendo com os próprios erros a desenvolver o aprendizado.

    Modelos Mentais: Identificar qualidades e defeitos podem influenciar no desenvolvimento do aprendizado. Conhecendo-se melhor, o foco nos defeitos que podem ser melhorados torna-se cada vez mais integrante do seu interior.

    Visão Partilhada: Transformar a visão individual em visão compartilhada. Aprendendo a pensar como Organização, quando o organismo (individual) passa a influir no todo.

    Aprendendo em Equipe: Para Peter Senge, as equipes e não os indivíduos,
    são a unidade fundamental de aprendizagem nas organizações modernas. Ou seja, a aplicação da visão compartilhada.

    Pensamento Sistêmico: Trata de reconhecer que as empresas e os outros feitos humanos são sistemas, e como tal, seus componentes estão conectados por fios invisíveis de ações, que muitas vezes levam anos para manifestar seus efeitos umas sobre as outras. Considerada por Senger como a Quinta Disciplina, a visão do Pensamento Sistêmico é que pode ajudar-nos a reconhecer e aceitar a existência das outras Disciplinas.

    08/06/2011

    Resumo - A Quinta Disciplina - Introdução

    A ESTRUTURA SISTÊMICA



    Quando colocadas em um mesmo sistema, as pessoas, mesmo com diferentes perfis, tendem a produzir resultados semelhantes. A estrutura sistêmica diz respeito às inter-relações mais importantes que influenciam o comportamento ao longo do tempo.
    Não são inter-relações entre as pessoas, mas entre variáveis-chave, como recursos naturais e produção de alimentos ou as ideias dos engenheiros no desenvolvimento de um produto. Somos prisioneiros das estruturas que desconhecemos.
    Por outro lado, aprendendo a ver as estruturas dentro das quais operamos, iniciamos um processo de libertação das forças antes não identificadas e acabamos dominando a habilidade de trabalhar com elas e demandá-las. As empresas e os outros feitos humanos também são sistemas. Estão igualmente conectados por fios invisíveis de ações inter-relacionadas, que muitas vezes levam anos para se manifestar umas sobre as outras.
    A capacidade e o comprometimento de uma organização em aprender não podem ser maiores do que as de seus integrantes. Os tempos de hoje não são menos perigosos e persistem as mesmas deficiências de aprendizagem, além de suas consequências.
    Acredito que as cinco disciplinas das organizações que aprendem podem atuar como antídotos a essas deficiências de aprendizagem. Mas, primeiro, é necessário enxergá-las mais claramente pois, com assiduidade, elas se encontram perdidas em meio aos violentos eventos do dia a dia.
    Fonte: A Quinta Disciplina - Peter Senge.

    24/05/2011

    Ponto de Ressuprimento de Estoque

    Se os pedidos de reabastecimento não chegam instantaneamente, mas há um lapso entre o pedido sendo colocado e chegando no estoque, podemos calcular o momento de pedido do reabastecimento.
    O ponto de ressuprimento é o ponto no qual o estoque vai cair para zero menos o lead time (tempo de atravessamento) do produto. Isso presume que tanto a demanda como o lead time são previsíveis. Mas na maioria dos casos é claro que não funciona assim. Tanto a demanda como o lead time de pedido são prováveis de variar. Nessas circunstâncias, é necessário fazer pedidos de reabastecimento antes do que seria o caso de em uma situação puramente determinística.
    Quanto mais cedo o pedido de reabastecimento for colocado, mais alto será o estoque de segurança. A principal consideração no estabelecimento do estoque de segurança não é tanto o nível médio de estoque quando um pedido de reabastecimento chega, mas que o estoque não vai faltar antes de chegar o pedido de reabastecimento.Como define a Norma ISO 9001, os termos devem ser definidos em Manuais e Procedimentos da Qualidade:

    Estoque – quando se está falando dos materiais armazenados pela empresa.

    Material – quando se está falando sobre determinado item ou pequeno grupo (família) de item.

    Demanda (D) – em alguns casos é utilizada a letra “C”. - é a quantidade consumida ou requisitada para uso em um determinado período.

    Demanda Média Mensal (D) – é a quantidade média de material consumida em um determinado período.

    Demanda Reprimida – é quando se está falando do não atendimento a solicitações de material. Na realidade está relacionada a falta de estoque ( materiais zerados em quantidades)

    Tempo de Ressuprimento (TR) – é o espaço de tempo decorrido entre a data da emissão da requisição para compra e aquela em que o material é recebido pelo almoxarifado, podendo ser considerados: tempo de processo de compra e entrega pelo fornecedor.

    Lote de Compra (LC) – é a quantidade de material solicitada em cada ressuprimento de estoque.

    Ressuprimento – processo de suprir as quantidades faltantes, quer dizer, reabastecer o estoque com quantidades, comprar mais material.

    Ponto de Ressuprimento (PR) ou Ponto de Encomenda (PE) ou Ponto de Pedido (PP) – corresponde ao nível de estoque que ao ser atingido indica a necessidade de ressuprimento.

    Estoque Máximo (EM) – é a quantidade máxima de material a ser mantida em estoque.

    Estoque Mínimo (Em) – é a quantidade mínima a ser estabelecida ao atendimento da organização.

    Estoque de Segurança (ES) – é a quantidade de material destinada a evitar ruptura de estoque, ocasionada por dilatação de tempo de ressuprimento (atrasos na entrega ou qualidade) ou aumento de demanda em relação ao previsto.

    Lista de Material ou Relatórios de Estoque – é a relação de todos os itens de materiais controlados pela empresa. Devido a expansão dos processos, as Listas de Material estão sendo classificadas por famílias de material ou por classificação ABC ou por tipo de equipamento aplicado, como forma de redução de custo na impressão das mesmas.

    Lead Time – é o tempo de ressuprimento ou o número de frações de tempo entre a liberação do pedido até o recebimento de determinado item de material. O Lead Time pode ser encontrado com a terminologia Tempo de atendimento.

    Inventário – é a contagem física a ser confrontada com os controles definidos pela empresa, podendo ser estes controles manuais ou informatizados.

    Leia também...

    ATIVIDADES DE ESTUDO 1 – MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS [RESOLVIDA]

    QUESTÃO 1 Considere que você seja o responsável técnico em uma empresa que projeta estrutura metálicas, e precise avaliar um ponto específic...