12/06/2011

Resumo - A Quinta Disciplina - As Cinco Disciplinas

AS CINCO DISCIPLINAS


Domínio Pessoal: Focar seus esforços diretamente nos seus objetivos, praticando constantemente um aprofundamento de suas qualidades aprendendo com os próprios erros a desenvolver o aprendizado.

Modelos Mentais: Identificar qualidades e defeitos podem influenciar no desenvolvimento do aprendizado. Conhecendo-se melhor, o foco nos defeitos que podem ser melhorados torna-se cada vez mais integrante do seu interior.

Visão Partilhada: Transformar a visão individual em visão compartilhada. Aprendendo a pensar como Organização, quando o organismo (individual) passa a influir no todo.

Aprendendo em Equipe: Para Peter Senge, as equipes e não os indivíduos,
são a unidade fundamental de aprendizagem nas organizações modernas. Ou seja, a aplicação da visão compartilhada.

Pensamento Sistêmico: Trata de reconhecer que as empresas e os outros feitos humanos são sistemas, e como tal, seus componentes estão conectados por fios invisíveis de ações, que muitas vezes levam anos para manifestar seus efeitos umas sobre as outras. Considerada por Senger como a Quinta Disciplina, a visão do Pensamento Sistêmico é que pode ajudar-nos a reconhecer e aceitar a existência das outras Disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Um sistema linear consiste em um conjunto de equações lineares que compartilham as mesmas variáveis. Não há restrição quanto ao número de eq...