BOMBAS CENTRÍFUGAS


Observem o funcionamento das bombas centrífugas nesta animação em vídeo que encontrei no Youtube. É através deste procedimento que são bombeados diversos fluidos todos os dias em vários processos de fabricação. O mais importante deles, nos atinge diretamente: o processo de bombeamento de água potável, indispensável à nossa sobrevivência, seja no campo para irrigação de lavouras ou na cidade para bombeamento até nossos reservatórios domésticos. 

As bombas centrífugas representam em uma indústria o elemento principal no deslocamento de elementos básicos de uma receita de um processo industrial. Até na fabricação de papel o elemento principal é a bomba centrífuga, já que a forma inicial da receita é de estado líquido em uma composição pastosa (celulose + água), que adquire estado sólido (papel seco), quando uma bomba de vácuo retira toda quantidade de água possível deixando apenas uma pequena quantidade para a secagem final. 

A manutenção de equipamentos de deslocamento e bombeamento transformou-se dentro de um processo industrial, em fator principal de disponibilidade de máquinas. A qualidade desta manutenção em todos os seus níveis (preditiva, preventiva e corretiva) é extremamente importante! 

E isto só se consegue com a qualificação constante dos profissionais envolvidos no processo. Sem treinamento, estudos técnicos e muita leitura, fica difícil para um técnico em manutenção manter-se no mercado. Esta é a proposta do Curso de Bombas Centrífugas em CD-ROM 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

Leia também...

Apostila - TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL - Preparatória INSS

Garanta já sua Apostila Preparatória para o próximo concurso público para Instituto Nacional do Seguro Social - INS...