08/09/2023

Prova de Geotecnologias e Topografia [RESOLVIDA]

Pergunta 1 Quais áreas de atuação mais comum na utilização do SIG:

Sua área de atuação é para análises geográficas, Geodésia e fotogrametria, e não para planejamentos rurais, urbanos e ambientais.
Somente na elaboração de Mapas cadastrais e Mapas ambientais.
Somente em áreas rurais, urbanas e ambientais.
Análises geográficas, Geodésia e Fotogrametria, Mapas cadastrais Processamento digital de imagens, Produção cartográfica, somente isso.
Análises geográficas, Geodésia e Fotogrametria, Mapas cadastrais Mapas ambientais, Processamento digital de imagens, Produção cartográfica e Planejamento urbano, rural, ambiental.
 
Pergunta 2 Qual a diferença entre Piquete e Estaca:

Utilizam-se os piquetes para formar corretamente o extremo do alinhamento a ser medido perpendicular ao plano, diferente do estaqueamento que constitui na formação de vários pontos ao longo de um alinhamento paralelo ao eixo, sendo a distância entre os pontos fixa.
Utilizam-se os piquetes na concretização de pontos ao longo de um alinhamento, sendo a distância entre os pontos constante e as estacas para marcar corretamente os extremos do alinhamento a ser medido.
Utilizam-se os piquetes para marcar corretamente os extremos do alinhamento a ser medido, diferente do estaqueamento que constitui na concretização de pontos ao longo de um alinhamento, sendo a distância entre os pontos constante.
Utilizam-se os piquetes para explorar corretamente o interno do alinhamento a ser medido, diferente do estaqueamento que constitui na elaboração de pontos ao longo de um alinhamento, sendo a distância entre os pontos fixa.
Utilizam-se os piquetes para desmarcar os extremos do alinhamento a ser medido, diferente do estaqueamento que constitui na deformação de pontos ao longo de um alinhamento, sendo a distância entre os pontos constante.

Pergunta 3 Determine o azimute correspondente ao rumo de 12°59’18” SW

192°69’05”
198°50’02”
191°67’03”
193°55’04”
192°59’18”
 
Pergunta 4 Qual o nome que se dá a imagem figurada do terreno, segundo Espartel:

Planta ou Plano Memorial.
Planta ou Plano Topológico.
Planta ou Plano Transversal.
Planta ou Plano Topográfico.
Planta Arquitetônica ou Plano Topográfico.
 
Pergunta 5 Qual principal objetivo do Aplicativo ENVI:

Fornecer imagens de baixa nitidez.
Fornecer imagens com o megapixel reduzido.
Fornecer planilhas de dados vetoriais.
Fornecer arquivos vetoriais.
Fornecer imagens de alta resolução.
 
Pergunta 6 Em relação ao sistema de coordenadas UTM é INCORRETO afirmar que:

O sistema de projeção cartográfica conhecido por UTM significa (Universal Transversa Mercator).
Representada por um elipsoide foi dividida por uma projeção de 60 cilindros transversa (aquele onde o eixo do cilindro está no plano do equador).
A interpretação das coordenadas UTM são valores métricos (em metro) que facilita a representação das informações.
A interpretação de coordenadas UTM são valores em centímetro.
Na superfície de referência cada cilindro é responsável pela representação de 6 graus de longitude, contada a partir do antemeridiano de Greenwich, em sentido anti-horário para o observador situado no polo norte.
 
Pergunta 7 O que é Cadastro de Infraestrutura:

Cadastro de Infraestrutura são vários conjuntos de serviços básicos explorado pelo a um município ou sociedade, como abastecimento e distribuição de água.
Cadastro de Infraestrutura um conjunto de serviços básicos indispensáveis a um município ou sociedade, como abastecimento e distribuição de água, energia elétrica, serviços básicos de saneamento (rede de água e esgoto).
Serviços básicos como abastecimento e distribuição de água, energia elétrica, serviços básicos de saneamento (rede de água e esgoto), defini o Cadastro de Infraestrutura, algo que não há necessidade de ter a um município.
Cadastro de Infraestrutura um conjunto de serviços básicos dispensáveis para população que reside a um município, como abastecimento e distribuição de água, energia elétrica, serviços básicos de saneamento (rede de água e esgoto).
Cadastro de Infraestrutura um conjunto de serviços básicos improprio a sociedade. Esse serviço é de saneamento (rede de água e esgoto).

Pergunta 8 O que é Cartografia?

A cartografia é uma técnica aplicada em mapas e cartas cartográficas, quando modificado em imagens proporciona informações relevantes para a Geotecnologia, seu processo envolve estudos, coleta de dados, fenômenos, observação de fatos e, principalmente, dados científicos associados à superfície terrestre.
Mapas e cartas cartográficas, quando modificado em arquivos html proporciona informações relevantes para a Geotecnologia.
É uma técnica aplicada em mapas e cartas cartográficas, quando transformado em imagens libera informações relevantes para a Geotecnologia. Não precisa envolver estudos, coleta de dados.
Proporciona imagens de informações relevantes para a Geotecnologia, através do uso do GPS.
A cartografia não representa mapas e cartas cartográficas e sim planta baixas arquitetônicas e quando modificado em imagens proporciona informações relevantes para a Geotecnologia, seu processo envolve estudos, coleta de dados, fenômenos, observação de fatos e, principalmente, dados científicos associados à superfície terrestre.
 
Pergunta 9O que levantamento Planialtimétrico:

O levantamento planialtimétrico permite tanto a medição das projeções verticais e transversais quanto às diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais simples, esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno.
O levantamento planialtimétrico representa, basicamente, a união entre os levantamentos geométricos e topológicos. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto as diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo, esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno
O levantamento planialtimétrico representa, basicamente, a união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto as diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo, esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno.
O levantamento planialtimétrico representa, basicamente, a união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções verticais quanto as diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento menos preciso, esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno.
O levantamento planialtimétrico basicamente é a união entre os vários levantamentos geométricos. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto as diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo, esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno.

Pergunta 10 Uma linha medida por uma corrente deu 284,40 m, mas a corrente devia ter 20 me tem 20,09m. Achar o comprimento certo da linha.

285,12 m
283,12 m
281,68 m
284,99 m
279,45 m
 
Pergunta 11 De acordo com a medição de distância, explique com suas palavras a diferença entre a medida direta e a medida indireta.

Pergunta 12 A cartografia é de extrema importância para as informações relevantes para a Geotecnologia. Explique com suas palavras o que é cartografia digital.


 
 ATIVIDADE RESOLVIDA COM FEEDBACK POSITIVO
 
    R$12,00
     
    CHAVE PIX TELEFONE
     
    75992709085

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...