05/09/2023

M.A.P.A. – PROJETO DE MÁQUINA [RESOLVIDO]

FASE 1 A empresa Fundart fornece componentes em aço para a indústria automotiva. Esse material deve apresentar boas propriedades de ductilidade e tenacidade. No entanto, o último lote produzido apresentou resultados que demonstraram elevada dureza e resistência mecânica, porém, a ductilidade e a tenacidade foram reduzidas. 

Sabe-se que, em decorrência da têmpera (transformação martensítica) no aço, há geração de muita tensão residual, fazendo com que essas duas propriedades sejam reduzidas.

Desse modo, com a análise do lote, o técnico verificou que após a têmpera, não foi realizado o tratamento térmico adequado no material. A partir da análise do técnico, você precisa apresentar a solução para esse problema ao seu gestor. Assim, redija um relatório apresentando a possível solução e como você a executaria.


FASE 2 O projeto de um elemento de máquinas ou de uma estrutura exige que o engenheiro minimize a possibilidade da ocorrência de falhas. Dessa forma, torna-se fundamental que a mecânica das falhas causadas pela fadiga seja compreendida e esteja familiarizada com os princípios apropriados de projeto, resultando na prevenção de falhas durante a vida útil do componente.
A empresa onde você trabalha está tendo problemas com um produto que foi lançado no mercado há alguns meses e vem apresentando quebras constantes. Uma análise realizada pela engenharia determinou que as quebras ocorrem após determinada quantidade de ciclos realizados. A parte da máquina envolvida na quebra sofre de variação da intensidade da tensão aplicada de acordo com o ciclo realizado pela máquina.
No conjunto em que vêm ocorrendo tais quebras, uma das peças que está sofrendo quebra pode ser visualizada abaixo:

Informações:
Aço 1045;
Corte realizado na serra-fita
Torneamento com inserto de raio 0,4 mm;
Furação com broca de diâmetro de 18 mm;
Zincagem superficial do componente;

Baseando-se nas informações acima e no seu conhecimento adquirido, responda às seguintes questões:

a) Tais quebras podem estar relacionadas à fadiga? Justifique sua resposta 

b) Em relação à peça ilustrada, é possível alterar seus processos de produção ou as características das peças a fim de evitar ao máximo o surgimento de trincas por fadiga? Justifique as suas respostas

 

FASE 3 O Método dos Elementos Finitos (MEF) (do inglês Finite Element Method - FEM) é aplicado em diversas áreas industriais — como aeronáutica, aeroespacial, automobilística, naval e nuclear.
Por meio do método dos Elementos Finitos, diversos campos de estudo podem ser analisados, conforme apresentado na tabela.

Você é o engenheiro contratado para analisar, por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF), uma viga localizada na fachada de um edifício à beira-mar. Dentre os campos de estudo apresentados na tabela, quais você consideraria relevantes para a análise com o referido método? Justifique sua resposta.







 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$60,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...